Xis (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Marcelo dos Santos, mais conhecido pelo codinome Xis (São Paulo, 24 de novembro de 1972), é um rapper brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Oriundo de Itaquera (mais precisamente em Vila Formosa), bairro da zona leste da capital paulista, Xis deu início à sua carreira musical em 1992, ao criar o grupo de rap DMN. Na época, atendia pela alcunha de X Ato. Deu o primeiro passo para a carreira solo em 1997, quando gravou o compacto De Esquina, em parceria com o rapper Dentinho e produzido por DJ Hum. Permaneceu no DMN até 1999, quando decidiu finalmente seguir a carreira solo.

Em 2000, lançou seu primeiro CD: Seja Como For, inicialmente pela gravadora 4P (que significa "Poder Para o Povo Preto"), a qual Xis criou em parceria com KL Jay, do grupo Racionais MC's. Com o sucesso crescente da música Us Mano e As Mina, recebeu da gravadora Trama um contrato de distribuição do disco. Além do contrato, a música rendeu a Xis o prêmio de "Melhor Videoclipe de Rap" no Video Music Brasil daquele ano.

Em 2001, lançou seu segundo álbum, Fortificando a Desobediência, pela Warner Music.

Participou da segunda edição da Casa dos Artistas, em 2002. Porém, no 21º dia de confinamento, abandonou a casa, devido à entrada de novos participantes do programa.[1] No mesmo ano, conquistou seu segundo troféu de "Melhor Videoclipe de Rap" no VMB.

Em 2008, foi contratado para apresentar o programa Combo Fala + Joga da PlayTV no lugar de Luciano Amaral. O programa também é exibido pelo canal Oi e é um sucesso.

Em 2005, Xis foi contratato pela Radio MixFm pra apresentar o programa Hip-Hop Mix no qual continua até hoje, tendo grande audiência.

Também em 2005, Xis era apresentador do programa Blog 21 da Rede 21 onde passava clipes e noticias do mundo da musica saiu quando a Rede foi vendida a Rede Bandeirantes de televisão

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Gravadora
2000 Seja Como For 4P Discos
2001 Fortificando a Desobediência WEA Music

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Video Music Brasil
  • 2000 - "Melhor Videoclipe de Rap" (Us Mano e As Mina)
  • 2002 - "Melhor Videoclipe de Rap" (Chapa o Coco).

Referências

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.