Rede Fuso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.

Rede Fuso é o nome dado ao sinal diferenciado da Rede Globo para os estados com Fuso Horário diferente de Brasília. Criado em 8 de abril de 2008, depois de inumeras pressões do Ministério da Justiça e das novas regras da DJCTQ. Esses sinais são gerados a partir da matriz e geradora da Rede Globo no Rio de Janeiro e da co-geradora em São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

2008 a 2009[editar | editar código-fonte]

Em 1º de abril, a Folha Online e Folha de S. Paulo publicaram a declaração do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr, sobre os horários, que o Ministério da Justiça deu prazo[1] até dia 7 de abril, através da portaria 1.220/07 (que estabelece a classificação indicativa, com o cumprimento a diferenças de fuso horário no país),[2] para as emissoras se adequarem às novas regras da classificação indicativa, que obrigam o cumprimento do fuso horário: "Não trabalhamos com a hipótese de uma nova prorrogação.".[1]

No dia 7 de abril, numa segunda-feira, entrou em vigor a portaria 1.220/07.[2] As emissoras do Mato Grosso, Amazonas, oeste do Pará, Acre, Rondônia e Roraima terão que respeitar a hora local de cada município para a definição da faixa etária: Um programa para maiores de 12 anos só pode ir ao ar após as 20h (de 14 anos, às 21h; de 16, às 22h; e de 18, às 23h).[2]

Na noite do mesmo dia que entrou vigor a portaria,[3] a Central Globo de Comunicação (CGCOM) divulgou nota,[4] na qual anunciou que no dia seguinte,[4] todas as suas afiliadas situadas em sete Estados com fuso horário diferentes de Brasília[4] terão sua programação atrasada em uma ou duas horas,[4] em relação à programação nacional,[3] [5] chamada de Rede Fuso,[5] com a programação diferente do horário de Brasília,[5] com exibição de uma hora adiantada,[4] que vai funcionar de segunda aos sábados,[4] menos aos domingos,[4] pois toda a programação tem classificação livre.[3] [4] [5]

O jornalístico Bom Dia Praça será exibido após o Bom Dia Brasil; o Praça TV 1ª Edição irá ao ar após o Jornal Hoje; e a novela Beleza Pura (exibida às 19h15min de Brasília), após o Jornal Nacional (às 20hs da Rede Fuso).[5] Os jogos do futebol com fuso diferenciado (exibido às quartas-feiras), não serão ao vivo, já que coincidem com o horário da novela, pois haverá um filme depois da novela, em seguida o compacto da partida e em seguida Jornal da Globo.[3] [4] [5]

A Rede Fuso inicialmente foi composta apenas por emissoras dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará.[3] [4] [5] No Acre, a TV Acre, de Rio Branco, que nessa época possuía duas horas de atraso em relação à Brasília, teria sua programação pré-gravada e exibida em horário local para as repetidoras no Estado.[3] [4] [5] Porém, com a mudança do fuso horário no Oeste do Pará, que aconteceria posteriormente, a situação das emissoras dessa região se modificaria (ver abaixo).

Na madrugada do dia 8 de abril, numa terça-feira, a Rede Globo (forçada pelo Ministério da Justiça a reclassificar a novela Duas Caras) iniciou as transmissões da chamada Rede Fuso para os estados brasileiros que têm 1 hora a menos de diferença em relação ao horário de Brasília.[3] [4] [5]

A Rede Fuso possui horários diferenciados em relação à programação dos outros estados brasileiros que têm o mesmo horário de Brasilia, como a transmissão do Praça TV 2ª Edição, que nestes estados é colocado no ar logo após a novela da faixa das 18 horas e antes do Jornal Nacional, o Praça TV 1ª Edição que vai ao ar logo após o Jornal Hoje e o Bom Dia Praça que vai ao ar logo após o Bom Dia Brasil.[5]

No dia 9 de abril, era exibido através da Rede Fuso, o Cinema Especial, com o filme Os Queridinhos da América.

De abril até junho, os jogos de futebol não eram ao vivo nesse sinal. Na época, entrava a novela às 21h, por volta das 21h40 entrava o Cinema Especial com um filme, e depois, entrava um compacto com os melhores momentos do jogo do dia. Essa medida gerou muitos protestos e reclamações de telespectadores na época.

Em junho, com a estreia da novela A Favorita, havendo a possibilidade para a Globo transmitir o futebol ao vivo novamente, Mas no entanto, a novela das sete (na época em exibição Beleza Pura) passou a ser a prejudicada, com capítulos que nem chegavam a 25 minutos.

2009 a 2010[editar | editar código-fonte]

De 18 de outubro de 2009 a 20 de fevereiro de 2010, as emissoras da Região Nordeste e os Estados do Amapá, Pará e Tocantins passam a integrar a Rede Fuso, por conta da vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil nesse período. A partir daí as emissoras desses estados passam a transmitir o sinal da Rede Fuso apenas na vigência do Horário Brasileiro de Verão.

2010 a 2011[editar | editar código-fonte]

No período de 17 de agosto a 30 de setembro, período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao 1º Turno das Eleições, a Rede Globo suspendeu as transmissões da Rede Fuso em todo o território nacional, desde então os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistem à programação em tempo real.

No período de 8 de outubro a 29 de outubro, período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao 2º Turno das Eleições, a Rede Globo suspendeu as transmissões da Rede Fuso em todo o território nacional, desde então os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistem à programação em tempo real. Com a vigência do Horário Brasileiro de Verão, a Rede Fuso retorna ao ar, mesmo com a propaganda eleitoral gratuita ainda no ar até 29 de outubro.

