Lista de episódios de Game of Thrones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Game of Thrones 2011 logo.svg

Game of Thrones é uma série de televisão americana de dramafantasia criada por David Benioff e D.B. Weiss, que estreou na HBO em 17 de abril de 2011. A série é baseada nos livros A Song of Ice and Fire do autor George R. R. Martin. A série se passa no continente ficcional de Westeros e Essos, e mostra as violentas lutas pelo poder entre as famílias nobres para obter o controle do Trono de Ferro dos Sete Reinos.

Até junho de 2016, 60 episódios de Game of Thrones foram ao ar, concluindo a sexta temporada. A série foi renovada para uma sétima temporada que irá ao ar em 2017, e será composta por 7 episódios.[1] A oitava e última temporada também já foi confirmada e está planejada para ir ao ar em 2018.[2]

Resumo[editar | editar código-fonte]

Temporada Eps. Exibição original Audiência
(em milhões)
Início Término
1 10 17 de abril de 2011 19 de Junho de 2011 2.52[3]
2 10 1 de abril de 2012 3 de junho de 2012 3.80[3]
3 10 31 de março de 2013 9 de Junho de 2013 4.97[4]
4 10 6 de abril de 2014 15 de junho de 2014 6.84[5]
5 10 12 de abril de 2015 14 de junho de 2015 6.88[6]
6 10 24 de abril de 2016 26 de junho de 2016 7.68[7]

Episódios[editar | editar código-fonte]

1ª temporada (2011)[editar | editar código-fonte]

No.
geral
No. Título Diretor(s) Escritor(s) Exibição Audência
(em milhões)
1 1 "Winter Is Coming" Tim Van Patten David Benioff & D. B. Weiss 17 de abril de 2011 2.22[8]
Os Stark de Winterfell recebem a visita da família real. O Rei Robert Baratheon faz a Eddard Stark uma oferta que ele não pode recusar. Do outro lado do oceano, o exilado Príncipe Viserys Targaryen cria uma aliança para reconquistar o Trono de Ferro; ele dará sua irmã, Daenerys, em casamento para o selvagem Khal Drogo em troca de seu exército. De volta a Winterfell, Catelyn Stark recebe uma pista que pode implicar no envolvimento de membros da família real em um assassinato, enquanto o jovem Bran Stark faz uma perigosa descoberta. 
2 2 "The Kingsroad" Tim Van Patten David Benioff & D. B. Weiss 24 de abril de 2011 2.20[9]
O destino de Bran permanece incerto. Concordando em se tornar a Mão do Rei, Ned deixa Winterfell com Arya e Sansa, enquanto Catelyn fica para trás para cuidar de Bran. Jon Snow se dirige para o norte para se juntar aos irmãos da Patrulha da Noite. Tyrion decide ir para a Muralha com Jon. Viserys aguarda na esperança de recuperar o Trono de Ferro, enquanto Daenerys foca sua atenção em aprender como agradar seu novo marido, Drogo. 
3 3 "Lord Snow" Brian Kirk David Benioff & D. B. Weiss 1 de maio de 2011 2.44[10]
Ned se junta ao Pequeno Conselho em Porto Real. Jon Snow encontra dificuldades ao se adaptar a sua nova vida na Muralha. Suspeitando que os Lannister têm algo a ver com a queda de Bran, Catelyn decide ir para o sul para se juntar a Ned. Cersei e Jaime ponderam sobre as implicações da recuperação de Bran. Arya começa a estudar o manejo de espadas. Daenerys e Viserys discutem no caminho a Vaes Dothraki. 
4 4 "Cripples, Bastards, and Broken Things" Brian Kirk Bryan Cogman 8 de maio de 2011 2.45[11]
Um torneio é realizado para honrar a nova Mão do Rei. Ned examina um livro procurando pistas sobre a morte de seu predecessor. Jon toma atitudes para proteger Samwell Tarly de abusos no Castelo Negro. Viserys e Daenerys brigam mais uma vez em Vaes Dothraki. Sansa começa a se imaginar como uma Rainha, enquanto Arya vê um futuro bem diferente. Catelyn e Tyrion se encontram em uma estalagem na Estrada do Rei. 
5 5 "The Wolf and the Lion" Brian Kirk David Benioff & D. B. Weiss 15 de maio de 2011 2.58[12]
Robert e Ned discutem sobre como lidar com a aliança dos Targaryen com os Dothraki, com Robert ordenando um ataque preventivo contra Daenerys, criando um racha na relação dele com Ned. Tyrion, mantido como refém, ajuda Catelyn. Ela, porém, é recebida com frieza no Ninho da Águia pela viúva de Jon Arryn, sua irmã Lysa. Arya ouve uma conspiração contra seu pai. 
6 6 "A Golden Crown" Daniel Minahan História: David Benioff & D. B. Weiss
Roteiro: Jane Espenson, David Benioff & D. B. Weiss
22 de maio de 2011 2.44[13]
Novamente como Mão do Rei, Ned é deixado administrando o reino enquanto Robert vai caçar, instaurando um decreto que terá grandes consequências nos Sete Reinos. No Ninho da Águia, Tyrion confessa seus "crimes" e exige que Lysa lhe conceda um Julgamento por Combate. Viserys recebe seu pagamento final vindo de Daenerys e Drogo. 
7 7 "You Win or You Die" Daniel Minahan David Benioff & D. B. Weiss 29 de maio de 2011 2.40[14]
Descobrindo a verdade, Ned confronta Cersei sobre a morte de Jon Arryn. Com o destino do desaparecido Benjen Stark em sua mente, Jon Snow faz seus votos para a Patrulha da Noite, porém não conseguindo o posto que desejava. Sor Jorah Mormont salva Daenerys de uma armadilha, isso enfurece Drogo que promete levar os Dothraki para onde eles nunca haviam ido. Um machucado Eddard se esforça para garantir uma transição ordenada em Porto Real. 
8 8 "The Pointy End" Daniel Minahan George R. R. Martin 5 de junho de 2011 2.72[15]
Com um novo rei nos Sete Reinos, os Lannister pressionam os Stark. No norte, com seu pai preso em Porto Real, Robb reúne todos os vassalos e marcha para o sul na direção da guerra. Sansa implora pela vida de Ned a Joffrey. 
9 9 "Baelor" Alan Taylor David Benioff & D. B. Weiss 12 de junho de 2011 2.66[16]
Eddard Stark, aprisionado e acusado de traição, toma uma fatídica decisão. Sua esposa Catelyn negocia com o traiçoeiro Lorde Walder Frey, e seu filho Robb luta sua primeira batalha contra os Lannister. Enquanto isso, Jon descobre um segredo sobre Meistre Aemon, e Daenerys se posiciona contra Qotho. 
10 10 "Fire and Blood" Alan Taylor David Benioff & D. B. Weiss 19 de junho de 2011 3.04[17]
Com as trágicas notícias da morte de Ned se espalhando pelos Sete Reinos, Bran e Rickon Stark compartilham uma visão. Enquanto isso, Catelyn pressiona Jaime Lannister sobre a queda de seu filho; Tyrion vai para o Sul depois de uma decisão surpreendente de seu pai; Arya tenta escapar de Porto Real; Jon enfrenta uma difícil escolha na Patrulha da Noite e Daenerys sofre um terrível revés porém encontra novas esperanças. 

