Transtorno bipolar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Transtorno bipolar do humor
Transtorno bipolar
Altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do transtorno bipolar são notavelmente extremas e duradouras, e devem necessariamente causar prejuízos significativos na vida do indivíduo.
Especialidade psiquiatria, psicologia clínica
Classificação e recursos externos
CID-10 F31
CID-9 296.80
OMIM 125480 309200
DiseasesDB 7812
MedlinePlus 001528
eMedicine med/229
MeSH D001714
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

O Transtorno Bipolar de Humor, antes conhecido como transtorno maníaco-depressivo, é um transtorno mental caracterizado por alterações de humor que se manifestam como períodos de humor elevado e períodos de depressão. A elevação de humor recebe o nome de mania ou de hipomania, dependendo da severidade e da presença ou não de psicose, e é caracterizada por um comportamento anormalmente eufórico ou irritável, e por falta de autocontrole e bom senso.[1] Sua duração mínima é de quatro dias para hipomania, e uma semana para mania. Os períodos de depressão duram ao menos duas semanas, podendo chegar a meses, e são caracterizados por sintomas como sentimentos persistentes de tristeza, culpa, falta de esperança ou isolamento.[2]

Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje denomina-se espectro bipolar, a prevalência pode chegar a até 8% da população. Usando critérios mais rígidos, restringe-se a 1%. Assim, estima-se que cerca de 2 a 16 milhões de brasileiros sejam portadores do TBH, nas suas diferentes formas de manifestação.[3]

Classificação

A depressão maníaca foi inicialmente descrita em fins do século XIX pelo psiquiatra Emil Kraepelin, que publicou seu conhecimento da doença em seu Textbook of Psychiatry. Existem inúmeras variações do distúrbio bipolar:

  • TIPO I: Predomínio da fase maníaca (eufórica) com depressão mais leve (distimia).
  • TIPO II: Predomínio da fase depressiva com mania mais leve (hipomania).
  • MISTA: Quando os episódios possuem várias características tanto de mania quanto de depressão simultaneamente.[4]
  • CICLOS RÁPIDOS: Quando os episódios variações humor duram menos de uma semana
  • CICLOTIMIA: Os sintomas são persistentes por pelo menos dois anos, períodos em que sintomas de hipomania são leves e depressão ou distimia não são tão profundos para ser qualificados como Depressão maior.[5]
  • Atualmente todos esses tipos foram reunidos em apenas um diagnóstico: o espectro bipolar

Causa

As causas são tanto genéticas e/ou congênitas quanto psicossociais com 50% dos portadores apresentando pelo menos um familiar afetado, e com filhos de portadores apresentam risco aumentado de desenvolver a doença, quando comparados com a população geral.

Influências genéticas, acredita-se que são responsáveis ​​por 60-80% do risco de desenvolver a doença, indicando uma forte componente hereditário. No geral a  herdabilidade do espectro bipolar foi estimada em 0,71.  Os estudos de gêmeos têm sido limitados por amostras relativamente pequenas, mas indicaram uma contribuição genética substancial, bem como a influência ambiental. A relativamente baixa concordância entre gêmeos dizigóticos criados juntos sugere que efeitos ambientais familiares partilhada são limitadas, embora a capacidade de detectá-los tem sido limitada pelo pequeno tamanho das amostras. 

Genética

Estudos genéticos sugerem que muitas regiões cromossômicas e genes candidatos por serem responsáveis estão relacionados com a suscetibilidade a doença bipolar com cada gene exercendo um efeito de leve a moderado. O risco de desordem bipolar é quase dez vezes mais elevada em parentes de primeiro grau de pessoas afetadas com transtorno bipolar, quando comparado com a população em geral; Da mesma forma, o risco de desordem depressiva principal é três vezes maior em familiares das pessoas com doença bipolar, quando comparado com a população em geral. 

Embora a primeira ligação genética  para mania foi encontrada em 1969,  os estudos de ligação têm sido inconsistentes.  O maior e mais recente estudo de associação do genoma não conseguiu encontrar qualquer lugar especial, que exerce um grande efeito, reforçando a ideia de que nenhum único gene é responsável por transtorno bipolar na maioria dos casos. 

