Leonor da Bélgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leonor
Princesa da Bélgica
IMG_20231224_224229_123.jpg
Nascimento 16 de abril de 2008 (16 anos)
  Hospital Erasmo, Anderlecht, Bélgica
Nome completo  
Eléonore Fabiola Victoria Anne Marie (original; em belga)

Leonor Fabíola Vitória Ana Maria (em português)

Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Filipe da Bélgica
Mãe Matilde da Bélgica
Brasão

Leonor Fabíola Vitória Ana Maria (na Bélgica: Eléonore Fabíola Victoria Anne Marie; Anderlecht, 16 de abril de 2008) é uma princesa da Bélgica por nascimento. Ela é a quarta criança e segunda menina do rei Filipe da Bélgica e de sua esposa, a rainha consorte Matilde da Bélgica. Ela é neta do ex-rei Alberto II da Bélgica e atualmente é a quarta na linha de sucessão ao trono belga. Ela é chamada como Princesa Leonor da Bélgica ou ainda como Princesa Eléonore da Bélgica no original.

Leonor possui dois irmãos mais velhos, os príncipes Gabriel e Emanuel, e uma irmã mais velha, a princesa Isabel.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

A princesa Leonor nasceu no dia 16 de abril de 2008, às 4h50 (horário local), no Hospital Erasmus, em Anderlecht, uma cidade próxima de Bruxelas. Na ocasião, pesava 3,21kg e media 50 centímetros.

Os seus nomes são:

  • Eléonore: Para continuar a tradição de nomes com "El" na família;
  • Fabíola: Em honra a sua tia-avó, a rainha Fabíola da Bélgica;
  • Victoria: Em homenagem a sua madrinha, a princesa Vitória, Princesa Herdeira da Suécia;
  • Anne: Em homenagem a sua avó materna, a condessa Anna Maria Komorowska;
  • Marie: Em homenagem a Virgem Maria, por questões religiosas, todos os membros da família real belga recebem o nome Marie ou suas variantes, Mary ou Maria.

Batismo[editar | editar código-fonte]

Leonor foi batizada no Castelo Real de Ciergnon, no dia 14 de junho de 2008, em Ciergnon na Bélgica. Na cerimônia, estiveram presentes amigos e familiares de seus pais, incluindo representantes de outras casas reais.

Os seus padrinhos são: o conde Sébastien von Westphalen zu Fürstenberg, a princesa Claire de Luxemburgo, e a princesa Vitória, Princesa Herdeira da Suécia.

Educação[editar | editar código-fonte]

Em 01 de setembro de 2011, Leonor começou a frequentar a escola primária na escola de língua holandesa de Sint-Jan Berchmans College, localizada na cidade de Bruxelas, onde estuda as línguas oficiais da Bélgica: flamengo, francês e alemão. Todos os anos, os seus pais acompanham ela e seus irmãos no primeiro dia de aula.

Em setembro de 2020, ela frequenta o Heilig-Hartcollege, uma escola secundária de língua holandesa na área de Bruxelas.[1][2][3] Os idiomas francês e inglês também fazem parte de sua educação.

Ela vive com os seus pais (o rei Filipe da Bélgica e Matilde), sua irmã Elisabeth e seus dois irmãos Gabriel e Emmanuel no Castelo Real de Laeken.

Hobbies[editar | editar código-fonte]

A princesa Leonor toca violino e e adora ler. Ela é criativa e gosta de desenhar. Gosta de praticar os seguintes esportes: ciclismo, natação e esqui.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 16 de abril de 2008 - presente: Sua Alteza Real, princesa Leonor da Bélgica

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Princess Eleonore Foto editorial - Imagem de banco | Shutterstock». Shutterstock Editorial. Consultado em 13 de dezembro de 2020 
  2. NWS, VRT (26 de agosto de 2020). «Nieuwe scholen voor prinses Eléonore en prins Emmanuel, einde van een tijdperk aan het Sint-Jan Berchmanscollege». vrtnws.be (em neerlandês). Consultado em 13 de dezembro de 2020 
  3. News, Flanders (26 de agosto de 2020). «New schools for Prince Emmanuel and Princess Eléonore». vrtnws.be (em inglês). Consultado em 13 de dezembro de 2020