Rio Dourados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Dourados
Comprimento 380 km
Nascente Antônio João-MS
Altitude da nascente 710 m
País(es)  Brasil
País da
bacia hidrográfica
Rio Paraná

O rio Dourados, chamado usualmente de rio Dourado[1], é um curso de água localizado inteiramente no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Pertence à bacia hidrográfica do Rio Paraná. O rio nasce no território do município de Antônio João, em uma fazenda de propriedade privada[2], aproximadamente a 5 quilômetros do centro da cidade. Seus principais afluentes são os rios Samambaia, Santa Virgínia, Lajeado, São João e o Córrego Paragem.

Além do local de sua nascente, Antônio João, o curso d'água atravessa os municípios de Dourados e Fátima do Sul, desembocando no rio Ivinhema na região de Deodápolis . Além disso, o rio serve como limite natural entre os municípios de Dourados e Ponta Porã, Dourados e Deodápolis e entre Dourados e Caarapó.

O rio Dourados desagua no rio Ivinhema, eis que a nascente do Rio Ivinhema se dá na Serra de Maracaju, sendo que ao passar pelo municipio de Rio Brilhante, recebe também o nome de Rio Brilhante e desemboca no rio Paraná.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.dothnews.com.br. «Pesquisa aponta que o nome correto é Rio Dourados». www.douradosnews.com.br. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  2. «Rio Dourados pode virar um Taquari». Dourados Agora - Notícias de Dourados-MS e Região. Consultado em 21 de setembro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.