Achados apontam fortemente para heterogeneidade, com diferentes genes implicados em famílias diferentes.  Associações significativas do genoma, robustos e replicáveis ​​demonstraram vários  polimorfismos de nucleotídeo único, incluindo variantes dentro dos genes CACNA1C, ODZ4, e NCan. 

A idade paterna avançada tem sido associada a um pequeno aumento da chance de transtorno bipolar na prole, consistente com a hipótese de aumento de novas mutações genéticas. 

Características

No transtorno bipolar as mudanças de humor duram pelo menos uma semana, podendo durar meses. Em casos mais graves, poderão ter ciclos de instabilidade durante muito mais tempo. Porém existem casos de ciclagem mais rápida.

O paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão ao tentar suicídio e, no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro num só dia, por exemplo. Os estados de mania e depressão, se não controlados por medicamentos, podem levar a surtos psicóticos, exigindo a intervenção psiquiátrica com antipsicóticos.[6]

Critérios Diagnósticos

Episódio maníaco

Segundo o DSM-IV, Episódio maníaco é caracterizado por 3 ou mais dos seguintes sintomas por pelo menos uma semana[7]:

  • Autoestima elevada: Sentimento de grandiosidade e intenso bem estar com si mesmo, acredita sinceramente ter sempre razão, não admite ser corrigido e sente enorme dificuldade para se desculpar;
  • Necessidade de sono diminuída: Sente-se pronto para o trabalho depois de apenas poucas horas de sono, mesmo interrompido;
  • Verborragia: Fala frequentemente de modo agressivo e sem paciência para ouvir;
  • Fuga de ideias: Esquecimento e pensamentos acelerados, resultando em dificuldade de se expressar de forma linear;
  • Distratabilidade: Atenção constantemente desviada para estímulos externos, resultando em muitos trabalhos concomitantes e incompletos;
  • Inquietude: Gerando aumento no número de atividades feitas tanto no trabalho como na escola;
  • Impulsividade: Falta de autocontrole,
  • Impaciência, ansiedade e Irritabilidade

Caso durante o período da perturbação do humor, inclua pelo menos três dos seguintes sintomas (quatro se o humor é apenas irritável) em um grau significativo, mas durar apenas alguns dias, e essas mudanças ocorrerem há pelo menos 2 anos (1 ano para crianças e adolescentes), classifica-se como hipomania.

Depressão

Antidepressivos podem ser ineficazes se não acompanhados de psicoterapia, especialmente em casos que envolvam alcoolismo, tabagismo ou uso de substâncias ilícitas.[8]

A fase depressiva do bipolar é caracterizada por 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedonia[9]:

  • Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo ou triste;
  • Anedonia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
  • Sensação de inutilidade;
  • Culpa excessiva;
  • Dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar e concentrar-se;
  • Fadiga: cansaço excessivo, falta de energia;
  • Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
  • Distúrbio psicomotor: Agitação ou lentidão cognitiva e motora;
  • Distúrbio alimentar: Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
  • Ideação suicida: Ideias recorrentes de morte ou suicídio.

Ou 3 a 4 sintomas por pelo menos dois anos consecutivos, no caso de distimia.

Epidemiologia

O TBH acarreta incapacitação e grave sofrimento para os portadores e suas famílias. Dados da Organização Mundial de Saúde, ainda na década de 1990, evidenciaram que o TBH foi a sexta maior causa de incapacitação no mundo. Estimativas indicam que um portador que desenvolve os sintomas da doença aos 20 anos de idade, por exemplo, pode perder 9 anos de vida e 14 anos de produtividade profissional, se não tratado adequadamente.

A mortalidade dos portadores de TBH é elevada, e o suicídio é a causa mais frequente de morte, principalmente entre os jovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometem. Também doenças clínicas como obesidade, diabetes, e problemas cardiovasculares são mais frequentes entre portadores de Transtorno Bipolar do que na população geral. A associação com a dependência de álcool e drogas não apenas é comum (41% de dependência de álcool e 12% de dependência de alguma droga ilícita), como agrava o curso e o prognóstico do TAB, piora a adesão ao tratamento e aumenta em duas vezes o risco de suicídio.É importante ressaltar que nem todos os portadores do Transtorno Bipolar são dependentes de álcool ou drogas ilícitas.

