Élite (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Elite
Informação geral
Formato série
Gênero
Duração 60 minutos
Criador(es)
  • Carlos Montero
  • Darío Madrona
País de origem Espanha
Idioma original espanhol
Produção
Diretor(es)
  • Ramón Salazar
  • Dani de la Orden
  • Silvia Quer
  • Jorge Torregrossa
Produtor(es) Francisco Ramos
Produtor(es) executivo(s)
  • Carlos Montero
  • Darío Madrona
  • Iñaki Juaristi
  • Diego Betancor
Distribuição Netflix
Elenco
Música Lucas Vidal
Empresa(s) produtora(s) Zeta Producciones
Localização Madrid, Espanha
Exibição
Emissora original Netflix
Formato de exibição 4K (Ultra HD)
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 5 de outubro de 2018 – presente
Temporadas 3
Episódios 24

Élite (estilizado como E L I T Ǝ) é uma série de televisão espanhola dos gêneros suspense e drama adolescente, criada por Carlos Montero e Darío Madrona para a plataforma Netflix.[1] A série se passa em Las Encinas, um colégio fictício onde os alunos da alta sociedade da Espanha tem o privilégio de uma boa educação. O enredo gira em torno de três novos estudantes de origens humildes, que ganham uma bolsa de estudos após seu antigo colégio sofrer um desabamento. A série apresenta María Pedraza, Itzan Escamilla, Miguel Bernardeau, Miguel Herrán, Jaime Lorente, Álvaro Rico, Arón Piper, Mina El Hammani, Ester Expósito, Omar Ayuso e Danna Paola no elenco principal. Jorge López, Claudia Salas, Georgina Amorós, Sergio Momo, Leïti Sène, Carla Díaz, Manu Ríos, Martina Cariddi, Pol Granch, Diego Martín e Andrés Velencoso se juntaram ao elenco em temporadas posteriores.[2][3]

A série explora conceitos e temas associados aos dramas da adolescência, mas também apresenta questões mais progressistas e outros aspectos de seus clichês. Estruturalmente, a série emprega um enredo que envolve um elemento misterioso, com cada temporada ocorrendo em duas linhas do tempo. A primeira temporada, composta por oito episódios, foi lançada em 8 de outubro de 2018. A série recebeu críticas positivas dos críticos e do público, com muitos saudando a série como um "prazer culpado" e elogiando sua escrita, atuação e interpretação de temas maduros. A primeira temporada havia sido transmitida por mais de 20 milhões de assinantes de acordo com o serviço, tornando uma das séries mais populares do catalogo. Em outubro de 2018, a série foi renovada para sua segunda temporada, lançada em 6 de setembro de 2019. Uma terceira temporada foi encomendada em agosto de 2019, e lançada em 13 de março de 2020. Em janeiro de 2020, a Netflix renovou a série para uma quarta e quinta temporada.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Três jovens amigos - Samuel (Itzan Escamilla), Nadia (Mina El Hammani) e Christian (Miguel Herrán) - recebem uma bolsa de estudos para estudarem em Las Encinas, um prestigiado colégio de classe alta, após seu antigo colégio sofrer um desabamento devido as obras mal feitas de uma construtora. Devido a posição social, ambos sofrem a discriminação por parte de Guzmán (Miguel Bernardeau), um clássico mauricinho e filho de um poderoso construtor, sendo um cara arrogante e ambicioso que se sente o mais popular e respeitado do colégio. Marina (María Pedraza), irmã de Guzmán, é totalmente diferente dele, sendo uma pessoa bondosa e gentil, que recebe os novos estudantes e se aproxima de Samuel, que se apaixona por ela.

Samuel é filho de uma mãe solteira (Irene Arcos) e após a prisão de seu irmão mais velho, Nano (Jaime Lorente), trabalha como garçom em uma lanchonete para as despesas da casa, mas após a saída de Nano da prisão, este tenta consertar seus erros, mas ao mesmo tempo acaba metendo Samuel em suas encrencas, além dele se apaixonar por Marina, criando um triangulo amoroso. Nadia é filha de um casal de palestinos, e divide seu tempos nos estudos e ajudando os pais na mercearia. Ela é uma menina retraída e calma, sempre devota de sua religião e evitando qualquer coisa que possa ferir sua crença e magoar seus pais. Já Christian é um fanfarrão que se afeiçoa ao casal Carla (Ester Expósito) e Polo (Álvaro Rico), estudantes ricos do colégio, sendo ela filha de uma marquesa e dona de uma vinícola, e ele filho de um casal de lésbicas, sendo uma empresária e diretora de uma revista de moda.

Omar (Omar Ayuso), irmão de Nadia que trabalha na mercearia, esconde de todos que vende drogas para sair de casa, pois ele percebe que sua família não aceitaria sua homosexualidade. Ele se apaixona por Ander (Arón Piper), filho da diretora de Las Encinas e jogador de tênis, que também tem sua sexualidade reclusa. Lucrecia (Danna Paola), a patricinha do colégio que começa como namorada de Guzmán, faz uma aposta com ele para tirar a virgindade de Nadia e a humilhar publicamente, mas o que ela não esperava era que Guzmán se apaixonasse verdadeiramente por Nadia, tornando-se um cara mais gentil e menos ambicioso, mas que sente que os pais de Nadia não aprovariam o romance.

