Scooby-Doo (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Scoobert "Scooby" Doo
Personagem de Scooby-Doo
Scooby.jpg
Scooby-Doo
Origem  Estados Unidos
Sexo Masculino
Espécie Dinamarquês
Olhos Pretos
Características 3m de comprimento
33 kg de peso
Residência: Casinha de cão no quintal do Salsicha.
Actividade(s) Membro da AAC (Associação Americana de Covardes)
Família Família Doo:
Scooby-Loo (sobrinho)
Scooby-Dão (primo)
Scooby-Dee (prima de 2º grau).
Amigo(s) Fred Jones
Daphne Blake
Norville Rogers
Velma Dinkley
Inimigo(s) "Monstros"
Criado por Iwao Takamoto
IMDb IMDb
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Scooberty Cornelius Doo mais conhecido como Scooby-Doo é um cão personagem sendo o protagonista da série de televisão Scooby-Doo. Scooby-Doo é o animal de estimação e companheiro de longa vida de Salsicha Rogers. Ele pode falar e ficar sobre duas patas por muito tempo. É medroso, porém tem um coração de ouro e é muito comilão, assim como Salsicha. O personagem utiliza muito o bordão "Scooby-dooby-doo". Nos esboços originais, Scooby não tinha manchas. Scooby é um Dogue Alemão (conhecido também como cão dinamarquês), mas não há cães da raça com as mesmas cores e pintas.

No Brasil, Orlando Drummond Cardoso Emprestou a voz por mais de 30 anos Scooby-Doo.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Em todas as versões do personagem, Scooby-Doo e Salsicha possuem diversos traços de personalidade, principalmente sendo covarde e sempre faminto. Mas seus amigos (Velma, Daphne e Fred) incentivã-os a ir atrás dos vilões fantasiados, geralmente com os "Biscoitos Scooby", um deleite do cão pelo biscoito (geralmente em forma de osso, ou, nas versões mais recentes das caricaturas, em forma do cão Scooby).

Na maioria das atuações, ele mantém suas frases relativamente curtas, geralmente usando charadas para nada mais do que três ou quatro palavras. Seu slogan, geralmente uivou no final de cada episódio, que é "Scooby-dooby-doo!".

Aparência[editar | editar código-fonte]

Scooby-Doo é marrom dos pés à cabeça com várias manchas pretas na parte superior do corpo. Ele geralmente é um quadrúpede, isto é, usa as quatro patas para andar, mas com características de "humano" exibe ocasionalmente o jeito bípede, usando seus dois membros inferiores para caminhar. Scooby pode usar suas patas dianteiras como mãos. Ele tem um nariz preto e veste uma coleira azul com as suas iniciais "SD", possuindo quatro dedos em cada pé.

O criador Iwao Takamoto explicou mais tarde que, antes que ele desenhasse o personagem, ele falou pela primeira vez com um criador de Dogues Alemães, que descreveu-lhe as características desejáveis de um cão de raça. Takamoto, em seguida, chamou Scooby como o oposto disso. Ele disse: "eu decidi ir para o [caminho] em frente e dei-lhe uma corcunda, pernas tortas, queixo pequeno. Até mesmo a cor dele é errada."[1]

Segundo a revista oficial que acompanhou o filme de 2002, Scooby tem de sete anos.

Opinião de Kasem[editar | editar código-fonte]

Casey Kasem, o ex-dublador de Salsicha Rogers, disse que o Scooby é a estrela do show. Kasem explicou: "As pessoas amam os animais mais do que amam as pessoas. Estou certo ou errado? Eles dão mais amor aos seus animais de estimação que eles dão para as pessoas. Scooby é vulnerável e amável, e não é corajoso, e muito parecido com as crianças que assistem. Mas como as crianças, ele gosta de pensar que ele é corajoso."[2]

Dubladores[editar | editar código-fonte]

 Estados Unidos (Original)

 Brasil (Versão brasileira)

 Dinamarca (Versão dinamarquesa)

  • Lars Thiesgaard

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Em 1979, ganhou um sobrinho chamado Scooby-Loo (que o chama de Tio Scooby), que é o menor personagem, o mais tagarela e chato.
  • Em O Show do Scooby-Doo, Scooby ganha um primo: o atrapalhado Scooby-Dão e uma prima de 2º grau: a delicada Scooby-Dee.
  • Como todo animal doméstico, tem um dono: Salsicha.
  • Scooby-Doo tem a maior atenção dos humanos.
  • É manso, mas há um episódio da série O Que Há de Novo, Scooby-Doo?, o Scooby rosna para um guarda (que é o culpado do mistério), mostrando que ele não é tão manso assim.
  • Encerra quase todos os episódios dizendo Scooby-Dooby-Doooo!. Há um episódio da série O Que Há de Novo, Scooby-Doo?, que encerra-o dizendo Biscoitos Scooby-Dooby-Doooo!.E em Scooby-Doo Abracadabra-doo ele encerra dizendo "Scooby-Abracadabra-Doo!"
  • A família Doo já está na família Rogers , já há algumas gerações !

Origem do Nome[editar | editar código-fonte]

A origem do nome Scooby-Doo, veio da música Strangers in the Night, de Frank Sinatra. Mas a ideia, veio do chefe de programação infantil da CBS, Fred Silverman, que pensou no nome, quando Frank Sinatra canta "doo-be-doo-be-doo".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em inglês)"O criador de Scooby-Doo morre aos 81 anos", 9 de janeiro de 2007.
  2. (em inglês)[ligação inativa]Sigesmund, B.J. "The Inside Dope." Newsweek. June 14, 2002. Available at Lexis-Nexis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Scooby Doo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.