2ª temporada (2012)[editar | editar código-fonte]

No.
geral
No. Título Diretor(s) Escritor(s) Exibição Audência
(em milhões)
11 1 "The North Remembers" Alan Taylor David Benioff & D. B. Weiss 1 de abril de 2012 3.86[18]
Enquanto Robb Stark e seu exército continuam a guerra contra os Lannister, Tyrion chega em Porto Real para aconselhar e acalmar os nervos de Joffrey. Na ilha de Pedra do Dragão, Stannis Baratheon planeja uma invasão para conquistar o trono de seu falecido irmão, se aliando com Melisandre, uma estranha sacerdotisa de um estranho deus. Do outro lado do mar, Daenerys, seus três dragões e seu khalasar viajam pelo Deserto Vermelho à procura de aliados, ou água. No Norte, Bran preside uma tediosa Winterfell, enquanto que além da Muralha, Jon Snow e a Patrulha da Noite devem se proteger dos perigosos selvagens. 
12 2 "The Night Lands" Alan Taylor David Benioff & D. B. Weiss 8 de abril de 2012 3.76[19]
Na iminência de um banho de sangue na capital, Tyrion culpa Cersei por alienar os suditos do rei. Na estrada para o Norte, Arya conta um segredo a Gendry, um recruta da Patrulha da Noite. Com seus suprimentos se esgotando, os batedores de Dany voltam com novas notícias. Depois de nove anos sob tutela dos Stark, Theon Greyjoy se reencontra com seu pai, Balon, que deseja reinstaurar o Reino das Ilhas de Ferro. Davos Seaworth recruta Salladhor Saan, um pirata, para que ele se una a Stannis e Melisandre e faça parte de uma invasão naval à Porto Real. 
13 3 "What Is Dead May Never Die" Alik Sakharov Bryan Cogman 15 de abril de 2012 3.77[20]
Na Fortaleza Vermelha, Tyrion arma três alianças com promessas de casamento. Catelyn chega ao acampamento de Renly para forjar sua própria aliança, porém o Rei, sua esposa Margaery Tyrell e Sor Loras Tyrell têm outros planos. Em Winterfell, Meistre Luwin tenta decifrar os sonhos de Bran. 
14 4 "Garden of Bones" David Petrarca Vanessa Taylor 22 de abril de 2012 3.65[21]
Joffrey pune Sansa pelas vitórias de Robb, enquanto Tyrion e Bronn tentam atenuar a crueldade do rei. Catelyn implora para que Stannis e Renly deixem de lado suas ambições e se unam contra os Lannister. Dany e seu exausto khalasar chegam em Qarth, um próspera cidade com fortes muralhas e governantes que a recebem do lado de fora. Tyrion faz com que um homem da Rainha se torne seus "olhos e ouvidos". Arya e Gendry são levados a Harrenhal, onde suas vidas ficam à mercer d'A Montanha, Gregor Clegane. Davos deve voltar a suas origens para levar Melisandre a uma cova secreta. 
15 5 "The Ghost of Harrenhal" David Petrarca David Benioff & D. B. Weiss 29 de abril de 2012 3.90[22]
O fim da rivalidade entre os Baratheon faz Catelyn fugir e Mindinho agir. Em Porto Real, a fonte de Tyrion lhe fala sobre a falha na estratégia de defesa de Joffrey e sobre uma misteriosa arma. Theon viaja para a Costa Pedregosa para se provar como um verdadeiro Homem de Ferro. Em Harrenhal, Arya recebe uma promessa de Jaqen H'ghar, um dos três prisioneiros que ela salvou dos Mantos Dourados. A Patrulha da Noite chega no Punho dos Primeiros Homens, uma antiga fortaleza onde eles esperam conter o avanço do exército selvagem. 
16 6 "The Old Gods and the New" David Nutter Vanessa Taylor 6 de maio de 2012 3.88[23]
Theon completa seu golpe de mestre. Em Porto Real, os Lannister enviam Myrcella para longe do perigo no último segundo. Arya fica cara a cara com uma visita surpresa; Daenerys jura conseguir o que é seu por direito; Robb e Catelyn recebem notícias importantes, e Qhorin dá a Jon uma chance para se provar. 
17 7 "A Man Without Honor" David Nutter David Benioff & D. B. Weiss 13 de maio de 2012 3.69[24]
Jaime se encontra com um parente distante; Daenerys recebe um convite para entrar na Casa dos Imortais; Theon lidera uma equipe de busca; Jon se perde no meio de uma região selvagem, e Cersei aconselha Sansa. 
18 8 "The Prince of Winterfell" Alan Taylor David Benioff & D. B. Weiss 20 de maio de 2012 3.86[25]
Em Winterfell, Theon recebe uma visita e mantém controle do forte. Arya pede o pagamento de sua dívida final com Jaqen H'ghar de um modo que o desagrada. Robb é traído. Tyrion e Varys encontram algo em comum entre eles. Daenerys ignora os conselhos de Sor Jorah. Stannis e Davos se aproximam de seu destino, com o Cavaleiro das Cebolas recebendo uma recompensa. 
19 9 "Blackwater" Neil Marshall George R. R. Martin 27 de maio de 2012 3.38[26]
Tyrion e os Lannister lutam por suas vidas quando a frota de Stannis ataca Porto Real. 
20 10 "Valar Morghulis" Alan Taylor David Benioff & D. B. Weiss 3 de junho de 2012 4.20[27]
Tyrion acorda em uma situação diferente. O Rei Joffrey entrega prêmios aos seus vassalos. Enquanto Theon prepara seus homens para lutar, Meistre Luwin lhe oferece um último conselho. Brienne silencia Jaime, Arya recebe um presente de Jaqen, Daenerys vai à um lugar desconhecido e Jon prova-se para Qhorin. 

