Nicky Byrne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nicky Byrne
Nicky Byrne no concerto do Nobel da Paz (2009)
Informação geral
Nome completo Nicholas Bernard James Adam Byrne
Também conhecido(a) como Nicky, Nico, Nix
Nascimento 9 de Outubro de 1978 (36 anos)
Origem Dublin
País  Irlanda
Gênero(s) Pop, pop rock
Ocupação(ões) Cantor, compositor, apresentador, jogador de futebol
Instrumento(s) Vocal
Extensão vocal Barítono
Período em atividade 1998-presente
Gravadora(s) RCA, Sony BMG, Syco Music
Página oficial www.nickybyrne.com

Nicholas Bernard James Adam Byrne (Dublin, Irlanda, 9 de Outubro de 1978) é um cantautor irlandês, apresentador de rádio e TV, ex-jogador de futebol, mais conhecido por ser um membro da banda irlandesa Westlife. Byrne casou-se em julho de 2003 com Georgina Ahern, filha mais velha do primeiro-ministro irlandês Bertie Ahern. É cunhado da romancista Cecelia Ahern.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antes do Westlife[editar | editar código-fonte]

Nicky nasceu Nicholas Bernard James Adam Byrne em 9 de outubro de 1978 para os pais orgulhosos Yvonne e Nicky. Seu nome irlandês é Nucal O'Byrne. Ele nasceu em Dublin, como o filho do meio, tendo uma irmã mais velha, Gillian e um irmão mais novo, Adam. A partir de 7 anos jogou no local, bem sucedido "Home Farm Football Club" em Dublin. Ele jogou como goleiro, e quando estava na sua adolescência, ele venceu o "Young European Keeper of the Year" (O Melhor Goleiro Jovem da Europa). Ele conheceu Georgina Ahern na escola. Eles ficaram juntos após três anos longe um do outro e olhando através de salas de aula. O melhor amigo de Nicky, Colm 'Cos' Costello, juntou os dois e eles estão juntos desde então. Isso era 1995.

Aos 15 anos, ele foi contratado pelo Leeds United como goleiro. Ele cresceu com saudades de casa, e perdeu sua famíla e namorada. Seu então gerente, George Graham, decidiu, dois anos mais tarde, que Nicky era muito baixinho, e a menos que ele cresça a poucos centímetros, ele iria encerrar seu contrato. Infelizmente para o Nicky, ele não cresceu e seu contrato com o Leeds foi encerrado após dois anos.

Quando ele voltou para casa, ele retomou seu "Leaving Certificate (GCSEs)" na "Plunkett College". Ele, então, criou uma empresa de karaokê com o seu pai chamado "Father and Son" (Pai e Filho), excursionou pelos pubs locais cantando canções do Boyzone. A audição do Westlife chamou a atenção de Nicky através de sua tia, mas ele era pessimista sobre a idéia. A namorada dele o convenceu a ir, dizendo-lhe que tinha confiança nele. Ele decidiu ir, mas não contou a ninguém que estava indo. Foi só quando o seu rosto apareceu em um papel que as pessoas perceberam. Ele estava nesse papel, porque ele era contra outro loiro para o único lugar na banda, o outro loiro era Brian McFadden. Eventualmente os dois entraram na banda e o Westlife nasceu.

A carreira de futebolista[editar | editar código-fonte]

Byrne foi um futebolista que jogou no FC Home Farm e St. Kevin Boys F.C. no Norte de Dublin. Ele se tornou um jogador de futebol profissional, e entrou para o Leeds United como goleiro em 1995, e era um membro do esquadrão da equipe FA Youth Cup vencedora de 1997.

Ele jogou pelo Leeds por dois anos, deixando, quando seu contrato expirou em junho de 1997. Ele tocou em um jogo de reserva para Scarborough F.C. e em um jogo de teste com Cambridge United, antes de regressar para se juntar Dublin clube Shelbourne. Em seguida, ele assinou para Cobh Ramblers jogar 11 jogos, então St. Francis FC, ​​tudo em Liga da Irlanda da Irlanda[1] .

Ele representou a República da Irlanda em níveis U15, U16 e U18. Ele é fã do Celtic FC, e em 9 de agosto de 2011 jogou em Celtic Legends XI no Celtic Park, em frente de uma multidão 54.000 contra o time Manchester Utd Legends.

A carreira no Westlife[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1998, Byrne participou de uma audição para uma nova boyband irlandesa, onde ele foi descoberto pelo empresário do Boyzone, Louis Walsh, que se aproximou dele para participar de sua nova empreitada, Westlife. Byrne se juntou ao Westlife juntamente com Kian Egan, Mark Feehily, Shane Filan e Brian McFadden. O nome da banda teve que ser alterado para Westlife depois que se descobriu uma série de bandas já tinha o nome de Westside.

Byrne revelou na autobiografia Westlife: Our Story que ele queria mudar o nome da banda para West High, mas os outros preferiram Westlife. Seu primeiro álbum com o grupo foi lançado em novembro de 1999 intitulado Westlife. Com Westlife, Byrne teve catorze singles número um e sete álbuns número um no Reino Unido, e vendido 40 milhões de discos no mundo.

Ganhou o prêmio de "Melhor Corte de Cabelo" (Best Hair Cut) da Smash Hits Poll Winners Party de 2001.[2]

Byrne também teve um single número um na Irlanda em 2002, juntamente com a seleção da República da Irlanda e Dustin the Turkey com o hino irlandês da Copa do Mundo da FIFA de 2002, "Here Come The Good Times (Ireland)".

No rádio e na TV[editar | editar código-fonte]

Em 2002, Byrne foi apresentador convidado em uma edição do CD:UK com Cat Deeley.