Através de uma série de cenas de flash-forward, começando com a abertura do primeiro episódio, é mostrado ao público que as histórias que se desdobram de um choque de estilos de vida de alguma forma levaram ao misterioso assassinato de Marina.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Um ano se passa após os eventos anteriores, e todos acreditam que o assassino preso é o responsável pela morte de Marina, porém Samuel não aceita a prisão e passa a desconfiar que o verdadeiro assassino está solto. Paralelamente, três novos estudantes chegam no colégio. Valerio (Jorge López) é um cara festeiro e viciado em drogas, sendo meio-irmão de Lucrecia por parte de seu pai. Rebeka (Claudia Salas) é uma menina atrevida e rebelde, que vivia na pobreza até sua família ganhar na loteria. Cayetana (Georgina Amorós) é uma influenciadora digital que se diz rica e filha de empresários, mas é revelado que ela é filha da faxineira do colégio. Paralelamente, Guzmán e Nadia começam a se relacionar; Carla e Samuel percebem que estão apaixonados; Cayetana se aproxima de Polo; e Valerio e Lucrecia se envolve em um amor proibido. É mostrado ao público através de flash-forward que Samuel está desaparecido e, possivelmente, morto.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

Após um tempo dos eventos anteriores, chega a época da formatura dos alunos do colégio. Nadia e Lucrecia fazem uma disputa para quem vence uma bolsa de estudos para a Universidade Columbia, em Nova Iorque. Samuel e Guzmán se aproximam para tentar achar provas para prender o assassino. Ander descobre uma leucemia e isso começa a afetar seu namoro com Omar. Malick (Leïti Sène), um novo estudante que se afeiçoa a Nadia e se torna seu namorado, mas esconde que está apaixonado por Omar. Yeray (Sergio Momo), um antigo estudante retorna para terminar o ano e se aproxima de Carla, sendo um acordo com seus pais para salvar as vinícolas da família. Cayetana e Polo, agora namorados, se afeiçoam a Valerio; e Rebeka entra em conflito com sua mãe após sua prisão. O mistério da temporada é sobre o assassinato de Polo, que foi perfurado no peito e jogado de uma janela quebrada da boate onde a festa do baile de formatura acontece.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporada
1 2 3
Elenco Principal
María Pedraza Marina Nunier Osuna Principal
Itzan Escamilla Samuel "Samu" García Domínguez Principal
Miguel Bernardeau Guzmán Nunier Osuna Principal
Miguel Herrán Christian Varela Expósito Principal Participação
Jaime Lorente Fernando "Nano" García Domínguez Principal
Álvaro Rico Leopoldo "Polo" Benavent Villada Principal
Arón Piper Ander Muñoz Principal
Mina El Hammani Nadia Shanaa Principal
Ester Expósito Carla Rosón Caleruega Principal
Omar Ayuso Omar Shanaa Principal
Danna Paola Lucrecia "Lu" Montesinos Hendrich Principal
Jorge López Valerio Montesinos Rojas Principal
Georgina Amorós Cayetana Grajera Pando Principal
Claudia Salas Rebeka de Bormujo Ávalos Principal
Leïti Sène Malick Principal
Sergio Momo Yeray Principal
Elenco Recorrente
Ramón Esquinas Ventura Nunier Recorrente Participação
Rocío Muñoz-Cobo Laura Osuna Recorrente Participação
Jorge Suquet Martín Recorrente
Ainhoa Santamaría Inspetora Recorrente
Elisabet Gelabert Azucena de Muñoz Recorrente
Irene Arcos Pilar Domínguez Recorrente Participação
Abdelatif Hwidar Yusef Shana Recorrente
Alfredo Villa Antonio Muñoz Recorrente Participação
Farah Hamed Imán Shana Recorrente
Lola Marceli Beatriz Caleruega Recorrente
Rubén Martínez Teodoro "Teo" Roson Recorrente
Liz Lobato Andrea Villada Recorrente Participação Recorrente
Yaiza Guimaré Begoña Benavent Participação Recorrente
Eva Llorach Sandra Ávalos de Gallegos Recorrente
Marta Aledo Victoria Pando Recorrente
Bruno Lastra Felipe Montesinos Recorrente Participação

Principal[editar | editar código-fonte]

