Eurovision Song Contest's Greatest Hits

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção Grandes Êxitos
° edição
Datas
Final 31 de março de 2015
Anfitrião
Local Hammersmith Apollo, Hammersmith, Reino Unido
Apresentador(es) Suécia Petra Mede
Reino Unido Graham Norton
Maestro Reino Unido David Arch (diretor musical)
Diretor Reino Unido Geoff Posner
Supervisor executivo Noruega Jon Ola Sand
Produtor executivo Reino Unido Guy Freeman
Estação Anfitriã EBU
BBC
Participantes
Número de entradas 15 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso Nenhum
Países de saída Nenhum
Actuações
Actuações de abertura(s) "Still in Love with You", interpretado pelos Electro Velvet (não incluído na transmissão televisiva)
Actuações nos intervalos Riverdance
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países participantes     Países que não se classificaram para a final

Portal da Eurovisão
Festival Eurovisão da Canção  

Os Grandes Êxitos Eurovisão[1] (ou Concerto dos 60 Anos do Festival Eurovisão da Canção, em inglês: Eurovision Song Contest's Greatest Hits) foi um concerto especial organizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) e produzido pela British Broadcasting Corporation (BBC) para comemorar o 60º aniversário do Festival Eurovisão da Canção. O concerto teve lugar a 31 de março de 2015 no Eventim Apollo, em Hammersmith, Londres. Guy Freeman foi o produtor executivo e Geoff Posner, o diretor, ambos os quais ocuparam os mesmos cargos da última vez que a BBC sediou o Festival Eurovisão da Canção em 1998. Simon Proctor foi o produtor sénior e David Arch foi o diretor musical do concerto. Os bilhetes para o evento foram colocados à venda às 10 horas do dia 6 de fevereiro de 2015.

Graham Norton e Petra Mede foram os anfitriões do evento, que contou com quinze atuações de representantes em edições anteriores da Eurovisão. Durante o espetáculo, foram mostradas imagens de arquivo do Festival Eurovisão da Canção entre cada apresentação ao vivo. A canção participante do Reino Unido para o Festival Eurovisão da Canção 2015 foi interpretada no concerto, mas nunca transmitida na televisão.

Vários países confirmaram a transmissão, mas em diferido. A emissora anfitriã, a BBC, e a Raidió Teilifís Éireann (RTÉ), transmitiram o programa na sexta-feira dia 3 de abril de 2015 na BBC One e RTÉ 2, respetivamente, com a RTP1 a transmitir no domingo, dia 26 de abril[1]. A emissora holandesa AVROTROS foi a primeira a anunciar a sua decisão de não transmitir o evento. Outros países também anunciaram a sua decisão de não transmitir, incluindo o Luxemburgo, que atuou no evento.

Local[editar | editar código-fonte]

O Eventim Apollo, em Londres.

A confirmação foi revelada a 3 de fevereiro de 2015 que o concerto seria realizado no Eventim Apollo, em Hammersmith, Londres[2]. A última vez que a capital do Reino Unido realizou qualquer evento da Eurovisão foi o Festival Eurovisão da Dança 2007[3].

Organização[editar | editar código-fonte]

Foi anunciado a 22 de outubro de 2014, que a União Europeia de Radiodifusão (EBU) designou a emissora do Reino Unido, a BBC, para co-produzir um espetáculo especial de aniversário para celebrar os 60 anos do Festival Eurovisão da Canção, semelhante ao Congratulations: 50 Anos do Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em 2005. Os detalhes relativos ao título do programa eram desconhecidos no momento em que o anúncio foi feito[4][5].

Mais tarde, a EBU emitiu a seguinte declaração sobre o 60º aniversário: "Há várias propostas empolgantes de emissoras associadas para celebrar o 60º aniversário além do concurso de maio, que está atualmente em fase final de avaliação. A decisão é esperada em breve, fique ligado!"[6]. Edgar Böhm, produtor executivo do Festival Eurovisão da Canção 2015, disse numa entrevista que a BBC foi escolhida para sediar o espetáculo[7]. Guy Freeman foi nomeado produtor executivo do evento, assistido pelo produtor sénior Simon Proctor, com o roteiro co-escrito por Edward af Sillén, Daniel Réhn e Christine Rose, enquanto o diretor foi Geoff Posner[2].

