Província de Izumi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os caracteres 泉州 também são utilizados no nome da cidade chinesa de Quanzhou.
Mapa das províncias japonesas (1868), com a província de Izumi em destaque

Izumi (和泉国, Izumi no kuni?) foi uma antiga província do Japão. É também referida como (泉州, Senshū?). Fica em Kinai e sua área hoje corresponde ao sudoeste da prefeitura de Osaka (sul do Rio Yamato; excetuando-se a própria cidade de Osaka). O Ōshōji em Sakai era a fronteira com a Província de Settsu até o começo do Período Meiji, quando a divisa passou a ser no Rio Yamato. Izumi era classificada como província inferior no Engishiki.

A parte norte era chamada de “Izumi Norte” (泉北, Senboku?), e a parte sul, “Izumi Sul” (泉南, Sennan?). Izumi incluía a porção sul do grande porto de Sakai e era geralmente governada por quem fosse senhor do Castelo de Osaka e da Província de Settsu.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome “Izumi” significa “fonte” (?), mas é escrito com dois caracteres, sendo que o caractere para “paz” (?) foi incluído por um edito imperial de 713. Esse caractere não tem papel na leitura.

A capital da província se localizava na atual Fuchū, cidade de Izumi, prefeitura de Osaka; a cidade de Izumi adotou o nome da província como seu.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Segundo o Shoku Nihongi, os distritos de Izumi e Hine foram separados da Província de Kawachi em 23 de abril de 716; além disso, em 8 de maio do mesmo ano, o Distrito de Ōtori foi também separado de Kawachi, e os três distritos formaram (和泉監, Izumi-gen?). A casa imperial de Chinu (茅渟宮, Chinu no Miya?, também conhecida como Palácio de Izumi) ficava em Izumi, e isso parece ter a ver com a incomum classificação (, gen?): Yoshino-gen era a única província com essa designação. Depoos, em 15 de setembro de 740, foi abolida e reincorporada à província de Kawachi. Em 30 de maio de 757, foi restabelecida com a designação normal de (, kuni?).

De acordo com o Nihongi Ryaku, em 21 de abril de 825, os distritos de Higashinari, Nishinari, Kudara e Sumiyoshi, da Província de Settsu, foram incorporados à Província de Izumi, mas os residentes eram contrários à mudança, por isso foram restaurados a Settsu em 8 de agosto do mesmo ano.

No Período Edo, o Domínio de Kishiwada (Koide tozama, Matsudaira/Matsui fudai, Okabe fudai; 30000–60000 koku) e o Domínio de Hakata (Watanabe fudai; 13500 koku) foram estabelecidos.

Por volta de 1870 ou 1872 (começo da Era Meiji), a fronteira com a Província de Settsu foi transferida para o Rio Yamato (antes eram as estradas de Ōshōji e Nagao Kaidō).

Capital[editar | editar código-fonte]

A capital provincial ficava no Distrito de Izumi, atualmente Fuchū, Izumi. As ruínas de suas construções estão sendo escavadas.

A residência do shugo ficava na capital, mas foi transferida para Sakai no Período Muromachi.

Templos[editar | editar código-fonte]

O único grande templo era o Santuário de Ōtori no distrito de Ōtori (Ōtorikita, Sakai); tornou-se o templo principal da província de Izumi.

O templo secundário era o Santuário de Izumi-Anashi (Toyonaka, Izumiōtsu); o templo terciário era o Santuário de Hijiri (Ōji, Izumi), o quaternário, o Santuário de Tsugawa (Tsugawa, Kishiwada), e o quinário, o Santuário de Hine (Hineno, Izumisano). Entretanto, o Santuário de Hine era listado como quaternário em um documento de 1501.

O sōja era o complexo de Cinco Santuários Sōja no Santuário de Izumi-Inoue na capital, onde ficava o kami dos cinco santuários.

O templo provincial era Fukutoku-ji (Kokubu, Izumi); era apenas para monges, não havia um para freiras.

Shugo[editar | editar código-fonte]

Xogunato Kamakura[editar | editar código-fonte]

Xogunato Muromachi[editar | editar código-fonte]

Kami de Izumi[editar | editar código-fonte]

Distritos[editar | editar código-fonte]

Reorganização na Meiji[editar | editar código-fonte]

  • A área do Distrito de Sumiyoshi na Província de Settsu do Rio TYamato ao sul foi adicionada ao Distrito de Ōtori.
  • Distrito de Senboku – em 1º de abril de 1896, o Distrito de Ōtori e o Distrito de Izumi foram unidos, criando um distrito que ocupou o norte da antiga província de Izumi.
  • Distrito de Sennan – em 1º de abril de 1896, o Distrito de Han e o Distrito de Hine foram unidos, criando um distrito que ocupou o sul da antiga província de Izumi.