Yin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com yin-yang. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=yin-yang|{{subst:DATA}}}}.

O yin é um princípio universal que surgiu do tao absoluto. É oposto e complementar ao yang.

Características yin: Manifestação, Magnetismo, Baixo, Dentro, Frio, Úmido, Escuro, Lua, Outono e Inverno, Terra, Metal, Fêmea, Tempo, Cores escuras, Passivo, Repouso, Negativo, Morte


Exemplos Yin:[editar | editar código-fonte]

- dos 4 elementos da natureza:

água, madeira

- dos estados da matéria:

líquido e sólido

- das estações do ano:

inverno e primavera

- dias da semana:

segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira


O símbolo Taoista do Yin e Yang

O símbolo do Yin e do Yang[editar | editar código-fonte]

No símbolo do Yin e do Yang, o Yin é representado com uma cor mais escura e o Yang com uma cor mais clara. Juntos representam a união e complementaridade entre os opostos. No meio da claridade do Yang existe um pequeno círculo de sombra de Yin e no meio da sombra do Yin existe um pequeno círculo claro de Yang, simbolizando o movimento contínuo e constante de evolução dos atributos de um para os do outro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia