Usuário:DanielBF/Livros/Manual da Wikipédia/Como usar imagens, áudios e vídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Neste artigo você aprenderá como usar imagens, áudios e vídeos na Wikipédia. Antes de incluir uma imagem num artigo da Wikipédia, certifique-se que a imagem já existe, assim como o nome desta. No caso de querer usar uma imagem sua, terá de fazer o carregamento (upload) para o Commons.[1] Notar que não é possível usar imagens de outros sites / servidores.

Carregar uma imagem[editar | editar código-fonte]

Consulte a página Como carregar ficheiros no Commons.

Usar uma imagem já existente[editar | editar código-fonte]

Antes de colocar uma imagem num artigo, terá de saber o nome da imagem através de uma pesquisa. Para isso escolha um dos 3 métodos seguintes:

Método 1 - Através dos interwikis[editar | editar código-fonte]

Este é o método mais fácil. Se as páginas do mesmo artigo em outras línguas tiverem imagens, em princípio poderá usar as mesmas imagens na Wikipédia em português. Notar, no entanto, que algumas imagens presentes em artigos de outras línguas não estão alojadas no Commons, e nesse caso não é possível usar essas imagens na Wikipédia em português.

Suponhamos que o artigo água não tinha imagens (na verdade actualmente contém várias, trata-se apenas de um exemplo como proceder), para adicionar uma imagem teria de fazer os seguintes passos:

1. aceder ao artigo água e clicar num dos interwikis presentes (na parte inferior da barra lateral esquerda do artigo), por exemplo o da língua inglesa em en:Water
2. no artigo da Wikipédia inglesa aparecem várias imagens, clicar numa delas (por exemplo en:File:Water droplet blue bg05.jpg), aparece então a página respectiva da imagem com o nome na parte superior
3. confirme se existe uma caixa que indique que a imagem existe no Commons semelhante a esta:
Se a caixa existir copie a parte a seguir a: Para usar esta imagem numa página da Wikipédia inserir: que neste exemplo é "[[Ficheiro:Water droplet blue bg05.jpg|thumb|Legenda]]". Caso a caixa não exista não poderá usar a imagem na Wikipédia em português porque a imagem está localizada na Wikipédia em inglês e apenas pode ser utilizada nela.
4. voltar ao artigo água e clicar na aba "editar" na parte superior
5. introduzir o seguinte código no local desejado: [[Ficheiro:Water droplet blue bg05.jpg|thumb|Uma gota de água.]] alterando a legenda (neste caso "Uma gota de água").
6. clicar no botão "mostrar previsão" e confirmar se a imagem aparece correctamente com a legenda "Uma gota de água." Pode fazer correcções e clicar novamente no botão "mostrar previsão". Quando a previsão estiver correcta clique em "salvar página". A página agora encontra-se acessível a outros usuários.

O exemplo anterior é apenas uma demonstração. Se quiser fazer experiências de edição use a página de testes.

Método 2 - pesquisar no Commons[editar | editar código-fonte]

Este método pode não ser muito prático, uma vez que o resultado da pesquisa é apenas uma listagem e não uma galeria das imagens. Para ver as imagens terá que clicar em cada um dos resultados. Para pesquisar no Commons aceda à página commons:Special:Search e introduza as palavras a pesquisar. Note que a maioria das imagens no Commons encontram-se descritas em língua inglesa, obterá mais resultados se pesquisar com palavras inglesas (por exemplo usar "water" em vez de "água"). Para outros métodos de pesquisa no Commons, por exemplo através do Google, consulte a página como pesquisar no Commons.

Método 3 - explorar as categorias de imagens[editar | editar código-fonte]

Com este método é possível ver galerias de imagens. Tem o inconveniente de não listar as imagens que não estejam categorizadas, além disso as categorias encontram-se em língua inglesa. Para explorar as categorias aceda à página commons:Category:Images e navegue pelas subcategorias.

Usando imagens[editar | editar código-fonte]

As imagens do Commons são automaticamente disponibilizadas no domínio Ficheiro da Wikipédia, originalmente conhecido como domínio imagem. Isto significa que os nomes das páginas de descrição das imagens começam com o prefixo "Ficheiro:".