Uma curiosidade: o Debate entre os presidenciáveis que ocorreu para o 2º Turno das eleições em 29 de outubro foi transmitido gravado para as emissoras da Rede Fuso com atraso de 2 horas em relação aos estados que aderem ao Horário de Verão, porém a Rede Globo não cobriu a tarja AO VIVO durante a transmissão, gerando a falsa sensação de ter sido ao vivo, tanto no sinal analógico quanto no sinal em HDTV.

Na madrugada do dia 30 de outubro, a Rede Globo reiniciou as transmissões da Rede Fuso em todo o território nacional para os Estados do Norte, Nordeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Durante o Reveillon entre os anos de 2010 para 2011 as emissoras da Rede Fuso transmitiram as festas da virada de ano ocorridas no litoral nordestino, com imagens geradas a partir da Rede Globo Nordeste em Recife, e transmitindo somente o momento da queima de fogos na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro (gerada a partir da matriz da Rede Globo no Rio de Janeiro) em conjunto com as demais emissoras do Centro-Sul do país.

2011 a 2012[editar | editar código-fonte]

Durante a vigência do horário de verão, entre à 0h do dia 16 de outubro de 2011 à 0h do dia 26 de fevereiro de 2012, as regiões do Brasil que não entram no horário de verão passam a ter uma programação diferente das regiões Sul, Sudeste e o estado da Bahia. Também houve mudança na grade da Rede Fuso, passando a exibir o Praça TV 1ª Edição às 12h, seguindo o Globo Esporte e o Jornal Hoje, agora gravados, deixando de exibir as séries estrangeiras, no horário das 17h20min, que eram exibidas depois do Globo Notícia e antes de Malhação. A grade é semelhante que é adotada pela Rede Globo Nordeste no Recife, onde toda a programação nacional é atrasada em 1 hora, para garantir a exibição dos jornalísticos locais em horários normais (6h30, 12h e 19h) devido a concorrência pesada com os programas policiais das emissoras afiliadas às redes Band, Record e SBT nas Regiões Norte e Nordeste, geralmente exibidos ao meio dia, e não mudam de horário durante o horário de verão. [6]

Às quartas-feiras, logo após o Jornal Nacional, sobram 5 minutos na grade de programação, nos quais é inserido um breve boletim jornalístico local nos estados que ficam com 2 horas de atraso em relação ao Horário de Brasília (Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima) durante a vigência do Horário de Verão, bem como há um atraso no início das transmissões das partidas de futebol nesses estados (as transmissões iniciam apenas no final do primeiro tempo de jogo).

Na época de exibição do Rock In Rio 2011 a Rede Fuso apresentou o festival através do sinal em HDTV com o logo "ao vivo" da Rede Globo, quando na verdade as apresentações eram gravadas, o que pôde ser facilmente verificado quando comparadas com a exibição do canal pago Multishow (que apresentou o festival na íntegra e ao vivo). O equívoco se deu apenas na transmissão em HDTV, o que não ocorreu na exibição em sinal analógico, que continha a tarja GRAVADO juntamente com o logo da Rede Globo. Não é a primeira vez que esse fato ocorre: já ocorreu diversas outras vezes, como no debate para o Segundo Turno das eleições presidenciais em 2010.

2012 a 2013[editar | editar código-fonte]

Durante a vigência do horário de verão, que começou à 0h do dia 21 de outubro de 2012 e que vai acabar à 0h do dia 17 de fevereiro de 2013, as regiões do Brasil que não entram no horário de verão passam a ter uma programação diferente das regiões Sul, Sudeste. A maior novidade é a exclusão do estado da Bahia (que passou a exibir Rede Fuso) e a inclusão do Tocantins (que antes aderia à Rede Fuso durante o horário de verão no Centro-Sul, porém não adere atualmente por ter sido incluso no Horário Brasileiro de Verão).

Porém, a vigência do horário de verão coincidiu com as eleições municipais de 2012, principalmente cidades que tiveram 2º turno (São Luís, Belém, Manaus, Natal ,Cuiabá, Campo Grande e Salvador), nas quais as emissoras passaram a exibir propagandas políticas às 12h e 19h30 (Horário de Brasília) com 20 minutos de duração cada. Durante a faixa matutina a propaganda eleitoral era exibida entre o programa Encontro e o Praça TV 1a Edição e durante a faixa noturna era exibida no intervalo do Jornal Nacional às 19h30 (horário de Brasília), dividindo o telejornal em dois grandes blocos. Curiosamente, o Jornal Nacional, que era exibido ao vivo para essas cidades, era exibido nas parabólicas e demais afiliadas como gravado, dando falsa impressão que também eram ao vivo. No entanto para cidades que estão no horário de verão e tiveram 2o Turno (São Paulo, por exemplo) não houve qualquer alteração. Diferente do que ocorreu nas eleições de 2010, a Rede Fuso funcionou normalmente durante o período eleitoral.

No Reveillon entre 2012 e 2013 a Rede Fuso exibiu a queima de fogos das praias nordestinas, ancorada direto de Recife, sendo que exibiu somente o momento da queima de fogos do Rio de Janeiro no momento em que aconteceram, voltando a exibir posteriormente o Show da Virada. Durante alguns domingos, os filmes que passaram na sessão "Domingo Maior" no sinal Rede Fuso precisaram ser substituídos, haja vista, que nesses dias o "Fantástico" terminou às 22h45 (21h45 nos estados com fuso -1 e 20h45 nos estados com fuso -2) e alguns filmes transmitidos tinham classificação de 16 anos, só podendo ir ao ar a partir das 22h. Nesse caso, os filmes substitutos na Rede Fuso tinham classificação de 12 anos. A mesma situação acontecia com os filmes da sessão "Tela Quente" que tinham essa mesma classificação indicativa, pois, durante o horário de verão, a programação dos estados com fuso -2 é adiantada em uma hora, ocasionado o início da "Tela Quente" às 21h10.