3ª temporada (2013)[editar | editar código-fonte]

No.
geral
No. Título Diretor(s) Escritor(s) Exibição Audência
(em milhões)
21 1 "Valar Dohaeris" Daniel Minahan David Benioff & D. B. Weiss 31 de março de 2013 4.37[28]
Jon é levado até Mance Rayder, o Rei-para-lá-da-Muralha, enquanto os sobreviventes da Patrulha da Noite fogem para o sul. Em Porto Real, Tyrion pede sua recompensa. Mindinho oferece a Sansa um jeito de fugir. Cersei organiza um jantar para a família real, e Daenerys navega para a Baía dos Escravos. 
22 2 "Dark Wings, Dark Words" Daniel Minahan Vanessa Taylor 7 de abril de 2013 4.27[29]
Arya encontra a Irmandade sem Estandartes, enquanto seu irmão Bran cruza caminho com uma misteriosa dupla de seguidores. Jaime e Brienne continuam sua viagem à Porto Real, enquanto que a própria capital recebe a famosa Olenna Tyrell, a Rainha dos Espinhos, que convida Sansa para um almoço. 
23 3 "Walk of Punishment" David Benioff David Benioff & D. B. Weiss 14 de abril de 2013 4.72[30]
Tyrion recebe novas responsabilidades. Jon é levado de volta ao Punho dos Primeiros Homens. Daenerys conhece o exército escravo. Jaime faz um acordo com seus captores. 
24 4 "And Now His Watch Is Ended" Alex Graves David Benioff & D. B. Weiss 21 de abril de 2013 4.87[31]
A Patrulha da Noite faz um balanço da situação. Varys encontra uma superior. Arya é levada perante o líder da Irmandade sem Estandartes. Daenerys troca uma corrente por um chicote. 
25 5 "Kissed by Fire" Alex Graves Bryan Cogman 28 de abril de 2013 5.35[32]
Cão de Caça é julgado pelos deuses, e Jaime é julgado pelos homens. Jon prova-se para os selvagens. Robb é traído. Tyrion descobre o custo dos casamentos. 
26 6 "The Climb" Alik Sakharov David Benioff & D. B. Weiss 5 de maio de 2013 5.50[33]
Tywin planeja uniões estratégicas para os Lannister. Melisandre visita as Terras Fluviais. Robb considera um acordo para reparar sua aliança com a Casa Frey. Roose Bolton decide o que fazer com Jaime. Jon, Ygritte e os selvagens enfrentam uma longa e perigosa escalada. 
27 7 "The Bear and the Maiden Fair" Michelle MacLaren George R. R. Martin 12 de maio de 2013 4.84[34]
Daenerys troca presentes com um mestre de escravos do lado de fora de Yunkai. Enquanto Sansa pensa sobre seu futuro, Shae irrita-se com a nova situação de Tyrion. Tywin aconselha o rei, e Melisandre revela um segredo a Gendry. Brienne enfrenta um grande adversário em Harrenhal. 
28 8 "Second Sons" Michelle MacLaren David Benioff & D. B. Weiss 19 de maio de 2013 5.13[35]
Um casamento é realizado em Porto Real, e Tyrion e Sansa passam a noite juntos. Daenerys encontra o Bastardo de Titã. Davos exige provas de Melisandre. Sam e Gilly encontram-se com um caminhante branco. 
29 9 "The Rains of Castamere" David Nutter David Benioff & D. B. Weiss 2 de junho de 2013 5.22[36]
Robb se apresenta para Walder Frey e Edmure conhece sua noiva. Jon passa por sua provação mais difícil. Bran descobre um novo dom. Daario e Sor Jorah discutem a melhor maneira de tomar Yunkai. A Casa Frey se junta a Casa Tully. 
30 10 "Mhysa" David Nutter David Benioff & D. B. Weiss 9 de junho de 2013 5.39[37]
Joffrey desafia Tywin. Bran conta uma história de fantamas. Em Pedra do Dragão, a justiça vem de um lugar estranho. Daenerys tenta descobrir se é uma conquistadora ou uma libertadora enquanto é aclamada como "Mysha" (mãe) pelo exército de escravos libertos. 

