Ninja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "NINJA" redireciona para este artigo. Para o coletivo de mídia brasileiro, veja Mídia Ninja.
Desenho do ninja arquetípico, de uma série de esboços (manga Hokusai ) por Hokusai. Xilogravura. Volume six, 1817. Seis volumes, 1817.

Um ninja (忍者) ou Shinobi (忍び) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas . As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato assim como combate aberto em determinadas situações.[1] Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contratados com os samurais, que haviam regras estritas sobre a honra e combate.[2] Assim como todos os samurais eram homens, todos os ninjas também, como dita o código de honra.

Em seu Buke Myōmokushō, o historiador militar Hanawa Hokinoichi escreve sobre o ninja:

História

A origem do ninja é obscura e difícil de determinar, mas presume-se que ocorreu por volta do século XIV.[3] No entanto, os antecedentes dos ninjas podem ter existido tão cedo quanto o Heian e no início da era Kamakura. Existem poucos registros escritos para detalhar as atividades do ninja. A palavra jounin não existia para descrever um ninja como agente até o século XV, e é improvável que os espiões e mercenários antes dessa época fossem vistos como um grupo especializado. Na agitação do período Sengoku (séculos XV - XVII), mercenários e espiões contratados surgiram das regiões de Iga e Koga no Japão, e é a partir desses clãs que muito do conhecimento posterior sobre o ninja é inferido. Após a unificação do Japão sob o xogunato Tokugawa, os ninjas caíram novamente no esquecimento. No entanto, nos séculos XVII e XVIII, manuais como o Bansenshukai (1676), muitas vezes centrados em torno da filosofia militar da China, apareceram em número significativo. Estes escritos revelaram uma variedade de filosofias, crenças religiosas, a sua aplicação na guerra, bem como as técnicas de espionagem que formam a base da arte ninja. A palavra Ninjutsu mais tarde viria a descrever uma grande variedade de práticas relacionadas com os ninjas.

A natureza misteriosa do ninja capturou a imaginação popular no Japão, e depois o resto do mundo. Ninjas são figuras proeminentes no folclore e lendas, e como resultado muitas vezes é difícil separar fato histórico e mito. Algumas habilidades lendárias incluem invisibilidade, andar sobre a água, e controle sobre os elementos naturais. O ninja também é prevalente em cultura popular, aparecendo em várias formas de mídias de entretenimento.

Durante a II Guerra Mundial, o Japão ensinou técnicas ninjas a espiões num centro de treinamento secreto.[nota 1]

Na Cultura Popular

Jiraiya batalha com uma cobra gigante, com a ajuda de seu chamado sapo. Xilogravura impressa em papel. Kuniyoshi, c. 1843. 1843.

A imagem do ninja entrou na cultura popular no período Edo, quando contos e brincadeiras sobre ninjas foram concebidos. Histórias sobre os ninjas são geralmente baseados em figuras históricas. Por exemplo, muitos contos similares existem cerca de um daimyo desafiando um ninja para provar o seu valor, geralmente por roubar seu travesseiro ou arma enquanto ele dormia.[2] Os romances que foram escritos sobre o ninja, como Jiraiya Gōketsu Monogatari, que também foi feita em um jogo kabuki. Figuras de ficção, como Sarutobi Sasuke acabaria por abrir caminho em quadrinhos e televisão, onde eles têm vindo a desfrutar de um herói cultural estado fora de suas mídias originais.

O Ninja aparece em muitas formas de mídia popular japonesas e ocidentais, incluindo livros (Kōga Ninpōchō), televisão (Jiraya, Ninja Warrior, Kakuranger e Hurricaneger), filmes (Ninja 3 - A Dominação, Ninja Assassin), sátira (Real Ultimate Power: The Official Ninja Book) Vídeo games (Tenchu​​, Shinobi), anime (Naruto), manga (Basilisk) e quadrinhos ocidentais (Teenage Mutant Ninja Turtles e G.I. Joe: A Real American Hero). As descrições variam de realista ao fantástico exagerado, tanto fundamentalmente e esteticamente, e muitas vezes retratam o ninja como fictício, por vezes, personagens incrivelmente extravagantes para o humor e entretenimento.

Galeria

Ver também

Notas

  1. WWII Ninjas? Secret spy school taught ninjutsu skills to soldiers. The Japan Daily Press, 21 de Junho de 2012.

Referências

  1. Ratti, Oscar; Westbrook, Adele (1991), Segredos do samurai: um estudo das artes marciais do Japão feudal, Tuttle Publishing, ISBN 978-0804816847
  2. a b c // Turnbull, Stephen (2003), Ninja AD 1460-1650, Osprey Publishing, ISBN 978-1841765259
  3. Crowdy, Terry (2006), O inimigo interno: uma história de espionagem, Osprey Publishing, ISBN 978-1841769332

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ninja