Os bilhetes para o concerto foram colocados à venda a partir das 10h15 (horário de Greenwich) na sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015, no site Eurovision.tv e no site oficial do Festival Eurovisão da Canção da BBC[8].

A 3 de fevereiro de 2015, foi anunciado que Graham Norton e Petra Mede seriam os co-anfitriões do concerto[9]. Graham Norton, foi co-apresentador do Festival Eurovisão da Dança de 2007 e 2008[10] é também o atual comentarista da Eurovision para o Reino Unido.[11], e Petra Mede foi apresentadora do Melodifestivalen 2009 (final nacional sueca)[12], apresentadora do Festival Eurovisão da Canção 2013[13] e futura co-apresentadora do Festival Eurovisão da Canção 2016[14].

Concerto[editar | editar código-fonte]

Graham Norton e Petra Mede, os apresentadores.

O concerto foi gravado ao vivo no dia 31 de março de 2015 no Eventim Apollo, em Londres, permitindo às emissoras participantes a liberdade de transmitir o programa numa data e canal que fosse conveniente para seus horários de transmissão[15].

O especial foi introduzido pela canção representante do Reino Unido desse ano, "Still in Love with You" dos Electro Velvet, que não foi mostrado na transmissão televisiva, mas foi feita exclusivamente para os membros da audiência da própria sala de concertos e foi posteriormente publicada nas páginas de media social da BBC[16].

Quinze artistas, representando treze países, consistindo em alguns dos maiores êxitos da Eurovisão, participaram no evento de gala do 60º aniversário do Festival Eurovisão da Canção[17]. A primeira vencedora do certame, em 1956, Lys Assia, apareceu na plateia como convidada de honra[18]. Durante a transmissão, imagens de arquivo foram mostradas antes de cada participação, mostrando as imagens do concurso daquele ano em particular, terminando com a gravação do Festival Eurovisão da Canção para a participação que estava prestes a se apresentar no palco. Recapitulações de montagens da Eurovisão nos últimos sessenta anos também foram transmitidas entre as participações. As atuações foram as seguintes[18]:

  1. Teach-In – "Ding-a-dong": Países Baixos, 1975
  2. Olivia Newton-John – "Long Live Love": Reino Unido, 1974
  3. Céline Dion – "Ne partez pas sans moi": Suiça, 1988
  4. Jedward – "Lipstick": Irlanda, 2011
  5. ABBA – "Waterloo": Suécia, 1974
  6. Serebro – "Song#1": Russia, 2007
  7. Izhar Cohen & the Alphabeta – "A-Ba-Ni-Bi": Israel, 1978
  8. Kathy Kirby – "I Belong": Reino Unido, 1965
  9. Bucks Fizz – "Making Your Mind Up": Reino Unido, 1981
  10. Sonia – "Better the Devil You Know": Reino Unido, 1993
  11. Imaani – "Where Are You?": Reino Unido, 1998
  12. Lynsey de Paul & Mike Moran – "Rock Bottom": Reino Unido, 1977
  13. Michael Ball – "One Step Out of Time": Reino Unido, 1992
  14. Cliff Richard – "Congratulations": Reino Unido, 1968
  15. Sandie Shaw – "Puppet on a String": Reino Unido, 1967
  16. Dana – "All Kinds of Everything": Irlanda, 1970

O intervalo foi preenchido pelos célebres Riverdance, confirmados para o concerto a 22 de março de 2015[19]. O espetáculo teatral, consistindo principalmente em música tradicional irlandesa e dança, e contou com campeões irlandeses de dança Jean Butler e Michael Flatley, com uma peça composta por Bill Whelan, originou-se como uma atuação de intervalo durante o Festival Eurovisão da Canção 1994[20][21].