4ª temporada (2014)[editar | editar código-fonte]

No.
geral
No. Título Diretor(s) Escritor(s) Exibição Audência
(em milhões)
31 1 "Two Swords" D. B. Weiss David Benioff & D. B. Weiss 6 de abril de 2014 6.64[38]
Tyrion recebe um convidado em Porto Real. Em Castelo Negro, Jon Snow percebe que não é mais bem-vindo. Daenerys parte para Meereen, a principal cidade escravagista de Essos. Arya encontra alguém do seu passado. 
32 2 "The Lion and the Rose" Alex Graves George R. R. Martin 13 de abril de 2014 6.31[39]
Tyrion ajuda Jaime. Joffrey e Margaery se casam. Em Pedra do Dragão, Stannis perde a paciência com Sor Davos. Ramsay Snow encontra um objetivo para seu novo "animal de estimação". Ao norte da Muralha, Bran vê para onde precisa ir. 
33 3 "Breaker of Chains" Alex Graves David Benioff & D. B. Weiss 20 de abril de 2014 6.59[40]
Tyrion considera suas opções e Tywin estende um ramo de oliveira. Sam percebe que Castelo Negro não é seguro, e Jon propõe um plano ousado. Cão de Caça ensina a Arya como as coisas realmente são. Daenerys escolhe seu campeão. 
34 4 "Oathkeeper" Michelle MacLaren Bryan Cogman 27 de abril de 2014 6.95[41]
Daenerys equilibra justiça e piedade. Jaime encarrega Brienne com sua honra. Jon consegue voluntários enquanto Bran, Jojen, Meera e Hodor encontram um abrigo. 
35 5 "First of His Name" Michelle MacLaren David Benioff & D. B. Weiss 4 de maio de 2014 7.16[42]
Cersei e Tywin planejam o próximo movimento da coroa. Daenerys discute seus planos para o futuro. Jon parte em uma missão para a Fortaleza de Craster. 
36 6 "The Laws of Gods and Men" Alik Sakharov Bryan Cogman 11 de maio de 2014 6.40[43]
Stannis e Davos partem de Pedra do Dragão com uma nova estratégia. Daenerys se encontra com suplicantes. Tyrion confronta seu pai na Sala do Trono. 
37 7 "Mockingbird" Alik Sakharov David Benioff & D. B. Weiss 18 de maio de 2014 7.20[44]
Tyrion recebe a ajuda de um aliado inesperado. Daario Naharis pede para que Daenerys deixe ele fazer o que faz de melhor. Os avisos de Jon sobre a vulnerabilidade da Muralha não são ouvidos. Brienne e Podrick seguem uma nova pista na estrada. 
38 8 "The Mountain and the Viper" Alex Graves David Benioff & D. B. Weiss 1 de junho de 2014 7.17[45]
Visitantes inesperados chegam em Vila Toupeira; as motivações de Mindinho são questionadas; Ramsay Snow tenta provar-se para seu pai e o destino de Tyrion é decidido. 
39 9 "The Watchers on the Wall" Neil Marshall David Benioff & D. B. Weiss 8 de junho de 2014 6.95[46]
Jon Snow e a Patrulha da Noite enfrentam um enorme desafio. 
40 10 "The Children" Alex Graves David Benioff & D. B. Weiss 15 de junho de 2014 7.09[47]
As circunstâncias mudam depois de uma chegada inesperada vinda do norte da Muralha; Daenerys precisa enfrentar duras realidades; Bran descobre mais sobre seu destino e Tyrion enfrenta a verdade sobre sua situação. 

5ª temporada (2015)[editar | editar código-fonte]