  • María Pedraza como Marina Nunier Osuna[4][5] - Co-protagonista da série, Marina é herdeira de uma família rica e poderosa bastante dada ao luxo e à valorização de seus bens materiais, mas ela parece ser bem diferente deles, se mostrando mais humilde, receptiva e disposta a fazer novos amigos, conforme conhece e recebe muito bem Samuel e seus amigos mais humildes como novatos do colégio de elite Las Encinas. Tentando apaziguar os conflitos internos entre os amigos de Samuel a turma de playboys liderada por Guzmán, irmão de Marina, ela acaba se tornando grande amiga de Samuel, que começa a nutrir um interesse amoroso por ela e tenta conquistá-la, atraindo a seu mundo, o que faz com que ela conheça Nano, irmão mais velho de Samuel que também se atrai pela moça, que logo fica dividida entre os dois irmãos sem saber negar a nenhum deles e sempre procurando ajudar ambos. Aparece somente na primeira temporada.[4][5]
  • Itzan Escamilla como Samuel García Domínguez[4][5] - Protagonista da série, é um jovem do subúrbio que vive com sua mãe e seu irmão e sempre tenta resolver os problemas de sua família da forma mais correta possível, mas por ser muito bondoso, tímido e até mesmo ingênuo demais, acreditando muito na bondade alheia e tentando salvar a honra de seu irmão encrenqueiro Nano e de seus amigos malandros, o que acaba lhe gerando problemas ainda maiores. Samuel é um dos três novatos bolsistas de Las Encinas juntamente com Nadia e Christian, inicialmente lutando para se encaixar no ambiente conforme é discriminado por sua posição social e por já ter trabalhado de garçom, profissão essa constantemente satirizada por seu inicialmente rival Guzmán, e a rivalidade entre eles se intensifica ainda mais quando Samuel e Marina ficam amigos e começam a se interessar um pelo outro, já que ela o ajuda a se envolver com os demais alunos e fazer novos amigos, além dela sempre tentar ajudá-lo a resolver suas questões pessoais e familiares, mesmo que talvez de forma não muito correta.[4][5]
  • Miguel Bernardeau como Guzmán Nunier Osuna[4][5] - Co-protagonista da série, inicialmente um dos principais antagonistas da série, Guzmán, irmão de Marina, é um típico mauricinho que a princípio faz de tudo para que Samuel, Nadia e Christian sejam rejeitados e não tirem proveito de seu tempo no colégio Las Encinas, onde Guzmán se sente popular e poderoso e não quer arriscar perder sua posição principalmente para o simpático Samuel, com quem Marina logo se envolve deixando Guzmán ciumento e intrigado, inclusive arranjando briga com este e seus amigos a todo custo. Inicialmente, Guzmán namora Lu, mas quando os dois são flagrados por Nadia numa situação comprometedora no colégio, ele teme que a muçulmana espalhe o que ocorreu(assim acabando com sua reputação) e em consenso com Lu, resolve fazer trabalho com Nadia afim de usá-la, ao que ela não cede ás vontades do playboy inicialmente, já que duvida de seu caráter, mas com o tempo os dois vão se tornando mais próximos e entender suas diferenças conforme Guzmán vai atiçando o ciúme de sua namorada Lu e perdendo o interesse por ela, e Nadia entende a repulsa do rapaz por pessoas mais humildes e tenta fazê-lo ser mais compreensivo. Apesar de seu inicial mau caráter, Guzmán sabe que tem uma reputação a zelar e tenta ser ao máximo politicamente correto.[4][5]
  • Miguel Herrán como Christian Varela Expósito[4][5] - Juntamente com seus amigos Samuel e Nadia, Christian é mais um novato bolsista que inicialmente é recriminado pelos mais afortunados, mas consegue contornar a situação conforme se mostra desinteressado pelas críticas que supostamente deveriam atingi-lo e é um palhaço nato em sala de aula e outras situações, tirando proveito de tudo à sua maneira malandra de agir, que é constantemente contrariada por Samuel e Nadia, que a princípio se mostram mais politicamente corretos. Ele é o único dos três novatos que tem coragem de peitar Guzmán e qualquer outro que rivalize para com ele e seus amigos, assim, seu modo de vida encrenqueiro de ser acaba se encaixando melhor com Nano e Omar(respectivamente, os irmãos mais velhos de Samuel e Nadia, que ao contrário destes, são certamente desordeiros e encrenqueiros.), com os quais adora sair para beber e usar drogas. Inconsequente, Chris acaba se envolvendo amorosamente com Carla, namorada de Polo, um dos amigos ricos de Guzmán. A situação gera contratempo entre os dois, mas logo, Chris, Polo e Carla acabam se afeiçoando. Na segunda temporada faz participação em apenas 1 episódio.[4][5]
  • Jaime Lorente como Fernando "Nano" García Domínguez[4][5] - Irmão mais velho de Samuel, Nano acaba de sair da prisão e tenta uma vida mais correta, mas sua busca por aventuras e sua sede de vingança pelos que o aprisionaram o faz se meter em encrenca e acabar sobrando a Samuel que salve a barra de seu irmão, que continua se metendo em planos criminosos e outros trambiques, o que o faz ser ameaçado até mesmo pelo pai de Guzmán e deixar Samuel e a mãe dos dois em maus lençóis. Nano possui certa amizade para com Omar e Ander, com os quais costuma sair para beber e usar drogas, tendo muitas vezes a companhia também de Christian, que tem perfil desordeiro semelhante ao deles, além de se envolver amorosamente com Marina mesmo sabendo que esta é a paixão de seu irmão Samuel, o que faz a garota ficar sempre dividida entre os dois irmãos: O certinho, correto e inocente Samuel ou o desordeiro, desonesto e arruaceiro Nano. Ainda que se mostre desonesto, Nano não é má pessoa e tenta de todas as formas corrigir seus erros e salvar a honra e a situação financeira precária de sua família mesmo que isso o prejudique no futuro.[4][5]
  • Álvaro Rico como Leopoldo "Polo" Benavent Villada[4][5] - Um dos amigos elitizados de Guzmán que inicialmente mostra comportamento arrogante e convencido como o deste, mas depois se mostra um rapaz bastante certinho e passivo, sobretudo com sua namorada Carla, ao permitir que esta se envolva amorosamente com Christian como parte de um plano entre eles que após ser estragado pelo próprio Polo, este começa a se envolver no rolo entre sua namorada e o amante. Ele e Guzmán são melhores amigos desde a infância e aparentemente confiam um no outro, mas tal situação acaba afetando a credibilidade de Polo para com Guzmán e Ander, que também é amigo dos dois. Dono de costumes pouco comuns, Polo se revela filho de um casal de lésbicas, sendo uma delas uma grande empresária de sucesso.[4][5]
  • Arón Piper como Ander Muñoz[4][5][6] - Um ás nos esportes, principalmente em tênis, Ander é filho da diretora do colégio Las Encinas, e graças a isso, inicialmente é tido como um dos garotos mais populares da escola, tendo como principais amigos Guzmán e Polo, porém, logo revela segredos obscuros sobre si mesmo. Filho de um professor de tênis que lhe ensinou em seu esporte desde que Ander era criança, o rapaz logo mostra que nunca se interessou de verdade pelo esporte e sempre foi moldado segiundo os sonhos de seus pais. O único que é mais compreensivo para com Ander é Omar, que lhe vende drogas e logo os dois se envolvem num relacionamento, aproximando Ander de Nano e outros amigos arruaceiros do muçulmano.