O início dos sintomas na infância e na adolescência é cada vez mais descrito e, em função de peculiaridades na apresentação clínica, o diagnóstico é difícil. Não raramente as crianças recebem outros diagnósticos, o que retarda a instalação de um tratamento adequado. Isso tem consequências devastadoras, pois o comportamento suicida pode ocorrer em 25% dos adolescentes portadores de TBH.

Hipóteses Evolutivas

Pelo transtorno bipolar afetar a capacidade de um indivíduo de funcionar na sociedade e por ter uma alta taxa de morbidade, a teoria evolutiva sugere que os genes responsáveis ​​teriam sido selecionados naturalmente para o desaparecimento do transtorno ao longo do tempo. No entanto, continua a haver altas taxas de transtorno bipolar em muitas populações, sugerindo que os genes responsáveis ​​podem ter uma vantagem evolutiva.

Altas taxas de transtorno bipolar ao longo da história sugerem que a capacidade de alternar entre estado depressivo e humor maníaco transmitiu algumas vantagem evolutivas em humanos ancestrais. As teorias propostas para explicar as vantagens evolutivas de transtorno depressivo maior podem também explicar a adaptabilidade dos episódios depressivos do transtorno bipolar. Por exemplo, em indivíduos sob maior stress, humor depressivo pode servir como uma estratégia defensiva que faz com que o indivíduo se retire do estressor externo, aumente o sono, e preserve os recursos e energia para tempos melhores.  Além disso, o humor maníaco pode transmitir vantagem em algumas situações. Criatividade, confiança e alta energia têm sido relacionados à mania e hipomania. A capacidade de utilizar sintomas maníacos leves e ser mais produtivo e pensar mais criativamente durante os tempos livres de stress pode ter aumentado a aptidão dos seres humanos ancestrais. Ser capaz de empregar tanto hipomania e depressão leve transmitiram vantagens que beneficiam os indivíduos em um ambiente variável. No entanto, se os genes que causam a manipulação de ambos os humores são mais ativados, os estados depressivos maníacos e / ou graves de transtorno bipolar completo pode ser desencadeados em seu lugar.

Os biólogos evolucionários têm a hipótese de que o transtorno bipolar pode ter vindo de uma adaptação a climas extremos no norte da zona temperada durante o Pleistoceno (durante o Pleistoceno grandes extensões de terra foram cobertas com uma imensa camada de gelo, um fenômeno conhecido como glaciação). A hipótese da origem evolutiva do Transtorno (EOBD) afirma que durante os verões curtos de climas extremos, a hipomania seria adaptável, permitindo a conclusão de muitas tarefas necessárias para a sobrevivência dentro de um curto período de tempo. Durante longos invernos a letargia, hipersonia, a falta de interesse em atividades sociais e excessos de depressão seria adaptável a coesão do grupo e sobrevivência.  A evidência para a hipótese de EOBD inclui uma associação entre transtorno bipolar e uma compilação de adaptação ao frio, a correlação entre sazonalidade e alterações de humor em pessoas com transtorno bipolar, e baixas taxas de transtorno bipolar em afro-americanos.  A hipótese EOBD sugere que, na ausência das condições climáticas extremas que promoveu o sucesso de genes de transtorno bipolar, muitos comportamentos de transtorno bipolar são mal-adaptativo e muitas vezes pode prejudicar gravemente o funcionamento normal.

Transtorno Bipolar e criatividade

Ludwig van Beethoven, compositor e pianista.

No início do século XX, a busca pelas raízes da genialidade era um dos temas mais palpitantes da investigação psicológica. Cientistas de ponta tinham poucas dúvidas de que certos males psíquicos davam asas à imaginação. "Quando um intelecto superior se une a um temperamento psicopático, criam-se as melhores condições para o surgimento daquele tipo de genialidade efetiva que entra para os livros de história", sentenciava o filósofo e psicólogo americano William James (1842-1910). Pessoas assim perseguiriam obsessivamente suas idéias e seus pensamentos - para seu próprio bem ou mal -, e isso as distinguiria de todas as outras.