No.
geral
No. Título Diretor(s) Escritor(s) Exibição Audência
(em milhões)
41 1 "The Wars to Come" Michael Slovis David Benioff & D. B. Weiss 12 de abril de 2015 8.00[48]
Cersei e Jaime se ajustam a um mundo sem o pai, Tywin. Enquanto isso, Tyrion e Varys chegam a Pentos. Em Meereen, Daenerys descobre que seu governo na cidade requer duros sacrifícios. Jon Snow é pego em um dilema entre a Guarda da Noite e as demandas de Stannis Baratheon, que se auto-intitula o legitimo rei de Westeros. 
42 2 "The House of Black and White" Michael Slovis David Benioff & D. B. Weiss 19 de abril de 2015 6.81[49]
Arya chega a Braavos e inicia sua busca ao Homem Sem-Face que conheceu em Westeros. Jamie Lannister sai em uma missão secreta. Ellaria Sand busca vingança pela morte de Oberyn, junto às Serpentes de Areia. Stannis faz uma oferta generosa a Jon Snow, ao mesmo tempo em que a Guarda da Noite precisa escolher um novo Lorde Comandante. Daerenys enfrenta uma nova decisão difícil, que precisa ser tomada. 
43 3 "High Sparrow" Mark Mylod David Benioff & D. B. Weiss 26 de abril de 2015 6.71[50]
Arya enfrenta problemas para se adaptar à nova vida onde precisa enterrar seu passado. Littlefinger revela seus planos de casamento para Sansa. Jon Snow começa suas primeiras ordens como Lorde Comandante da Guarda da Noite com firmeza. Tyrion e Varys chegam a Volantis. 
44 4 "Sons of the Harpy" Mark Mylod Dave Hill 3 de maio de 2015 6.82[51]
Em Porto Real, a Fé Militante está ficando cada vez mais agressiva e Cersei parece saber como tirar proveito disso. Jaime e Bronn partem para o sul, para resgatar Myrcella em Dorne. Ellaria e as Serpentes de Areia juram vingança mesmo que isso signifique guerra. Em Mereen, os Filhos da Harpia atacam e surpreendem alguns Imaculados. 
45 5 "Kill the Boy" Jeremy Podeswa Bryan Cogman 10 de maio de 2015 6.56[52]
Em Meereen, Daerenys resolve agir com autoridade e toma uma decisão difícil para tentar unificar seu reinado. Na muralha, Jon Snow resolve recrutar um aliado inesperado e controverso. Brienne chega a Winterfell e inicia sua guarda silenciosa. Ramsay reforça seu controle sobre Theon para Sansa. 
46 6 "Unbowed, Unbent, Unbroken" Jeremy Podeswa Bryan Cogman 17 de maio de 2015 6.24[53]
Arya segue seu treinamento em Bravos. Jorah e Tyrion se deparam com mestres de escravos. Em Dorne, Trystane Martell e Myrcella Lannister fazem planos para o futuro enquanto Jaime e Bronn chegam ao seu destino, onde as As Serpentes de Areia atacam. Em Winterfell, Ramsay estupra Sansa em sua noite de núpcias enquanto Fedor assiste, num dos mais controversos momentos da trama. 
47 7 "The Gift" Miguel Sapochnik David Benioff & D. B. Weiss 24 de maio de 2015 5.40[54]
Jon Snow inicia sua tragetória rumo às terras selvagens e sua ausência será perigosa para Sam. Sansa tenta se comunicar com Theon, mas descobre que ele ainda é leal a Ramsay. Brienne mantém sua guarda e espera por um sinal para agir. Stannis permanece obstinado rumo a Winterfell, mas a situação de seu exército fica cada vez pior diante do inverno que se aproxima. Jaime tenta se reconectar com Myrcella, que parece ter se afeiçoado muito com Dorne no período que se passou. 
48 8 "Hardhome" Miguel Sapochnik David Benioff & D. B. Weiss 31 de maio de 2015 7.01[55]
Jon Snow viaja pelo norte extremo em busca do povo livre, chegando a Durolar, mas convencê-los a ir com ele não é nada fácil. Sansa confronta um antigo aliado e descobre algo importante sobre sua família. Cersei não admite sua nova situação e luta pela liberdade. Arya faz progresso durante seu treinamento em Bravos. 
49 9 "The Dance of Dragons" David Nutter David Benioff & D. B. Weiss 7 de junho de 2015 7.14[56]
Jon Snow retorna à Muralha sob olhares de desaprovação. Quando Mace Tyrell visita o Banco de Ferro em Bravos, levando alguns guardas consigo, Arya acaba reencontrando alguém de sua lista. Stannis enfrenta muitas dificuldades esperando a nevasca diminuir, e acaba tomando a mais difícil das decisões. Daenerys assiste a um tradicional torneio na Arena de Dasnak, mas nem esta tentativa de aceitar as antigas tradições da cidade de Mereen a livra dos perigos contra seu reinado. 
50 10 "Mother's Mercy" David Nutter David Benioff & D. B. Weiss 14 de junho de 2015 8.11[57]
Sam, Gilly e o bebé partem para Vilavelha para que Sam se torne um maester. A nevasca diminui e Stannis continua sua marcha. Após escapar dos perigos recentes, Daenerys é cercada de estranhos. Cersei é confrontada pelo Alto Pardal com a possibilidade de perdão. Myrcella diz a Jaime que sabe que é a sua filha, e morre de envenenamento (pelo beijo de Ellaria) pouco depois. Arya mata Meryn Trant, usando uma das máscaras do Deus de Muitas Caras. Jon Snow é ferozmente desafiado pelos guardas da Patrulha da Noite que não concordam com suas decisões recentes. 

6ª temporada (2016)[editar | editar código-fonte]

No.
geral
No. Título Diretor(s) Escritor(s) Exibição Audência
(em milhões)
51 1 "The Red Woman" Jeremy Podeswa David Benioff & D. B. Weiss 24 de abril de 2016 7.94[58]
Jon Snow está morto. Sansa e Theon escapam ilesos de Winterfel e são encontrados por Brienne. Daenerys encontra-se com Khal Moro. As Serpentes da Areia conspiram contra Doran Martell e sua linhagem. Davos Seaworth se rebela contra a Guarda da Noite. 
52 2 "Home" Jeremy Podeswa Dave Hill 1 de maio de 2016 7.29[59]
Bran treina com o Corvo de Três Olhos. Em Porto Real, Jaime aconselha Tommen. Tyrion exige boas notícias, mas terá que fazê-las por si mesmo. Em Castelo Negro, a Patrulha da Noite apoia Thorne. Ramsay Bolton propõe um plano, e Balon Greyjoy cogita outras propostas. 
53 3 "Oathbreaker"[60] Daniel Sackheim David Benioff e D. B. Weiss 8 de maio de 2016 7.28[61]
Daenerys se depara com o futuro, e Bran, com o passado. Tommen enfrenta o Alto Pardal. Arya treina para se tornar Ninguém. Varys encontra uma resposta. Ramsay recebe um presente. 
54 4 "Book of the Stranger" Daniel Sackheim David Benioff & D. B. Weiss 15 de maio de 2016 7.82[62]
Tyrion sela um acordo. Jorah e Daario realizam uma tarefa difícil. Jaime e Cersei tentam melhorar sua situação. 
55 5 "The Door" Jack Bender David Benioff & D. B. Weiss 22 de maio de 2016 7.89[63]
Tyrion procura um aliado estranho. Bran descobre algo importante. Brienne sai em uma missão. Arya ganha uma chance de provar a si mesma. 
56 6 "Blood of My Blood" Jack Bender Bryan Cogman 29 de maio de 2016 6.71[64]
Um velho inimigo está de volta. Gilly se reúne a família de Sam. Arya enfrenta uma escolha difícil. Jaime enfrenta o Alto Pardal. 
57 7 "The Broken Man" Mark Mylod Bryan Cogman 5 de junho de 2016 7.80[65]
Um mercenário está de volta. Margaery convence Olenna Tyrell voltar para Highgarden. Sansa e Jon procuram aliados. Jaime confronta Peixe Negro. Theon navega em direção à Baía dos Escravos. Arya cogita voltar para casa. 
58 8 "No One" Mark Mylod David Benioff & D. B. Weiss 12 de junho de 2016 7.60[66]
Cercei escolhe violência. Brienne e Jaime se reencontram. Os planos de Tyrion começam a dar frutos. Arya enfrenta um novo teste. 
59 9 "The Battle of the Bastards" Miguel Sapochnik David Benioff & D. B. Weiss 19 de junho de 2016 7.66[67]
Daenerys reestabelece a paz em Meeren. Em Westeros, dois bastardos nortenhos se enfrentam no campo de batalha. Sansa tem uma carta na manga. 
60 10 "The Winds of Winter" Miguel Sapochnik David Benioff & D. B. Weiss 26 de junho de 2016 8.88[68]
Cersei e Loras enfrentam seus julgamentos. Arya aprimora seus dotes culinários. Mindinho tenta persuadir Sansa. Bran descobre um segredo. Jon e Tyrion recebem novos títulos. Varys oferece fogo e sangue. Daenerys volta para casa. 