Quinze cantores da Eurovisão de treze países participaram no concerto de aniversário.[17] Embora originalmente houvesse quatorze atuações confirmadas pela BBC, foi anunciado a 5 de março de 2015 que as Bobbysocks, vencedoras do Festival Eurovisão da Canção 1985 pela Noruega, se juntariam aumentando o total para quinze[22]. Imagens de arquivo foram mostradas antes de cada atuação, mostrando imagens da edição em questão, terminando com as filmagens do certame para a atuação que estava prestes a ser apresentada no palco[18].

# País[18] Ano[18] Idioma Artista[18] Canção[18] Tradução
 Dinamarca 2013 Inglês Emmelie de Forest "Only Teardrops" Apenas lágrimas
 Luxemburgo 1973 Francês Anne-Marie David "Tu te reconnaîtras" Tu te reconhecerás
 Suécia 1984 Sueco Herreys "Diggi-Loo Diggi-Ley" Diggi-Loo Diggi-Ley
 Israel 1998 Hebraico Dana International "Diva" (דיווה) Diva
 Dinamarca 2000 Inglês Olsen Brothers "Fly on the Wings of Love" Voa nas asas do amor
 Reino Unido 1976 Inglês Brotherhood of Man "Save Your Kisses for Me" Guarda os teus beijos para mim
 Espanha1 1968 Castelhano Rosa López "La, la, la"2 Lá, lá, lá
1969 Castelhano "Vivo cantando"3 Vivo a cantar
1973 Castelhano "Eres tú"4 És tu
2002 Castelhano & Inglês "Europe's Living A Celebration" A Europa está a viver uma comemoração
 Alemanha 1982 Alemão Nicole "Ein bißchen Frieden" Um pouco de paz
 Finlândia 2006 Inglês Lordi "Hard Rock Hallelujah" Aleluia Hard Rock
10º  França 2001 Francês & Inglês Natasha St-Pier "Je n'ai que mon âme" Só tenho a minha alma
11º  Rússia1 2008 Inglês Dima Bilan "Believe" Acredita
2008 Inglês "Never Let You Go" Nunca te deixo ir
12º  Noruega 1985 Norueguês Bobbysocks "La det swinge" Deixa dançar swing
13º  Suécia 2012 Inglês Loreen "Euphoria" Euforia
14º  Irlanda1 1980 Inglês Johnny Logan "What's Another Year" Mais outro ano
1992 Inglês "Why Me?"5 Porquê Eu?
1987 Inglês "Hold Me Now" Agarra-me agora
15º  Áustria 2014 Inglês Conchita Wurst "Rise Like a Phoenix" Surgir como uma fénix
1. Interpretado como um medley.
2. Originalmente interpretado por Massiel.
3. Originalmente interpretado por Salomé
4. Originalmente interpretado pelos Mocedades.
5. Originalmente interpretado por Linda Martin.

O especial foi encerrado por um medley de alguns dos maiores sucessos do Festival Eurovisão da Canção em inglês cantado por todos os artistas participantes, como uma reprise no encerramento, incluindo: Anne-Marie David a cantar a música vencedora de Israel no Festival Eurovisão da Canção 1979, "Hallelujah". O trio sueco Herreys cantou "Nel blu dipinto di blu", terceiro classificado em 1958. "Making Your Mind Up", de Bucks Fizz, os vencedores pelo Reino Unido em 1981, foi interpretado pelas Bobbysocks. A reprise foi concluída com Conchita Wurst e Dana International levando todos os artistas restantes (exceto Loreen) de volta ao palco para cantar a música vencedora do Festival Eurovisão da Canção 1974 dos ABBA, "Waterloo"[18].

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Vários países confirmaram a transmissão, mas em diferido, permitindo às emissoras participantes a liberdade de transmitir o programa numa data e canal que fosse conveniente para seus horários de transmissão. Algumas emissoras - como a Áustria e a Suécia - gravaram conteúdo adicional e entrevistas em Londres para os seus telespectadores e estes foram usados como promoções para o programa principal.