  • Mina El Hammani como Nadia Shana[4][5] - Bolsista do Las Encinas juntamente com Samuel e Chris, Nadia é filha de um casal de muçulmanos donos de uma mercearia da cidade, sendo bastante devota à sua crença e evitando qualquer decisão que venha a ferir a fé que defendeu desde criança, sendo alguém mais recatada e reservada, além de bastante inteligente nos estudos, mas sendo constante vítima de islamofobia e logo chamando a atenção de Guzmán, que de forma interesseira começa a fazer trabalhos juntamente com ela afim de seduzi-la e descobrir seus maiores segredos. O que a muçulmana não esperava era que se afeiçoaria com ele e o compreenderia de forma mais intensa, ainda assim relutante em se envolver amorosamente para com o mesmo, ainda mais com a então namorada dele a perseguindo.
  • Ester Expósito como Carla Rosón Caleruega[4][5] - Namorada de Polo(a princípio) e uma das mais ricas do colégio, Carla se interessa por Chris e começa a encenar um romance com ele mesmo com o consentimento de seu namorado, já que o romance faz parte de um plano do para usar o malandro garoto, mas quando o disfarce vem à tona e o casal não consegue mais disfarçar, os três acabam se envolvendo amorosamente entre si, visto que Carla é ambiciosa, promíscua e sem senso de moral, além de se aproveitar dos sentimentos dos homens que se envolvem com ela. Amiga de infância de Marina, parece confiar plenamente nesta, apesar de não demonstrar ser muito fiel à amizade das duas e mostrar um lado certamente interesseiro. Durante a segunda temporada, se afeiçoa a Samuel, apenas por interesse vindo mais tarde a apaixonar-se verdadeiramente por este.
  • Omar Ayuso como Omar Shana[4][5][6] - Irmão mais velho de Nadia e igualmente muçulmano, trabalha na mercearia dos pais, ainda assim, aproveita seu tempo livre para traficar drogas e beber e fumar com seus amigos Nano e Chris, além de ser um dos melhores amigos de Samuel, a quem tenta sempre proteger das más influências de Nano e outros, sendo certamente realista para com este devido à sua inocência. Apenas possui uma relação conturbada para com sua irmã Nadia, já que suas atitudes são reprovadas por ela e os dois nunca foram bons amigos um do outro e ele esconde seus segredos de seus pais. Como traficante de drogas, acaba tendo como cliente o jovem Ander, por quem acaba se interessando amorosamente e os dois tentam manter as aparências, ainda mais para os amigos ricos de Ander e para os pais deste.
  • Danna Paola como Lucrecia "Lu" Montesinos Hendrich[4][5][7] - Namorada de Guzmán(pelo menos a princípio), Lu é ciumenta e possessiva, além de bastante geniosa, possuindo até mesmo ciúmes da relação de Guzmán com sua irmã Marina, querendo ser mais importante que qualquer mulher na vida deste. Inicialmente é cúmplice de seu namorado no plano de tirar informações de Nadia, mas logo a muçulmana e Guzmán se envolvem de forma mais próxima fazendo com que o rapaz comece a deixar sua namorada de lado, perdendo assim o interesse por ela e a deixando intrigada. Falsa e manipuladora, ela sempre consegue o que quer com bastante lábia e perspicácia, e vai tentar de tudo para rivalizar com Nadia e tirá-la de seu caminho, como a seus amigos.
    • Introduzidos a partir da segunda temporada:
  • Jorge López como Valerio Montesinos Rojas[8] - Valério é meio-irmão de Lu. É um mau aluno, apresentando dificuldades escolares. Rapaz inadequado e bem pouco responsável, é viciado em drogas e costuma fazer várias festas sem limites. Esteve num colégio interno e no último saiu deste para estudar no Colégio Las Encinas, onde logo se afeiçoa a Guzmán e seus amigos e adora paquerar as alunas da mesma escola, mas nutre sentimentos por sua irmã Lu e tenta engatar um romance para com esta, mesmo os dois sendo irmãos, ao que ele adora constatar que ela é apenas sua meia-irmã.
  • Claudia Salas como Rebeka de Bormujo Ávalos[8] - Aluna novata no Las Encinas, é filha de mãe solteira e vivia na miséria até sua família ganhar na loteria e ela se mudar para a antiga casa da família de Guzmán, quando estes se mudam. Apesar de ser rica e filha de uma mulher que adora bancar a burguesa, vive ressaltando que ganhou na loteria e não se identifica com os alunos mais ricos do Las Encinas, mostrando-se bastante malandra, rebelde e bastante ousada. Seus únicos amigos são a princípio Nadia, Omar e Samuel, a quem tenta convencer a lutarem por seus interesses, mesmo que tenham que confrontar pessoas ou quebrar regras para conseguirem alcançar seus objetivos. Baladeira, Beka é quem geralmente convence seus amigos a frequentarem festas, uma vez que consegue convite VIP para as mesmas. Costuma ter confidências para com Nadia e ensina boxe a Samuel, no porão de sua casa, assim nutrindo certo interesse amoroso por este, mesmo ele sendo apenas amigo dela e não percebendo seu real interesse.
  • Georgina Amorós como Cayetana Grajera Pando[8] - Outra novata no Las Encinas, bastante simpática e receptiva, além de aparentemente ser um tanto sonhadora e sem muito senso de realidade, inicialmente se mostrando como alguém que mora sozinha numa mansão, a qual mais tarde é revelada como a casa de seus patrões, onde Cayetana, apesar de ser tratada como filha, é apenas a empregada doméstica que mora nos fundos da casa com sua mãe, que é faxineira no Las Encinas; e seu avô materno, adoentado, que vive de cama, sobrevivendo apenas pelos esforços de sua filha e neta, que vivem em conflito, uma vez que Cayetana vive fingindo ser rica e tem vergonha da situação financeira e social da mãe, escondendo de todos que é filha de uma faxineira do colégio. Logo se afeiçoa a Lu, que se aproxima dela apenas interessada em descobrir o segredo que a mesma vive escondendo. Cayetana, a princípio, acredita que Lu é sua amiga e troca confidências para com a mesma, sem nunca deixar escapar quem realmente é, além de se afeiçoar a Polo, sabendo que o mesmo já não namora mais Carla, e ensaiar um romance para com o mesmo. Vive entrando em conflitos constantes para com Beka, que recrimina seu jeito de ser e também desconfia que Cayetana esconde algo.
    • Introduzidos a partir da terceira temporada:
  • Leïti Sène como Malik - Um interesse amoroso de Omar que passa a usar Nadia, fingindo ser seu namorado, para se aproximar dele e sua família. Ele é um rapaz manipulador e garanhão, que se diz um rapaz de grande prestígio.
  • Sergio Momo como Yeray - Um jovem estudante rico que começou seu próprio negócio e novo interesse amoroso de Carla. Ele estava acima do peso e sofria bullying constantemente, mas Carla lhe deu confiança para mudar seus hábitos.