2013 a 2014[editar | editar código-fonte]

Durante a vigência do horário de verão, que começará à 0h do dia 20 de outubro de 2013 e que vai acabar à 0h do dia 16 de fevereiro de 2014, as regiões do Brasil que não entram no horário de verão passam a ter uma programação diferente das regiões Sul, Sudeste. A novela das sete será exibida depois do Jornal Nacional, que será transmitido ao vivo, às 19h30. Nas quartas-feiras há a redução na duração do capítulo da novela das sete e a exibição na íntegra do capítulo da novela das 21h para a transmissão do futebol ao vivo a partir dos 8 minutos de jogo e a sequencia da grade em tempo real do Jornal da Globo ao Corujão retomando a grade fuso a partir do Festival de Desenhos. Aos domingos, a grade em tempo real nestes estados é adiantada em 1 hora. Essa sequência é válida para toda Região Nordeste e para os Estados do Pará, Tocantins e Amapá. Os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apesar de aderirem ao Horário de Verão, permanecem na Rede Fuso também com essa sequência de programação.

Para os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima (todos cobertos pela Rede Amazônica), que tem diferença de -2h em relação ao Horário de Brasília, a grade também passará por ajustes. De segunda a sexta-feira, o Bom Dia Brasil será exibido em duas edições, ao vivo, às 05h30, com reapresentação às 07h30 após o Bom Dia Amazônia. Do programa Mais Você até o Vale a Pena Ver de Novo, serão exibidos em horários normais, e as séries americanas, como Zack & Cody: Gêmeos a Bordo, substituem a Sessão da Tarde durante a vigência do horário de verão. A partir do Globo Notícia, os programas serão exibidos uma hora mais cedo. Nas quartas-feiras as transmissões das partidas de futebol para esses estados iniciam apenas a partir do 2o tempo de jogo em função do Horário de Verão no Centro-Sul do Brasil, diferente dos estados que permanecem com 1 hora a menos que Brasília. Nesses estados o Jornal Nacional inicia às 18h30, logo depois do Praça TV. Aos sábados, depois do Jornal Hoje, irá ao ar a série americana Sunny entre Estrelas e não será exibido o TV Xuxa tendo a partir do Caldeirão do Huck a exibição dos programas 1 hora mais cedo. E, aos domingos, a programação em tempo real será adiantada em duas horas nesses estados. [7] E as quintas-feira na rede fuso de horário de verão as novelas Além do Horizonte e Amor a Vida são encurtadas para que o The Voice Brasil seja exibido ao vivo na região.

2014 a 2015[editar | editar código-fonte]

Durante a vigência do Horário de Verão (Início em 19/10/2014 - Término em 22/02/2015), as regiões que não adotam o horário brasileiro de verão terão uma programação diferenciada do centro-sul. A diferença, é que este ano o Acre (fuso -2) passa a ter três horas de diferença durante a vigência do horário de verão, e por isso a TV Acre tem que ajustar a grade. Como a primeira semana do horário de verão coincide com a última semana do horário eleitoral obrigatório, até 26 de outubro nas regiões que não seguem o horário de verão, os programas da Globo vão ao ar mais cedo ou em horários diferentes a que o telespectador está habituado. Apenas em Pernambuco,a Globo Nordeste no Recife,a TV Asa Branca de Caruaru e a TV Grande Rio de Petrolina,manteve os programas nos horários de sempre(pra preservar os horários de seus noticiários devido a concorrência com programas policiais da TV Jornal/SBT, TV Jornal Caruaru/SBT, TV Clube/Rede Record e TV Tribuna/Band),porém com o Praça TV 1a edição iniciando após o horário eleitoral e a 2a edição antecedendo o Jornal Nacional(em 2 partes devido ao horário eleitoral) com as novelas das sete e das nove na sequencia.

No dia 27 de outubro, na região Nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul(que permanecem na Rede Fuso,apesar de aderirem ao Horário de Verão), os programas vão ao ar em seus horários habituais com mudança apenas no período noturno: o Jornal Nacional vai ao ar ao vivo as 19h30, a novela das sete vem logo depois as 20h10, seguida da novela das nove, as 21h05. Nas quartas-feiras, o capítulo da novela das sete tem a duração reduzida e o da novela das 21h, é apresentado na íntegra. A transmissão do futebol ao vivo começa a partir dos 8 minutos de jogo, com a sequencia da grade em tempo real até o Corujão retomando a grade fuso a partir do Festival de Desenhos. Nas quintas-feiras, as novelas das sete e das nove são encurtadas, para que o The Voice Brasil seja exibido ao vivo na região em sua reta final, adotando também o mesmo esquema da quarta: grade na sequencia em tempo real até o Corujão retomando a partir do Festival de Desenhos a grade fuso. Aos domingos, a grade é adiantada em 1 hora com o Domingo Maior exibindo filmes com classificação indicativa mais baixa que os programados pela rede.

No Amazonas, em Rondônia e em Roraima (cobertos pela Rede Amazônica), onde a diferença de fuso é de duas horas, de segunda a sexta-feira, o Bom Dia Brasil será exibido com atraso de uma hora, às 6h30, e o Jornal Nacional, às 19h30(também com atraso de uma hora). Bom Dia Amazônia vai ao ar as 7h30 e os demais programas vão ao ar em seus horários habituais. Nas quartas-feiras, a transmissão do futebol começa a partir dos trinta minutos de jogo. Nas quintas-feiras, a grade é ajustada, para que o The Voice Brasil seja exibido ao vivo na região durante a reta final do mesmo. Nos sábados, o Cine Fã-Clube dá lugar a uma série americana com a grade adiantada em 1 hora a partir do Caldeirão do Huck. Aos domingos, a grade é adiantada em 2 horas com o Domingo Maior exibindo filmes com classificação indicativa mais baixa que os programados pela rede.

