Festival Eurovisão da Canção 2014

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Festival Eurovisão da Canção de 2014
"Join Us"
{{{alt}}}
Conchita Wurst, vencedora da edição de 2014.
Datas
Semifinal 1º- 6 de maio de 2014
2º- 8 de Maio de 2014[1]
Final 10 de Maio de 2014[2]
Anfitrião
Local B&W Hallerne, Refshaleøen
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca Copenhaga, Dinamarca[3]
Apresentador(es) Nikolaj Koppel , Pilou Asbæk e Lise Rønne.[4]
Diretor Pernille Gaardbo[5]
Transmissão (DR)
Atuações nos intervalos Semi Final 2 :  Austrália Jessica Mauboy.

Final: Emmelie de Forest (vencedora do ano passado 2013) e Gaia Cauchi (vencedora do JESC 2013)

Participantes
Número de entradas 37[6]
Países de regresso Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal[7]

Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia [8]

Países de saída Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia [9]

Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre [10]

Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária [11]

Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia [12]

Votação
Sistema de voto 50% televoto + 50% júri cada país é pontuado a 1 a 8 pontos e depois 10 e 12 pontos respetivamente.
Canção vencedora Áustria Áustria

"Rise Like a Phoenix"

Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg Festival Eurovisão da Canção
Último
Último
2013
2015
Próximo
Próximo

O Festival Eurovisão da Canção de 2014 (em inglês: Eurovision Song Contest 2014; em francês: Concours Eurovision de la chanson 2014; em dinamarquês: Europæisk Melodi Grand Prix 2014 foi a 59ª edição anual do evento. Decorreu nos dias seis e oito de maio de 2014 as semi-finais, sendo a final a dez de maio. [13] Esta foi a terceira vez que a Dinamarca sediará o festival, em Copenhaga, sendo que a última vez foi em 2001.[14] .[15] A Croácia , a Bulgária o Chipre e a Sérvia decidiram abandonar a competição mas poderão participar numa próxima edição. Polônia e Portugal regressam com dois e um ano de ausência. Este ano a edição conta com trinta e sete participantes visto que saíram quatro países e voltaram dois esta edição é o número mais baixo desde o Festival Eurovisão da Canção 2007.

Local[editar | editar código-fonte]

O Festival Eurovisão da Cançãofoi realizado no B&W Hallerna em Copenhaga. O antigo estaleiro passará por todas as melhorias necessárias para ser capaz de acolher três programas de televisão no próximo mês de maio.

Localizado na área de Refshaleøen de Amager, em Copenhaga, este complexo industrial de idade tornou-se um "playground para a indústria de cultura e experiências".

Com os seus espaços interiores enormes, Wonderful Copenhagen afirma que o local pode ser especificamente concebido para atender às necessidades da DR e da UER.[16]

Estes foram os locais candidatos para sediar o Espetáculo :

A localização de Copenhaga (Copenhagen), na Dinamarca destacada em letras garrafais ; e todas as cidades da Dinamarca e claro as cidades que também foram candidatas para sediar a eurovisão

Dia desasete de Junho foi divulgado que a cidade que não podia sediar o espetáculo era cidade de Aalborg , pela sua capacidade era pouca afirmaram os membros desse município.[17]

Dia vinte de Junho foi divulgado que a cidade Frederica não podia sediar o espetáculo , pelas suas mal condições. [18]

Dia vinte e oito de Junho foi divulgado que o Parken Stadium não podia acolher o espetáculo pelas agendas do calendário.Os jogos de futebol do clube local, Copenhaga, e da seleção dinamarquesa não poderão ser desmarcados ou transferidos para outro recinto, pela grande afluência de jogos nessa altura, o que torna impossível a ocupação da arena para organizar a Eurovisão.[19]

As três cidades candidatas oficiais e os possíveis locais foram:

Cidade Sede Capacidade Informação
Copenhaga DR Byen[20] 10.000 - 15.000[21] Sede da televisão dinamarquesa DR , onde uma grande tenda seria instalada tempo adjacente.
B&W Hallerne[20] 11.000[21] Complexo industrial velho que agora serve como um salão para espetáculos e outros eventos culturais.
Herning Jyske Bank Boxen 15.000 Inaugurado em Outubro de 2010. Foi sede do Dansk Melodi Grand Prix em janeiro de 2013.
Horsens Fængslet 13.000 Ex-prisão que agora serve como um lugar para concertos e outros eventos culturais.

Dia 2 de Setembro de 2013 foi divulgado que a cidade de Copenhaga iria sediar o espetáculo.

Arena de 2014.
Vista aérea da cidade de Copenhague.
Palco de 2014

Sistema de votação[editar | editar código-fonte]

Votação nas semi-finais[editar | editar código-fonte]

Os telespectadores e os júris profissionais de cada país irão determinar, numa proporção de 50%/50% o resultado das duas semi-finais do concurso. Em cada semi-final, dez países qualificar-se-ão para a final.

Os espectadores de cada país participante em cada semi-final poderão votar via telefone, SMS e aplicação oficial do evento (disponível em várias plataformas móveis). A votação será aberta após todos os países trem apresentado a sua performance, sendo que só se pode votar até vinte vezes pelo mesmo dispositivo e não se pode votar dentro do próprio país. A votação será encerrada 15 minutos após a abertura. O tele-voto determinará 50% do resultado, sendo que os júris profissionais determinarão os restantes 50%. O júri está impedido pelos regulamentos de votar no seu próprio país; este júri nacional é composto por cinco membros (incluindo um presidente) e é o mesmo júri que vai votar na Final.

O resultado final é a junção de tele-voto mais júri, e, em caso de empate entre músicas prevalecerá o tele-voto.

Os espectadores da Itália, Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Alemanha e França também votam nas semí-finais, sendo 3 dos finalistas em cada semi-final (o sorteio determinou que a Espanha, França e Dinamarca votarão na primeira, ao passo que a Alemanha, Itália e Reino Unido na segunda). Os dez países qualificados serão anunciados no final de cada semi-final, por ordem aleatória, não reflectindo o resultado do quadro de pontuação.[22]

Votação na final[editar | editar código-fonte]

Para todos os países finalistas o resultado final da votação será classificado pelo tele-voto e júri. Os telespectadores poderão votar através das mesmas formas como nas semi-finais (aplicativo oficial, telefone e SMS). A votação será aberta após a última canção ser apresentada e terminará quinze minutos depois. Estes votos determinarão metade do resultado e a outra metade restante pelos júris nacionais. O júri será o mesmo que votou numa das semi-finais; este irá assistir ao vivo e classificar todas as músicas com base no segundo ensaio final (Dress Rehearsal).

A votação final nacional é obtido fundindo as duas classificações, e vai atribuir 12 pontos ao país com a melhor combinação do júri e do tele-voto, precedido de 10 pontos para o país com a segunda melhor classificação combinada, e assim sucessivamente até ao país que ficar em 10 º no ranking combinado que receberá 1 ponto. Tradicionalmente apenas 1-12 pontos serão dadas, os países classificados fora do top-10 não receberá pontos. Além disso os telespectadores e júris não poderão votar no país que representam. Tal como nas semi-finais, se houver um empate entre dois ou mais músicas no ranking combinado entre tele-voto e júri, a canção que obter uma melhor classificação do tele-voto irá prevalecer sobre o outro. Com base na classificação total combinada de todas as músicas cada país irá distribuir 1 a 8, 10 e 12 pontos, e estes serão apresentados em directo durante a final por porta-vozes de todos os países participantes . Como de costume os pontos de um a sete aparecerão no ecrã e o porta-voz revelará oito, dez e doze pontos.

O ranking da divisão combinada dos votos dos telespectadores e do júri serão publicado pela autoridade executiva da EBU do Festival Eurovisão da Canção no site oficial do evento dentro de quatro semanas após a final. Para proteger a justiça da votação, a EBU não mostrará o ranking de divisão de tele-voto e júri por país. A publicação desses números, apenas irá destacar explicitamente o número mínimo de tele-votos necessários para tornar um resultado estatisticamente válido, para que não leve a uma influência desproporcional indesejada nos telespectadores nesses países nos próximos anos de concurso.[23]

Votação do júri[editar | editar código-fonte]

A votação do júri é monitorizada por um observador independente em cada país, alem deste observador da votação a EBU tem o direito de enviar um observador independente adicional para a sessão do júri. Os júris nacionais são compostos por uma variedade de membros em termos de idade, sexo e de ocupação. Todos os membros do júri devem ser cidadãos do país que estão a representar, e nenhum membro do júri deve estar ligado a qualquer um dos participantes musical/artistas, de tal maneira que não podem votar independentemente. As emissoras participantes devem enviar uma carta de cumprimento das instruções de voto, juntamente com declarações assinadas por cada membro do júri afirmando que irão votar de forma independente.

Os nomes dos membros dos júris devem ser revelados pelas emissoras participantes durante a Final, sendo que cada membro de cada júri nacional deve classificar todas as músicas do evento. O ranking combinado dos membros do júri de cada país determina o resultado do júri do referido país. Ao classificar cada música cada membro do júri terá que ter em conta a capacidade vocal do(s) artista(s), o desempenho em palco, a composição e originalidade da música, e a impressão geral da performance.

