Neon Genesis Evangelion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o álbum da banda Behemoth, veja Evangelion (álbum).

Predefinição:Contém texto em japonês

Neon Genesis Evangelion
新世紀エヴァンゲリオン
(Shin Seiki Evangerion)
Gêneros Mecha e pós-apocalíptico
Anime
Direção Hideaki Anno
Estúdio de animação GAINAX & Tatsunoko
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo, Animax
Período de exibição 4 de outubro de 199527 de março de 1996
Episódios 26
Portal Animangá

Neon Genesis Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン Shin Seiki Evangerion?) é uma série de televisão animada japonesa criada pelos estúdios GAINAX e Tatsunoko e dirigida por Hideaki Anno. Ela foi transmitida pela TV Tokyo de outubro de 1995 a março de 1996. O elenco japonês original da série inclui as dublagens da cantora Megumi Ogata como Shinji Ikari, Megumi Hayashibara como Rei Ayanami e Yūko Miyamura como Asuka Langley Soryu. A música original foi composta por Shirō Sagisu; sua canção tema, "Zankoku na Tenshi no These", continua a ser elogiada por seu impacto duradouro nas décadas após seu lançamento. A franquia Evangelion também inclui uma tetralogia de filmes chamados Rebuild of Evangelion, além de outros spin-offs na forma de animes, mangás e jogos eletrônicos.

Evangelion é um anime do gênero mecha. A série se passa em uma Tóquio do futuro, quinze anos após um cataclisma global. A história principal centra-se em Shinji, um adolescente que é recrutado pela obscura organização NERV para pilotar em combate uma biomáquina gigante chamada de Evangelion contra seres monstruosos conhecidos como Anjos. Evangelion explora as experiências e emoções dos outros pilotos e membros da NERV enquanto tentam evitar uma nova catástrofe. A série possui simbolismos e temas religiosos proeminentes em seus episódios, incluindo imagens do Cabala, Cristianismo, Judaísmo e Xintoísmo.

Sinopse

Neon Genesis Evangelion é uma série de ação pós-apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando seres gigantes chamados Unidades Evangelion (ou EVAs). Estes seres são controlados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar o Terceiro Impacto, que levaria a destruição da humanidade.

Personagens

Os personagens de Evangelion estão continuamente lutando com seus relacionamentos interpessoais, seus "demônios" internos, e traumas do passado, criando um complexo familiar de relacionamentos.

Anno (criador da série) descreve o personagem principal, Shinji Ikari, como um garoto solitário, e convencido de que as pessoas não precisam dele, mas também não comete um suicídio. Ele descreve Shinji e Misato Katsuragi como extremamente "fracos, fraquinhos e fracotes" e "indecisos" em suas atitudes, que são pouco positivas para classificar alguém como herói de uma história. Ainda sim, dentro dos estereótipos heróicos, Shinji é caracterizado como o que tem mais força e emoção, não obstante não possua muita sorte de heroísmo ou bravura. Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu, as outras protagonistas da série, também possuem falhas similares e dificuldade de relacionamento com outras pessoas.

Os personagens de Yoshiyuki Sadamoto têm contribuído para a popularidade do Evangelion. Os designs atraentes criados por Sadamoto das 3 líderes femininas, Asuka, Rei e Misato, líder por extremos preços de merchandising (especialmente de Rei, a "Premium Girl"), e eles tem sido imortalizados na comunidade dōjinshi, modelos de kit de garagem, e em subsequente no anime (como Burst Angel).

Mídia

Mangá

Existem quatro séries em mangá, todas publicadas pela Kadokawa Shoten:

  • Neon Genesis Evangelion
    • Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン (Shin Seiki Evangerion)
    • Autoria: Yoshiyuki Sadamoto
    • Lançamento: 02/1994
    • Volumes: 14 (concluído em 2013, volume final será lançado em novembro)
    • Publicado no Brasil em dois formatos, o meio-tanko pela editora Conrad (Volumes 01 ao 20) e retomado pela JBC (Volumes 21 ao 28) e no formato tankobon inteiro pela editora JBC (Existe uma versão do primeiro volume tankobon pela Conrad)
  • Neon Genesis Evangelion: Campus Apocalipsis
    • Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン 学園堕天録 (Neon Genesis Evangerion: Gakuen Datenroku)
    • Autoria: Min Min
    • Lançamento: 10/2007
    • Volumes: 04 (concluída em 2009)

Anime

Do período de 1984 para o lançamento de Evangelion, o mais e tão esperado anime tem um estilo meio distanciado para um estilo popular de anime. Por exemplo, os longas de Hayao Miyazaki Meu Amigo Totoro (1988), e O Serviço de Entregas da Kiki (1989) foram ambos obras de baixo rendimento, enquanto Akira (1988) foi influenciado por revistas de desenho americanas. O diretor Mamoru Oshii tem dito que, em outras palavras de Hiroki Azuma, ninguém procura assistir um anime que todo mundo gosta. Evangelion, entretanto, mostra o reverso disto. É totalmente em volta do estilo mecha de anime, e em particular mostra uma larga influência de Space Runaway Ideon de Yoshiyuki Tomino; particularmente, as cenas de The End of Evangelion são claras homenagens para o último filme da série de Ideon.

Para Evangelion, foram feitos 26 episódios produzidos pelo estúdio Gainax sob direção de Hideaki Anno. A série é composta por 26 episódios de televisão, exibidos originalmente entre 1 de Outubro de 2000 e 25 de Março de 2001.

Em 2003, o anime ganhou uma nova versão chamado "Renewal of Evangelion". Esse remake trazia algumas melhorias na animação, cenas novas (director's cut) e um enxugamento na trilha sonora.

No Brasil, a versão original (2001) foi exibida pelos canais Locomotion e NGT (nesta última, de forma não-oficial), com áudio dublado pelo estúdio Mastersound, e teve sua versão "renewal" (2003) exibida pelo canal Animax (sem cortes), com nova dublagem feita pelo estúdio Álamo. Com exceção da NGT, canal UHF de fraca distribuição, os canais são de TV por assinatura. Ao contrário de outros países da América do Sul, que exibiram o anime em TV Aberta (como o canal Chilevisión, do Chile).

Lista de episódios

  1. O ataque dos Anjos
  2. Teto não familiar
  3. O telefone que jamais toca
  4. O dilema do ouriço
  5. Rei, além de seu coração
  6. Confronto em Tokyo-3
  7. A criação humana
  8. Asuka ataca
  9. Dancem como se quisessem vencer!
  10. Inferno de magma
  11. Na escuridão silenciosa
  12. O valor de um milagre é…
  13. Invasão do Anjo
  14. SEELE, lugar para a alma
  15. Mentira e silêncio
  16. Doença até a morte
  17. A 4ª Criança
  18. O julgamento da vida
  19. A luta de um homem
  20. Forma da mente, forma do homem
  21. O nascimento da NERV
  22. Pelo menos seja humano
  23. Lágrimas
  24. O mensageiro final
  25. O fim do mundo
  26. A fera que gritou "eu" no coração do mundo.

Trilha Sonora

Tema de Abertura
Tema de Encerramento

Filmes

Neon Genesis Evangelion possui seis filmes produzidos:

Em 2003, o distribuidor da série nos Estados Unidos, ADV Films, anunciou a intenção de criar um filme live action de Evangelion que já foi parcialmente financiado,[1] mas cujo realizador e data de produção ainda não foram anunciados.

Referências

  1. Roth, Daniel (12 de Dezembro de 2005). «It's... Profitmón!». Fortune Magazine. Consultado em 12 de Setembro de 2006 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Neon Genesis Evangelion