Saltar para o conteúdo

Praça Cívica (Goiânia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 201.47.176.38 (bl)
Linha 18: Linha 18:
{{Predefinição:Esboço-Goiânia}}
{{Predefinição:Esboço-Goiânia}}
[[Categoria:Goiânia]]
[[Categoria:Goiânia]]
palacio do caralho
ah e vcs do wikpedia são uns desgraçados q ficam falando coisas que eu nao fiz
estou fazendo isso aq mas é a 1ª vez, justamente porque voces me acusaram de praticar vandalismo
quero deixar bem claro que eu nao pratiquei nenhum ato de vandalismo na pagina de mineiração
me desculpem pela grosseiria mas nao me acusem de algo que eu nao tenha feito
grato,Eu

Revisão das 22h02min de 25 de julho de 2008

Monumento às Três Raças localizada no centro da Praça Cívica.

A Praça Cívica é considerada o marco inicial da construção de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Foi a primeira praça construída, em 1933. Nela, se encontra o Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador de Goiás desde sua criação em 1933, sendo o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira o primeiro morador do Palácio. Na Praça Cívica está também localizado o Palácio Pedro Ludovico, o antigo Centro Administrativo, responsável pela administração financeira do estado. A praça abriga também o Museu Zoroastro Artiaga e em seu centro se localiza o Monumento às Três Raças.

A praça abriga todos os anos as festividades de aniversário de Goiânia, comemorado em 24 de Outubro, com a presença de cantores e cantoras nacionais de todos os estilos musicais. A praça também é palco para apresentações culturais e religiosas como a cantata de Natal e as festividades de Ano Novo, além das comemorações de Corpus Christi, sempre realizada no início do mês de junho

Monumento às Três Raças

O Monumento às Três Raças localizado no centro da Praça Cívica foi feito em homenagem as três raças que compõe a origem da cidade e do estado: o branco (os bandeirantes), o negro (os escravos) e o índio.

Ficheiro:CentroNoturna.jpg
Praça cívica à noite

Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Centro Administratvo)

O Palácio Pedro Ludovico Teixeira, antigamente conhecido como Centro Administrativo é um prédio de mais de 20 andares, localizado na Praça Cívica. Nele se concentram toda a contabilidade e administração financeira do estado de Goiás. O prédio passou por uma intensa reforma, quando em 2002 um incêndio queimou os seus 3 últimos andares, por motivos de curto-circuito devido a precariedade da instalação elétrica presente no prédio.

Palácio das Esmeraldas

O Palácio das Esmeraldas é sede oficial do governador de Goiás desde 1933. Ele é chamado por este nome por sua fachada ser em cor verde-esmeralda, dando a impresão de que todo o palácio é feito por pedras de Esmeraldas. No andar de cima do palácio, localiza-se uma sacada de onde o governadores faziam os seus discursos para a população e usado atualmente na "comemoração de reeleição" dos governadores vigentes no estado.

Predefinição:Esboço-Goiânia