País Canal Comentador(es) Dia da transmissão Refs
 Irlanda RTÉ2 Sem comentadores 3 de abril de 2015
 Reino Unido BBC One Sem comentadores
 Bélgica Één Peter Van de Veire 4 de abril de 2015 [23]
 Islândia RÚV Sem comentadores
 Noruega NRK1 Sem comentadores
 Finlândia Yle Fem Sarah Dawn Finer & Christer Björkman
 Suécia SVT1
SVT World
 Albânia RTSH Sem comentadores 5 de abril de 2015
 Rússia Piervy Kanal Yury Aksyuta & Svetlana Zeynalova
 San Marino SMRTV Sem comentadores
 Finlândia Yle TV2 Sem comentadores, com legendas em finlandês 11 de abril de 2015
 Israel IBA Sem comentadores
 Bulgária BNT 1 Sem comentadores 13 de abril de 2015
 Bulgária BNT 2 Sem comentadores 19 de abril de 2015
 Letónia LTV1 Aigars Rozenbergs 25 de abril de 2015 [24]
 Portugal RTP1 Júlio Isidro 26 de abril de 2015 [1][25]
 Eslovénia TV SLO 1 Sem comentadores 2 de maio de 2015
 Reino Unido BBC Radio 2 Graham Norton 4 de maio de 2015 [26]
 Bélgica La Une Jean-Louis Lahaye & Maureen Louys 12 de maio de 2015
 Dinamarca DR1 Ole Tøpholm 16 de maio de 2015
 Alemanha NDR
MDR
Peter Urban [27][28]
 Grécia NERIT1
N HD
Sem comentadores, com legendas em grego
 Roménia TVR1 Sem comentadores [29]
 Áustria ORF eins Andi Knoll 17 de maio de 2015 [30]
 Suíça SRF zwei (parte 1) Sven Epiney 19 de maio de 2015
 França France 2 Virginie Guilhaume 20 de maio de 2015
 Suíça SRF zwei (parte 2) Sven Epiney 21 de maio de 2015
 Austrália SBS One Sem comentadores
 Estónia ETV Sem comentadores 22 de maio de 2015
 Alemanha EinsFestival Peter Urban [27][28]
 Sérvia RTS1 Sem comentadores 23 de maio de 2015
 Espanha La 1 José María Íñigo & Julia Varela [31][32]
 Portugal RTP2 Júlio Isidro 25 de dezembro de 2015 [33]

Países que não transmitiram[editar | editar código-fonte]

A seguinte lista de países recusou-se a transmitir o programa:

