The New Scooby-Doo Movies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The New Scooby-Doo Movies
Os Novos Filmes do Scooby-Doo (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 43 minutos
Criador(es) Joe Ruby
Ken Spears
Elenco Don Messick
Casey Kasem
Heather North
Frank Welker
Nicole Jaffe
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Idioma original eua$ inglês
Temporadas 2
Episódios 24 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) Joseph Barbera
William Hanna
Tema de abertura Musical
Tema de encerramento Musical
Transmissão original 9 de setembro de 197227 de setembro de 1973
Cronologia
Scooby-Doo, Cadê Você?
O Show do Scooby-Doo

The New Scooby-Doo Movies (algumas vezes chamado The New Scooby-Doo Comedy Movies) foi a série de desenho animado estadunidense com produção Hanna-Barbera e a segunda série da franquia Scooby-Doo, que ia ao ar nos sábados de manhã na TV americana. O anterior era Scooby Doo, Cadê Você?. O desenho estreou em 9 de setembro de 1972 e continuou durante duas temporadas, exibido pela Rede CBS.[1] Vinte e quatro episódios foram produzidos no total (dezesseis em 1972, e mais oito em 1973). No Brasil, a série foi reexibida pelo SBT em 2010.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Além dos personagens da turma do Scooby-Doo, em cada um dos episódios desta série aparecia convidados especiais, celebridades da TV ou do Cinema da época (anos 60 e 70) e os quais ajudavam a resolver o mistério da semana.[2] Alguns destes convidados eram dublados por eles mesmos (Don Knotts, Jonathan Winters, Sandy Duncan, Tim Conway e a dupla Sonny & Cher, entre outros). Outros que já haviam falecido ou estavam indisponíveis, tiveram a dublagem feita através de imitações das vozes originais (Os três patetas e O Gordo e o Magro). Muitos dos convidados eram futuras personagens de desenhos a serem produzidos pela dupla Hanna-Barbera: Harlem Globetrotters, Josie e as Gatinhas, Jeannie, Speed Buggy, A Família Addams (The Addams Family de 1973) e Batman e Robin (Super Amigos).[3]

Após o cancelamento do Os Novos Filmes de Scooby-Doo, em agosto de 1974, houve a repetição de Scooby-Doo, Cadê Você? pela Rede CBS nos dois anos seguintes. Nenhuma nova série animada do Scooby-Doo voltou a ser produzida até a ABC, em setembro de 1976 e com grande publicidade, lançar Scooby-Doo e Dinamite, o Bionicão. Quando as várias séries de Scooby-Doo foram sindicalizadas em 1980, cada novo episódio foi reduzido pela metade e exibido em duas partes de meia-hora. Iniciado em setembro de 1990, pela rede americana Cartoon Express, houve o retorno do formato original, em reprises aos domingos de manhã até agosto de 1992. Em 1994, a Turner restaurou os episódios de Os Novos Filmes do Scooby-Doo a partir do negativo original para transmissões nos canais TNT, Cartoon Network e Boomerang.

Lançamentos em vídeo[editar | editar código-fonte]

Ao tentar lançar a série completa de Os Novos Filmes do Scooby-Doo em DVD de 2005, a Warner Home Video não conseguiu negociar com todas as celebridades que apareciam nos episódio junto com o grupo. Como resultado, o DVD foi lançado com o título O Melhor dos Novos Filmes do Scooby-Doo, com apenas 15 episódios de ambas as temporadas.

Além disso, as imagens de A Família Addams, Batman & Robin, The Globetrotters, Três Patetas e Laurel & Hardy foram retirados voluntariamente da abertura de Os Novos Filmes de Scooby-Doo. No caso do Batman e Robin, mesmo com os personagens e os respectivos quadrinhos pertencerem à DC Comics, editora atualmente associada à Warner Bros que também adquiriu o acervo da Hanna-Barbera. Em 2019, foi lançada uma nova edição, dessa vez com os 23 episódios da série,faltando apenas o episódio da família Addams,por razões desconhecidas.[4][5][6]

Nome do DVD Episódios Data de lançamento
O Melhor dos Novos Filmes do Scooby-Doo 15 22 de março de 2005

Guia de episódios[editar | editar código-fonte]

1ª temporada: 1972[editar | editar código-fonte]

# Título original Celebridade(s) Data de lançamento original Lançamento no DVD
SDC-1 "Cidade Fantasma" Os três patetas 6 de setembro Sim
SDC-2 "O Dinâmico Caso de Scooby-Doo!" Batman e Robin Sim
SDC-3 "Scooby-Doo Encontra a Familia Addams" Família Addams 23 de setembro Não
SDC-4 "Uma Parada" Jonathan Winters 30 de setembro Sim
SDC-5 "Adivinhe Quem não Vem Para Jantar?" Don Knotts 7 de outubro Sim
SDC-6 "Um Bom Médium é Raro" Phyllis Diller 14 de outubro Sim
SDC-7 "Jackil e Hyde " Sandy Duncan 21 de outubro Sim
SDC-8 "O Segredo da Ilha Shark" Sonny & Cher 28 de outubro Sim
SDC-9 "A Neblina Invocada" Don Knotts
(2ª aparição)
4 de novembro Sim
SDC-10 "O Fantasma do Pé Grande" O gordo e o magro 11 de novembro Sim
SDC-11 "O Fantasma do Barão Vermelho" Três Patetas
(2ª aparição)
18 de novembro Sim
SDC-12 ""O Basquete das Profundas"" A equipe de basquete dos Harlem Globetrotters 25 de novembro Sim
SDC-13 "O Cavaleiro Apavorado" Davy Jones 2 de dezembro Sim
SDC-14 "O Fantasma do Salao Musical" Jerry Reed 9 de dezembro Sim
SDC-15 ""O Dinamisco da Dupla Dinâmica"" Batman e Robin
(2ª aparição)
16 de dezembro Sim
SDC-16 "A Bagunça do Monstro" Harlem Globetrotters
(2ª aparição)
30 de dezembro Sim