Pela TV Acre (e emissoras do interior daquele estado), o Jornal Nacional passa a ser exibido às 18h30 (com 1h de atraso), seguido de Jornal do Acre, Alto Astral, Império e a linha de shows. Pela manhã, o Bom Dia Brasil vai ao ar as 6h30,o Bom Dia Amazônia vai ao ar as 7h30, a grade vem na sequencia em delay até Vídeo Show. Os filmes da Sessão da Tarde são substituídos por séries americanas e, a partir de Vale a Pena Ver de Novo, a grade é adiantada em 1 hora com relação aos horários habituais locais. Nas quintas-feiras, a grade é ajustada, para que o The Voice Brasil seja exibido ao vivo na região durante a reta final do mesmo. Nos sábados, o Cine Fã-Clube dá lugar a uma série americana com a grade adiantada em 2 horas a partir do Caldeirão do Huck. Aos domingos, o Domingo Maior exibe filmes com classificação indicativa mais baixa que os programados pela rede.

Com a estreia do telejornal Hora 1 em 1 de dezembro de 2014, 100% da programação matutina da Rede Globo passa a ser exibida com 1 hora de atraso (horário do Nordeste), 2 horas de atraso (horário de Manaus) e 3 horas de atraso (horário de Rio Branco) e o Bom Dia Praça (Bom Dia Amazonia, Bom Dia Pernambuco, Bom Dia Ceará, etc) passa a ser exibido das 06h as 07h30 ao vivo em horário local totalmente reformulado em cada estado.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

A Rede Fuso funciona de segunda a sábado, não havendo transmissões aos domingos. Vale ressaltar que os programas apresentados ao vivo (Hora Um, Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar, Encontro com Fátima Bernardes, Globo Esporte, Jornal da Globo, Corujão do Esporte e Big Brother Brasil), com a diferença de horário nos estados pertencentes à Rede Fuso, aparecem com uma tarja localizada logo acima do logotipo da emissora com a palavra GRAVADO cobrindo a expressão AO VIVO, em virtude desses programas não serem transmitidos em tempo real. Nesses estados, os únicos programas apresentados em tempo real são o Jornal Hoje (apenas no horário local), o Jornal Nacional, o Fantástico, o Esporte Espetacular, o Domingão do Faustão e o The Voice Brasil.

Às 12h começa o Praça TV 1a Edição,logo depois o Globo Esporte as 12h50 e o Jornal Hoje as 13h20(em edição exclusiva gerada de SP para as praças que compõem a Rede Fuso). Em seguida começa o Vídeo Show, logo após a Sessão da Tarde e depois o Vale a Pena Ver de Novo. Em seguida começa Malhação e, em seguida, a novela da faixa das 18 horas. O Praça TV 2a Edição, nesses estados, vai ao ar após a novela das 18 horas e antes do Jornal Nacional. As novelas da faixa das 19 horas e das 20 horas são exibidas sequencialmente e logo após o Jornal Nacional.

Às quartas-feiras, dia de jogos de futebol ao vivo, a emissora diminui o tempo da novela das 19h, que costuma ser muito afetada por causa da Rede Fuso, sendo transmitida apenas dois blocos. Em seguida entra a novela das 21h por completo, e então as partidas de futebol começam a ser transmitidas ao vivo, geralmente com 8 a 15 minutos depois do jogo já ter sido iniciado.Após a partida segue a programação em sequência em tempo real até o término do Corujão.A Rede Fuso retorna com a exibição o Festival de Desenhos até iniciar a programação do dia seguinte.

Por conta da novela às 19h (que na rede fuso é exibida após o Jornal Nacional) ser transmitida apenas dois blocos às quartas-feiras, a programação noturna de quinta-feira e sexta-feira é bastante afetada. Pois na quinta-feira é exibido o resto do capítulo de quarta-feira e parte do capítulo de quinta-feira. E na sexta-feira é exibido o que sobrou do capítulo de quinta-feira e o capítulo total de sexta-feira. E por isso todos os programas que começam após à novela das 19h, começam um pouco mais tarde.

A Rede Fuso não funciona durante o período de transmissão da propaganda eleitoral gratuita das eleições gerais na televisão (exceto eleições municipais), no qual os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistem à programação da Rede Globo em tempo real.

Durante a vigência do horário de verão 2010/2011, as emissoras dos estados que possuem 2 horas de diferença em relação ao horário de Brasília (Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre) transmitem os jogos do Campeonato Brasileiro de 2010, às quartas-feiras, somente a partir do 2° tempo de partida, em função do horário de início das partidas ser impreterivelmente às 21h30 pelo Horário de Brasília (19h30 nos estados com horário diferenciado, que corresponde à transmissão da novela da faixa das 19h e das 21h).

Durante a vigência do horário de verão 2011/2012, às quartas-feiras, na Região Norte a novela das 19h passa por completo, depois a novela das 21h, e em seguida entra o 2° tempo futebol.[8] No Nordeste (exceto Bahia), a novela as 19h (que na rede fuso é exibida após o Jornal Nacional também) só é transmitida apenas dois blocos, seguindo o capítulo completo da novela das 21h, e em seguida o futebol com mais ou menos 10 minutos já iniciado.

Estados que pertencem à Rede Fuso[editar | editar código-fonte]

Os estados que recebem permanentemente o sinal da Rede Fuso, da Rede Globo de Televisão, são: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima (emissoras da Rede Amazônica), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (emissoras da Rede Matogrossense de Televisão).