Sobre o sistema de tele-votos: A empresa com sede na Alemanha GmbH tem sido parceira de votação de longo prazo da EBU desde 2004. A empresa reúne todos os votos dos telespectadores e votos do júri de todos os países e vai sendo acompanhada de perto por dois observadores independentes. Os seus sistemas são construídos para lidar com todos os votos recebidos de acordo com as regras do Festival, e pode detectar e excluir votos a granel sistemáticas.[24]

Países classificados para a final[editar | editar código-fonte]

Tal como em anos anteriores, para a final, seis países foram automaticamente confirmados na final, sendo eles:

  • Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca - Vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2013 - Organizador do Festival
  • Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • França no Festival Eurovisão da Canção França - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • 10 primeiros classificados da 1º semifinal
  • 10 primeiros classificados da 2º semifinal

Slogan deste ano[editar | editar código-fonte]

O Slogan deste ano será Join Us.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Depois de Petra Mede ter conduzido sozinha e com maestria a apresentação do Eurovision Song Contest 2013 em português Festival Eurovisão da Canção 2013, a emissora dinamarquesa anunciou,no dia quatro de Fevereiro de 2014 ,os três apresentadores da edição de 2014 serão: Nikolaj Koppel, Lise Rønne e Pilou Asbæk foram os escolhidos.Será a primeira vez que o trio irá apresentar o certame,será composto por dois homens e uma mulher. O anúncio foi feito no Odd Fellow Mansion, no centro da capital dinamarquesa, pela produtora executiva do certame, Pernille Gaardbo. "Estou muito feliz em anunciar a nossa decisão. O ESC é o maior concurso de música do mundo, o que coloca exigências excepcionais sobre os apresentadores, sendo que estes precisam manter a calma e colocar o profissionalismo no mais alto nível... Estamos confiantes que Nikolaj, Pilou e Lise irão preencher totalmente estes requisitos e que os europeus vão sentir a energia positiva que eles transmitem." afirmou a produtora após o anúncio dos nomes.

Nikolaj Koppel e Lise Rønne, que já são apresentadores da DR, trazem uma enorme experiência na apresentação de programas em horário nobre, mas ambos concordam que o ESC "joga num campeonato próprio". "Não posso comparar o trabalho de ser anfitrião do ESC com mais nenhum trabalho" afirmou Nikolaj Koppel, "É um trabalho de outra dimensão, pois o ESC joga num campeonato único. Mas garanto que vou fazer o meu melhor para que todos possam sentir bem vindos na disputa!". Lise Rønne, por outro lado, falou sobre a felicidade e o medo de ter sido escolhida como apresentadora: "Este é o meu trabalho dos sonhos! Eu estou tão animada, e um pouco assustada, com o trabalho que será feito, que mal posso esperar para começar a trabalhar. Estou ansiosa para receber todos na festa!". Por outro lado, Pilou Asbæk irá desempenhar as funções de apresentador pela primeira vez. Apesar de ser bastante conhecido do público dinamarquês pela sua carreira de ator, Pilou afirmou que nem pensou duas vezes aquando do convite: "Quando me fizeram a proposta, não tive qualquer sombra de dúvidas sobre aceitar. Estou nervoso, é um fato, mas vou fazer de tudo para me tornar um grande apresentador do ESC. Estou certo que vai ser uma experiência fantástica e uma edição que ficará na história do concurso."[26]

Nikolaj Koppel, Lise Rønne e Johan Philip Asbæk ,os apresentadores apresentado o Festival Eurovisão da Canção 2014 na primeira semi final.

Nikolaj Koppel[editar | editar código-fonte]

Koppel é um pianista treinado da Academia Real Dinamarquesa de Música e já se apresentou em todo o mundo. De 2000, Koppel trabalhou como jornalista, e 2005-2010, ele foi o Diretor Musical para os famosos Jardins Tivoli de Copenhaga.

Desde 2011, ele tem sido o Editor de Comissionamento para a estação de rádio do DR P2 clássica e editor da Rádio P1. Koppel foi o anfitrião do dinamarquês TV Aftenshowet ( The Evening Mostrar ) e tem uma vasta experiência como uma série de programas de TV.

Johan Philip (Pilou) Asbæk[editar | editar código-fonte]

Asbæk é um ator dinamarquês, formado pela Escola Nacional Dinamarquês de Artes Cênicas (2008). Asbæk já ganhou inúmeros prêmios em sua curta carreira. Ele ganhou o Prêmio Shooting Stars no Festival de Cinema de Berlim (2011), e ambos Prêmio dos Críticos de Cinema Dinamarquês, Bodil, e Prêmio do Danish Film Academy, Robert - tanto para Melhor Artista Masculino de chumbo no filme "R" (2010) .

Asbæk recebeu elogios da crítica por seu trabalho em filmes como Para Verdner ( Worlds Apart , de 2010), Kapringen ( um sequestro , 2012), Spies & Glistrup ( Sex, Drugs & Tributação , 2013) e não menos importante o seu papel de liderança como spin doctor Kasper Juul na própria série drama político do DR Borgen (2010, 2011, 2013). Borgen cativou os telespectadores de todo o mundo, e Asbæk ganhou televisão de concessão de TV Festival de Copenhaga por seu papel de liderança.

Asbæk tem sua estréia como um apresentador de TV no Festival da Canção 2014 Eurovision.

Lise Rønne[editar | editar código-fonte]

Lise Rønne é bacharel em estudos de mídia e um diploma em jornalismo. Rønne começou sua carreira na TV MTV em Londres como assistente de Produtor.

Desde 2002, ela tem sido a DR. Rønne tem experiência de vários papéis de hospedagem. Ela já recebeu a seleção nacional dinamarquesa para o Festival Eurovisão da Canção por duas vezes (2011 e 2013), e foi por quatro anos série de X-Factor , na Dinamarca (2008, 2009, 2011, 2012). De 2011-2013, ela ocupou o cargo de editor no DR Media.

Participações confirmadas[editar | editar código-fonte]

País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha [27] "Is it Right"[28] Elaiza[29] Unser Song für Dänemark[30] 13 de Março de 2014[31]
É certo Inglês
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia [32] "One night’s anger"[33] Hersi[33] Festivali i Këngës 52º[34] 28 de Dezembro de 2013[35]
A raiva duma noite Inglês
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia [36] "Not Alone"[37] Aram Mp3[38] Seleção Interna[39] Artista : 31 de Dezembro de 2013[40] Música: 14 de Março de 2014[41]
Não estou sozinho Inglês
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria [42] "Rise Like a Phoenix Conchita Wurst[43] Seleção Interna[44]

Artista: 4 de Outubro de 2013[45] Música: 18 de Março de 2014[46]

Erguer como uma Fênix Inglês
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão [47] "Start A Fire" Dilara Kazimova[48] Boyuk Sehne[49] Anúncio do Artista: 2 de Março de 2014[50] Anúncio da Canção: 16 de Março 2014[51]
Começando um incêndio Inglês
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica [52] "Mother"[53] Axel Hirsoux[54] Eurosong 2014[55] 16 de Março de 2014[56]
Mãe Inglês
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia [57] "Cheesecake"[58] TEO[59] Eurofest 2014[60] 10 de janeiro de 2014[61]
Cheesecake Inglês
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca [62] "Cliché Love Song"[63] Basim[64] Dansk Melodi Grand Prix 2014[65] 8 de Março de 2014[66]
Canção de amor clichê Inglês
Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia [67] "Spet"[68] Tinkara Kovač[69] EMA 2014[70] 8 de Março de 2014[71]
Novamente Inglês , Esloveno
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha[72] "Dancing In The Rain"[73] Ruth Lorenzo[74] Mira quién va Eurovisión[75] 22 de Fevereiro de 2014[76]
Dançando na chuva Inglês e Espanhol
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia [77] "Amazing"[78] Tanja[79] Eesti Laul 2014[80] 1 de Março de 2014[81]
Fantástico Inglês
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia [82] "Something better"[83] Softengine[84] Uuden Musiikin Kilpailu 2014[85] 1 de Fevereiro de 2014[86]
Algo Melhor Inglês
França no Festival Eurovisão da Canção França [87] "Moustache"[88] Twin Twin[89] Final Nacional 2 de Março de 2014[90]
Bigode Francês
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia [91] "Three Minutes to Earth"[92] The Shin & Mariko Ebralidze[93] Seleção Interna[94] Artista: 4 de Fevereiro de 2014[95] Música : 24 de Fevereiro de 2014[96]
Três Minutos para a Terra Inglês
Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia [97] "Rise Up"[98] Freaky Fortune ft. RiskyKidd[99] Eurosong 2014 - a MAD show[100] 11 de Março de 2014[101]
Cresça Inglês
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda [102] "Calm Afther The Storm" The Common Linnets[103] Eleição Interna[104]

Artista: 25 de Novembro de 2013[105] Música: 4 de Março de 2014

Após a Tempestade a Calma Inglês
Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria [106] "Running"[107] András Kállay-Saunders[108] A Dal 2014[109] 22 de Fevereiro de 2014[110]
Correndo Inglês
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda [111] "Heartbeat" Can-Linn feat. Kasey Smith The Late Late Show Eurosong[112] 28 de Fevereiro de 2014[113]
Batida do coração Inglês
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia [114] "Enga fordóma"[115] Pollapönk[116] Söngvakeppni Sjónvarpsins 2014[117] 15 de Fevereiro de 2014[118]
Sem preconceitos Islandês e Inglês
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel[119] "Same Heart" Mei Feingold[120] Artista: Seleção Interna

Música: Kdam 2014 [121]

Artista : 11 de Janeiro de 2014[122] Música: 5 de Março de 2014[123]

Mesmo Coração Inglês e Hebraico
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália [124] "La Mia Città"[125] Emma Marrone[126] Seleção Interna[127] Artista : 21 de Janeiro de 2014[128] Música: 25 de Janeiro de 2014[129]
A Minha Cidade Italiano
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia [130] "Cake To Bake"[131] Aarzemnieki[132] Dziesma 2014[133] 22 de Fevereiro de 2014[134]
Bolo para assar Inglês
Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia [135] "Attention"[136] Vilita Mataciounate Eurovizijos [137] Artista: 1 de Março de 2014[138] Música: 23 de Fevereiro de 2014[139]
Atenção Inglês
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia "To The Sky"[140] Tijana Dapcevic[141] Eleição Interna[142]

Artista: 28 de Agosto de 2013[143] Música: 22 de Fevereiro de 2014[144]

Para o Céu[145] Inglês
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta[146] "Coming home"[147] Firelight[148] Malta Song For Europe[149] 8 de Fevereiro de 2014[150]
De volta a casa Inglês
Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia [151] "Wild Soul"[152] Cristina Scarlat[153] Melodi Pentru Europa[154] 15 de Março de 2014[155]
Alma Selvagem Inglês
Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro[156] "Moj svijet