Lançamentos em DVD & Blu-ray[editar | editar código-fonte]

Temporada Eps. Lançamento em DVD/Blu-ray
Region 1/A
1 10 6 de março de 2012[69]
2 10 19 de fevereiro de 2013[70]
3 10 18 de fevereiro de 2014[71]
4 10 17 de fevereiro de 2015[72]
5 10 15 de março de 2016[73]
6 10 15 de novembro de 2016[74]

Classificações[editar | editar código-fonte]

Game of Thrones: Audiência por episódio (em milhões)
Ep. 1 Ep. 2 Ep. 3 Ep. 4 Ep. 5 Ep. 6 Ep. 7 Ep. 8 Ep. 9 Ep. 10 Média
1ª temporada 2.22 2.20 2.44 2.45 2.58 2.44 2.40 2.72 2.66 3.04 2.52[3]
2ª temporada 3.86 3.76 3.77 3.65 3.90 3.88 3.69 3.86 3.38 4.20 3.80[3]
3ª temporada 4.37 4.27 4.72 4.87 5.35 5.50 4.84 5.13 5.22 5.39 4.97[75]
4ª temporada 6.64 6.31 6.59 6.95 7.16 6.40 7.20 7.17 6.95 7.09 6.84[76]
5ª temporada 8.00 6.81 6.71 6.82 6.56 6.24 5.40 7.01 7.14 8.11 6.88[77]
6ª temporada 7.94 7.29 7.28 7.82 7.89 6.71 7.80 7.60 7.66 8.88 7.68[78]