"Muitas pessoas já me caracterizaram como louco", escreveu certa vez Edgar Allan Poe (1809-1849). "Resta saber se a loucura não representa, talvez, a forma mais elevada de inteligência”. Nessa sua suspeita de que genialidade e loucura talvez estejam intimamente entrelaçadas, o escritor americano não estava sozinho. Muito antes, Platão mostrara acreditar em uma espécie de "loucura divina" como base fundamental de toda criatividade.

A criatividade está muitas vezes relacionada a uma doença mental, com os escritores sendo particularmente suscetíveis, de acordo com um estudo feito em mais de um milhão de pessoas.[10] Escritores tiveram um maior risco de transtornos de ansiedade e transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão e abuso de substâncias, conforme os pesquisadores suecos do Instituto Karolinska (2012) e são quase duas vezes mais suscetíveis do que a população em geral ao suicídio. Dançarinos e fotógrafos também estão mais propensos a terem transtorno bipolar e os episódios maníacos ou hipomaníacos do transtorno bipolar podem ser propícios para a expressão criativa em algumas pessoas.

Apesar de certos traços poderem ser benéficos ou desejáveis "É importante ressaltar, porém, que nós não devemos romantizar excessivamente as pessoas com problemas de saúde mental, que em sua grande maioria são retratadas como gênios criativos." [11]

Uma equipe da Universidade Estadual do Oregon ao observar a situação ocupacional de um grande grupo de pacientes bipolares típicos, descobriu que "as pessoas com doença bipolar parecem estar desproporcionalmente concentradas em categorias profissionais mais criativas." Eles também descobriram que a probabilidade de "engajamento em atividades criativas no trabalho " é significativamente maior em bipolares do que nos não bipolares. A medicação pode atenuar a expressão criativa, e não pode ser vista de forma positiva neste contexto.

O transtorno bipolar pode oferecer certas vantagens em relação à criatividade, especialmente naqueles portadores dotados de sintomas mais leves.

Um estudo datado de 2005 tentou desvendar a relação entre a criatividade de Virginia Woolf e sua doença mental, que era mais provavelmente o transtorno bipolar. O psiquiatra Gustavo Figueroa, da Universidade de Valparaiso, Chile, escreveu: "Ela era moderadamente estável, excepcionalmente produtiva de 1915, até o suicídio, em 1941." "Virginia Woolf criou pouco ou nada, durante os períodos em que não esteve muito bem, e foi produtiva entre as crises. Uma análise detalhada de sua própria criatividade ao longo dos anos aponta que as doenças eram a fonte de material para seus romances"[12].

Tratamento

O tratamento de transtorno bipolar pode ser tentado com várias classes de medicação, incluindo sais de lítio, anticonvulsivantes, antipsicóticos, antidepressivos e eletroconvulsoterapia. Porém, o tratamento frequentemente é caracterizado por persistência de alguns sintomas e por altos índices de recaídas e internações. [13]

O tratamento adequado do TBH pode ser feito com um ou mais estabilizante de humor como carbonato de lítio (medicação com a melhor evidência),ácido valproico/valproato de sódio/divalproato de sódio, lamotrigina, carbamazepina ou oxcarbazepina). A associação de antidepressivos (de diferentes classes) e de antipsicóticos (em especial os de segunda geração como risperidona, olanzapina, quetiapina, ziprasidona, aripiprazol) pode ser necessária para o controle de episódios de depressão e de mania. [14]

O tratamento psicoterápico podem ajudar[13]:

  • Aumentando a adesão ao tratamento;
  • Redução dos sintomas residuais;
  • Prevenção das recaídas/recorrências;
  • Diminuindo o número e períodos de hospitalizações;
  • Prevenindo suicídio;
  • Melhora na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares;
  • Melhorando as habilidades sociais e o desempenho e;
  • Melhorando a capacidade de lidar com situações estressantes em suas vidas.

Referências