Excepcionalmente, durante o período de vigência do Horário de verão, as emissoras da Região Nordeste e as emissoras dos Estados do Pará, do Amapá e do Tocantins transmitem o sinal da Rede Fuso.

Nos estados que recebem permanentemente o sinal da Rede Fuso, a Rede Globo foi obrigada a cortar o canal em que a emissora era transmitida dos assinantes da SKY, a fim de proteger suas emissoras afiliadas de uma possível fuga de telespectadores, porém nesses estados é possível receber o sinal de satélite da Rede Globo através de antenas parabólicas, sem a necessidade de assinatura de canais fechados de televisão, fugindo dessa maneira do sinal da Rede Fuso. Nos municípios menores desses estados, em que as transmissões em TV aberta costumam ser precárias, a população se utiliza na maioria das vezes de antenas parabólicas, assistindo à programação da TV Globo em tempo real com os estados que possuem o mesmo horário de Brasília.

Fuso Horário no Acre, Sudoeste do Amazonas e Oeste do Pará[editar | editar código-fonte]

Em 24 de abril de 2008 com a sanção da Lei Federal nº 11.662 pelo presidente Lula, o Brasil reduziu a quantidade de fusos horários de quatro para três, fazendo com que estados inteiros passassem a ter um único fuso horário como caso do estados do Pará e Amazonas e o estado do Acre passou a ter apenas uma hora de diferença ao horário de Brasília. O projeto de lei foi apresentado pelo senador Tião Viana (PT-AC), porém não houve consulta da população dessas regiões sobre a aceitação ou não dessa mudança. A pressão pela aprovação do projeto aumentou, por parte das emissoras de televisão, depois que o governo determinou a exibição dos programas em horários de acordo com a classificação indicativa por faixa etária. Essa decisão dificultou o funcionamento das emissoras em rede nacional.[9]

Porém, de acordo com o referendo realizado no Estado do Acre, realizado em 31 de outubro de 2010, no qual a população acreana foi consultada sobre se o novo horário do estado do Acre deveria permanecer ou não, a população em sua maioria votou pelo retorno do antigo fuso horário no estado, cujo resultado será encaminhado do TSE para o Congresso Nacional a fim de se elaborar uma lei e, dessa forma, modificar novamente o horário no estado a partir de 2011, atrasando em uma hora e o país voltando a ter 4 fusos horários, o que irá provocar modificações ainda maiores na programação das emissoras de televisão daquele estado.[10]

No Oeste do Pará o horário foi modificado e essa região passou a pertencer ao fuso horário de Brasília. Com essa mudança de fuso as emissoras da Rede Globo nessa região do estado do Pará (TV Tapajós e retransmissoras) saíram da Rede Fuso, porém na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do país obriga com que essas emissoras transmitam o sinal da Rede Fuso, já que o Estado do Pará não adere ao Horário Brasileiro de Verão, deixando-o com 1 hora de atraso em relação à Brasília.

Pelo sinal da TV Acre, a sequencia de programação da Globo basicamente está assim: Jornal Nacional ao vivo, Novela 01, Jornal do Acre, Novela 02, Novela 03, série de shows da faixa nobre, seguindo a grade até o final da noite.

Cabe ressaltar que, pelo projeto de Lei que alteraria novamente o Fuso Horário do Acre, os fusos horários do Sudoeste do Amazonas e do Oeste do Pará também retornariam à condição anterior à Lei 11.662/2008, o que poderia provocar mudanças ainda mais radicais na programação da Rede Globo nos municípios atingidos pela mudança.

Apesar do plebiscito realizado no Estado do Acre, cujo resultado foi contrário à nova mudança de fuso horário implantado em 2008, o Projeto de Lei para o retorno ao fuso horário antigo no Acre, Sudoeste do Amazonas e Oeste do Pará foi vetado pelo Vice-Presidente da República Michel Temer, por tê-lo considerado "contrário aos interesses populares". Portanto, o fuso horário nessas regiões permaneceu o mesmo implantado em 2008.

A presidente Dilma Rousseff reencaminhou um Projeto de Lei em caráter de prioridade em 22 de dezembro de 2011 para nova apreciação do Congresso Nacional e Senado Federal sobre o retorno de horário no Acre e Sudoeste do Amazonas, não atingindo o Oeste do Pará, sancionado em outubro de 2013 como Lei nº 12.876/13, restabelecendo dessa forma o fuso horário com -5 horas em relação ao Horário de Greenwich, voltando portanto essas regiões ao antigo fuso Horário local, com duas horas a menos que o Horário de Brasília, conforme resultado de plebiscito popular realizado em 2010 no Estado do Acre no dia 10 de novembro de 2013. A programação da TV Acre passou a ser gravada nos domingos com exceção do futebol. No Sudoeste do Amazonas a programação foi adiantada em 1 hora em relação a TV Amazonas, de Manaus. [11]

Situação de outras redes de televisão[editar | editar código-fonte]

Por enquanto somente a Rede Globo implementou um sinal diferenciado para as emissoras dos estados com horário diferente ao de Brasília, a fim de preservar o chamado Padrão Globo de Qualidade, porém todas as redes de televisão brasileiras tiveram que se adequar à nova regra.

No SBT, na Rede Record, na RedeTV! e na Band as emissoras desses estados são obrigadas a gravar a programação e inserir em horário nobre programas com a classificação indicativa adequada a fim de "cobrir" o espaço vago na programação.