A sintaxe para mostrar uma imagem é (veja Sintaxe multimídia abaixo para a sintaxe extra para arquivos de áudio e vídeo):

  • Sintaxe recomendada:
[[Ficheiro:nome da imagem|thumb|legenda]]

Obs: O prefixo "Ficheiro:" pode ser intercambiado por "Imagem:":[2]

[[Imagem:nome da imagem|thumb|legenda]]
  • Sintaxe completa:
[[Ficheiro:nome da imagem|moldura|posição|alinhamento vertical|tamanho|ligação para outra página|alt=texto alternativa|legenda]]
Definições dos campos da sintaxe
Nome Tipo Opções Definição
nome da imagem Necessário várias Nome da imagem proveniente dos servidores do Commons ou da Wikipédia em português. O formato de arquivo (.jpg, .gif, etc) deve ser também incluído.
moldura Opcional
(recomendado usar "thumb")
thumb A imagem é apresentada dentro de uma moldura e é reduzida para 180 pixeis caso seja de tamanho superior. Mostra a legenda.
frameless Semelhante a "thumb" mas sem moldura e não mostra a legenda.
frame Mostra a imagem no tamanho original e com legenda.
borda
(ou border)
Mostra uma borda simples e sem legenda.
posição Opcional esquerda
(ou left)
Alinha a imagem à esquerda.
centro
(ou center)
Alinha a imagem ao centro
direita
(ou diretia)
Alinha a imagem à direita
nenhum
(ou none)
Alinhamento da imagem pré-definido.
alinhamento vertical Opcional
(disponível apenas para imagens que não gerem quebras de linha)
baseline Alinha a parte inferior da imagem com a linha de base.
meio
(ou middle)
(Esta opção defecto) Alinha o centro da imagem com a linha de base mais metade da altura do texto, de modo que a imagem dique verticalmente centralizada com o texto.
sub Alinha a parte inferior da imagem ao mesmo nível da parte inferior de um texto subscrito, tal como a parte inferior do "2" em "X2".
super Alinha a parte inferior da imagem ao mesmo nível da parte inferior de um texto sobrescrito, tal como a parte inferior do "2" em "X2".
text-top Alinha o topo da imagem com topo do texto.
text-bottom Alinha a parte inferior da imagem com a parte inferior do texto.
acima
(ou top)
Alinha o topo da imagem com o topo da linha contendo o texto.
abaixo
(ou bottom)
Alinha a parte inferior da imagem com a parte inferior da linha contendo o texto.
tamanho Opcional
(não recomendado usar)
(não especificado) Caso esta variável não seja preenchida, é utilizado o tamanho da imagem original, até um máximo pré-definido de 800x600 pixels em páginas de descrição de imagens, e 180 pixels em imagens dentro de molduras. Estes tamanhos podem ser alterados nas preferências do utilizador, na opção "ficheiros". Regra geral, não se deve especificar a largura da imagem, de forma a que o tamanho das imagens possa ser definido nas preferências do utilizador.[3]Por padrão, a largura das imagens é de 180 pixels.
Largurapx Especifica a largura da imagem em Largura pixels.
xAlturapx Especifica a altura da imagem em Altura pixels.
LarguraxAlturapx Escala a imagem para que ela não tenha mais do que Largura pixels de largura e Altura pixels de altura. A imagem manterá a escala largura/altura idêntica a original.
upright Escala uma imagem a 75% da largura normal do thumbnail, aproximando o valor para o múltiplo mais próximo de 10 pixels.
upright=Fator Ajusta o tamanho do "thumbnail" para Fator vezes o tamanho padrão do "thumbnail", aproximando o valor para o múltiplo mais próximo de 10 pixels.
ligação para outra página Opcional
(não pode ser utilizado com thumb ou frame e raramente deve ser utilizado por dificultar aceder à página da imagem com as informações)
(não especificado) Caso não se preencha este campo, ao clicar na imagem, o usuário será levado a página de descrição da mesma.
ligação=Página
(ou link=Página)
A imagem funciona como uma ligação de hipertexto: ao clicar na imagem, o usuário será levado ao artigo Página. Caso Página seja uma ligação URL, a imagem atuará como uma ligação externa, levando o usuário a outro sítio web.
ligação=
(ou link=)
Nenhum hiperlink é criado. Ao clicar na imagem, nenhuma ação será executada.
texto alternativo Opcional
alt=Texto Utiliza Texto como texto alternativo para a imagem. Ver Wikipedia:Texto alternativo para imagens.
legenda Opcional
(recomendado usar)
qualquer texto que não for reconhecido dentro da sintaxe de imagens Para imagens "thumbnail", "thumb", ou "frame", utiliza o texto como legenda. Para os outros tipos de imagem, especifica o texto como atributo alt, exceto se a opção de texto alternativo for especificada (nesse caso a leganda é ignorada).