(Мој свијет)"

Sergej Ćetković[157] Eleição Interna[158]

Artista: 19 de Novembro de 2013[159] Música: 9 de Março de 2014[160]

Meu Mundo Montenegrino
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega [161] "Silent Storm" Carl Espen Melodi Grand Prix 2014 [162] 15 de Março de 2014[163]
Tempestade Silenciosa Inglês
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal[164] "Quero ser tua" Suzy Festival RTP da Canção 2014[165] 15 de Março de 2014[166]
- Português
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia [167] "My Słowianie"[168] Donatan & Cleo[169] Seleção Interna[170] 25 de Fevereiro de 2014[171]
Nós, os eslavos Polaco e Inglês
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido[172] "Children in the universe" Molly Switten-Downes Seleção Interna[173] 3 de Março de 2014[174]
Filhos do universo Inglês
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia [175] "Miracle"[176] Paula Seling & Ovi[177] Selectiei Nationale[178] 1 de Março de 2014[179]
Milagre Inglês
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia [180] "Shine" Gêmeas Tolmachevy[181] Eleição Interna[182] 8 de Março de 2014[183]
Brilho Inglês
São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino [184] "Maybe (Forse)"[185] Valentina Monetta[186] Escolha Interna[187]

Artista: 19 de Junho de 2013[188] Música: 14 de Março de 2014[189]

Talvez Inglês
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia [190] "Undo"[191] Sanna Nielsen Melodifestivalen 2014[192] 8 de Março de 2014[193]
Desfazendo Inglês
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça [194] "Hunter Of Stars"[195] Sebalter[196] Die Grosse Entscheidungsshow 2014 1 de Fevereiro de 2014[197]
Caçador de Estrelas Inglês
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia [198] "Tick-Tock"[199] Mariya Yaremchuk[200] Final Nacional de 2014[201] 21 de Dezembro de 2013[202]
Tic-Tac Inglês

Saídas[editar | editar código-fonte]

  • Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia - A televisão pública da Croácia anunciou que não irá participar no festival deste ano. A HRT foi obrigada a refazer seu orçamento, sentindo-se obrigada a eliminar a participação no ESC.De acordo com os responsáveis da estação, a paragem não é definitiva, ponderando poder voltar a participar numa próxima edição.[203]
  • Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre - A televisão do Chipre confirmou que não participará no festival deste ano, confirmando assim os rumores que circulavam nas redes sociais e na imprensa local. Numa curta declaração, a CyBC anunciou que o país não participará no ano de 2014, justificando alteração no seu orçamento anual.[204]
  • Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia - A Sérvia também decidiu não participar do festival deste ano. A RTS decidiu por este ano de ausência com as dificuldades financeiras que atravessa e com a falta de patrocinadores que apoiem uma representação sérvia.[205]
  • Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária - A Bulgária tinha decidido participar desta edição, mas no dia 22 de Novembro anunciou que não iria participar do festival deste ano. A BNT emitiu um comunicado de imprensa em que explica a sua desistência. Os búlgaros enfrentam vários problemas financeiros que não lhes permitem pagar a taxa para participarem no concurso. Segundo o comunicado de imprensa,é alegado que os custos de participação aumentaram 100% desde a estreia da Bulgária, em 2005.[206]

Regressos[editar | editar código-fonte]

  • Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal - Embora passando por um período de restrições financeiras, a emissora irá retornar na próxima edição após uma ausência de 1 ano. A candidatura foi enviada a 7 de novembro à UER.[207] .Em 2014,o país está comemorando 50 anos da sua primeira participação no festival.[208]
  • Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia - Após dois anos de ausência , a TVP,confirmou seu retorno.[209]

Outros países[editar | editar código-fonte]

  • Bósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção Bósnia e Herzegovina - A Comissão de Coordenação da emissora estatal da Bósnia-Herzegovina reuniu-se dia 18 de Dezembro , e se muitos esperavam pelo anúncio do método de seleção dos representantes da emissora, as decisões tomadas surpreenderam tudo e todos: a emissora BHRT ficará de fora da próxima edição do certame. A reorganização financeira da emissora ainda não havia sido concluída até ao momento e, portanto e a comissão foi obrigada a retirar a sua inscrição por não poder planear uma despesa extra, como a participação no certame. Apesar disso, a Comissão prometeu fazer de tudo para transmissão das três noites ao vivo.[210]
  • Liechtenstein no Festival Eurovisão da Canção Liechtenstein – A emissora estatal do Principado do Liechtenstein, 1FLTV, anunciou que não marcará presença na edição do próximo ano do ESC, visto que ainda não conseguiu aderir à EBU. Peter Kölbel, diretor da emissora, disse que as restrições orçamentais impostas pelo governo do Liechtenstein fizeram com que a terceira tentativa de adesão à EBU fosse adiada para o primeiro trimestre de 2014, o que implica que o Principado continue ilegível para participar no certame.[211]
  • Turquia no Festival Eurovisão da Canção Turquia - A Turquia continuará de fora do Festival Eurovisão por mais um ano, anunciou o diretor geral da estação pública TRT, Ibrahim Sahin. Como as exigências feitas pelos turcos de acabar com os Big 5 e o voto através de jurados não foram aceitas pela UER/EBU, este país não participará, pelo segundo ano consecutivo. "Como cinco países entram diretamente na final do concurso, não passando pelas semifinais, esta competição não é justa", alega, que também acrescenta: "Como o sistema de votação e os Big 5 não vão terminar, então nós não iremos participar".[212]
  • Marrocos no Festival Eurovisão da Canção Marrocos - A televisão pública de Marrocos decidiu que não irá participar neste ano. A decisão não terá surpreendido os responsáveis da UER/EBU, uma vez que este país apenas participou no concurso uma única vez, em 1980, não demonstrando a partir daí qualquer intenção em voltar.[213]
  • Andorra no Festival Eurovisão da Canção Andorra - A edição de 2014 do Eurovision Song Contest marcará o 10ºaniversário da entrada de Andorra na competição, mas pela quinta vez consecutiva, o pequeno estado da Península Ibérica ficará de fora. A notícia foi divulgada na tarde do dia 6 de Setembro depois da emissora estatal RTVA anunciar que continuará fora da competição, alegando as mesmas razões dos últimos anos: a crise financeira e um restrito orçamento. Apesar de continuar a pertencer à EBU, a RTVA chegou a apresentar um pedido de retirada da organização, devido à grave crise financeira, que acabou por ser anulada depois de longas reuniões, apesar da emissora admitir que "dificilmente regressará à competição nos próximos anos".[214]
  • Kosovo no Festival Eurovisão da Canção Kosovo - A emissora kosovar (RTK) não manifestou qualquer intenção em relação ao concurso de 2014,o vice-ministro do Kosovo dos Negócios Estrangeiros Petrit Selimi disse ao programa de televisão sueco Korrespondenterna que ele pensou que a entrada de Kosovo na EBU/UER e a aceitação no Eurovision seriam realizadas a tempo para a edição de 2014. No entanto, o Kosovo ainda tem de ser reconhecido como um país independente pela ONU e pela União Internacional de Telecomunicações , que é um requisito para ser membro pleno da UER.[215]
  • Eslováquia no Festival Eurovisão da Canção Eslováquia - A emissora estatal da Eslováquia, STV , anunciou dia 1 de Setembro que também não irá participar do festival deste ano. O anúncio foi feito através da conta oficial do twitter quando questionada pelo fã-clube local,sobre a sua próxima participação. "A Eslováquia não participará nao Eurovisão 2014" foi a resposta da emissora, algo que não surpreendeu os eurofãs, tendo em conta que a Eslováquia já se ausentou por diversas vezes do certame, justificando essas ausências por razões económicas e pelos fracos resultados alcançados.[216]
  • Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção Luxemburgo – Vinte anos depois de abandonar a competição, a emissora do Luxemburgo, RTL, anunciou que continuará fora da competição nos próximos anos. A falta de capital financeiro, de mão de obra e a falta de interesse do público para programas de entretenimento e de música são as razões apontadas pela emissora RTL para se manter fora da Eurovisão.[217]
  • República Checa no Festival Eurovisão da Canção República Checa - A CT, Ceska Televizie, a emissora nacional checo confirmou que a República Checa não vai participar no próximo festival , em Copenhaga na Dinamarca.[218]
  • Mónaco no Festival Eurovisão da Canção Mónaco - Sem justificar uma razão aparente, a TMC, anunciou dia 17 de Setembro que não fará parte da lista de participantes da próxima edição do certame que acontecerá em Copenhaga, no próximo mês de maio. A Telé Monte Carlo esteve fora da competição durante 24 anos entre 1980 e 2004, quando regressou ao certame mas apenas por três edições. Nessa altura, a emissora justificou a retirada por não concordar com o sistema de votação, visto que "o voto político fazem com que o Mónaco não tenha qualquer chance de classificação", mas nos últimos anos tem justificado a ausência devido à falta de apoio financeiro.[219]

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

País (2013) Foto Artista Ano(s) Anterior(es) País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino Valentina Monetta. Valentina Monetta ESC 2012 São Marino no Festival Eurovisão da Canção 2012 "The Social Network Song"[220] A canção da Rede Social 31 14º
ESC 2013 São Marino no Festival Eurovisão da Canção 2013 "Crisalide (Vola)"[221] Crisálida (Voa) 47 11º
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia Paula Seling & Ovi. Paula Seling & Ovi ESC 2010 Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2010 "Playing With Fire" Brincando com o Fogo 162

São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino - Valentina Monetta pela 3ºvez consecutiva vai representar o país em 2012 em Baku no Azerbaijão não conseguiu passar a final , em 2013 tentou mais uma vez em Malmõ na suécia e não conseguiu passar a final.

Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia - Paula Seling & Ovi representarão mais uma vez o país , em 2010 participaram em Oslo na Noruega e conseguiram chegar ao 3ºLugar.

Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia - As Gêmeas Tolmachevy representaram o país no JESC 2006 e ganharam.

Sorteio das semifinais[editar | editar código-fonte]

Dia vinte de janeiro decorreu o sorteio de atuação dos participantes , os Big 5 e o Anfitrião podem votar nas semifinais. desasseis países vão participar na 1ª semifinal e na 2ª semifinal conta com um total de 15 países , num total de trinta e um países que vão participar nas duas semifinais.[222] .

A distribuição dos países em Pote são as seguintes: [223] .

Dinamarca e BIG 5 Pré-Qualificados Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4 Pote 5 Pote 6
  • Nota 1: Um pré-sorteio foi feito para determinar as semifinais de Noruega e Suécia, porque devido a proximidade geográfica dos dois em relação a Dinamarca,refletindo na demanda de ingressos de cada noite.O sorteio colocou a Suécia na 1ª semifinal e a Noruega na 2ª semifinal , Israel foi colocado diretamente na 2ª semifinal,porque não poderia participar na 1ª semifinal porque era o dia da sua independência.[224] [225]
1.ª Semifinal
6 de Maio de 2014
2.ª Semifinal
8 de Maio de 2014
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica
Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria
Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia
Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro
São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria
Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia
Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia
Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça
Só Votação:

França no Festival Eurovisão da Canção França
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca
Só Votação:

Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido

Horários de ensaio[editar | editar código-fonte]

Dia 4 de Abril foi oficialmente dito os horários de ensaios dos países:

Resultados[editar | editar código-fonte]

  Países na primeira semi-final
  Países na segunda semi-final
  Países votantes na primeira semi-final
  Países votantes na segunda semi-final

Dos 31 países que vão participar no festival deste ano, 16 países participarão na primeira semi-final a realizar-se no dia 6 de Maio (Terça Feira), e 15 países na segunda semi-final a realizar-se dia 8 de Maio (Quinta Feira). Em cada semi-final irão passar os 10 países que tiverem melhor pontuação. Na primeira semi-final votarão os países participantes mais 3 finalistas: Espanha, França e Dinamarca. Na segunda semi-final votarão também os países participantes, tal como na primeira semi-final, assim como a Alemanha, Itália e Reino Unido. Em cada espectáculo (semi-finais e grande final) nenhum país poderá obviamente votar em si próprio. A grande final decorrerá dia 10 de Maio (Sábado) contando com 26 países concorrentes, e apenas um país sairá vencedor, sendo este o que tiver melhor pontuação, ganhando o privilégio de realizar a próxima edição (anfitrião) e por conseguinte ganha o passaporte para a final do próximo ano.

O Local será na arena situado na capital da Dinamarca em Copenhaga.

Sergej Ćetković, na primeira semi final.
Suzy , na primeira semi final.

Semi-finais 1[editar | editar código-fonte]

A ordem foi revelada no dia 24 de Março de 2014.[226]

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Pontuação Lugar
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia Inglês Aram Mp3 "Not Alone" Não sozinho 121
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia Inglês1 Aarzemnieki "Cake To Bake" Bolo Para Cozinhar 33 13º
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia Inglês Tanja "Amazing" Incrível 36 12º
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia Inglês Sanna Nielsen "Undo" Desfazer 131
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia Islandês e Inglês Pollapönk "Enga fordóma" Não Há Preconceitos 61
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia Inglês Hersi "One night’s anger" Uma Noite de Raiva 22 15º
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia Inglês Gêmeas Tolmachevy "Shine" Brilho 63
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão Inglês Dilara Kazimova "Start A Fire" Começar um incêndio 57
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia Inglês Mariya Yaremchuk "Tick-Tock" Tic-Tac 118
10º Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica Inglês Axel Hirsoux "Mother" Mãe 28 14º
11º Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia Inglês Cristina Scarlat "Wild Soul" Alma Selvagem 13 16º
12º São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino Inglês Valentina Monetta "Maybe (Forse)" Talvez 40 10º
13º Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal Português Suzy "Quero ser tua" - 39 11º
14º Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda Inglês The Common Linnets "Calm Afther The Storm" Calma após a tempestade 150
15º Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro Montenegrino Sergej Ćetković "Moj svijet" (Мој свијет) Meu Mundo 63
16º Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria Inglês András Kállay-Saunders "Running" Correndo 127
1. A canção é em Inglês, no entanto, há uma frase em letão.
Processos de votação:
  50% Juri & televoto
  100% Juri voto
Votação resultados
Total Arménia Letónia Estónia Suécia Islândia Albânia Russia Azerbaijão Ucrânia Bélgica Moldávia São Marino Portugal Holanda Montenegro Hungria Dinamarca França Espanha
Concorrentes Arménia 121 6 5 8 3 5 12 12 3 10 4 12 10 8 5 12 6
Letónia 33 6 1 6 7 5 2 3 2 1
Estónia 36 5 10 5 5 5 4 2
Suécia 131 4 8 7 10 6 6 10 8 10 3 8 8 5 10 10 6 12
Islândia 61 5 2 7 3 4 7 1 7 6 8 8 3
Albânia 22 2 5 1 12 2
Russia 63 7 4 1 2 2 10 6 1 12 5 4 5 4
Azerbaijão 57 2 4 1 7 10 5 6 6 2 4 7 1 2
Ucrânia 118 12 7 10 6 7 3 7 12 7 8 4 7 5 8 3 7 5
Bélgica 28 6 4 4 7 1 3 2 1
Moldávia 13 4 1 2 6
São Marino 40 2 1 3 4 8 3 6 4 1 7 1
Portugal 39 3 4 1 1 6 3 2 3 3 5 8
Holanda 150 10 12 12 12 12 2 2 3 7 10 2 12 12 1 12 12 10 7
Montenegro 63 8 3 12 5 2 1 5 6 6 4 7 4
Hungria 127 1 3 8 10 8 10 8 8 8 12 4 8 10 10 6 3 10

Países Que Também Votam Na Semi Final 1[editar | editar código-fonte]

Com direito de voto:
França no Festival Eurovisão da Canção França
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca

Semi-Finais 2[editar | editar código-fonte]

Nikolas Raptakis, do grupo Freaky Fortune ft. RiskyKidd, na segunda semi final.
Polónia "My Słowianie, na segunda semi final

A ordem foi revelada no dia 24 de Março de 2014.[227]

Está semi final conta com uma convidada especial Jessica Mauboy.[228]

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Pontuação Lugar
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta Inglês Firelight "Coming Home" De volta para casa 63
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel Hebraico e Inglês Mei Feingold "Same Heart" Mesmo Coração 19 14º
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega Inglês Carl Espen "Silent Storm" Tempestade Silenciosa 77
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia Inglês The Shin & Mariko Ebralidze "Three Minutes to Earth" Três Minutos para a Terra 15 15º
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia Polaco e Inglês Donatan & Cleo "My Słowianie (Slavic Girls)" Nós, os eslavos 70
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria Inglês Conchita Wurst "Rise Like a Phoenix" Erguer como uma Fênix 169
Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia Inglês Vilija Matačiūnaitė "Attention" Atenção 36 11º
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia Inglês Softengine "Someting Better" Algo Melhor 97
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda Inglês Can-Linn feat. Kasey Smith "Heartbeat" Batida de Coração 35 12º
10º Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia Inglês TEO "Cheesecake" Bolo de queijo 87
11º Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia Inglês Tijana Dapčević "To The Sky" Até ao céu 33 13º
12º Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça Inglês Sebalter "Hunter Of Stars" Caçador de Estrelas 92
13º Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia Inglês Freaky Fortune ft. RiskyKidd "Rise Up" Levanta-te 74
14º Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia Inglês e Esloveno Tinkara Kovač "Spet" Novamente 52 10º
15º Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia Inglês Paula Seling & Ovi "Miracle" Milagre 125
Processos de votação:
  50% Juri & televoto
  100% Juri voto
Votação resultados
Total Malta Israel Noruega Geórgia Polónia Áustria Lituânia Finlândia Irlanda Bielorrússia Macedónia Suiça Grécia Eslovénia Roménia Alemanha Itália Reino Unido
Concorrentes Malta 63 2 8 4 1 1 5 3 4 12 5 3 3 5 7
Israel 19 3 2 5 6 1 2
Noruega 77 7 5 6 5 8 10 8 4 2 7 4 4 7
Geórgia 15 2 6 5 1 1
Polónia 70 1 4 7 2 4 2 10 3 3 3 5 12 10 4
Áustria 169 10 10 8 10 10 10 12 12 7 6 12 12 10 12 4 12 12
Lituânia 36 5 7 2 5 6 1 10
Finlândia 97 3 12 1 8 8 5 10 10 8 4 2 5 5 8 8
Irlanda 35 4 1 3 5 4 7 1 2 1 2 5
Bielorrússia 87 6 7 1 12 7 10 12 7 1 2 8 6 8
Macedónia 33 3 2 2 1 1 10 12 2
Suiça 92 5 5 12 6 7 8 6 3 1 5 8 10 10 3 3
Grécia 74 8 6 6 3 1 3 4 4 12 4 3 7 6 6 1
Eslovénia 52 8 4 4 3 7 3 2 6 6 7 2
Roménia 125 12 12 10 6 12 2 6 7 8 8 7 10 7 8 4 6

Países Que Também Votam Na Semi Final 2[editar | editar código-fonte]

Com direito de voto:
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido
  • Nota 1: Alemanha tinha pedido a UER/EBU para votar na Semi Final 2 então o supervisor Jon Ola Sand deixou a Alemanha votar na 2º Semi Final , então não foi preciso determinar se a Alemanha votava na 1ºSemi Final ou na 2ºSemi Final.

Final[editar | editar código-fonte]

Ruth Lorenzo, cantando na final "Dancing In The Rain", alcançando o 10º lugar.

A Final conta com duas convidadas ; Emmelie de Forest ; vencedora do ESC 2013 e Gaia Cauchi ; vencedora do JESC 2013.

A ordem foi revelada no dia 9 de Maio.

