Arquidiocese de Pescara-Penne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquidiocese de Pescara-Penne
Archidiœcesis Piscariensis-Pinnensis
Arquidiocese de Pescara-Penne
Localização
País Itália
Território
Dioceses sufragâneas Teramo-Atri
Estatísticas
População 301 000
287 000 católicos (2 021)
Área 1 600 km²
Arciprestados 12
Paróquias 123
Sacerdotes 134
Informação
Rito romano
Criação da diocese século VI
Elevação a arquidiocese 2 de março de 1982
Catedral Catedral de São Ceteu Bispo e Mártir (Pescara)
Cocatedral de São Máximo (Penne)
Governo da arquidiocese
Arcebispo Tommaso Valentinetti
Arcebispo emérito Francesco Cuccarese
Jurisdição Arquidiocese Metropolitana
Outras informações
Página oficial www.diocesipescara.it
dados em catholic-hierarchy.org

A Arquidiocese de Pescara-Penne (Archidiœcesis Piscariensis-Pinnensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica situada em Pescara, Itália. Seu atual arcebispo é Tommaso Valentinetti. Suas Sés são a Catedral de São Ceteu Bispo e Mártir (Pescara) e Cocatedral de São Máximo (Penne).

Possui 123 paróquias servidas por 134 padres, abrangendo uma população de 301 000 habitantes, com 95,3% da dessa população jurisdicionada batizada (287 000 católicos).[1]

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a tradição, a diocese de Penne foi fundada por um dos 72 discípulos de Jesus, São Pátrobas, enviado para evangelizar estas terras por São Pedro. Outra tradição relata que durante a perseguição de Diocleciano os santos Máximo, Venâncio, Luciano e Donato sofreram o martírio em Casauria, cujas relíquias foram transferidas para a catedral de Penne pelo bispo Geraldo em 868. No entanto, não há evidências históricas para apoiar essas tradições.

O atestado do primeiro bispo de Penne também é incerto. Ughelli[2] e outros estudiosos locais atribuem à diocese o bispo romano mencionado nos atos do concílio de 499 como episcopus ecclesiae Pitinatium, que, no entanto, os editores identificam com Pitinum, ou seja, Pettino perto de L'Aquila. Segundo Lanzoni, é provável que a diocese de Penne seja anterior ao século VII,[3] mas a sua série episcopal começa apenas na época carolíngia, na primeira metade do século IX, com o bispo Amadeus, destinatário de uma diploma do imperador Lotário I em 837 e que participou no concílio romano de 844.

Entre os séculos IX e X, surgiram no território diocesano duas importantes abadias beneditinas: a abadia de San Clemente a Casauria, construída por Luís II em 871 , e a abadia de San Bartolomeo di Carpineto. As Crônicas escritas pelos monges destas duas instituições ainda representam hoje as principais fontes para a história civil e religiosa de Abruzzo.[4]

Em 15 de março de 1252 a diocese de Penne foi unida aeque principaliter à de Atri, instituída no ano anterior, com a bula Licet ea do Papa Inocêncio IV.[5] O primeiro bispo das duas sedes unidas é Beraldo, também chamado Berallus, documentado de 1252 a 1263. A união durou até 1949.

As duas dioceses ficaram imediatamente sujeitas à Santa Sé. Em 1 de junho de 1526, o Papa Clemente VII tornou-a sufragânea da Arquidiocese de Chieti com a bula Super Universas.[6] No entanto, esta disposição durou pouco: de fato, em 1539, a pedido da duquesa de Penne Margarida de Parma, o Papa Paulo III tornou-os novamente independentes da jurisdição de um metropolita.

Cocatedral de São Máximo de Penne

Após a fundação da cidade de Pescara (1927), em 1 de julho de 1949 por força da bula Diœcesium circumscriptiones, o Papa Pio XII reorganizou a diocese da seguinte forma: foi dissolvida a união com a diocese de Atri, que foi unida aeque principaliter à diocese de Teramo ; parte do território da diocese de Chieti correspondente às cinco paróquias do extinto município de Castellammare Adriatico foi anexada à diocese de Penne; a diocese tomou o nome de diocese de Penne-Pescara após a transferência para Pescara da cátedra diocesana, da sé episcopal, do capítulo dos cônegos, dos ofícios da Cúria e do seminário; finalmente, a Chiesa di San Massimo di Penne tornou-se a cocatedral da diocese, que permaneceu, como antes, imediatamente sujeita à Santa Sé.[7]

A diocese foi elevada à categoria de arquidiocese metropolitana em 2 de março de 1982 com a bula Ad maiorem quidem do Papa João Paulo II, e ao mesmo tempo assumiu o nome atual.[8]

Prelados[editar | editar código-fonte]

Bispos de Penne[editar | editar código-fonte]

Bispos de Penne e Atri[editar | editar código-fonte]

Bispos de Penne-Pescara[editar | editar código-fonte]