Nota: o campo posição define o alinhamento horizontal da imagem. Quando não se preenche este campo, a imagem é alinhada por definição à esquerda, quando se preenche o campo moldura com os valores thumb ou frame, a imagem é alinhada por definição à direita.

Exemplos recomendados[editar | editar código-fonte]

Descrição Se escrever Aparece
Em artigos
De forma geral, em artigos da Wikipédia deve-se usar a variável thumb e incluir uma legenda descritiva. No entanto não se deve especificar o largura da imagem, de forma a que o tamanho das imagens possa ser definido nas preferências do utilizador[3]. Por defeito, a largura máxima das imagens é de 180 pixels.
[[Ficheiro:Chalk stub.png|thumb|Cubo de giz.]]
Cubo de giz.
Em páginas de discussão - ligação a imagem
É possível utilizar uma ligação interna da imagem, sem que esta seja mostrada. Por regra, não deve ser utilizado em artigos enciclopédicos, mas apenas em páginas de discussão ou páginas internas da Wikipédia. Consegue-se esta funcionalidade acrescentando dois pontos (:) antes de "Imagem".
Encontrei esta [[:Ficheiro:Chalk stub.png]]. Encontrei esta Ficheiro:Chalk stub.png.
Em páginas de discussão - ligação a imagem com texto personalizado
Funcionamento similar ao exemplo anterior, mas com a descrição personalizada.
Encontrei uma [[:Ficheiro:Chalk stub.png|imagem de um cubo de giz]]. Encontrei uma imagem de um cubo de giz.
Somente Podendo ser usado em artigos - quando se trata de imagens com conteúdo que possa ser considerado ofensivo a alguns como imagens de guerras, eróticas ou grotescas, mas devidamente identificado como imagem (imagem). Encontrei uma imagem de um cubo de giz. ([[:Ficheiro:Chalk stub.png|''imagem'']]) Encontrei uma imagem de um cubo de giz. (imagem)

Exemplos para casos especiais[editar | editar código-fonte]

Descrição Se escrever Aparece
Galeria de imagens
Opção que permite dispôr um determinado número de imagens com uma grelha de 4 imagens em largura e as restantes imagens especificadas em altura. No caso de existirem menos de 4 imagens, estas ficam também alinhadas entre si. A legenda é opcional, não sendo ainda possível especificar o tamanho das imagens. De forma geral, deve-se evitar o uso de galerias em artigos.[4]
<gallery>
Ficheiro:Chalk stub.png|Imagem com [[legenda]].
Ficheiro:Chalk stub.png
</gallery>
Borda
Utilizando a variável border a imagem é rodeada por uma borda. Deve-se usar normalmente em predefinições que utilizem imagens com lados a branco (como a bandeira do Japão) de forma a destacar do fundo branco. A imagem fica alinhada por defeito à esquerda.
[[Ficheiro:Chalk stub.png|borda]]

Alinhamento padrão
Utilizando a variável nenhum a imagem fica com o alinhamento padrão à direita e o texto não flui à volta da imagem.
A Fé, o Império, [[Ficheiro:Chalk stub.png|nenhum]] e as terras viciosas A Fé, o Império,
e as terras viciosas
Alinhamento bruto
O posicionamento da imagem no artigo é arbitrário (a imagem aparece em linha com o texto) e o texto não flui em volta dela.
A Fé, o Império, [[Ficheiro:Chalk stub.png]] e as terras viciosas

A Fé, o Império, e as terras viciosas

Terminar o fluxo de texto numa linha específica
Pode-se também especificar a linha onde o texto quebra ao lado da imagem, obrigando o texto seguinte a deslocar-se para a base da imagem.
A Fé, o Império, [[Ficheiro:Chalk stub.png|esquerda]] e as terras viciosas, De África <br style="clear:both;"> e de Ásia andaram devastando. A Fé, o Império,
e as terras viciosas,
De África
e de Ásia andaram devastando.