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Ramón Esquinas como Ventura Nunier - Pai de Guzmán e Marina e dono da empreiteira responsável pela demolição do antigo colégio onde estudavam Samuel, Christian e Nadia. Graças a uma falcatrua de Nano, irmão de Samuel, Ventura desconfia de ambos e é contrário ao romance de sua filha Marina com o rapaz, mesmo sendo Samuel um bom rapaz. Durante a trama, Ventura revela possuir um segredo bastante ilícito.
  • Jorge Suquet como Martín[4][9] - Principal professor da classe de Samuel, Marina e os demais, tentando resolver todo e qualquer conflito interno dos alunos sem se envolver intensamente com nenhum deles, apenas de forma profissional e a fim de manter a harmonia no colégio.
  • Ainhoa Santamaría como Inspetora[4] - Interrogadora policial do assassinato na série, se fazendo presente apenas nas cenas de flash forward onde interroga os personagens do ocorrido.
  • Elisabet Gelabert como Azucena de Muñoz[4] - Diretora do colégio Las Encinas e mãe de Ander, desconhecendo muitos dos segredos de seu protegido filho.
  • Irene Arcos como Pilar Domínguez - Mãe de Nano e Samuel, aparentemente se mostrando como mãe solteira, já que a série não mostra e nem menciona um possível pai dos seus filhos. Fumante, irresponsável e desordeira, Pilar tem sua vida a parte de seus filhos e não costuma repreender Nano por seus atos, o que preocupa Samuel, que se sente na obrigação de tomar partido de tudo em prol de sua família.
  • Abdelatif Hwidar como Yusef Shana[4] - Pai de Omar e Nadia, um conservador muçulmano que não faz a menor ideia dos conflitos internos de seu filho, tendo apenas sua filha nadia como sua escudeira, já que ela é fiel ao trabalho na mercearia da família.
  • Rocío Muñoz-Cobo como Laura Osuna - Mãe de Guzmán e Marina, aristocrata como seu marido Ventura, também não tolerando alunos mais humildes temendo arriscar sua reputação.
  • Alfredo Villa como Antonio Muñoz - Pai de Ander e professor de tênis, que sonhava em ver o filho como um exímio tenista.
  • Farah Hamed como Imán Shana - Mãe de Omar e Nadia, sendo também dona da mercearia da família.
  • Lola Marceli como Beatriz Caleruega[4] - Funcionária da burguesia aristocrática espanhola e mãe de Carla.
  • Rubén Martínez como Teodoro "Teo" Ronson - Pai de Carla e parceiro de Ventura nos negócios.
  • Liz Lobato como Andrea Villada - Uma das mães de Polo e CEO de uma revista importante.
  • Yaiza Guimaré como Begoña Benavent - Uma das mães de Polo.
  • Alberto Vargas como Pablo Ruiz - Ex-namorado misterioso de Marina, com o qual esta guarda um terrível segredo.
  • Eva Llorach como Sandra Ávalos - Mãe solteira de Rebeka e traficante de drogas.
  • Marta Alendo como Victoria Pando - Mãe de Cayetana e faxineira de Las Encinas.
  • Bruno Lastra como Felipe Montesinos - Pai de Lu e Valerio.
  • Jorge Clemente como Alexis - um jovem com leucemia que se torna amigo de Ander no hospital.
  • Kevin McHale como Bill McKinley (convidado) - rapaz que entrega o premio para Nadia e Lu na formatura.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 17 de julho de 2017, foi anunciado que a Netflix estava desenvolvendo a primeira temporada de uma série espanhola, sendo a segunda produção espanhola do serviço depois de Las chicas del cable. A série foi desenvolvida por Carlos Montero e Darío Madrona, que também são creditados como produtores executivos.[10] A equipe da série deu uma entrevista para o The Hollywood Reporter e disse que a série "possui uma das equipes de escrita mais bem-sucedidas da Espanha".[11][12] Montero e Madrona vieram para desenvolver a série depois de serem informados de que a Netflix estava procurando um programa para adolescentes e foram solicitados para produzir a série, com Montero apresentando a premissa básica.[13]