No caso específico do SBT, o SBT Belém (emissora própria do SBT no Pará) é a emissora responsável pela gravação e veiculação da programação já adequada aos horários para os estados com fuso diferenciado.A TV Em Tempo de Manaus/AM junto com a CEGRASA recebem e geram via-satélite a programação adequada para os estados com -1h além do Oeste do Pará. A tendência dessas redes de televisão é formarem "redes regionais" para veiculação da programação já adequada aos horários desses estados.As afiliadas do SBT no Nordeste aderem ao SBT Pará durante o período do horário de verão. Nos dias de semana, pelo menos nos estados com -1h, a programação segue gravada e exibida com atraso de 1 hora desde o Jornal do SBT Manhã até Casos de Família, quando depois vem direto o espaço para as emissoras afiliadas do SBT inserirem os seus noticiários locais. Em seguida vem o telejornal SBT Brasil e a novela Chiquititas, estes transmitidos em tempo real. O seriado Cory na Casa Branca é exibido depois de Chiquititas (20h25-21h25; horário local),em Mato Grosso a Afiliada local TV Rondon exibe programas locais e na sequência Rebelde e o Programa do Ratinho. A partir do mesmo, a programação volta a ser exibida com delay. Nos sábados e domingos a programação é totalmente transmitida em tempo real com as emissoras do Centro-Sul do Brasil.

Já no caso da TV Record, nos estados com -1h, a série CSI foi substituída por Dr House. Porém, o resto da grade segue em rede. No caso de estados com -2h, nas madrugadas, a Record gera pela Parabólica episódios de Psych, para serem exibidos no horário de CSI. Logo depois, entra Dr House e a programação segue com atraso até o "final". Porém, desde 3 de janeiro de 2011, CSI voltou á ser exibida nesses estados. Assim, deixando toda a grade noturna exibida com delay. No horário de verão 2011 - 2012, apenas inverteram o horário de Rebelde com o Jornal da Record, assim empurrando a grade noturna e adequando as faixas etárias. No Acre, onde a diferença é de 2h, a programação é exibida em tempo real até o Jornal da Record, quando são inseridos programas locais durante aproximadamente duas horas, e retorna a grade em delay a partir da novela Vitória.

Horário de verão 2012-2013[editar | editar código-fonte]

Após o Jornal da Record, são exibidos desenhos bíblicos. Depois, a programação nacional volta a ser exibida com delay e a geração da programação gravada da emissora nesse período ficou por conta da Record Bahia.Fora desse período quem gera esse sinal diferenciado no horário nobre é a TV A Crítica Manaus.

Na TV Bandeirantes, após o Show da Fé, entra Verão Animado e logo após, segue a programação nacional com delay. No domingo também entram séries após o Terceiro Tempo. Além de substituir alguns filmes de classificação alta por mais baixas em algumas ocasiões. Durante o Horário de Verão 2012/2013, para os estados da região norte que ficam com fuso horário de -2 horas (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima), após o Verão Animado, é exibida a novela argentina Quase Anjos e depois a programação nacional com delay de 2 horas.

Na RedeTV! apenas as afiliadas da rede atrasam a programação nacional, inserindo programas locais no horário. No estado de Rondônia, o programa Teste de Fidelidade é exibido com 1 hora de atraso, e durante a semana possui faixa local das 20h30 as 22h30, não sendo exibido o programa de R.R Soares e a exibição do Superpop e outros programas do horário com duas horas de diferença em relação a rede.

Horário de verão 2013-2014[editar | editar código-fonte]

SBT[editar | editar código-fonte]

No SBT, de segunda a sexta nas regiões que estão de fora do novo horário, toda a programação da emissora é exibida 1 hora depois do horário de Brasília do SBT Manhã até a reprise de "O Privilégio de Amar", logo após vem o espaço das afiliadas do SBT inserirem seus telejornais locais depois vem o SBT Brasil e as novelas Chiquititas e Rebelde exibindo-os em tempo real, depois entra a série Chuck e do Programa do Ratinho até o "final" a grade segue com atraso de 1h. A NordesTV, do Ceará, só adere ao SBT Pará depois de Rebelde, enquanto durante o dia exibe os programas da rede e locais 1 hora mais cedo. Em Mato Grosso a novela Rebelde e exibida logo após a programação local as 21:25 horário local,retomando a programação a partir do Programa do Ratinho.

Nos estados com fuso -2,as afiliadas do SBT no estados do AM, RO, RR e Oeste do Pará exibem a mesma programação gerada pelo SBT Pará porém há alterações no horário-nobre dessas afiliadas com a veiculação de programetes locais após Chuck voltando a programação normal em delay até o "final" a partir do Programa do Ratinho.

No AC onde o Fuso retornou a -3h há a veiculação de programas locais após Chuck retomando a programação normal a partir do "Programa do Ratinho".

Aos sábados toda a programação é exibida em tempo real até Supernanny, depois entra Chuck, e do Casos de Família até o "final" a grade segue com atraso de 1h valendo também para os estados com fuso -2 e -3. Aos domingos toda a grade é transmitida em tempo real.

Rede Record[editar | editar código-fonte]

Na Rede Record, de segunda a sexta toda a programação nos estados com fuso -1h é atrasada em 1h do Fala Brasil até o Cidade Alerta, depois entra direto o espaço para telejornalismo local, em seguida o Jornal da Record em tempo real e a série Todo Mundo Odeia O Chris. A partir de CSI (e de A Bíblia nas quartas-feiras) a programação volta a ser atrasada em 1h até o "final".

Nos estados com fuso -2h, a programação da Record exibida nas afiliadas TV A Crítica de Manaus e Parintins (AM) e TV Imperial de Boa Vista (RR) é a mesma dos estados com fuso -1 porém há duas exibições da série Todo Mundo Odeia o Chris entre o Jornal da Record e CSI NY/A Bíblia onde retomam a programação normal em delay até o "final".