2ª temporada: 1973[editar | editar código-fonte]

# Título original Celebridade(s) Data de lançamento original Lançamento no DVD
SDC-17 ""O Misterio da Ilha Assombrada"" Harlem Globetrotters
(3ª aparição)
8 de setembro Sim
SDC-18 "O Barco Mal Assombrado" Josie e as Gatinhas 15 de setembro Sim
SDC-19 "Scooby-Doo Encontra Jeannie" (aka Mystery in Persia") O elenco de Jeannie é um gênio 22 de setembro Sim
SDC-20 "Scooby-Doo Encontra Tim Conway" Tim Conway 29 de setembro Sim
SDC-21 "O Exterminator" Don Adams 6 de outubro Sim
SDC-22 "Os Estranhos Ventos de Winona" Speed Buggy 13 de outubro Sim
SDC-23 "A Fábrica de Doces assombrada" Cass Elliot 20 de outubro Sim
SDC-24 "Scooby-Doo Encontra Dick Van Dyke"
(aka "The Haunted Carnival")
Dick Van Dyke 27 de outubro Sim

Após a primeira exibição do episódio final em 27 de outubro, retornaram os da primeira temporada que foram transmitidos juntamente com os da segunda temporada.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • As vozes dos Três Patetas e de Laurel & Hardy foram dubladas por imitadores. No momento da produção e difusão, Laurel & Hardy eram falecidos. Quanto aos Três Patetas, Larry Fine tinha sofrido um acidente vascular cerebral em 1970 (o que prejudicou a sua fala) e Moe Howard estava disponível mas Pat Harrington, Jr. foi quem dublou o desenho. (Daws Butler fez as vozes de Larry e Curly-Joe DeRita)
  • "Scooby-Doo Meets A Família Addams" apresenta as dublagens originais da série de TV (série de TV de 1964 a 66 chamada A Família Adams): John Astin (Gomez), Carolyn Jones (Morticia), Ted Cassidy (Lurch) e Jackie Coogan (Tio Fester). Astin e Jones não voltaram para a nova série animada de 1973, produzida pela própria Hanna-Barbera um ano mais tarde. A Família Addams foi desenhada com as especificações das caricaturas originais de Charles Addams, ao invés de como elas surgiram nas suas séries televisivas. Foi o único episódio que ficou de fora da nova edição da coleção em dvd.
  • O Harlem Globetrotters aparecem como protagonistas de séries animadas próprias das versões animadas de si mesmos produzidas pela Hanna-Barbera na década de 1970. A equipe também foi uma das mais freqüentes estrelas que apareceram em Os Novos Filmes do Scooby-Doo (três episódios). Outros convidados a aparecerem mais do que uma vez foram Don Knotts, Batman e Robin e Os Três Patetas (todos duas vezes cada).
  • Para os episódios em que aparecem, Davy Jones e Jerry Reed cantaram canções originalmente gravadas para serem "canções de perseguição", na segunda temporada de Scooby-Doo, Cadê Você?:
    • Em "The Haunted Horseman in Hagglethorn Hall", Jones interpreta "I Can Make You Happy", original da série Scooby-Doo, Cadê Você?, episódio "Mystery Mask Mix-Up".
    • Em "The Phantom of the Country Music Hall", Reed repetidamente executa "Pretty Mary Sunlite", também original da série Scooby-Doo, Cadê Você?, episódio "Don't Foll With a Phantom".
  • Batman e Robin foram dublados por Olan Soule e Casey Kasem, respectivamente. Coringa e Pingüim foram dublados por Larry Storch e Ted Knight. Eles repetiram o trabalho na série da Filmation Batman with Robin The Boy Wonder.

Referências

  1. Hyatt, Wesley (1997). The Encyclopedia of Daytime Television. [S.l.]: Watson-Guptill Publications. ISBN 978-0823083152. Consultado em 22 de março de 2020 
  2. Long, Mike (22 de março de 2005). «The Best of the New Scooby-Doo Movies: DVD Review». DVD Talk. Consultado em 20 de abril de 2018 
  3. «A History of Batman on TV». IGN. Consultado em 15 de agosto de 2010 
  4. «'New Scooby-Doo Movies' Come Home in (Almost) Complete & Lost Episode Sets». 3 de abril de 2019 
  5. «The New Scooby-Doo Movies: The (Almost) Complete Collection Blu-ray Disc Details | High-Def Digest» 
  6. «New Scooby-Doo Movies: The (Almost) Complete Collection on Blu-ray & DVD This June!». 4 de abril de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Scooby Doo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]