Theodor Schwann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Theodor Schwann
Theodor Schwann
Conhecido(a) por Célula de Schwann
Nascimento 7 de dezembro de 1810
Neuss
Morte 11 de janeiro de 1882 (71 anos)
Colônia
Nacionalidade Alemanha Alemão
Filho(a)(s) Abigail (morta aos 4 anos)
Ocupação Fisiologista
Prêmios Medalha Copley (1845)

Theodor Schwann (Neuss, 7 de dezembro de 1810Colônia, 11 de janeiro de 1882) foi um fisiologista alemão. Considerado o fundador da histologia moderna.[1] Foi também co-fundador, com Matthias Schleiden, da teoria celular e neonuclear.

Vida e obra

Theodor Schwann nasceu a 7 de dezembro de 1810, em Neuss.[1] Schwann estudou medicina na Universidade Humboldt de Berlim, onde teve como professor Johannes Peter Müller. Lá descobriu e preparou a primeira enzima de um tecido animal: a pepsina (uma das enzimas digestivas).

Em 1838 tornou-se professor da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, e da Universidade de Liège, dez anos depois.

Estudou a fermentação do açúcar e do amido enquanto processos biológicos, as propriedades e o funcionamento dos músculos e as células nervosas. O estudo destas últimas levou-o à descoberta das chamadas células de Schwann. Foi também o criador do termo "metabolismo" para designar os processos químicos de um organismo biológico.[1] Foi responsável, também, por importantes contribuições na área da embriologia, ciência que praticamente fundou, ao estudar o desenvolvimento da primeira célula resultante da fecundação - o ovo - até à formação de um organismo completo.[2]

Referências

  1. a b c «Theodor Schwann». Porto Editora. Infopédia. Consultado em 06 de dezembro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Schwann, Theodor (1839). Microscopic Investigations on the Accordance in the Structure and Growth of Plants and Animals (em alemão). Berlim: [s.n.] Consultado em 06 de dezembro de 212  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)


Precedido por
Carlo Matteucci
Medalha Copley
1845
Sucedido por
Urbain Le Verrier


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) biólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.