Demonstração do funcionamento da sintaxe[editar | editar código-fonte]

Os exemplos que se seguem são para demonstração do funcionamento da sintaxe, e regra geral não devem ser aplicados dessa forma.

Descrição Se escrever Aparece
Imagem sem formatação
É possível usar uma imagem na sintaxe mais simples, mas não é aconselhável.
[[Ficheiro:Chalk stub.png]]
Legenda e texto alternativo (Alt)
Recomenda-se que se preencha sempre estes campos, por motivos de acessibilidade. Este texto é utilizado, por exemplo por browsers que "lêem" para invisuais, sem esse texto alternativo não sabem do que se trata a imagem. Este tipo de texto surge alguns segundos depois de se posicionar o cursor sobre a imagem. No caso de não se especificar o texto alternativo, este é substituído pelo nome da imagem (o que não é recomendável). Segue-se um exemplo de ambos os casos (posicionar o cursor sobre as imagens para perceber a diferença).
[[Ficheiro:Chalk stub.png]]

[[Ficheiro:Chalk stub.png|Um cubo de giz.]]
Um cubo de giz.
Alinhamento à esquerda [[Ficheiro:Chalk stub.png|esquerda]]
Alinhamento ao centro [[Ficheiro:Chalk stub.png|centro]]
Alinhamento à direita [[Ficheiro:Chalk stub.png|direita]]
Tamanho da imagem
Pode-se reduzir ou aumentar o tamanho da imagem. Especifica-se o tamanho indicando a largura em px (pixels). Deve-se evitar definir o tamanho da imagem.[3]
[[Ficheiro:Chalk stub.png|30px]]

[[Ficheiro:Chalk stub.png|80px]]
Molduras
A imagem é apresentada numa moldura, com a opção de mostrar uma legenda, assim como especificar o tamanho da imagem e o alinhamento. Pode-se utilizar a variável frame que mostra a imagem em tamanho real, mesmo que se especifique o tamanho (o tamanho é ignorado); já a variável thumb pode ter dois resultados: se se especificar também tamanho, a imagem é apresentada nesse tamanho, caso contrário é apresentada com uma largura máxima de 180 px (caso a imagem seja menor, é apresentada no tamanho real); notar que o tamanho de 180 px pode ser outro caso seja alterado nas preferências do utilizador.
[[Ficheiro:Chalk stub.png|border|Imagem "border"]]
[[Ficheiro:Chalk stub.png|frameless|Imagem "frameless"]]
[[Ficheiro:Chalk stub.png|thumb|Imagem "thumb"]]
[[Ficheiro:Chalk stub.png|frame|Imagem "frame"]]
Imagem "border"Imagem "frameless"
Imagem "thumb"
Imagem "frame"

Sintaxe para multimídias[editar | editar código-fonte]

A sintaxe ficheiros multimídia possuem os mesmos parâmetros que as imagens, e algumas adicionais.

Ficheiros de áudio (Ogg)[editar | editar código-fonte]

Ícone de descrição do ficheiro
"noicon". Não apresenta o ícone que liga o ficheiro de som a página de descrição da mesma.

Normalmente os ficheiros de som em Ogg são utilizados nas páginas da Wikipédia utilizando a Predefinição:Escute ou predefinições relacionas. No entanto, também é possível apresentar ficheiros de áudio sem qualquer predefinição.

  Código Resultado
1. [[Ficheiro:Accordion chords-01.ogg]]
2. [[Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|noicon]]
3. [[Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|noicon|90px]]

Note que nenhum desses exemplos proporcionam ligação para Ajuda:Guia de consulta e reprodução/introdução à mídia, e os exemplos 2 e 3 fornecem apenas ligação para os ficheiros em si.

Quando deseja-se apresentar os ficheiros com ligações para sua página de descrição é necessário utilizar o seguinte método

  Código Saída
1. [[Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|90px|noicon|esquerda]] [[:Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|Accordion chords]]
noicon
Accordion chords
2. [[:Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|Accordion chords]] [[Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|90px|noicon|direita]] Accordion chords
noicon
3. [[:Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|Accordion chords]] [[Ficheiro:Accordion chords-01.ogg|90px|noicon]] Accordion chords

Note que o valinhamento vertical e o botão de "play" não funciona, nem é possível apresentar o botão play com texto.