A TV Candelária em Porto Velho e as emissoras de mesmo nome no interior de Rondônia tem uma programação diferente dos outros estados com fuso -2h, sendo que, sem Horário de Verão no Centro-Sul do Brasil, os programas da rede são exibidos em tempo real até o Jornal da Record, entrando o programa local Tempo Real às 20h30 locais e a grade a partir de CSI NY/A Bíblia com atraso de 1 hora. Durante a vigiência do Horário de Verão no Centro-Sul do Brasil, os programas da rede são exibidos com atraso de 1 hora até o Cidade Alerta, indo direto pro Jornal da Record, e o telejornal RO Record, normalmente exibido antes do JR, passa a ser exibido depois. Tempo Real permanece no mesmo horário e a partir de CSI NY/A Bíblia a grade segue com atraso de 2 horas.

Já a TV Gazeta em Rio Branco no Acre onde o fuso retornou a -3h exibe programa local entre a segunda exibição de "Todo Mundo Odeia o Chris" e a retomada da programação a partir de CSI/A Bíblia.

Já na Record Bahia e na Record Bahia Interior de Itabuna a programação é diferente das demais emissoras Record na região com o Bahia no Ar abrindo a programação seguido do Fala Brasil e do Hoje em Dia(estes em tempo real).As 11h locais entra o Verdade do Povo com Balanço Geral, Se Liga Bocão, Programa da Tarde e Cidade Alerta Bahia em seus respectivos horários.Em seguida chega o Jornal da Record e depois o Bahia Record entrando na Rede Fuso a partir de CSI NY/A Bíblia.

Na Record Pará e emissoras afiliadas no interior paraense, a programação é a mesma das demais emissoras da Record nos estados com o mesmo fuso de Brasília que não aderem ao Horário de Verão, até o Cidade Alerta. Depois entra Cidade Alerta Pará, indo direto pro Jornal da Record. O Pará Record vem depois do JR, e a partir de CSI NY/A Bíblia a grade volta a ser atrasada em 1 hora até o "final".

Aos sábados toda a programação é atrasada em até 3h e aos domingos toda a grade é transmitida em tempo real.[12]

Rede Bandeirantes[editar | editar código-fonte]

Na Rede Bandeirantes, após o Show da Fé são exibido desenhos animados e depois o restante da programação noturna em delay para os estados com fuso -1h. Para os estados com fuso -2h entra maratona de desenhos com o restante da programação noturna em delay valendo também para o AC que retomou o fuso -3 e aos sábados. Aos domingos antes do Pânico na Band é exibido o humorístico Só Risos. A TV Clube, da Paraíba, exibe todos os programas locais e nacionais 1 hora mais cedo. Já a TV Tribuna Recife atrasa a programação da manhã pra manter seus programas da hora do almoço nos horários habituais, exibe a programação vespertina em tempo real de Violetta ao Show da Fé culminando nas exibições do Brasil Urgente (edições local e nacional), Jornal da Tribuna e Jornal da Band com 1 hora de antecedência.

RedeTV![editar | editar código-fonte]

Na RedeTV!, apenas as afiliadas da emissora como a RedeTV! Manaus, RedeTV! Rondônia e a TV Arapuan atrasam toda a programação nacional em 1 hora, para manter os programas locais em seus horários habituais. Já as emissoras próprias da RedeTV! em Recife e Fortaleza, por não terem programação local, exibem a programação nacional 1 hora mais cedo, com exceção do Teste de Fidelidade que é exibido com 1 hora de atraso. A TV São Luís, afiliada da rede em São Luís, MA exibe a programação local e nacional uma hora mais cedo, sem atrasar a programação. A RedeTV! não possui sinal fuso no satélite, cabendo as afiliadas gravarem a programação nacional e exibi-los no horário local, preservando os horários dos programas regionais.

Horário de Verão 2014-2015[editar | editar código-fonte]

SBT[editar | editar código-fonte]

No SBT, de segunda a sexta as regiões que estão de fora do horário de verão, toda a programação da emissora gerada pelo SBT Pará é exibida 1 hora depois do horário de Brasília do Notícias da Manhã até a novela A Feia Mais Bela depois indo direto para o espaço para os noticiários locais,em seguida vem o SBT Brasil e as novelas Chiquititas e Rebelde todas em tempo real. Logo depois vem o programa Okay Pessoal de Otávio Mesquita em edição exclusiva para os estados que não acompanham o HBV com as melhores matérias do programa(a edição inédita continua no ar no horário habitual). A programação é retomada em delay até o final a partir do Programa do Ratinho(e do Roda a Roda as quartas). No Mato Grosso a novela Rebelde é exibida depois da programação local as 21:25 horário local,retomando a programação a partir do Programa do Ratinho/Roda a Roda.

Para os estados do AM,RO e RR com o fuso -2h,a grade exibida é a mesma gerada pelo SBT Pará porém com a veiculação de programetes locais entre o Okay Pessoal e o Programa do Ratinho/Roda a Roda de onde é retomada a programação normal.

Para o AC com o Fuso -3h, a programação é exibida em tempo real de Casos de Família até Rebelde. Há a veiculação de programas locais após Rebelde, retomando a programação normal a partir do "Programa do Ratinho"/"Roda a Roda".

Aos sábados toda a programação é exibida em tempo real até o Esquadrão da Moda, vindo depois um seriado americano e a partir do Festival Sertanejo,a grade é retomada em delay até o final. Aos domingos, a programação é transmitida em tempo real.