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Pontuação Lugar
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia Inglês Mariya Yaremchuk "Tick-Tock" Tic-Tac 113
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia Inglês TEO "Cheesecake" Bolo de queijo 43 16º
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão Inglês Dilara Kazimova "Start A Fire" Começar um incêndio 33 22º
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia Islandês e Inglês Pollapönk "Enga fordóma" Não Há Preconceitos 58 15º
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega Inglês Carl Espen "Silent Storm" Tempestade Silenciosa 88
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia Inglês Paula Seling & Ovi "Miracle" Milagre 72 12º
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia Inglês Aram Mp3 "Not Olone" Não sozinho 174
Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro Montenegrino Sergej Ćetković "Moj svijet" (Мој свијет) Meu Mundo 37 19º
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia Polaco e Inglês Donatan & Cleo "My Słowianie (Slavic Girls)" Nós, os eslavos 62 14º
10º Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia Inglês Freaky Fortune ft. RiskyKidd "Rise Up" Levanta-te 35 20º
11º Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria Inglês Conchita Wurst "Rise Like a Phoenix" Erguer como uma Fênix 290
12º Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha [229] Inglês Elaiza "Is it Right" É correto? 39 18º
13º Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia Inglês Sanna Nielsen "Undo" Desfazer 218
14º França no Festival Eurovisão da Canção França [230] Francês1 Twin Twin "Moustache" Bigode 2 26º
15º Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia Inglês Gêmeas Tolmachevy "Shine" Brilho 89
16º Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália [231] Italiano Emma Marrone[232] "La Mia Città" Minha Cidade 33 21º
17º Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia Inglês e Esloveno Tinkara Kovač "Spet" Novamente 9 25º
18º Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia Inglês Softengine "Someting Better" Algo Melhor 72 11º
19º Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha Inglês e Espanhol Ruth Lorenzo "Dancing In The Rain" Dançando Na Chuva 74 10º
20º Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça Inglês Sebalter "Hunter Of Stars" Caçador de Estrelas 64 13º
21º Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria Inglês András Kállay-Saunders "Running" Correndo 143
22º Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta Inglês Firelight "Coming Home" De volta para casa 32 23º
23º Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca Inglês Basim "Cliché Love Song" Canção de amor clichê 974
24º Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda Inglês The Common Linnets "Calm Afther The Storm" Calma após a tempestade 238
25º São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino Inglês Valentina Monetta "Maybe (Forse)" Talvez 14 24º
26º Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido[233] Inglês Molly Smitten-Downes "Children in the universe" Filhos do Universo 40 17º
1. A canção é em francês, no entanto, há uma frase em Inglês e uma frase em espanhol.

Outras Votações[editar | editar código-fonte]

Marcel Bezençon Prêmios[editar | editar código-fonte]

As Marcel Bezençon Awards foram entregues pela primeira vez durante o Festival Eurovisão da Canção 2002 , em Tallinn, Estónia , honrando as músicas mais concorrentes na final. Fundada por Christer Björkman ( Suécia representante está no Eurovision Song Contest 1992 eo actual Chefe de Delegação para a Suécia) e Richard Herrey (membro da Herreys eo Festival Eurovisão da Canção 1984 vencedor de Suécia), os prêmios são nomeados após o criador da competição anual, Marcel Bezençon . Os prêmios são divididos em três categorias:. Prêmio de Melhor Musica , Prêmio Artístico e Prêmio Compositor:

Categorias País Música Cantor(s) Compositor(s)
Prêmio Artístico Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda "Calm After the Storm" The Common Linnets Ilse DeLange, JB Meijers, Rob Crosby, Matthew Crosby, Jake Etheridge
Prêmio Melhor Compositor
Prêmio Melhor Música Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria "Rise Like a Phoenix" Conchita Wurst Charley Mason, Joey Patulka, Ali Zuckowski, Julian Maas

OGAE[editar | editar código-fonte]

A OGAE Internacional ESC Poll revelou a grande opinião de fãs da Eurovisão em toda a Europa e do Mundo sobre o Festival Eurovisão da Canção 2014. Todos os anos, todos os OGAE-clubes organizar uma votação interna dos anos atuais canções Eurovision. Os resultados serão publicados no site, bem como em nossos sites parceiros. O objetivo deste voto é a voz da opinião fãs ao longo dos anos atuais canções.

Esta votação nunca é oficial.

Site Oficial do OGAE

País Música Artista Compositor(s) OGAE resultado
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia "Undo" Sanna Nielsen Fredrik Kempe, David Kreuger, Hamed "K-One" Pirouzpanah 354
Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria "Running" András Kállay-Saunders András Kállay-Saunders, Krisztián Szakos 262
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel "Same Heart" Mei Feingold Rami Talmid 233
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria "Rise Like a Phoenix" Conchita Wurst Charley Mason, Joey Patulka, Ali Zuckowski, Julian Maas 221
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido "Children in the universe" Molly Smitten-Downes Molly Smitten-Downes, Anders Hansson 162

Top 37[editar | editar código-fonte]

# País Classificação da Final Pontos da Final Classificação da Semi-Final 1 Pontos da Semi-Final 1 Classificação da Semi-Final 2 Pontos da Semi-Final 2
1 Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria 290 169
2 Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda 238 150
3 Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia 218 131
4 Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia 174 121
5 Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria 143 127
6 Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia 133 118
7 Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia 89 63
8 Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega 88 77
9 Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca 74
10 Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha 10º 74
11 Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia 11º 72 97
12 Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia 12º 72 125
13 Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça 13º 64 92
14 Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia 14º 62 70
15 Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia 15º 58 61
16 Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia 16º 43 87
17 Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido 17º 40
18 Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha 18º 39
19 Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro 19º 37 63
20 Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia 20º 35 74
21 Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália 21º 33
22 Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão 22º 33 57
23 Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta 23º 32 63
24 São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino 24º 14 10º 40
25 Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia 25º 9 10º 52
26 França no Festival Eurovisão da Canção França 26º 2
27 Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal 11º 39
28 Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia 11º 36
29 Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia 12º 36
30 Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda 12º 35
31 Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia 13º 33
32 Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia 13º 33
33 Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica 14º 28
34 Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia 15º 22
35 Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel 14º 19
36 Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia 15º 15
37 Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia 16º 13

     - 1º Lugar

     - 2º Lugar

     - 3ºLugar

     - 37º Lugar (Último Lugar)

Cobertura televisiva das semifinais e final[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista das cadeias televisivas que emitirão o festival ; ainda não se sabe se estes países tramitaram os três espetáculos ou só dois o só um.

Legenda

Cobertura televisiva pelo mundo[editar | editar código-fonte]

Foi possível assistir ao concurso em qualquer parte do mundo, através da internet. Para além disso, várias televisões de vários países não europeus, transmitiram o festival. Também várias televisões Europeias transmitiram o festival nos seus canais internacionais. Em baixo é possível observar uma lista com os canais que transmitiram o festival, para além fronteiras europeias:

 Austrália
  • A Austrália não pode, nem está autorizada a entrar no concurso, apesar de amar este concurso , no entanto o festival vai ser transmitido na televisão pela SBS tal como aconteceu em anos anteriores. A televisão australiana enviou os seus próprios comentadores para o festival, os comentadores e apresentadores de televisão, Julia Zemiro e Sam Pang. O canal vai transmitir os três espetáculos, nos dias 6, 8 e 10 de Maio.
Sérvia Sérvia
  • O país vai emitir os três espetáculos , apesar da sua retirada nesta edição.
Chipre Chipre
  • O país vai emitir os três espetáculos , apesar da sua retirada nesta edição.
Croácia Croácia
  • O país vai emitir o festival , apesar da sua retirada nesta edição.
Nova Zelândia Nova Zelândia
  • O país vai emitir os três espetáculos, apesar de não poder participar.
Cazaquistão Cazaquistão
  • O país vai emitir os três espetáculos, apesar de não poder participar.
Canadá Canadá
  • O país vai emitir os três espetáculos, apesar de não poder participar.
Ilhas Faroe Ilhas Faroe
  • O país vai emitir os três espetáculos, apesar de não poder participar.
World Map Icon.svg Mundo Fora
  • Por exemplo, a RTP em Portugal, transmitará o festival para Portugal, e o sub-canal RTP Internacional, transmitará para todo o mundo, para que todos os mais de 200 milhões de lusófonos podessem ver o festival. Em baixo está uma lista das estações televisivas de cada país, que transmitiram o festival para além das suas fronteiras:

Até Agora

Comentadores e Porta-Vozes[editar | editar código-fonte]

Comentadores[editar | editar código-fonte]

Em Atualização.

Porta-vozes[editar | editar código-fonte]

  1. Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção AzerbaijãoSabina Babayeva
    ( Representante do Azerbaijão em 2012)
  2. Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia – Andrianna Maggania
  3. Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia – Paulina Chylewska
  4. Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia – Andri Xhahu
  5. São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marino – Michele Perniola
  6. Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca – Sofie Lassen-Kahlke
  7. Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro – Tijana Mišković
  8. Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia – Sonia Argint Ionescu
  9. Rússia no Festival Eurovisão da Canção RússiaAlsou
    (Representante da Rússia em 2000
  10. Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda – Tim Douwsma
  11. Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta – Valentina Rossi
  12. França no Festival Eurovisão da Canção França – Elodie Suigo
  13. Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido – Scott Mills
  14. Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia – Ralfs Eilands (Membro da banda PeR em 2013)
  15. Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia – Anna Avanesyan
  16. Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia – Benedict Valsson
  17. Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia – Marko Mark
  18. Suécia no Festival Eurovisão da Canção SuéciaAlcazar
  19. Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção BielorrússiaAlyona Lanskaya (Representante da Bielorrússia em 2013)
  20. Alemanha no Festival Eurovisão da Canção AlemanhaHelene Fischer
  21. Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel – Ofer Nachson
  22. Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal – Joana Teles
  23. Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega – Margrethe Røed
  24. Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia – Lauri Pihlap
  25. Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria – Éva Novodomszky
  26. Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia – Olivia Furtuna
  27. Irlanda no Festival Eurovisão da Canção IrlandaNicky Byrne
  28. Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia – Redrama
  29. Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia – Ignas Krupavicius
  30. Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria – Kati Bellowitsch
  31. Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha – Carolina Casado
  32. Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica – Angelique Vlieghe
  33. Itália no Festival Eurovisão da Canção ItáliaLinus
  34. Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção UcrâniaZlata Ognevich (Representante da Ucrânia em 2013)
  35. Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça – Kurt Aeschbacher
  36. Geórgia no Festival Eurovisão da Canção GeórgiaSopho Gelovani e Nodiko Tatishvili (Representantes da Georgia em 2013)
  37. Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia – Ula Furlan

Factos e Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Datas[editar | editar código-fonte]

As datas previstas para o Festival da Canção 2014 era dia 13 , 15 e 17 de Maio foi dado pela apresentadora do Festival Eurovisão da Canção 2013 Petra Mede no fim do espetáculo depois foi confirmado que as novas datas seriam mais cedo ; 6 , 8 e 10 de Maio.

