Nuvem de cogumelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nuvem ascendente do Vulcão Redoubt de uma erupção em 21 de abril de 1990. A pluma em forma de cogumelo subiu a partir de avalanches de detritos quentes (fluxos piroclásticos) no flanco norte do vulcão.

Uma nuvem de cogumelo é uma nuvem de fumaça, chamas e destroços, em forma de cogumelo, que se forma por causa de uma grande explosão. Estão geralmente associados a explosões nucleares, mas um evento de dimensões semelhantes têm o mesmo efeito. As erupções vulcânicas e as colisões de pequenos corpos como meteoros ou cometas com a Terra pode produzir nuvens de cogumelos naturais.Uma nuvem de cogumelo nuclear é formada quando o calor de uma explosão nuclear aquece o ar e ele torna-se menos denso,subindo e levando consigo poeira e detritos.

Nuvem cogumelo em tempestades[editar | editar código-fonte]

Em certas vezes podem ser observadas nuvens cogumelo em tempestades, quando ocorre uma elevação de parte da tempestade e o restante fica mais baixo como já pode ser observado no Japão e no sul do Brasil.

Galeria[editar | editar código-fonte]