Xis (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Xis
Informação geral
Nome completo Marcelo dos Santos
Nascimento 24 de novembro de 1972 (42 anos)
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Gênero(s) Rap, hip hop
Instrumento(s) Vocal
Afiliação(ões) Racionais MC's

Marcelo dos Santos, mais conhecido pelo codinome Xis (São Paulo, 24 de novembro de 1972), é um rapper brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Oriundo de Itaquera (mais precisamente em Vila Formosa), bairro da zona leste da capital paulista, Xis deu início à sua carreira musical em 1992, ao criar o grupo de rap DMN. Na época, atendia pela alcunha de X Ato. Deu o primeiro passo para a carreira solo em 1997, quando gravou o compacto De Esquina, em parceria com o rapper Dentinho e produzido por DJ Hum. Permaneceu no DMN até 1999, quando decidiu finalmente seguir a carreira solo.

Em 2000, lançou seu primeiro CD: Seja Como For, inicialmente pela gravadora 4P (que significa "Poder Para o Povo Preto"), a qual Xis criou em parceria com KL Jay, do grupo Racionais MC's. Com o sucesso crescente da música Us Mano e As Mina, recebeu da gravadora Trama um contrato de distribuição do disco. Além do contrato, a música rendeu a Xis o prêmio de "Melhor Videoclipe de Rap" no Video Music Brasil daquele ano.

Em 2001, lançou seu segundo álbum, Fortificando a Desobediência, pela Warner Music.

Participou da segunda edição da Casa dos Artistas, em 2002. Porém, no 21º dia de confinamento, abandonou a casa, devido à entrada de novos participantes do programa.[1] No mesmo ano, conquistou seu segundo troféu de "Melhor Videoclipe de Rap" no VMB.

Em 2008, foi contratado para apresentar o programa Combo Fala + Joga da PlayTV no lugar de Luciano Amaral. O programa também é exibido pelo canal Oi.

Em 2005, Xis foi contratato pela Radio MixFm pra apresentar o programa Hip-Hop Mix no qual continua até hoje, tendo grande audiência.

Também em 2005, Xis era apresentador do programa Blog 21 da Rede 21 onde passava clipes e noticias do mundo da musica saiu quando a Rede foi vendida a Rede Bandeirantes de televisão

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Gravadora
2000 Seja Como For 4P Discos
2001 Fortificando a Desobediência WEA Music

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Video Music Brasil
  • 2000 - "Melhor Videoclipe de Rap" (Us Mano e As Mina)
  • 2002 - "Melhor Videoclipe de Rap" (Chapa o Coco).

Referências

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.