Puppet on a String

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Puppet on a String" (tradução portuguesa "Marioneta", tradução lógica, porque a tradução literal seria "Boneca numa corda" ) foi a canção que representou o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 1967 e da qual seria a vencedora do evento.

Foi interpretada em inglês por Sandie Shaw. Sandie foi a 11.ª cantora na noite do festival, a seguir à canção neerlandesa "Ik Heb Zorgen, interpretada por Louis Neefs e antes da canção espanhola "Hablemos de amor, interpretada por Raphael. Puppet on a String seria a grande vencedora do festival, terminando em primeiro lugar 8entre 17 países) e recebendo um total de 47 pontos. No ano seguinte, o Reino Unido fez-se representar com Cliff Richard que interpretou o tema "Congratulations.

Autores[editar | editar código-fonte]

A canção "Puppet on a String" tinha letra e música de de Bill Martin e Phil Coultrer. A orquestra esteve a cargo do maestro Kenny Woodman.

Top britânico[editar | editar código-fonte]

A canção foi nº 1 do top britânico de vendas a 27 de abril de 1967 e aí se manteve durante três semanas.[1]. Esta canção não deve ser confundida com a homónima de Bennett-Tepper que foi interpretada por Elvis Presley.

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção fala-nos de uma mulher que deseja ardentemente que o seu amado lhe diga que também a ama e que ela irá sorrir como uma marioneta. O curioso é que Sandie Shaw não gostava desta canção, das cinco que ela interpretou na final britânica era aquela que ela mais detestava.Como ela disse " Eu detestava-a do princípio ao fim", nem gostava da letra sexista nem do som do cuco. Ficou muito desiludida com a escolha da canção, mas fez o melhor que pode e conseguiu uma vitória para o Reino Unido. De referir que Sandie Shaw cantou descalça.

Êxito internacional[editar | editar código-fonte]

A canção foi um grande êxito em 1967, não só no Reino Unido (onde foi n.º 1 do top) , mas internacional (foi o disco mais vendido na Alemanha), e noutros países europeus como a Irlanda, a Áustria e Noruega.

Versões[editar | editar código-fonte]

Sandie Shaw também gravou "Puppet on a String" em francês ("Un tout petit pantin"), italiano: ("La danza delle note"), castelhano ("Marionetas en la cuerda") e alemão ("Wiedehopf im Mai").[2] Simone de Oliveira em Portugal gravou também uma versão desta canção intitulada "Marionette","

Regravações[editar | editar código-fonte]

Shaw regravou "Puppet on a String" nos princípios de 2007, em honra dos seu 60.º aniversário. Foi possível fazer um download livre durante 60 dias. Como obteve grande êxito, ela continuou a colocar novas canções no seu website .

Desempenho nas paradas musicais[editar | editar código-fonte]

País Posição[3]
Áustria
1
Alemanha
1
Irlanda
1
Noruega
1
Reino Unido
1

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Merci Chérie por Udo Jürgens
Vencedores do Festival Eurovisão da Canção
1967
Sucedido por
La, la, la por Massiel
Precedido por
"Somethin' Stupid"por Nancy Sinatra e Frank Sinatra
UK number one single
27 de abril de 1967
(3 semanas)
Sucedido por
"Silence is Golden" por The Tremeloes