Agaciel Maia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Agaciel Maia
Foto:Roosewelt Pinheiro/ABr
Deputado distrital do  Distrito Federal
Período 1º de janeiro de 2019
até 31 de janeiro de 2022
Dados pessoais
Nascimento 21 de julho de 1958 (61 anos)
Brejo do Cruz, Paraíba
Cônjuge Sânzia Maia
Partido Partido Liberal, PL
Profissão Funcionário público
linkWP:PPO#Brasil

Agaciel da Silva Maia (Brejo do Cruz, 21 de julho de 1958) é um político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho agricultores, João Gonçalves Maia, conhecido como seu João Dino, e dona Anunciada, Agaciel nasceu no pequeno sítio da família em Bom Lugar, município paraibano de Brejo do Cruz, entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

As primeiras letras, Agaciel Maia aprendeu no Grupo Escolar Padre João Maria, na pequena cidade de Jardim de Piranhas, no RN, distante 12 quilômetros do sítio onde morava.

Em 1977, na nova capital, foi aprovado em concurso público e ingressou no Senado Federal como auxiliar de escritório. Sua persistência e dedicação falaram mais alto e logo foi promovido, primeiro para o cargo de Adjunto Administrativo para depois ocupar o de Técnico de Planejamento, até chegar, a Analista Legislativo.

Em 1979, ingressou no curso de Economia, na Universidade Católica de Brasília. Ao concluir, fez três cursos de pós-graduação: Auditoria Interna e Externa, Administração Financeira e Administração Pública, este último na Fundação Getúlio Vargas.

Dez anos depois, Agaciel Maia assumiu a direção da Gráfica do Senado, onde permaneceu por nove anos.

Ao longo dos 33 anos como servidor do Senado Federal, Agaciel ocupou diversos cargos na instituição. Foi auditor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, onde também exerceu a função de diretor executivo (87/95), presidente do Conselho de Administração do Senado Federal, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa Oficial (95/97), diretor responsável pelas publicações oficias da Assembleia constituinte (87/88) e membro do Conselho Consultivo da Anatel.

Em 1995, por indicação do então presidente do Senado Federal, senador José Sarney, Agaciel Maia assumiu o mais alto posto daquela Casa, o de diretor geral.

Casado, pai de três filhos e avô de sete netos, o economista Agaciel da Silva Maia foi eleito, em 2010, deputado distrital pela primeira vez com mais de 14 mil votos.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Em 2018, com 17 mil votos, foi reeleito para o seu terceiro mandato à frente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. Nas eleições de 2018, Agaciel declarou possuir um patrimônio de R$ 8.247.332,00.[1]

Elegeu-se como deputado distrital, em 2010, 2014 e 2018.  Nos anos de 2013 e 2014 ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Atualmente, preside a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.

O distrital foi o primeiro parlamentar a abrir mão da verba indenizatória, somando uma economia aos cofres públicos de mais de um milhão de reais.  Agaciel é autor de mais de 60 Leis aprovadas e inúmeros Projetos de Lei que visam melhorias e desenvolvimento para a população do Distrito Federal.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • O Senado e seus Presidentes
  • Dinarte Mariz - Vida e Luta de um Potiguar
  • Deputados e Senadores do Rio Grande do Norte do Império à República
  • Tempo de Transformação

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Eleições 2018 | Agaciel Maia Deputado Distrital 22123». Estadão. Consultado em 13 de março de 2019