Tarascossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTarascosaurus
Femur do Tarascosaurus salluvicus

Femur do Tarascosaurus salluvicus
Classificação científica
Reino: Animal
Filo: Cordados
Classe: Sauropsida
Ordem: Theropoda
Subordem: Theropoda
Infraordem: Ceratosauria
Família:  ?Abelisauridae
Género: Tarascosaurus
Le Loeuff & Buffetaut, 1991

Tarascosaurus é um gênero representado por uma única espécie de dinossauro terópode abelisaurídeo, Tarascosaurus salluvicus, que viveu no Cretáceo, há cerca de 83 e 71 milhões de anos atrás durante o Campaniano, na atual Europa. Seu nome provem de Tarasca, uma espécie de dragão do folclore do sul da França, região onde seus restos foram encontrados.1 Estima-se que os Tarascosauros mediam aproximadamente de 7 a 9 metros de comprimento. Ele é conhecido por alguns fósseis fragmentados, entre os quais se encontram umas poucas vértebras caudais e dorsais, dentes e um fêmur (holótipo). Deve ser classificado como abelisaurídeo devido ao colo do fêmur direito e da estrutura cavernosa nas vértebras torácicas.

A espécie foi nomeada e descrita em 1991 como Tarascosaurus salluvicus encontrada em Lambeau de Beausset, França sendo o único abelisaurídeo do hemisfério norte.2 O nome do gênero vem de Tarasca, um dragão da mitologia da região da Provença, no sul França. A espécie foi denoninada em honra dos Salluvianos, tribo gaulesa perto de Marselha.

Representação artística de um parente próximo.

Referências

  1. Jean Le Loeuff & Eric Buffetaut. (1997). A theropod dinosaur from the Upper Cretaceous of Southern France. C.N.R.S., Laboratoire de Paleontologie des Vertebres, Universite Paris VI, 4, place Jussieu, F-75252 Paris cedex 05.
  2. Jean Le Loeuff & Eric Buffetaut. (1991). Tarascosaurus salluvicus nov. gen., nov. sp., theropod dinosaur from the Upper Cretaceous of southern France. Géobios - Paléontologie, Stratigraphie, Paléoécologie 24 p. 585-594.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]