Rede Record[editar | editar código-fonte]

Na Rede Record, de segunda a sexta toda a programação nos estados com fuso -1h é atrasada em 1h do Fala Brasil até o Cidade Alerta, depois entra direto o espaço para o jornalismo local, em seguida entra o Jornal da Record em tempo real e a série Todo Mundo Odeia O Chris é exibida antes da novela Vitória, de onde a programação é retomada até o final. Em 10 de dezembro de 2014, devido a transmissão em tempo real (ao vivo) da final de A Fazenda 7, esses estados com fuso -1 assistiram ao capitulo inédito da novela Vitória às 23h30 (pelo horário local) e logo depois, o Câmera Record.

Nos estados com fuso de -2h,as afiliadas da Record TV A Crítica de Manaus e de Parintins (AM) e TV Imperial de Boa Vista (RR) exibem a mesma programação dos estados com fuso -1 porém há duas exibições da série Todo Mundo Odeia o Chris entre o Jornal da Record e a novela Vitória, de onde a programação é retomada em delay até o final.

Na TV Candelária de Porto Velho e emissoras de mesmo nome no interior de RO, a grade é exibida com atraso de 1 hora até o Cidade Alerta, indo direto pro Jornal da Record, e o telejornal RO Record é exibido logo depois, na sequencia vem o programa Tempo Real e a partir da novela Vitória a grade segue com atraso de 2 horas até o final.

A TV Gazeta de Rio Branco/AC, com fuso de -3h, transmite programas locais entre Todo Mundo Odeia o Chris e a novela Vitória de onde a programação é retomada.

Na Record Pará e emissoras do interior paraense, a programação é a mesma das demais emissoras da Record nos estados com o mesmo fuso de Brasília que não aderem ao Horário de Verão, até o Cidade Alerta. Depois vem o Cidade Alerta Pará, o Jornal da Record e o Pará Record. A programação retorna ao normal (com delay) a partir da novela Vitória.

Aos sábados,a grade é atrasada em até 3h e aos domingos toda a grade é exibida em tempo real.

Rede Bandeirantes[editar | editar código-fonte]

Na Rede Bandeirantes, logo após o Show da Fé são exibido desenhos animados e depois o restante da programação noturna em delay para os estados com fuso -1h. Para os estados com fuso -2h entra maratona de desenhos com o restante da programação noturna em delay. No AC, programas locais são transmitidos. A grade é a mesma também aos sábados. Aos domingos antes do Pânico na Band é exibido o Top 20. A adaptação varia conforme a afiliada.

RedeTV![editar | editar código-fonte]

Na RedeTV!, somente as afiliadas da emissora como a RedeTV! Manaus, RedeTV! Rondônia e a TV Arapuan atrasam toda a programação nacional em 1 hora, para manter os programas locais em seus horários habituais.As filiais da Rede TV em Recife e em Fortaleza veiculam a programação 1h mais cedo, porém o Teste de Fidelidade vai ao ar mais tarde aos domingos, devido a classificação indicativa Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil), nesse caso as filiais prolongam a exibição do Te Peguei na TV por mais uma hora. Na TV Clube, a programação de Segunda a Sexta é exibida com 1 hora de atraso, com exceção do RedeTV! News que é exibido as 21h20 seguindo pela faixa local das 22h as 23h e segue novamente a programação nacional em delay até o final do programa Amaury Jr (as segundas Debate Brasil). Aos Sabados, o Sabado Total de Gilberto Barros é dividido em duas partes das 14h00 as 15h15 e das 17h20 as 18h20 para a exibição ao vivo das partidas de Futebol da Série B do Campeonato Brasileiro, a partir dai a grade segue em delay até o final do Good News, depois RedeTV! News as 21h20 (ao vivo), depois faixa local das 22h00 as 23h00, e segundo novamente a programação nacional em delay até o final da reprise do Teste de Fidelidade.

Aos domingos toda a programação é exibida com 1 hora de atraso.


Referências

  1. a b Emissoras de estados com fuso horário diferente do de Brasília terão que respeitar classificação Folha Online (1º de abril de 2008, 8h46min). Visitado em 30-10-2010.
  2. a b c Respeito de TVs a diferenças de fuso horário entra em vigor Folha Online (7 de abril de 2008, 18h26min). Visitado em 30-10-2010.
  3. a b c d e f g Rede Globo anuncia adequação da grade ao fuso horário Portal IMPRENSA (8 de abril de 2008, 9h15min). Visitado em 30-10-2010.
  4. a b c d e f g h i j k l Globo anuncia adequação à regra de fuso com um dia de atraso Folha Online (7 de abril de 2008, 22h44). Visitado em 30-10-2010.
  5. a b c d e f g h i j TV Globo muda horário da programação em sete estados Portal G1 (8 de abril de 2008). Visitado em 30-10-2010.
  6. http://redeglobo.globo.com/tvmorena/noticia/2011/05/programacao-da-tv-morena.html
  7. http://redeglobo.globo.com/redeamazonica/noticia/2013/10/horario-de-verao-saiba-o-que-muda-na-programacao-da-rede-amazonica.html
  8. http://redeglobo.globo.com/redeamazonica/noticia/2011/09/confira-programacao-da-semana-na-grade-da-tv-amazonas.html
  9. Lula diminui o fuso horário de três Estados da região Norte Estadão (24 de abril de 2008, 23:40). Visitado em 01-11-2010.
  10. Acreanos dizem "não" ao atual fuso horário O Globo (02 de novembro, 23:40). Visitado em 02-11-2010.
  11. Portal Brasil (31/10/2013 08:43). AC e parte do AM voltam a contar duas horas a menos Portal Brasil. Visitado em 31-10-2013.
  12. http://www.recordistas.net/2013/10/confira-grade-de-programacao-da-record_3.html

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]