Antônio Gastão de Orléans e Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antônio Gastão
Príncipe de Orléans e Bragança
Antônio Gastão de Orléans e Bragança (William Orpen, 1918)
Casa Orléans e Bragança
Nome completo
Antônio Gastão Filipe Francisco de Assis Maria Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança
Nascimento 9 de agosto de 1881
  Paris, França
Morte 29 de novembro de 1918 (37 anos)
  Edmonton, Reino Unido
Enterro Mausoléu dos Orléans, França
Pai Gastão de Orléans
Mãe Isabel do Brasil

Antônio Gastão Filipe Francisco de Assis Maria Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança, (Paris, 9 de agosto de 1881Edmonton, 29 de novembro de 1918), príncipe do Brasil e príncipe de Orléans e Bragança, foi um militar e piloto de aviões franco-brasileiro.

Nasceu na casa alugada por seus pais, a última princesa imperial do Brasil, D. Isabel de Bragança, e o príncipe imperial consorte, D. Gastão de Orléans, conde d'Eu, enquanto permaneciam em Paris, devido a tratamentos de saúde.

Anos depois da Proclamação da República no Brasil - episódio que passou-se a 15 de novembro de 1889 - D. Antônio alistou-se como tenente dos hussardos do exército imperial e real do Império Áustro-Húngaro, atividade que exerceu de 1908 a 1914 e, depois, em 1918, com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), alistou-se na Marinha Real Britânica, servindo como piloto de aviões.

Faleceu numa queda de avião perto de Londres, em manobras de exercícios militares quotidianos, após o término da guerra, da qual havia saído ileso. Está enterrado na capela real de Dreux, mausoléu dos Orléans, na França.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]