As participações[editar | editar código-fonte]

Este ano ouve 4 saídas e 2 regressos e ouve um país que desconfirmou e depois confirmou ; este ano ouve dois país que tentaram estrear já tentaram estrear- a mais anos mas não foram aceites que era estes dois países:

  • Liechtenstein no Festival Eurovisão da Canção Liechtenstein - Não foi aceite porque ainda não conseguiu aderir á EBU.
  • Cazaquistão no Festival Eurovisão da Canção Cazaquistão - O país não é considerado um país europeu , ainda para mais tenta também ser um membro da ABU para assim participar no Asia-Pacific Song Festival.

Polémica[editar | editar código-fonte]

Sobre a Crimeia O maior certame de música europeu será mais um prova de fogo à Crimeia e ao conflito Rússia/Ucrânia. A questão que impera, no momento, é porque país votará a província. Qualquer decisão terá, indubitavelmente, um significado político.

A UER admite a dificuldade da decisão, embora remeta o assunto para as questões técnicas. Jon Ola Sand disse que a realidade está para lá do nosso controlo. O jornalista sueco Stig Fredriksson, correspondente da agência TT em Moscovo, explicou que o dilema é muito interessante. Nenhum país reconheceu a anexação. Aceitar que a Crimeia vote pela Rússia é aceitar a sua incorporação.

O supervisor executivo do ESC prefere não misturar política com o evento e diz que é um desafio técnico. É algo que vai ser decidido quando soubermos a infraestrutura do território e quem é o operador que vai trabalhar no local, se é russo ou ucraniano. A UER está a trabalhar neste assunto com a televisão pública ucraniana. Uma solução seria não permitir que a Crimeia votasse. No entanto, esta solução não agrada à UER e a Jon Ola Sand.

Loreen, vencedora do certame em 2012, defendeu em entrevista a um tablóide sueco que a Crimeia é território ucraniano. Junta-se assim a outra vencedora do ESC, Ruslana, que também defende que a anexação da região é ilegal. As duas cantoras são conhecidas pelas suas lutas pelos direitos humanos.

Sobre o Vencedor

Conchita Wurst deu à Áustria a primeira vitória desde 1966 e ao agradecer, sublinhou que é uma vitória da liberdade e da tolerância. Alguns países contestaram a participação da "mulher barbuda" no Festival da Eurovisão.

Conchita Wurst não passa despercebida. É um travesti com barba, um rosto delicado e maquilhado coberto por uma barba preta e espessa, cabelos longos, vestido de cauda e brincos compridos. Conchita é o alter ego do austríaco Thomas Neuwirth, de 25 anos, e venceu o festival com a música "Rise Like a Phoenix".