Referências

  1. Andreeva, Nellie (April 21, 2016). «‘Game Of Thrones’ Picked Up For Season 7, ‘Veep’ & ‘Silicon Valley’ Also Renewed By HBO». Deadline. Consultado em April 21, 2016. 
  2. «'Game of Thrones': HBO confirms season 8 will be last». Consultado em 2016-07-31. 
  3. a b c d «Game of Thrones: Season Two Ratings». TV Series Finale. June 11, 2012. Consultado em April 18, 2016. 
  4. «Game of Thrones: Season Three Ratings». TV Series Finale. June 12, 2013. Consultado em April 18, 2016. 
  5. «Game of Thrones: Season Four Ratings». TV Series Finale. June 18, 2014. Consultado em April 18, 2016. 
  6. «Game of Thrones: Season Five Ratings». TV Series Finale. June 16, 2015. Consultado em April 18, 2016. 
  7. «Game of Thrones: Season Six Ratings». TV Series Finale. June 28, 2016. Consultado em June 28, 2016. 
  8. Seidman, Robert (April 19, 2011). «Sunday Cable Ratings: NBA, 'Storage Wars,' 'Ax Men,' 'Khloe & Lamar' + 'The Killing,' 'Breakout Kings,' 'Sam Axe,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. Consultado em April 20, 2011. 
  9. Gorman, Bill (April 26, 2011). «Sunday Cable Ratings: NBA, 'Khloe & Lamar,' 'The Killing,' 'Breakout Kings,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. Consultado em April 27, 2011. 
  10. Seidman, Robert (May 3, 2011). «Sunday Cable Ratings: More 'Death of Bin Laden' Ratings; 'Khloe & Lamar,' 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. Consultado em May 4, 2011. 
  11. Gorman, Bill (May 10, 2011). «Sunday Cable Ratings: Bulls/Hawks Tops + 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. Consultado em May 10, 2011. 
  12. Seidman, Robert (May 18, 2011). «Sunday Cable Ratings: Heat/Bulls Slam Dunks + 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. Consultado em May 18, 2011. 
  13. Gorman, Bill (May 24, 2011). «Sunday Cable Ratings: Heat/Bulls Scores Big + 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. Consultado em May 25, 2011. 
  14. Gorman, Bill (June 1, 2011). «Sunday Cable Ratings: 'My Big Fat Gypsy Wedding,' 'Game of Thrones,' 'The Killing' & More». TV by the Numbers. Consultado em June 1, 2011. 
  15. Gorman, Bill (June 7, 2011). «Sunday Cable Ratings: 'MTV Movie Awards' Leads Night, 'Game of Thrones' Series High, 'Real Housewives,' 'ABDC' & Lots More». TV by the Numbers. Consultado em June 8, 2011. 
  16. Gorman, Bill (June 14, 2011). «Sunday Cable Ratings: ‘Game of Thrones’, ‘Real Housewives,’ ‘Kardashians,’ ‘In Plain Sight,’ ‘Army Wives’ & More». TV by the Numbers. Consultado em June 14, 2011. 
  17. Seidman, Robert (June 21, 2011). «Sunday Cable Ratings: 'Falling Skies,' 'Game of Thrones', 'The Killing,' 'In Plain Sight,' 'Law & Order: CI,' 'The Glades' and Much More». TV by the Numbers. Consultado em June 22, 2011. 
  18. Seidman, Robert (April 3, 2012). «Sunday Cable Ratings:'Game of Thrones' Returns To Series High; + 'Khloe & Lamar,' 'The Killing', 'Mad Men, 'Army Wives' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 3, 2012. 
  19. Bibel, Sara (April 10, 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Leads + Atlanta 'Housewives,' 'Mad Men,' 'Khloe & Lamar,' 'Army Wives,' 'The Client List' & Much More». TV by the Numbers. Consultado em April 10, 2012. 
  20. Kondolojy, Amanda (April 17, 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones,' + 'Real Housewives ATL' 'Mad Men,' 'Khloe & Lamar,' 'The Client List' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 17, 2012. 
  21. Kondolojy, Amanda (April 24, 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones,' + 'Real Housewives ATL' 'Mad Men,' 'Khloe & Lamar,' 'The Client List' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 24, 2012. 
  22. Bibel, Sara (May 1, 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Rises, Ties NBA Playoffs + 'Real Housewives,' 'The Client List,' 'Army Wives,' 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 1, 2012. 
  23. Kondolojy, Amanda (May 8, 2012). «Sunday Cable Ratings: NBA Playoffs + 'Game of Thrones', 'The Client List', 'Army Wives,' 'Khloe & Lamar', 'Mad Men' + More». TV by the Numbers. Consultado em May 8, 2012. 
  24. Bibel, Sara (May 15, 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Game Of Thrones' Tops, 'Real Housewives NJ,' 'The Client List,' 'Khloe & Lamar,' 'Army Wives' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 15, 2012. 
  25. Kondolojy, Amanda (May 22, 2012). «Sunday Cable Ratings: NBA Playoffs, + 'Game of Thrones', 'Keeping Up With the Kardashians', 'Ax Men', 'The Client List', 'Sister Wives', + More». TV by the Numbers. Consultado em May 22, 2012. 
  26. Bibel, Sara (May 30, 2012). «Sunday Cable Ratings: NBA Playoffs Win Night, 'Game of Thrones', 'Mad Men', 'Keeping Up With the Kardashians', 'Girls', 'Pawn Stars', & More». TV by the Numbers. Consultado em May 30, 2012. 
  27. Kondolojy, Amanda (June 5, 2012). «Sunday Cable Ratings: NBA Playoffs + 'Game of Thrones' Finale, MTV Movie Awards, 'Sister Wives', 'The Glades', 'Longmire' + More». TV by the Numbers. Consultado em June 5, 2012. 
  28. Bibel, Sara (April 2, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Game of Thrones', 'The Bible', 'Vikings', 'Shameless', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 2, 2013. 
  29. Kondolojy, Amanda (April 9, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Real Housewives of Atlanta', 'Kourtney & Kim Take Miami', 'Vikings', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 9, 2013. 
  30. Bibel, Sara (April 16, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'MTV Movie Awards', 'Vikings', 'Mad Men','The Client List', 'Veep' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 16, 2013. 
  31. Kondolojy, Amanda (April 23, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'NBA Playoffs', 'Real Housewives of Atlanta', 'Vikings' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 23, 2013. 
  32. Bibel, Sara (April 30, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Vikings', 'The Client List', 'Mad Men', 'Veep' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 30, 2013. 
  33. Kondolojy, Amanda (May 7, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Ax Men', 'Mad Men', 'Army Wives', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 7, 2013. 
  34. Kondolojy, Amanda (May 14, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Breaking Amish', 'Mad Men', 'Long Island Medium', 'River Monsters' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 14, 2013. 
  35. Bibel, Sara (May 21, 2013). «Sunday Cable Ratings:'Game of Thrones' Wins Night, 'North America', 'Mad Men', 'Veep', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 21, 2013. 
  36. Kondolojy, Amanda (June 4, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Keeping Up With the Kardashians', 'Real Housewives of New Jersey', 'Breaking Amish', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. Consultado em June 4, 2013. 
  37. Bibel, Sara (June 11, 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Falling Skies', 'Mad Men', 'Army Wives', 'Veep', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. Consultado em June 10, 2013. 
  38. Kondolojy, Amanda (April 8, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'The Real Housewives of Atlanta', 'Silicon Valley', 'Married to Medicine' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 8, 2014. 
