Porto Alegre Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Porto Alegre
Porto Alegre FC.png
Nome Porto Alegre Futebol Clube
Alcunhas Porto

Tricolor do Lami

Matador

Tricolor da Zona Sul

Torcedor/Adepto Portista
Fundação 9 de janeiro de 2006 (8 anos)
Estádio João da Silva Moreira
Capacidade 1.500 pessoas[1]
Presidente Brasil Roberto de Assis Moreira
Treinador Brasil Luiz Antônio Zaluar
Material esportivo Brasil Asa Sports
Competição Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho
Kit left arm.png Kit body whitestripes.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

O Porto Alegre Futebol Clube,[2] mais conhecido como Porto Alegre, é um clube de futebol brasileiro da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 9 de janeiro de 2006. No ano de 2009, o clube sagrou-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, ganhando o direito de disputar a Primeira Divisão do Gauchão de 2010.

História[editar | editar código-fonte]

O Porto Alegre foi fundado no dia 10 de junho de 2003, na zona sul de Porto Alegre, com o nome de Lami Futebol Clube, o qual possuía as mesmas cores da bandeira brasileira: verde, amarelo, azul e branco. Seu primeiro presidente foi Antônio Raul Gonçalves Fraga.

Em seu primeiro ano de existência, o Lami participou do Campeonato Gaúcho da Terceira Divisão, sagrando-se campeão com uma rodada de antecedência. A partida do título ocorreu no dia 22 de outubro de 2003, na goleada do Lami por 5 a 0 sobre o Cruzeiro de Porto Alegre, com gols de Fabinho (duas vezes, terminando como artilheiro da competição), Claudemir, Cassius e Antônio. Treinada por Vacaria, a equipe marcou 32 gols e sofreu nove em dez jogos. Foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, justamente na última rodada, quando o Lami já havia assegurado o título.

Na campanha em que o Lami subiu para segundona gaucha, o clube da zona sul da capital ficou o campeonato inteiro invicto jogando em seus domínios, o clube mostrava grande força jogando em sua casa, o que rendeu o apelido de "matador", dado pelos proprios torcedores.

A partir de 2006, o clube trocou de nome para Porto Alegre Futebol Clube e também alterou as cores, adotando o branco, o azul e o vermelho. É atualmente administrado pelo ex-jogador Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho. Em 2009, o clube conseguiu sua maior façanha: foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, garantindo vaga na elite do futebol gaúcho em 2010.

Em 2009, o Porto Alegre disputou sua primeira competição interestadual. Foi a Recopa Sul Brasileira, convidado pela FGF. O tricolor do Lami acabou eliminado ainda na primeira fase pelo Joinville Esporte Clube

Em sua estréia na elite, o Porto Alegre enfrentou as dificuldades que se eram esperadas. Fez uma campanha muito abaixo das espectativas de seus torcedores e terminou o campeonato com 11 pontos na 14º posição entre 16 clubes, se salvando na última rodada do rebaixamento, quando ao lado de sua torcida conseguiu vencer o Esporte Clube Avenida por 3 x 2 com gol do artilheiro Hyantoni aos 40 minutos do 2º tempo.

Na segunda temporada na 1ª divisão, o clube não conseguiu evitar o descenso, sendo rebaixado para a Segunda Divisão, porém em 2012 acabou não disputando nenhum campeonato , pois o clube se licenciou por tempo indeterminado.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
- Brasil Alonso
- Brasil Giovani
- Brasil William
Defensores
Jogador Pos.
- Brasil André Ribeiro Z
- Brasil Maílson Z
- Brasil Carlão Z
- Brasil Douglas Z
- Brasil Rodolfo Z
- Brasil Gui Aguiar LD
- Brasil Ismael LE
- Brasil Sityá LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
- Brasil Alix V
- Brasil Cauê V
- Brasil Andre Luis V
- Brasil Michel V
- Brasil Júnior V
- Brasil Thiago V
- Brasil Ronielly V
- Brasil Roberto Saraiva M
- Brasil Juninho M
- Brasil Felipe M
- Brasil Yuri M
Atacantes
Jogador
- Brasil Toledo
- Brasil Fábio Luís
- Brasil Bruno Moraes
- Brasil Gabriel Davis
- Brasil Vanilson
- Brasil Tinga
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Luiz Antônio Zaluar T
Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Jogador contundido
  • Suspenso.: Jogador suspenso
  • Emprestado: Jogador emprestado
  • Seleção Brasileira: Seleção Brasileira

Transferências 2011[editar | editar código-fonte]

Legenda
  • Vindo de Empréstimo: Jogadores que retornam de empréstimo
  • Emprestado: Jogadores emprestados

Sedes e estádios[editar | editar código-fonte]

João da Silva Moreira[editar | editar código-fonte]

O Estádio João da Silva Moreira[4] , conhecido como Parque Lami, é um estádio de futebol localizado na zona sul da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, pertence ao Porto Alegre e tem capacidade para 1.500 pessoas[5] . O nome foi dado em homenagem ao pai de Assis Moreira, atual presidente e também proprietário do clube.

CT Vargem Pequena[editar | editar código-fonte]

O Centro de Treinamentos do Lami possui três campos de treino, academia, vestiários, departamento médico, além de acomodações para 70 atletas com refeitório, auditório e sala de jogos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1]
  2. ogol.com.br: Porto Alegre Futebol Clube
  3. Como Lami Futebol Clube
  4. Estádio do Porto Alegre Futebol Clube tem novo nome: João da Silva Moreira Sítio oficial do Porto Alegre FC (16/10/2009). Página visitada em 19/03/2010.
  5. [2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.