Referências

  1. [1]
  2. [2]
  3. [3]
  4. http://www.eurovision.tv/page/news?id=koppel_asbaek_rnne_to_host_eurovision_2014
  5. [4]
  6. http://www.esctoday.com/73858/eurovision-2014-37-countries-will-compete-copenhagen/
  7. [5]
  8. [6]
  9. [7]
  10. [8]
  11. [9]
  12. [10]
  13. [11]
  14. [12]
  15. [13]
  16. [14]
  17. http://www.escportugal.pt/2013/06/esc2014-aalborg-desiste-de-organizar-o.html
  18. https://es.wikipedia.org/wiki/Festival_de_la_Canci%C3%B3n_de_Eurovisi%C3%B3n_2014
  19. http://www.escportugal.pt/2013/06/esc2014-parken-stadium-desiste-da.html
  20. a b Four cities submit bids to host Eurovision 2014 (em inglés) (18 de junio de 2013).
  21. a b 2014 Sharing Copenhagen with the World, Eurovision Song Contest i København (em danés). DR.
  22. [15]
  23. [16]
  24. [17]
  25. [18]
  26. http://www.esctoday.com/75319/eurovision-2014-hosts-announced/
  27. [19]
  28. http://www.escportugal.pt/2014/03/alemanha-elaiza-sao-as-representantes.html
  29. http://www.escportugal.pt/2014/03/alemanha-elaiza-sao-as-representantes.html
  30. [20]
  31. [21]
  32. http://www.esctoday.com/66949/albania-rtsh-confirms-participation-in-eurovision-2014/
  33. a b Granger, Anthony (28 December 2013). Albania: Herciana Matmuja Is Off To Copenhagen. Eurovoix. Página visitada em 28 December 2013.
  34. http://escportugal2.blogspot.pt/2013/09/albania-rtsh-deu-inicio-ao-processo-de.html
  35. http://escportugal2.blogspot.pt/2013/09/albania-rtsh-deu-inicio-ao-processo-de.html
  36. http://escportugal2.blogspot.pt/2013/11/ultima-hora-armenia.html
  37. http://www.escportugal.pt/2014/03/video-armenia-oica-o-tema-que-aram-mp3.html
  38. http://www.esctoday.com/73184/armenia-xxxxxx-copenhagen/
  39. http://www.esctoday.com/73184/armenia-aram-mp3-to-copenhagen/
  40. http://escportugal2.blogspot.pt/2013/12/armenia-amptv-anuncia-o-nome-do-artista.html
  41. http://www.eurovision.tv/page/news?id=94183&_t=armenian_representative_announced_on_december_31st
  42. [22]
  43. [23]
  44. [24]
  45. [25]
  46. http://www.eurosong.be/59967/conchita-wurst-stelt-op-7-maart-eurovisielied-voor
  47. [26]
  48. http://www.escdaily.com/azerbaijan-dilara-kazimova-copenhagen/
  49. [27]
  50. [28]
  51. http://www.eurovision.tv/page/calendar
  52. [29]
  53. http://www.escportugal.pt/2014/03/belgica-axel-hirsoux-e-mother-sao-os.html
  54. http://www.escportugal.pt/2014/03/belgica-axel-hirsoux-e-mother-sao-os.html
  55. [30]
  56. [31]
  57. [32]
  58. [33]
  59. [34]
  60. [35]
  61. [36]
  62. [37]
  63. http://esctoday.com/77666/denmark-xxxxxx-copenhagen/
  64. http://esctoday.com/77666/denmark-xxxxxx-copenhagen/
  65. http://www.esctoday.com/71834/denmark-dansk-melodi-grand-prix-2014-tickets-sale/
  66. http://www.eurovisionary.com/eurovision-news/odense-host-dansk-melodi-grand-prix-2014-8th-march
  67. http://www.esctoday.com/73815/slovenia-rtvslo-2/
  68. http://esctoday.com/77779/slovenia-tinkara-kovac-copenhagen/
  69. http://esctoday.com/77779/slovenia-tinkara-kovac-copenhagen/
  70. http://www.esctoday.com/73917/slovenia-ema-national-selection-back/
  71. http://www.esctoday.com/74261/slovenia-ema-2014-national-final-8-march/
  72. [38]
  73. http://www.escportugal.pt/2014/02/espanha-ruth-lorenzo-e-dancing-in-rain.html
  74. http://www.eurovision.tv/page/multimedia/photos?gal=96693
  75. [39]
  76. http://www.eurovision.tv/page/news?id=spanish_final_date_announced
  77. [40]
  78. http://escxtra.com/2014/03/tanja-amazing-copenhagen/
  79. http://escxtra.com/2014/03/tanja-amazing-copenhagen/
  80. [41]
  81. [42]
  82. [43]
  83. http://www.esctoday.com/75104/finland-softengine-win-umk-2014/
  84. http://www.esctoday.com/75104/finland-softengine-win-umk-2014/
  85. [44]
  86. [45]
  87. [46]
  88. http://www.escportugal.pt/2014/03/franca-twin-twin-levam-moustache.html?showComment=1393786059594
  89. http://www.escportugal.pt/2014/03/franca-twin-twin-levam-moustache.html?showComment=1393786059594
  90. http://www.eurovision.tv/page/calendar
  91. [47]
  92. http://www.eurovision.tv/page/news?id=three_minutes_to_earth_for_georgia
  93. http://escportugal2.blogspot.pt/2014/02/georgia-shin-e-mariko-ebralidze-sao-os.html
  94. http://www.esctoday.com/73743/georgia-gpb-opts-internal-selection/
  95. http://www.eurovision.tv/page/news?id=georgian_eurovision_representative_announced_tomorrow
  96. http://www.eurovision.tv/page/news?id=three_minutes_to_earth_for_georgia
  97. [48]
  98. http://www.escportugal.pt/2014/03/ultima-hora-grecia-freaky-fortune-ft.html
  99. http://www.escportugal.pt/2014/03/ultima-hora-grecia-freaky-fortune-ft.html
  100. [49]
  101. http://www.escportugal.pt/2014/02/grecia-ja-sao-conhecidos-os-4-possiveis.html
  102. [50]
  103. [51]
  104. [52]
  105. [53]
  106. [54]
  107. http://www.eurovision.tv/page/news?id=andras_kallay-saunders_to_represent_hungary
  108. http://www.eurovision.tv/page/news?id=andras_kallay-saunders_to_represent_hungary
  109. [55]
  110. [56]
  111. [57]
  112. [58]
  113. [59]
  114. [60]
  115. http://www.eurovision.tv/page/news?id=iceland_and_the_winner_is_pollapoenk
  116. http://www.esctoday.com/75878/iceland-pollaponk-represent-iceland-copenhagen/
  117. [61]
  118. [62]
  119. [63]
  120. http://www.esctoday.com/73520/israel-mei-feingold-officially-announced-representative/
  121. [64]
  122. [65]
  123. http://eurovoix.com/2014/01/30/israel-3-songs-for-mei-announced/
  124. [66]
  125. http://www.esctoday.com/74489/italy-emma-marrones-entry-revealed-la-mia-citta/
  126. http://eurofestivalnews.com/2014/01/21/ufficiale-emma-alleurovision-song-contest-2014-per-litalia/
  127. http://www.esctoday.com/73767/eurovision-2014-italy-will-likely-opt-internal-seelction/
  128. http://eurofestivalnews.com/2014/01/21/ufficiale-emma-alleurovision-song-contest-2014-per-litalia/
  129. http://www.esctoday.com/74489/italy-emma-marrones-entry-revealed-la-mia-citta/
  130. [67]
  131. http://www.eurovision.tv/page/news?id=aarzemnieki_takes_the_honours_in_latvia
  132. http://www.eurovision.tv/page/news?id=aarzemnieki_takes_the_honours_in_latvia
  133. [68]
  134. [69]
  135. [70]
  136. http://www.escportugal.pt/2014/02/lituania-attention-e-musica-que-vai-ate.html
  137. [71]
  138. [72]
  139. [73]
  140. [74]
  141. [75]
  142. [76]
  143. [77]
  144. http://www.esctoday.com/75211/fyr-macedonia-tijana-will-premiere-entry-22-february/
  145. http://www.escflashmalta.com/index.php/music-news/international-music-news/item/3399-fyr-macedonia-pobeda-is-working-title-for-tijana
  146. http://www.esctoday.com/67142/malta-pbs-confirms-participation-in-eurovision-2014/
  147. http://www.escportugal.pt/2014/02/malta-firelight-para-o-esc2014.html
  148. http://www.eurovision.tv/page/news?id=firelight_to_represent_malta
  149. [78]
  150. [79]
  151. [80]
  152. http://esctoday.com/78598/moldova-cristina-scarlat-copenhagen/
  153. http://esctoday.com/78598/moldova-cristina-scarlat-copenhagen/
  154. [81]
  155. [82]
  156. [83]
  157. [84]
  158. [85]
  159. http://www.escportugal.pt/2013/11/montenegro-sergej-cetkovic-sera-o.html
  160. http://www.escportugal.pt/2014/02/montenegro-conheca-data-de-apresentacao.html
  161. [86]
  162. [87]
  163. [88]
  164. [89]
  165. http://escportugal2.blogspot.pt/2014/01/portugal-festival-da-cancao-com-final-e.html
  166. http://escportugal2.blogspot.pt/2014/01/portugal-festival-da-cancao-com-final-e.html
  167. [90]
  168. https://www.facebook.com/esctoday
  169. https://www.facebook.com/esctoday
  170. [91]
  171. [92]
  172. [93]
  173. http://www.escportugal.pt/2014/02/reino-unido-bbc-ja-escolheu-o-metodo-de.html
  174. http://www.escportugal.pt/2014/02/reino-unido-bbc-ja-escolheu-o-metodo-de.html
  175. [94]
  176. http://wiwibloggs.com/2014/03/01/romania-paula-seling-ovi-take-miracle-copenhagen/41437/
  177. http://wiwibloggs.com/2014/03/01/romania-paula-seling-ovi-take-miracle-copenhagen/41437/
  178. [95]
  179. [96]
  180. [97]
  181. http://www.escportugal.pt/2014/03/russia-gemeas-tolmachevy-escolhidas.html
  182. [98]
  183. [99]
  184. [100]
  185. http://www.eurovision.tv/page/news?id=98253&_t=its_maybe_for_valentina_monetta
  186. [101]
  187. [102]
  188. https://www.google.pt/?gws_rd=cr&ei=K3vqUtueAceEtAaH1IGQDg#q=valentina+monetta+representa+s%C3%A3o+marino+2014
  189. http://escportugal2.blogspot.pt/2014/01/sao-marino-valentina-monetta-anuncia.html
  190. [103]
  191. http://www.escportugal.pt/2014/03/suecia-sanna-nielsen-e-undo-sao-os.html
  192. [104]
  193. [105]
  194. [106]
  195. http://www.esctoday.com/74907/switzerland-sebalter-copenhagen/
  196. http://www.eurovision.tv/page/news?id=its_sebalter_for_switzerland
  197. [107]
  198. [108]
  199. [109]
  200. [110]
  201. [111]
  202. [112]
  203. [113]
  204. [114]
  205. [115]
  206. [116]
  207. [117]
  208. Nos 50 anos do Festival da Canção: o olhar da imprensa nacional (1964-2014) [Hemeroteca Digital]
  209. [118]
  210. [119]
  211. [120]
  212. [121]
  213. [122]
  214. [123]
  215. [124]
  216. [125]
  217. [126]
  218. [127]
  219. [128]
  220. http://www.escportugal.pt/2012/03/sao-marino-apresenta-nova-cancao.html
  221. http://www.escportugal.pt/2013/01/sao-marino-valentina-monetta-volta.html
  222. http://www.esctoday.com/73684/eurovision-2014-semi-finals-allocation-draw-20-january/
  223. http://www.dr.dk/melodigrandprix/Nyheder/2014/01/10163202.htm
  224. http://www.esctoday.com/71233/eurovision-2014-sweden-norway-semi-final-draw-decided/
  225. http://www.esctoday.com/73960/today-eurovision-2014-semi-final-allocation-draw/
  226. http://www.eurovision.tv/page/news?id=running_order_for_eurovision_semi-finals_decided
  227. http://www.eurovision.tv/page/news?id=running_order_for_eurovision_semi-finals_decided
  228. http://www.eurovision.tv/page/news?id=australian_superstar_to_sing_at_eurovision
  229. http://www.esctoday.com/67780/germany-ndr-confirms-participation-eurovision-2014/
  230. http://www.esctoday.com/68633/eurovision-2014-france-confirms-participation-copenhagen/
  231. http://escportugal2.blogspot.pt/2013/11/ultima-hora-italia-rai-confirma.html
  232. http://eurofestivalnews.com/2014/01/21/ufficiale-emma-alleurovision-song-contest-2014-per-litalia/
  233. http://escportugal2.blogspot.pt/2013/10/reino-unido-bbc-confirma-participacao.html
  234. Eurovision Song Contest 2014 Live në RTSH me Andri Xhahun (em albanian). Info Media Albania (1 May 2014). Página visitada em 2 May 2014.[ligação inativa]
  235. «Եվրատեսիլ 2014». Արամ MP3-ի մասին ֆիլմը, talk show-ն եւ մեկնաբանները (em armenian). news.am (6 May 2014). Página visitada em 6 May 2014.
  236. About the Hosts. SBS. Página visitada em 23 March 2014.