Ficheiros de som (MIDI)[editar | editar código-fonte]

Media:K520.mid

Ficheiros de vídeo (Ogg)[editar | editar código-fonte]

Para apresentar um vídeo com uma legenda use [[Ficheiro:First flights in aviation history.ogg|frame|nenhum|alt=texto altentivo|texto de legenda]].

texto de legenda

Mais sintaxe para vídeos

Imagem inicial
"thumbtime=Tempo". Utiliza o frame do vídeo em um dado tempo como image inicial do vídeo (antes da visualização). Tempo pode ser tanto o número de segundos ou horas, minutos e segundos separados por dois pontos. Sem o parâmetro thumbtime, um frame da metade do vídeo é utilizado por padrão. Por exemplo, utilizando o vídeo acima:
Santos Dummond aos 21 segundos de vídeo. A sintaxe de tempo usando minutos e segundos é "21"
Monoplano visto aos 23 seconds. A sintaxe de tempo usando minutos e segundos é: "0:23"
Aeroplano visto aos 33 segundos. A sintaxe de tempo usando horas, minutos e segundos é: "0:0:33"

No caso de vídeos com tamanho muito pequeno, utilize thumb e o campo tamanho para ampliá-lo.

[[Ficheiro:cal16x16check_vdnocnoafr1len2.avi.q10.ogv|inline|esquerda]] [[Ficheiro:cal16x16check_vdnocnoafr1len2.avi.q10.ogv|direita|thumb|128px]]

Resultado
inline

Problemas e soluções[editar | editar código-fonte]

  • Algumas imagens que aparecem na Wikipédia em inglês não aparecem na Wikipédia em português. Geralmente isso acontece em imagens protegidas por direitos de autor, que podem ser usadas na língua inglesa devido à lei sobre o "fair-use" dos Estados Unidos da América, mas não são permitidas na Wikipédia em português. Esse tipo de imagens está alojada na Wikipédia em inglês e não no Commons. No entanto algumas imagens não estão protegidas por direitos de autor, nesse caso as imagens serão progressivamente transferidas para o Commons de forma a que todas as Wikipédias as possam usar.
  • Posso fazer um pedido para alguém arranjar uma imagem para pôr num artigo? Sim, para isso aceda a Wikipedia:Imagens pedidas e coloque aí o seu pedido da imagem em falta e o nome do artigo.
  • Algumas imagens no formato SVG não aparecem nas miniaturas. Isso deve-se a um bug do software MediaWiki a ser solucionado pelos programadores.
  • Se tiver outras questões coloque a sua dúvida no Wikipedia:Café dos novatos.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Carregamentos de imagens na Wikipédia: até ao dia 3 de Novembro de 2006 foi possível carregar imagens directamente na Wikipédia em português. Através de uma votação, foi decidido pela comunidade que todos os carregamentos posteriores teriam de ser feitos no Commons, de forma a que todas as Wikipédias possam usar essas imagens.
  2. Os prefixos "Imagem:", "File:" e "Image:" são reconhecidos pelo MediaWiki e apontam todos para o domínio "Ficheiro:"
  3. a b c Tamanho da Ficheiro: deve-se evitar especificar o tamanho, de forma a que este possa ser definido nas preferências do utilizador. Desse modo, por exemplo, um utilizador que visualize a Wikipédia num monitor de 21" pode definir nas preferências a visualização de imagens em miniatura a 300 pixels enquanto que outro utilizador num monitor de 17" pode usar o pré-definido a 180 pixels. Caso se defina manualmente o tamanho da imagem nos artigos, a definição do tamanho das preferências não funcionará nesses artigos. No entanto, em casos especiais é necessário especificar o tamanho:
    • em predefinições, pois as imagens sem tamanho definido poderiam sair da tabela;
    • em imagens com gráficos ou diagramas de pouca definição, ou demasiado complexos para uma imagem pequena, sendo necessário aumentar o tamanho para se compreender o assunto;
    • em imagens panorâmicas, devido a relação largura-altura da imagem
  4. Galeria de imagens: deve-se evitar o uso em artigos por diversas razões:
    • o artigo pode ficar extremamente "pesado" para o browser carregar a página;
    • para visualizar galerias de imagens existe o Commons. O Commons tem esse objectivo, enquanto que a Wikipédia usa só algumas imagens para ilustrar os textos;
    • as imagens em artigos da Wikipédia têm como função ilustrar e ajudar a compreender o assunto sobre o qual trata e não o contrário.