  39. Bibel, Sara (April 15, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Real Housewives of Atlanta', 'MTV Movie Awards', 'Silicon Valley', 'Mad Men', 'Drop Dead Diva' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 15, 2014. 
  40. Kondolojy, Amanda (April 22, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, + NBA Playoffs, 'Real Housewives of Atlanta', 'Naked and Afraid' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 22, 2014. 
  41. Bibel, Sara (April 29, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Real Housewives of Atlanta', 'Mad Men', 'Devious Maids' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 29, 2014. 
  42. Kondolojy, Amanda (May 6, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, + 'Real Housewives of Atlanta', 'Married to Medicine', 'Silicon Valley' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 6, 2014. 
  43. Bibel, Sara (May 13, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Silicon Valley', 'Bar Rescue', 'Real Housewives of Atlanta', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 13, 2014. 
  44. Kondolojy, Amanda (May 20, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Silicon Valley', 'Real Housewives of Atlanta', 'River Monsters', 'Married to Medicine' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 20, 2014. 
  45. Kondolojy, Amanda (June 3, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + NHL Conference Finals, 'Real Housewives of Atlanta: Kandi's Wedding', 'Silicon Valley' & Moreh». TV by the Numbers. Consultado em June 3, 2014. 
  46. Bibel, Sara (June 10, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Keeping Up With the Kardashians', 'Devious Maids', 'Veep', 'Turn' & More». TV by the Numbers. Consultado em June 10, 2014. 
  47. Kondolojy, Amanda (June 17, 2014). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + World Cup Soccer, 'Keeping up with the Kardashians', NASCAR & More». TV by the Numbers. Consultado em June 17, 2014. 
  48. Bibel, Sara (April 14, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Silicon Valley', 'MTV Movie Awards', 'Mad Men', 'Veep', 'The Royals' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 14, 2015. 
  49. Kondolojy, Amanda (April 21, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + NBA Playoffs, 'Real Housewives of Atlanta,' 'Naked and Afraid' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 21, 2015. 
  50. Bibel, Sara (April 28, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Real Housewives of Atlanta', 'Silicon Valley', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. Consultado em April 28, 2015. 
  51. Kondolojy, Amanda (May 5, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Real Housewives of Atlanta', 'Silicon Valley' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 5, 2015. 
  52. Bibel, Sara (May 12, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Silicon Valley', 'Mad Men', 'The Royals', 'Veep' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 12, 2015. 
  53. Kondolojy, Amanda (May 19, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Keeping Up With the Kardashians', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 19, 2015. 
  54. Bibel, Sara (May 27, 2015). «Sunday Cable Ratings: NBA Conference Finals Win Night, 'Game of Thrones', 'Silicon Valley', 'Keeping Up With the Kardashians', 'Veep' & More». TV by the Numbers. Consultado em May 27, 2015. 
  55. Kondolojy, Amanda (June 2, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Keeping Up With the Kardashians', 'Silicon Valley', 'Naked and Afraid' & More». TV by the Numbers. Consultado em June 2, 2015. 
  56. Bibel, Sara (June 9, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Silicon Valley', 'Naked & Afraid', 'Married to Medicine', 'Veep' & More». TV by the Numbers. Consultado em June 9, 2015. 
  57. Kondolojy, Amanda (June 16, 2015). «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Tops Night + 'Silicon Valley', NASCAR, 'Botched' & More». TV by the Numbers. Consultado em June 16, 2015. 
  58. Porter, Rick (April 26, 2015). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ opens slightly lower, still dominant». TV by the Numbers. Consultado em April 26, 2015. 
  59. Porter, Rick (May 3, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ slips, ‘Kardashians’ premiere steady». TV by the Numbers. Consultado em May 3, 2016. 
  60. «(#53/603) "Oathbreaker"». The Futon Critic. Consultado em April 26, 2016. 
  61. Porter, Rick (May 10, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ (very) steady with episode 3». TV by the Numbers. Consultado em May 10, 2016. 
  62. Porter, Rick (May 17, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ rises, ‘Fear the Walking Dead’ falls». TV by the Numbers. Consultado em May 17, 2016. 
  63. Porter, Rick (May 24, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Preacher’ has decent debut, ‘Game of Thrones’ ties season high». TV by the Numbers. Consultado em May 24, 2016. 
  64. Porter, Rick (June 1, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ hits season low on Memorial Day weekend». TV by the Numbers. Consultado em June 1, 2016. 
  65. Porter, Rick (June 7, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ back to usual numbers, ‘Preacher’ holds up». TV by the Numbers. Consultado em June 7, 2016. 
  66. Porter, Rick (June 14, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ and ‘Silicon Valley’ hold steady». TV by the Numbers. Consultado em June 14, 2016. 
  67. Porter, Rick (June 21, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ holds up opposite NBA Finals». TV by the Numbers. Consultado em June 21, 2016. 
  68. Porter, Rick (June 28, 2016). «Sunday cable ratings: ‘Game of Thrones’ scores series high with Season 6 finale». TV by the Numbers. Consultado em June 28, 2016. 
  69. Lambert, David (December 5, 2011). «Game of Thrones – HBO's Official Press Release with Full Details of The Complete 1st Season on DVD, Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em February 3, 2012. 
  70. Lambert, David (November 19, 2012). «Game of Thrones – Winter is Coming, with The Complete 2nd Season: Date, Extras, Boxes!». TVShowsOnDVD.com. Consultado em November 20, 2012. 
  71. Lambert, David (June 24, 2013). «Game of Thrones – 2014 Release Date, Package Art for The Complete 3rd Season, on DVD, Blu». TVShowsOnDVD.com. Consultado em June 25, 2013. 
  72. Lambert, David (July 16, 2014). «Game of Thrones – 'The Complete 4th Season' Press Release: Date, Art, Cost, Extras». TVShowsOnDVD.com. Consultado em July 16, 2014. 
  73. «Game of Thrones: Season 5». Amazon.com. Consultado em October 18, 2015. 
  74. «Game of Thrones: The Complete Sixth Season [Blu-ray]». Amazon.com. Consultado em July 19, 2016. 
  75. «Game of Thrones: Season Three Ratings». TV Series Finale. June 12, 2013. Consultado em April 18, 2016. 
  76. «Game of Thrones: Season Four Ratings». TV Series Finale. June 18, 2014. Consultado em April 18, 2016. 
  77. «Game of Thrones: Season Five Ratings». TV Series Finale. June 16, 2015. Consultado em April 18, 2016. 
  78. «Game of Thrones: Season Six Ratings». TV Series Finale. June 28, 2016. Consultado em June 28, 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]