  237. Österreich im zweiten Song-Contest-Semifinale am 8. Mai (em german). ORF. Página visitada em 19 March 2014.
  238. «Eurovision 2014»: Azərbaycan təmsilçisi finalda yarışmaq hüququnu qazanıb (em azerbaijani). İctimai Television (7 May 2014). Página visitada em 7 May 2014.
  239. Белтелерадиокомпания продолжает подготовку к Международному конкурсу песни "Евровидение-2014". Сегодня творческая группа проекта сообщила, что в финале конкурса 10 мая объявлять баллы от Беларуси будет участница прошлогоднего песенного форума, заслуженная артистка нашей страны Алена Ланская (em russian). National State Television and Radio Company of the Republic of Belarus (4 April 2014). Página visitada em 5 April 2014.
  240. Более 1,5 тыс. журналистов будут освещать "Евровидение-2014" (em russian). belta.by (25 April 2014). Página visitada em 25 April 2014.
  241. Saerens, Zico (8 April 2014). Peter Van de Veire en Eva Daeleman verslaan Songfestival. deredactie.be. Página visitada em 8 April 2014.
  242. Bertinchamps, Pierre (18 March 2014). L’#Eurovision bouscule " The Voice Belgique " !. tuner.be. Página visitada em 21 March 2014.
  243. Prvi program HTV, subota, 10.05.2014 (em croatian). HRT (20 April 2014). Página visitada em 20 April 2014.
  244. Eurovision 2014: Το ΡΙΚ θα μεταδώσει τους ημιτελικούς και τον τελικό (em greek). LiveCity (23 April 2014). Página visitada em 24 April 2014.
  245. Twitter / Melina_Kara: It's official, once again I'll .... Twitter (25 April 2014). Página visitada em 26 April 2014.
  246. Bygbjerg, Søren (5 May 2014). Kommentator har mistet stemmen: Her er DRs nødplan (em danish). DR. Página visitada em 5 May 2014.
  247. Bygbjerg, Søren (7 May 2014). Surt show: Grand prix-kommentator stadig syg (em danish). Fyens Stiftstidende. Página visitada em 9 May 2014.
  248. Bygbjerg, Søren (8 March 2014). Bare rolig: Tøpholm fortsat kommentator på Eurovision (em danish). DR. Página visitada em 3 April 2014.
  249. Bygbjerg, Søren (27 April 2014). Monte Carlo kommenterer Eurovision på DR3: Det handler ikke om musik! (em danish). DR. Página visitada em 30 April 2014.
  250. Eurovision Song Contest i DR (em danish). DR (30 April 2014). Página visitada em 3 May 2014.
  251. Eurovisiooni lauluvõistlus 2014: 1. poolfinaal (em estonian). kava.ee (28 April 2014). Página visitada em 28 April 2014.
  252. Eesti punktid teeb Eurovisioonil teatavaks Lauri Pihlap (em estonian). ERR (5 May 2014). Página visitada em 5 May 2014.
  253. Faroe Islands: Eurovision 2014 Will Be Broadcast (em english). Eurovoix (5 May 2014). Página visitada em 5 May 2014.
  254. Euroviisut lähestyvät - Suomen edustajalla näytön paikka / Nedräkning till Eurovision Song Contest - alla tiders chans för Finlands Softengine (em finnish). NRK (10 April 2014). Página visitada em 10 April 2014.
  255. Gauthier, Clément (8 April 2014). Eurovision 2014 : un dispositif de choix pour les Twin Twin. toutelatele.com. Página visitada em 12 March 2014.
  256. Jiandani, Sanjay (12 November 2013). France: National final on January 26; winner announced on March 2. Esctoday.com. Página visitada em 12 November 2013.
  257. Videos 06.05.2014. GPB (6 May 2014). Página visitada em 7 May 2014.
  258. The Shin & Mariko to Participate at the 2014 ESC, on May 8. GPB (23 April 2014). Página visitada em 23 April 2014.
  259. Der TV-Fahrplan für den ESC 2014 und weiteren Specials (em german). ESCfans.de (4 April 2014). Página visitada em 7 April 2014.
  260. Bagiokis, Alexis (27 April 2014). Ο Γ.Καπουτζίδης και στο φετινό τελικό της Eurovision. Η ελληνική αποστολή πετάει την Τρίτη για Κοπεγχάγη (em greek). mikrofwno.gr. Página visitada em 27 April 2014.
  261. Jiandani, Sanjay (11 October 2013). Hungary: A Dal 2014 Rules released. ESCToday.com. Página visitada em 23 March 2014.
  262. Eurovíziós Dalfesztivál 2014 - 1. elődöntő - PORT.hu (em hungarian). port.hu (24 April 2014). Página visitada em 24 April 2014.
  263. Dagskrá Rásar 2 þriðjudaginn 06. maí (em icelandic). RÚV (23 April 2014). Página visitada em 23 April 2014.
  264. Dagskrá RÚV þriðjudaginn 06. maí (em icelandic). RÚV (23 April 2014). Página visitada em 23 April 2014.
  265. Eurosong 2014. RTÉ (24 February 2014). Página visitada em 29 March 2014.
  266. Radio Highlight Thursday. Independent.ie (3 May 2014). Página visitada em 5 May 2014.
  267. כל שירי אירוויזיון 2014 בערוץ הראשון (em hebrew). Israel Broadcasting Authority (29 April 2014). Página visitada em 29 April 2014.
  268. המופע של פרנק נֵף לקראת אירוויזיון 2014 (em hebrew). Israel Broadcasting Authority (17 April 2014). Página visitada em 24 April 2014.
  269. "Per le semifinali dell’Eurovision 2014 torna la coppia Solibello-Ardemagni", Eurofestival News, 11 April 2014. Página visitada em 12 April 2014. (em Italian)
  270. Escudero, Victor M. (22 January 2014). Emma to represent Italy in Copenhagen!. Eurovision.tv. Página visitada em 22 January 2014.
  271. "A Linus e Nicola Savino la finale dell’ESC 2014 su Rai 2", Eurofestival News, 6 April 2014. Página visitada em 6 April 2014. (em Italian)
  272. Телеканал "Хабар" покажет Международный конкурс песни «Евровидение» в прямом эфире (em russian). Zakon.kz (4 May 2014). Página visitada em 4 May 2014.
  273. 'Eirovīziju' atkal komentēs Valters un Kaža (em latvian). Delfi (4 May 2014). Página visitada em 4 May 2014.
  274. LRT žiūrovus visą savaitę džiugins „Eurovizijos“ reginiai (em lithuanian). Lithuanian National Radio and Television (6 May 2014). Página visitada em 6 May 2014.
  275. Eurovizija 2014. 1-asis pusfinalis (em lithuanian). Lithuanian National Radio and Television (6 May 2014). Página visitada em 7 May 2014.
  276. Eвровизија: Тијана ќе настапува единаесетта (em macedonian). Macedonian Radio Television (2 May 2014). Página visitada em 2 May 2014.
  277. Избор за песна на Евровизија 2014 год (em macedonian). Macedonian Radio Television (2 May 2014). Página visitada em 2 May 2014.
  278. „ПРИДРУЖИ МУ СЕ НА СВЕТОТ “ - Втора Полуфинална вечер на Евросонг 2014 (em macedonian). Macedonian Radio Television (8 May 2014). Página visitada em 8 May 2014.
  279. Calleja Bayliss, Marc (6 May 2014). ESC 2014: Few Hours Away from Semi-Final One. escflashmalta. Página visitada em 7 May 2014.
  280. Fii alături de Cristina Scarlat la Eurovision, cu Moldova 1 (em romanian). TeleRadio-Moldova (5 May 2014). Página visitada em 6 May 2014.
  281. Eurovision 2014. Semifinala 1. Partea I (em romanian). TeleRadio-Moldova (6 May 2014). Página visitada em 7 May 2014.
  282. Vučinić, Nada (14 May 2013). Večernji program (em montenegrin). RTCG. Página visitada em 15 May 2013.
  283. EUROVISION 2014. UKTV. BBC UKTV. Página visitada em 18 April 2014.[ligação inativa]
  284. The Common Linnets naar Eurovisie Songfestival (em dutch). Netherlands Public Broadcasting (28 April 2014).
  285. BVN Highlights mei 2014 (em dutch). Holland Focus (6 May 2014). Página visitada em 6 May 2014.
  286. "Eurovision Song Contest 2014: 1.semifinale", NRK, 10 April 2014. Página visitada em 10 April 2014. (em Norwegian)
  287. Velle Dypbukt, Sigrid. "Eurovision-fest med P3morgen på NRK3", NRK P3, 4 May 2014. Página visitada em 4 May 2014. (em Norwegian)
  288. Słowianie wyruszą na podbój Europy (em polish). Telewizja Polska (17 April 2014). Página visitada em 17 April 2014.
  289. Costa, Nelson (15 April 2014). Portugal: Sílvia Alberto comentadora do ESC2014 (em portuguese). ESC Portugal. Página visitada em 15 April 2014.
  290. Copenhaga, 5 mai, 2014 Paula Seling & OVI au strălucit la petrecerea de deschidere Eurovision (em romanian). AGERPRES (5 May 2014). Página visitada em 5 May 2014.
  291. "ЕВРОВИДЕНИЕ-2014" НА ТЕЛЕКАНАЛЕ "РОССИЯ" (em russian). Russia-1 (5 May 2014). Página visitada em 30 April 2014.
  292. Egorov, Dmitriy (7 April 2014). Дмитрий Губерниев: Киркоров интересуется спортом (em russian). Sovetskiy Sport. Página visitada em 6 May 2014.
  293. "San Marino, confermati Lia Fiorio e Gigi Restivo al commento dell’ESC: è record", Eurofestival News, 3 April 2014. Página visitada em 3 April 2014. (em Italian)
  294. "San Marino RTV: doppio commento in inglese e speciali sull’ESC 2014", Eurofestival News, 11 April 2014. Página visitada em 18 April 2014. (em Italian)
  295. РТС преноси „Евросонг“ 2014. (em serbian). RTS (7 April 2014). Página visitada em 7 April 2014.
  296. Песма Евровизије 2014. - Полуфинале 1 (em serbian). RTS (29 April 2014). Página visitada em 29 April 2014.
  297. Tinkara Kovač prihodnji teden odhaja na Pesem Evrovizije 2014 (em slovenian). Radiotelevizija Slovenija (23 April 2014). Página visitada em 23 April 2014.
  298. José María Íñigo será el comentarista de Eurovisión 2014 por cuarto año consecutivo (em spanish). FormulaTV (25 March 2014). Página visitada em 25 March 2014.
  299. Albinsson, Mathilde (2 April 2014). Malin Olsson och Edward af Sillén kommenterar Eurovision Song Contest (em swedish). SVT. Página visitada em 2 April 2014.
  300. Följ med bakom kulisserna i Eurovision Song Contest - Melodifestivalen och ESC (em swedish). SR (5 May 2014). Página visitada em 6 May 2014.
  301. Eurovision Song Contest 2014 - Internationales erstes Halbfinal live aus Kopenhagen/Dänemark (em german). SRF (4 April 2014). Página visitada em 4 April 2014.
  302. "Intervista esclusiva a Sandy Altermatt e Alessandro Bertoglio (RSI)", Eurofestival News, 10 February 2014. Página visitada em 10 February 2014. (em Italian)
  303. Le Tessinois Sebalter représentera la Suisse à l'Eurovision (em french). TDG (2 February 2014). Página visitada em 7 March 2014.
  304. ESC 2014 – Entscheidungsshow - Sebalter vertritt die Schweiz (em german). SRF (1 February 2014). Página visitada em 12 February 2014.
  305. Тимур Мирошниченко о новых порядках в НТКУ, цензуре на «112» и «Евровидении» без Украины. Medianyanya (4 May 2014). Página visitada em 6 May 2014.
  306. "Евровидение-2014": Мария Яремчук раскрыла секреты своего шоу и "личного фронта" [фото, видео] (em russian). Komsomolskaya pravda v Ukraine. Página visitada em 6 May 2014.
  307. Знайомимося з усіма учасниками Євробачення–2014! (em ukrainian). NTU (1 April 2014). Página visitada em 20 April 2014.
  308. НРКУ готується вп'яте транслювати Міжнародний пісенний конкурс "Євробачення" (em ukranian). NRCU (2 April 2014). Página visitada em 20 April 2014.
  309. Laura adds more Irish sparkle to BBC's eurovision song show. Herald.ie (5 April 2014). Página visitada em 6 April 2014.
  310. Radio 2 Eurovision Schedule: Thursday 8 May. Radio 2 Eurovision. Página visitada em 26 April 2014.
  311. BBC unveils new talent Molly as UK representative at Eurovision 2014. BBC Media Centre (3 March 2014). Página visitada em 8 March 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]