Stargate (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stargate
Stargate (filme)
No Brasil Stargate
Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade
Em Portugal Stargate
 Estados Unidos ·  França
1994 •  121 min 
Género filme de ficção científica
filme de ação
filme de aventura
Direção Roland Emmerich
Produção Dean Devlin
Oliver Eberle
Ute Emmerich
Joel B. Michaels
Roteiro Roland Emmerich
Dean Devlin
Elenco Kurt Russell
James Spader
Alexis Cruz
Mili Avital
Jaye Davidson
Companhia(s) produtora(s) Canal+
Centropolis
Carolco
Distribuição MGM
Idioma língua inglesa
língua norueguesa
língua egípcia
língua sueca
língua árabe

Stargate (bra: Stargate[1] ou Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade[2]; prt: Stargate[3]) é um filme franco-estadunidense de 1994, dos gêneros ação, aventura e ficção científica, dirigido por Roland Emmerich, que também escreveu o roteiro em conjunto com Dean Devlin. A trilha sonora é de David Arnold.

Foi o ponto de princípio para a franquia Stargate, que consiste nas telesséries Stargate SG-1 e Stargate Atlantis e Stargate Universe, bem como a série animada Stargate Infinity.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1928 em Guizé, Egito, uma tumba gigantesca é descoberta. Dentro se encontra um grande anel metálico, e um amuleto com inscrições e o simbolo do deus que a filha do arqueólogo-chefe, Catherine Langford, pega para si.

Nos dias atuais, o egiptólogo Daniel Jackson participa de um simpósio, no qual defende suas teorias sobre a Grande Pirâmide de Gizé, de que não poderia ter sido construída na Quarta dinastia dos faraós egípcios, que é a versão aceita oficialmente. Ridicularizado e posto de lado pelos seus colegas cientistas, e deixado para trás no meio de sua apresentação, ele se retira desconsolado. No entanto, Catherine o convida a participar das traduções de antigos hieroglifos para a Força Aérea dos Estados Unidos.

Jackson é trazido para uma instalação militar no Colorado, para tratar do que um coronel aposentado, Jonathan “Jack” O'Neil, revela serem informações secretas. Corrigindo a tradução já efetuada e inspecionando uma pedra encontrada no sítio arqueológico, Jackson conclui que os hieróglifos falavam de um "portal para as estrelas" (Stargate), com alguns símbolos similares a constelações servindo de coordenadas para um ponto no espaço. Os militares então revelam a Jackson o "Stargate" em si, o portal metálico encontrado em Gizé. Pesquisadores conseguiram fazer o anel ser controlado por um computador, e após alinhar os símbolos do Stargate com as travas em seu exterior seguindo a sequência encontrada por Jackson, ativam um buraco de minhoca conectado com outro planeta. O'Neil lidera uma missão de reconhecimento para a travessia, que vê a adição de Jackson.

Chegando em um planeta desértico (mais tarde batizado como Abydos) com uma gigantesca pirâmide, Jackson encontra o Stargate e seus controles, mas não tem as coordenadas para voltar para casa.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Sequências[editar | editar código-fonte]

Dean Devlin e Roland Emmerich afirmaram que Stargate seria a primeira parte de uma trilogia, mas as outras duas nunca foram produzidas. Apesar disso, o autor Bill McCay escreveu cinco livros continuando a história do filme. Em 2006, Dean Devlin confirmaria cogitar com os executivos da MGM a possível finalização dessa trilogia, realizando os dois filmes faltantes[4]

Segundo Devlin, no segundo filme Daniel Jackson voltaria para a Terra dois anos depois de sua partida, e descobre um novo portal. Esse portal estaria incluso em uma mitologia diferente da egípcia. O terceiro filme traria a revelação de que todas as mitologias são convergentes "[5]

Telesséries[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Stargate

Eventualmente Devlin cedeu os direitos do filme para o distribuidor MGM, que em 1996 começou a produzir uma série de TV para continuar a história de Stargate.[6] Stargate SG-1 estreou em 1997 e durou dez temporadas, com todos os papéis que regressaram do filme interpretados por atores diferentes e alguns elementos da história sendo ignorados - por exemplo, o Stargate passou a conectar com planetas na própria Via Láctea em vez de outras galáxias, Jack O'Neil passou a ser grafado com apenas um "L". Após o cancelamento de SG-1, a história foi encerrada em 2008 com dois filmes em DVD, Stargate - The Ark of Truth (no Brasil: "Stargate - A Arca da Verdade") e Stargate - Continuum (no Brasil: "Stargate - Linha do Tempo"). SG-1 também inspirou a série animada Stargate Infinity (2001-2) e os seriados derivados Stargate Atlantis (2004–2009) e Stargate Universe (2009-11).

Reboot[editar | editar código-fonte]

Durante uma entrevista ao site Digital Spy, Roland Emmerich revelou que um reboot do filme de 1994 está por vir junto às duas sequências. A ideia é que desta vez, junto ao filme, seja criadas duas sequências como planejado originalmente para Stargate na década de 90, sendo os mesmos substituídos por séries televisivas.

Segundo Emmerich, a ideia é criar uma trilogia a partir da nova versão: "Logo mais vamos contratar um roteirista e começar", conta. O reboot ainda não tem data para iniciar as gravações e lançamento.[7] Em 2015, foi reportado que Emmerich contratou os roteiristas de Independence Day: Resurgence - também uma continuação de um filme seu - para trabalhar na reimaginação de Stargate.[8]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora foi composta por David Arnold e interpretada pela Sinfônica de Londres[9] sob a regência de Nicholas Dodd. Foi o segundo filme que Arnold trabalhou.

Temas musicais da trilha sonora:

  1. Stargate Overture
  2. Giza
  3. Unstable
  4. The Coverstones
  5. Orion
  6. The Stargate Opens
  7. You're On The Team
  8. Entering The Stargate
  9. The Other Side
  10. Mastadge Drag
  11. The Mining Pit
  12. King Of The Slaves
  13. Caravan To Nagada
  14. Daniel and Sha'uri
  15. Symbol Discovery
  16. Sarcophagus Opens
  17. Daniel's Mastadge
  18. Leaving Nagada
  19. Ra - The Sun God
  20. The Destruction of Nagada
  21. Myth, Faith, Belief
  22. Procession
  23. Slave Rebellion
  24. The Seventh Symbol
  25. Quartz Shipment
  26. Battle At The Pyramid
  27. We Don't Want To Die
  28. The Surrender
  29. Kasuf Returns
  30. Going Home

Referências

  1. «Stargate». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 22 de novembro de 2018 
  2. «Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade». Brasil: CinePlayers 
  3. «Stargate». Portugal: SapoMag. Consultado em 22 de novembro de 2018 
  4. "Quint chats with producer Dean Devlin about FLYBOYS, ISOBAR, GHOSTING and the STARGATE sequels" (22 de Agosto de 2006). Aint It Cool News
  5. "Devlin Announces Plans for Stargate Sequels" (20 de julho de 2006). ComingSoon.net
  6. Lee, Patrick (16 de abril de 2008). «Devlin Develops New Stargates». UK SciFi Networks. Consultado em 30 de setembro de 2010 
  7. Stargate - Reboot do longa encontra seus roteiristas Omelete
  8. 'Stargate' Remake Finds Its Writers (Exclusive)
  9. Sinfonia-Of-London.Com
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.