Escolha de elenco[editar | editar código-fonte]

O elenco principal inicial foi confirmado antes da estréia da série, com vários atores de outras séries e filmes originais da plataforma, incluindo Itzan Escamilla de Las chicas del cable, Danna Paola de Lo más sencillo es complicarlo todo, e María Pedraza, Jaime Lorente e Miguel Herrán, que participaram de La casa de papel.[14][15] Paralelamente, o estreante Omar Ayuso também foi escalado, como um personagem com seu próprio nome, enquanto Ester Expósito, Mina El Hammani, Miguel Bernardeau, Arón Piper e Álvaro Rico foram adicionados ao elenco principal. Na segunda temporada, Georgina Amorós, que participou de Welcome to the Family e Vis a Vis, foi adicionada ao elenco.[16] Anunciados pouco antes de seu lançamento, Claudia Salas e Jorge López se juntaram ao elenco.[17][18] Na terceira temporada, Leïti Sène e Sergio Momo foram adicionados em um pequeno vídeo divulgado pela Netflix, em 4 de outubro de 2019.

Em 28 de janeiro de 2020, foi anunciado que a série consistirá em um novo elenco principal a partir da quarta temporada.[19] Em 19 de maio de 2020, foi confirmado através da conta do Instagram da série que Mina El Hammani, Danna Paola, Ester Expósito, Álvaro Rico e Jorge López não voltarão para a próxima temporada.[20][21] Sergio Momo e Leiti Sène, que apareceram em papeis principais na última, também não voltarão para a próxima temporada.[22] Em 22 de maio de 2020, Itzan Escamilla, Miguel Bernardeau, Arón Piper, Omar Ayuso, Claudia Salas e Georgina Amorós foram confirmados para reprisar seus papéis.[23] Em 28 de junho de 2020, Carla Díaz, Manu Ríos, Martina Cariddi, Pol Granch, Diego Martín e Andrés Velencoso foram anunciados como membros do elenco principal da quarta temporada.[24][25]

Música[editar | editar código-fonte]

As canções da série são supervisionadas por Lynn Fainchtein. Lucas Vidal é responsável por compor a trilha sonora original das três temporadas. Entre as canções populares usadas na série estão "Twisted Games", de Night Panda e Krigarè; "5 in the Morning", de Charli XCX; Assassin", de Au/Ra; "The Kids Are Coming, de Tones and I; "Malamente", de Rosalía; e "Forever", de Chvrches.[26]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Resumo[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente lançado
185 de outubro de 2018 (2018-10-05)
286 de setembro de 2019 (2019-09-06)
3813 de março de 2020 (2020-03-13)

