Parque Mãe Bonifácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Mãe Bonifácia
Localização Mato-Grosso, Cuiabá, Brasil
Tipo Área de Preservação Ambiental aberta ao público
Inauguração 23 de dezembro de 2000 (14 anos)
Administração Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso

O parque Mãe Bonifácia é um parque urbano localizado no município brasileiro de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares.

Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitaba por quilombolas). O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica.

No local, pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto. Os visitantes também podem ver parte da fauna do cerrado, como saguis, cutias, gambás, cobras e aves de diversos tipos, em seu habitat natural, as àrvores ou mesmo cruzando as trilhas do parque.

Além das atrações naturais, naquela Unidade de Conservação estão disponíveis para uso gratuito da população aparelhos especiais para atividades físicas e trilhas de asfalto ou areia para caminhadas. Algumas empresas, ONGs e entidades públicas eventualmente promovem atividades sociais não impactantes ao meio ambiente.

Ficheiro:Parque Mãe Bonifácia.jpg
Vista aérea do parque.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]