Tabulário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tabularium)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Interior do tabulário.

O tabulário (em latim: Tabularium) era o arquivo oficial da Roma Antiga, e também alojava os escritórios dos vários funcionários públicos. Situado no Fórum romano, estava instalado no declive do monte Capitolino, logo abaixo do Templo de Júpiter Ótimo Máximo, a sudeste do Arx e da Rocha Tarpeia. Atrás de si estariam construídos os templos de Vespasiano e Concórdia, bem como a Rostra e o restante Fórum. Actualmente o tabulário é acessível unicamente pelos Museus Capitolinos.

O edifício foi construído a cerca de 78 a.C., possivelmente por ordem de Lúcio Cornélio Sula ou talvez de Pompeu. Foi mais tarde restaurado e remodelado durante o reinado do imperador Cláudio, próximo do ano 46.

Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.