Temporada 1 (2018)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
11 "Bienvenidos" Ramón SalazarDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Após a derrocada de uma escola pública, a construtora responsável tenta redimir-se dos prejuízos financiando a admissão de três alunos numa escola privada elitista. 
22 "Deseo" Dani de la OrdenDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Um trabalho de escola aproxima Marina e Samuel e incentiva Guzmán a tentar conquistar Nadia. Entretanto, Christian fica chocado com uma revelação. 
33 "Sábado noche" Ramón SalazarDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Samuel organiza uma festa, durante a qual Nano seduz Marina e o efeito do ponche adulterado afeta vários jovens. Nadia fica magoada com o que descobre sobre Guzmán. 
44 "El amor es una droga" Ramón SalazarDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Guzmán tenta obter o perdão de Nadia e Polo e Christian aproximam-se durante uma gala. Lu suborna o professor. Para pagar uma dívida, Nano terá de cumprir uma missão. 
55 "Todos mienten" Dani de la OrdenDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Marina sugere a Nano uma forma de pagar a dívida. De propósito, Lu revela um segredo na presença de Nadia. Omar descobre que Ander falou aos amigos sobre a sua relação. 
66 "Todo va a salir bien" Dani de la OrdenDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Nano descobre que um dos relógios tem um segredo. A diretora encontra a erva de Marina. Corre o rumor de uma gravidez. Christian recebe uma proposta em troca de um favor. 
77 "Todo estalla" Ramón SalazarDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Carla suspeita que Marina esteja envolvida no roubo. O pai de Omar faz planos sobre o futuro do filho. Quando descobre o segredo da irmã, Guzmán procura vingança. 
88 "Assilah" Ramón SalazarDarío Madrona e Carlos Montero5 de outubro de 2018
Decorrem os últimos momentos antes do homicídio. Christian toma uma decisão difícil. A polícia prende um suspeito. Transtornado pelo desgosto, Guzmán perde o controlo. 

Temporada 2 (2019)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
91 "20 horas desaparecido" Ramón SalazarDarío Madrona6 de setembro de 2019
O início do ano traz novas caras até Las Encinas. Guzmán ainda chora pela irmã. Christian debate-se com o seu segredo e um aluno desaparece misteriosamente. 
102 "34 horas desaparecido" Ramón SalazarCarlos Montero6 de setembro de 2019
Samuel tenta seduzir Carla para descobrir a verdade sobre a morte de Marina. Cayetana, a nova amiga de Lu e uma guru das redes sociais, organiza uma festa improvisada. 
113 "36 horas desaparecido" Ramón SalazarBreixo Corral6 de setembro de 2019
Polo e Ander têm uma conversa reveladora. Nadia tem de ser criativa para impedir Guzmán de beber e de consumir drogas. A mãe de Rebeca oferece um trabalho a Samuel. 
124 "59 horas desaparecido" Sílvia QuerAbril Zamora6 de setembro de 2019
Polo é pressionado pelos amigos e corroído pela culpa. A mãe de Cayetana ameaça revelar o segredo da filha. Ander e Guzmán discutem com os seus companheiros. 
135 "63 horas desaparecido" Sílvia QuerJaime Vaca6 de setembro de 2019
Rebeca usa a informação que obteve para provocar Cayetana. A festa de Halloween termina em violência. Samuel depara-se com uma cena chocante. 
146 "66 horas desaparecido" Sílvia QuerCarlos C. Tomé6 de setembro de 2019
Lu chantageia Nadia e Samuel confronta Carla com as suas suspeitas. No futuro, Guzmán é questionado sobre o estudante desaparecido. 
157 "84 horas desaparecido" Dani de la OrdenAbril Zamora6 de setembro de 2019
Lu descobre um segredo enquanto ajuda Cayetana com a organização da festa. Omar teme pela segurança de Samuel. O comportamento de Ander deixa Guzmán confuso. 
168 "0 horas desaparecido" Dani de la OrdenBreixo Corral6 de setembro de 2019
As circunstâncias por detrás do desaparecimento de Samuel são reveladas e trazem à superfície verdades dolorosas e segredos obscuros. 

Temporada 3 (2020)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
171 "Carla" Jorge TorregrossaDarío Madrona13 de março de 2020
Carla é interrogada quando um aluno é assassinado numa festa. No passado, ela enfrenta Polo no tribunal. Ander sofre um susto de saúde e Nadia conhece um pretendente. 
182 "Samuel y Guzmán" Jorge TorregrossaJaime Vaca13 de março de 2020
Guzmán tenta remediar a situação. Nadia ameaça vingar-se de Lu quando as duas concorrem à mesma bolsa. Ander conta a verdade sobre a sua saúde. 
193 "Cayetana y Valerio" Dani de la OrdenAlmudena Ocaña13 de março de 2020
Polo é perseguido na escola. Samuel pondera a oferta da polícia enquanto se aproxima cada vez mais de Rebeca. Ander lida com o seu tratamento. 
204 "Lu" Dani de la OrdenCarlos C. Tomé13 de março de 2020
Guzmán confronta o pai de Nadia. Lu organiza uma criativa festa do Dia dos Namorados, onde florescem novos romances. Rebeca pondera uma decisão rentável. 
215 "Ander" Jorge TorregrossaAlmudena Ocaña13 de março de 2020
Rebeca tenta identificar o traidor. Uma festa no clube leva a uma série de revelações chocantes. 
226 "Rebeka" Jorge TorregrossaCarlos C. Tomé e Andrés Seara13 de março de 2020
A vencedora da bolsa de estudos é anunciada. Nadia toma uma decisão importante. A preocupação de Samuel com Carla causa problemas entre ele e Valerio. 
237 "Nadia y Omar" Dani de la OrdenJaime Vaca13 de março de 2020
Aproxima-se o dia da formatura e o futuro de muitos alunos continua por definir. Polo pede às suas mães que reconsiderem a decisão que tomaram. 
248 "Polo" Dani de la OrdenDarío Madrona13 de março de 2020
Os eventos da noite do homicídio são desvendados. A polícia interroga diversas testemunhas, que estão prontas para apontar o dedo. 