A lista de países a seguir, não anunciou planos sobre a transmissão do programa[17].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Portugal, Rádio e Televisão de. «Grandes Êxitos Eurovisão - Entretenimento - RTP». www.rtp.pt. Consultado em 17 de maio de 2021 
  2. a b «Official: London to host Eurovision's 60th Anniversary Event». eurovision.tv 
  3. «Taking the floor – Eurovision Dance Contest». BBC 
  4. «United Kingdom: BBC will host Eurovision's Greatest Hits Show in March». ESCToday 
  5. «ESC'15: 60th Anniversary Showed To Be BBC Produced». Eurovoix 
  6. «United Kingdom: BBC to produce 60th Anniversary Eurovision show?». ESCToday 
  7. «United Kingdom: BBC confirmed as 60th anniversary show host?». ESCToday 
  8. «United Kingdom: 4 more Eurovision acts join the party!». ESCToday 
  9. «Petra Mede aktuell för Eurovision-jubileum» [Petra Mede current Eurovision anniversary] (em sueco) 
  10. «Eurovision Dance Contest 2008». BBC 
  11. «Eurovision: Norton to replace Wogan». BBC 
  12. «Petra Mede fick ledas av scenen» [Petra Mede had to be led off the stage]. Aftonbladet (em sueco) 
  13. «Petra Mede to host Eurovision 2013». eurovision.tv 
  14. «Petra Mede and Mans Zelmerlow to host in Stockholm» 
  15. «Eurovision's Greatest Hits – Ticket FAQ». BBC 
  16. «United Kingdom: Watch Electro Velvet's first live performance.». ESCToday 
  17. a b c «Tonight: Recording of Eurovision's Greatest Hits». eurovision.tv 
  18. a b c d e f g h «Eurovision Song Contest's Greatest Hits». Festival Eurovisão da Canção. [[Festival Eurovisão da Canção|]]. British Broadcasting Corporation. BBC One 
  19. «Eurovision's Greatest Hits: Riverdance to perform». Eurovoix 
  20. «Riverdance unveiled». RTÉ 
  21. «Eurovision Song Contest 1994». eurovision.tv 
  22. «ESC's Greatest Hits: Bobbysocks to perform». Eurovoix 
  23. NWS, VRT (26 de março de 2015). «VRT viert 60e verjaardag Songfestival op 4 april». vrtnws.be (em neerlandês). Consultado em 17 de maio de 2021 
  24. «Latvia: To Broadcast Eurovision's Greatest Hits». Eurovoix (em inglês). 4 de abril de 2015. Consultado em 17 de maio de 2021 
  25. «Eurovisão 60 anos: Júlio Isidro comenta transmissão da RTP1». ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português. Consultado em 17 de maio de 2021 
  26. https://www.bbc.co.uk/programmes/b05ss4xw
  27. a b «Germany: Will Broadcast Eurovision's Greatest Hits». Eurovoix (em inglês). 2 de abril de 2015. Consultado em 17 de maio de 2021 
  28. a b «Jubiläums-Show: "Eurovision's Greatest Hits" im TV | News». web.archive.org. 26 de abril de 2015. Consultado em 17 de maio de 2021 
  29. «Eurovision Song Contest's Greatest Hits - concert Eurovision 60 de ani». TVR.RO (em Romanian). Consultado em 17 de maio de 2021 
  30. «TV-Fahrplan zum Song Contest - Eurovision Song Contest Vienna 2015». web.archive.org. 8 de maio de 2015. Consultado em 17 de maio de 2021 
  31. RTVE, PRENSA (13 de maio de 2015). «RTVE se vuelca con el festival de música más importante de Europa | Edurne, camino a Eurovisión 2015: "Veréis en el escenario de Viena a una mujer con fuerza"». RTVE.es (em espanhol). Consultado em 17 de maio de 2021 
  32. RTVE.es (28 de abril de 2015). «Julia Varela acompañará a José María Íñigo como comentarista de TVE para Eurovisión 2015». RTVE.es (em espanhol). Consultado em 17 de maio de 2021 
  33. «Portugal: RTP2 transmite "Eurovision Greatest Hits" no dia de Natal». ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português. Consultado em 17 de maio de 2021 
  34. Granger, Anthony (5 de fevereiro de 2015). «Armenia: will not broadcast 60th anniversary show». Eurovoix. Consultado em 5 de fevereiro de 2015 
  35. «Czech Republic: Will Not Broadcast Eurovision's Greatest Hits». Eurovoix. 5 de abril de 2015. Consultado em 5 de abril de 2015 
  36. Granger, Anthony (4 de fevereiro de 2015). «Luxembourg: will not broadcast 60th anniversary show». Eurovoix. Consultado em 4 de fevereiro de 2015 
  37. Błażewicz, Maciej (5 de fevereiro de 2015). «MKRTV will not broadcast "Eurovision's Greatest Hits"». ESC Bubble. Consultado em 5 de fevereiro de 2015 
  38. Granger, Anthony (23 de outubro de 2014). «The Netherlands: Will Not Broadcast 60th Anniversary Show». Eurovoix. Consultado em 23 de outubro de 2014 
  39. Granger, Anthony (4 de fevereiro de 2015). «Ukraine: NTU will not broadcast "Eurovision's Greatest Hits"». Eurovoix. Consultado em 4 de fevereiro de 2015