Arcebispos de Pescara-Penne[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dados atualizados no Catholic Hierarchy
  2. Italia sacra, vol. I, col. 1112.
  3. Lanzoni, Le diocesi d'Italia dalle origini al principio del secolo VII , p. 370.
  4. Arcidiocesi di Pescara-Penne (em italiano) su BeWeB - Beni ecclesiastici in web
  5. Bula Licet ea (em latim), in Bullarum diplomatum et privilegiorum sanctorum Romanorum pontificum Taurinensis editio, Vol. III, pp. 547–549
  6. «Le Diocesi della Sezione Abruzzo e Molise Diocesi di Pescara» (em italiano) 
  7. Bula Dioecesium circumscriptiones (em latim), AAS XLII (1950), pp. 135–137
  8. Bula Ad maiorem quidem (em latim), AAS LXXIV (1982), pp. 533–534
  9. Os atos do concílio romano de 499 relatam que, ao assinar suas decisões, o Bispo Valentim da Amiterno assinou no lugar de Romanus episcopus ecclesiae Pitinatium, sede identificada com Pitinum , isto é Pettino, perto de L'Aquila. A partir das muitas variantes presentes nos manuscritos, historiadores e estudiosos locais fizeram de Romano bispo de Penne. Theodor Mommsen, Acta synhodorum habitarum Romae. A. CCCCXCVIIII DI DII, in M.G.H., Auctorum antiquissimorum, XII, Berlino 1894, p. 408, nº 40.
  10. O Bispo Amadeus está historicamente documentado em duas ocasiões. Em 13 de janeiro de 837 recebeu um diploma do imperador Lotário I; D'Avino relata erroneamente a data de 835 (Die Urkunden der Karolinger, a cura di Theodor Schieffer, in M.G.H., Diplomatum Karolinorum, III, Berlim-Zurique 1966, pp. 105-107). Ele então participou do concílio romano de 15 de junho de 844, durante o qual foi coroado rei Luís II, o Jovem (Die Konzilien der karolingischen Teilreiche 843-859, a cura di Wilfried Hartmann, Hannover 1984, p. 25,18; Liber pontificalis, ed. L. Duchesne, vol. II, p. 90). Segundo Ughelli, Amidaeus já está documentado em 817. Depois de Amadeus, D'Avino acrescenta um bispo Garibaldo I em 840, que deve ser excluído, sendo Amadeus bispo neste período.
  11. Ughelli, apud Baronium, insere o Bispo Jaime em 844. Segundo Coletti, sucessor de Ughelli, trata-se de um erro do estudioso cisterciense, pois Barônio não fala de Giacomo, mas de Amadeo. No entanto, o nome de Jaime aparece depois do de Amadeus em documentos antigos de Penne, embora a época seja desconhecida. (Italia sacra, seconda ed., vol. I, col. 1113 e nota 1).
  12. O nome deste bispo é relatado de forma diferente nas diversas lições dos manuscritos, onde se encontram Grimaldo e Garibaldo; isso levou historiadores e estudiosos do passado a distinguir diferentes bispos para o mesmo personagem.
  13. a b Annali critico-diplomatici del Regno di Napoli, vol. VI, pp. 147-148.
  14. a b c d e Schwartz, Die besetzung der bistümer Reichsitaliens…, pp. 238–239.
  15. Este bispo, mencionado por Ughelli em 1055 sem outras indicações documentais, provavelmente será identificado com o bispo anônimo renunciante mencionado por Pier Damiani em uma carta ao Papa Nicolau II (1059-1061). Mariarosa Grande, Cronotassi dei vescovi di Penne dalle origini alla fine del XIII secolo, in Bullettino della Deputazione abruzzese di Storia Patria 84 (1994), p. 9. Die Briefe des Petrus Damiani, ed. K. Reindel, M.G.H., Munique 1988, vol. II/2, p. 353.
  16. Mariarosa Grande, Cronotassi dei vescovi di Penne dalle origini alla fine del XIII secolo, in Bullettino della Deputazione abruzzese di Storia Patria 84 (1994), p. 10.
  17. Norbert Kamp, Oddo di Celano, Dizionario biografico degli italiani Volume 23 (1979).
  18. a b c d e Norbert Kamp, Kirche und Monarchie im staufischen Königreich Sizilien. Prosopographische Grundlegung. Bistümer und Bischöfe des Königreichs 1194-1266. 1. Abruzzen und Kampanien, München 1973, pp. 36–48.
  19. Ughelli chama esse bispo anônimo de Gualderico; porém, segundo Kamp, nenhum documento desse período relata o nome do bispo de Penne.
  20. Isto também é lembrado na escritura de fundação do convento de Sant'Antonio em Atri em 1450.
  21. Seu sobrenome é Probi e não Probo, e como tal ainda é lembrado em sua cidade natal, Atri, que também leva o nome de seu irmão Angelo, embaixador em Veneza, uma rua.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Arquidiocese de Pescara-Penne