Simiiformes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSimiiformes
Hylobates lar

Hylobates lar
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Famílias
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Simiiformes
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Simiiformes

Simiiformes é uma das duas infra-ordens que compõe a subordem de primatas haplorrinos. Esta infra-ordem é maior que a dos tarsiiformes, sendo composta de 9 famílias, 44 gêneros e 281 espécies.

Classificação e evolução[editar | editar código-fonte]

Na classificação anterior, macacos do Novo Mundo, macacos do Velho Mundo, e humanos - conhecidos coletivamente como símios ou antropóides - foram agrupadas sob Anthropoidea (/ ˌ ænθɹəpɔɪdiə /, Gr. Άνθρωπος, anthropos, humano), enquanto os estrepsirrinos e társios foram agrupados sob subordem "Prosimii". Sob a classificação moderna (baseada na cladística, os társios e símios são agrupados na subordem Haplorrhini enquanto os strepsirrhines são colocados na subordem Strepsirrhini.[1] Apesar desta divisão taxonômica preferida, o termo "prossímio" ainda é encontrado regularmente em livros didáticos e literatura acadêmica por causa da familiaridade, uma condição comparada ao uso do sistema métrico no campo das ciências e da utilização de unidades habituais em outro lugar nos Estados Unidos.[2]

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cartmill, M.; Smith, F. H. In: M.. The Human Lineage. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2011. ISBN 978-1-118-21145-8.
  2. Hartwig, W.. In: W.. Primates in Perspective. 2nd. ed. [S.l.]: Oxford University Press, 2011. 19–31 pp. ISBN 978-0-19-539043-8.
Ícone de esboço Este artigo sobre Primatas, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.