Notas e referências

Notas

Referências

  1. «Netflix calienta el estreno de 'Elite' con un nuevo tráiler». El Espacio 
  2. «'Elite' ya tiene protagonista: Netflix ficha a una joven promesa de Movistar+». vanitatis.elconfidencial.com 
  3. «Elite, la nueva serie española de Netflix, ya tiene tráiler y fecha de estreno». Cnet 
  4. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v «Personajes Élite. Reparto de actores». FórmulaTV 
  5. a b c d e f g h i j k l m n o p q «Netflix's 'Elite': Meet The Cast». POP BUZZ. Consultado em 25 de outubro de 2018 
  6. a b Paolo di Lorenzo (22 de outubro de 2018). «Élite, intervista a Arón Piper e Omar Ayuso, gli attori di Ander e Omar» (em italiano). tvserial.it. Consultado em 25 de outubro de 2018 
  7. «Danna Paola estuvo a punto de perder su participación en la serie 'Élite'». La Verdad Noticias. 11 de setembro de 2018. Consultado em 11 de setembro de 2018 
  8. a b c Katiúscia Vianna (15 de janeiro de 2019). «Elite: Netflix anuncia filmagens da segunda temporada com três novidades no elenco». adorocinema. http://www.adorocinema.com. Consultado em 15 de janeiro de 2019 
  9. Sergio Navarro (16 de outubro de 2018). «Jorge Suquet ('Élite'): "Este profesor viene de un lugar distinto al de sus alumnos y a veces se la lían"» (em espanhol). Formula TV. Consultado em 5 de novembro de 2018 
  10. Tartaglione, Nancy; Tartaglione, Nancy (13 de julho de 2017). «Netflix Enrolls At 'Elite' Boarding School For Spanish YA Crime Drama». Deadline (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  11. «Netflix Orders 'Elite,' Its Second Original From Spain». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  12. Pablos, Emiliano De; Pablos, Emiliano De (18 de outubro de 2018). «'Elite' Gets Netflix Season 2 Order». Variety (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  13. «"Élite es una serie de este momento y de este país"». IGN España (em espanhol). 3 de outubro de 2018. Consultado em 22 de julho de 2020 
  14. Jeunesse, Marilyn La. «Meet the Cast of "Elite," Netflix's Latest Prep School Thriller You're Going to Be Obsessed With». Teen Vogue (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  15. LR, Redacción (6 de janeiro de 2020). «De estrella infantil a figura internacional: La trayectoria de Danna Paola». larepublica.pe (em espanhol). Consultado em 22 de julho de 2020 
  16. «Who Plays Cayetana In 'Elite' Season 2? Georgina Amorós Has Worked With One Of Her Costars Before». Bustle (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  17. «Who Plays Valerio On 'Elite'? Jorge López Is A Long Way From His Disney Roots». Bustle (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  18. «Who Plays Rebeca On 'Elite'? Claudia Salas Could Make Or Break Season 2». Bustle (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  19. Onieva, Álvaro (28 de janeiro de 2020). «EXCLUSIVA: 'Élite' cambiará a su elenco en la temporada 4». Medium (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  20. ntn24.com (19 de maio de 2020). «Cuatro protagonistas estelares de 'Élite' quedan fuera de la serie». Cuatro protagonistas estelares de ‘Élite’ quedan fuera de la serie (em espanhol). Consultado em 22 de julho de 2020 
  21. «Publicação do Instagram de Élite • 19 de Mai, 2020 às 3:09 UTC». Instagram. Consultado em 22 de julho de 2020 
  22. Ferguson, LaToya; Ferguson, LaToya (4 de outubro de 2019). «Netflix Renews the Addictive 'Elite' for a Third Season». IndieWire (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 
  23. «'Élite' despide para siempre a varios de sus actores más queridos con un emotivo vídeo». Vogue España (em espanhol). Consultado em 22 de julho de 2020 
  24. Rodríguez, Manuel Angel Chao (28 de junho de 2020). «Élite se renueva: estas son las nuevas incorporaciones a la serie». Moncloa (em espanhol). Consultado em 22 de julho de 2020 
  25. Araujo, Kari (30 de junho de 2020). «Estos son los nuevos personajes que revolucionarán la cuarta temporada de "Elite" -». GENTE (em espanhol). Consultado em 22 de julho de 2020 
  26. Wang, Amy X.; Wang, Amy X. (16 de abril de 2020). «How Chvrches Scored the Netflix Deal of the Music Industry's Dreams». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]