Byrne apresentou a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Especiais ao vivo de Croke Park, em Dublin na frente de 80.000 espectadores.

Ao longo dos anos, Nicky apareceu no Children in Need e na Comic Relief várias vezes. Em 2001, ele co-apresentou Children in Need ao vivo de Belfast e em 2011 e apresentou o especial da rádio BBC Radio 2 com Patrick Kielty para a causa.

Nicky narrou em shows como o boneco de neve no Especial de Natal e o documentário Picture of You dedicado ao ex-membro do Boyzone Stephen Gately, que morreu em 10 de outubro de 2009.

Byrne também apresentou o Concerto Cheerios ChildLine, um recorde, sete vezes, que foi transmitido pela RTE2, e nos anos mais recentes TV3 (Irlanda).

Byrne apresentou várias edições do programa dominical Celebrity Sunday na RTÉ 2fm em 2010 [3] . Ouvintes sintonizavam, de tão distantes como México, Chile, Inglaterra, Escócia, Filipinas e Indonésia. A quarta edição e final do programa, transmitido em 14 de fevereiro de 2010, ficou no top 10 tendência internacional no Twitter [4] .

Em outubro de 2012, Byrne apresentou o reality show da RTÉ Football's Next Star. A série tinha dez jovens candidatos competindo por uma chance de ganhar um lugar com juniores do Celtic Football Club.[5]

Em 2012, ele foi participante do talent show inglês Strictly Come Dancing.[6]

Em maio de 2013, Byrne apresentou os votos irlandeses no Festival Eurovisão da Canção 2013.[7] Ele também é co-apresentandor no The Hit na RTÉ1 ao lado de Aidan Power.

Em 4 de fevereiro de 2014, Byrne assinou um contrato com a RTÉ 2fm para apresentar um novo programa na rádio.[8]

Composições[editar | editar código-fonte]

Nicky co-escreveu algumas canções do Westlife junto com os outros integrantes, listando:

  • "Nothing Is Impossible"
  • "Don't Let Me Go"
  • "When You Come Around"
  • "Imaginary Diva"
  • "Reason For Living"
  • "Crying Girl"
  • "You Don't Know"
  • "Never Knew I Was Losing You"
  • "Where We Belong"
  • "Singing Forever"
  • "I Won't Let You Down"
  • "You See Friends (I See Lovers)"
  • "I'm Missing Loving You"
  • "When It Comes to Love"
  • "Closer"
  • "Too Hard to Say Goodbye"

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ficou noivo de Georgina Ahern no natal de 2002. Primeiro se casou com Georgina em uma cerimônia civil em Dublin no dia 5 de agosto de 2003 e depois em uma cerimônia na igreja na França em 9 de agosto de 2003.

Georgina deu à luz filhos gêmeos, Jay e Rocco, em 20 de abril de 2007, seis semanas antes da data marcada.[9] Em 29 abril de 2013 Byrne anunciou em sua página no Twitter que ele e sua esposa Georgina estavam esperando seu terceiro filho, e na televisão irlandesa, foi anunciado que o bebê era devido a época do Halloween.[10] A filha Gia nasceu em 23 de outubro de 2013.[11]

Pai de Nicky, Nikki Byrne Sr., morreu em 3 de novembro de 2009, de um ataque cardíaco. A turnê promocional do Westlife no Reino Unido foi cancelada e Nicky voou para Dublin para ficar com sua família[12] . Byrne Sr. cantou a tempo parcial na cena cabaré e karaoke de Dublin e foi presenteado com uma moto Harley-Davidson por seu filho em sua sexagésima festa de aniversário do ano antes de sua morte[13] .

Referências

  1. Cobh Ramblers. Club History. Visitado em 14 de setembro de 2011.
  2. Best band, best album.. and even the best haircut; WESTLIFE ARE SMASH HITS..THREE TIMES OVER. The Free Library (originalmente no The Mirror) (10 de dezembro de 2001). Visitado em 4 de abril de 2014.
  3. Nicky Byrne hosts 2fm's Celebrity Sunday RTÉ Entertainment (5 de fevereiro de 2010). Visitado em 14 de setembro de 2011.
  4. Nicky Byrne signs for extra 2fm shows RTÉ Entertainment (15 de fevereiro de 2010). Visitado em 14 de setembro de 2011.
  5. Steve Cummins (2 de maio de 2012). Final Whistle For 'Football’s Next Star', Series Posts at ScreenScene iftn.ie. Visitado em 4 de abril de 2014.
  6. Donna McConell (9 de dezembro de 2012). Westlife star Nicky Byrne leaves Strictly as former favourite Denise Van Outen scrapes into the semi-final Daily Mail. Visitado em 4 de abril de 2014.
  7. Malmö 2013: Spokespersons announced escchat.com (2013). Visitado em 4 de abril de 2014.
  8. Former Westlife star Nicky Byrne named as new 2FM presenter Independent.ie (4 de fevereiro de 2014). Visitado em 4 de abril de 2014.
  9. Daniel Kilkelly (22 de dezembro de 2007). Westlife star becomes dad to twins Digital Spy. Visitado em 14 de setembro de 2011.
  10. Baby on the way for Nicky and Georgina Independent.ie (30 de abril de 2013). Visitado em 4 de abril de 2014.
  11. Baby love: Proud new father and Westlife star Nicky Byrne visits wife Georgina after giving birth to daughter Gia Daily Mail (24 de outubro de 2013). Visitado em 4 de abril de 2014.
  12. Westlife star Nicky Byrne puts on a brave face as he comforts his mother after father's death Daily Mail (4 de novembro de 2009). Visitado em 14 de setembro de 2011.
  13. Nicky Byrne mourns death of father RTÉ (4 de novembro de 2009). Visitado em 14 de setembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]