Ashley Johnson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ashley Johnson
Nome completo Ashley Suzanne Johnson
Nascimento 9 de agosto de 1983 (34 anos)
Camarillo, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz

dubladora

IMDb: (inglês)

Ashley Suzanne Johnson (9 de agosto de 1983) é uma atriz e dubladora estadunidense, mais conhecida por seu papel de duas temporadas como Chrissy Seaver no programa de televisão Growing Pains. Mas, recentemente, ganhou notoriedade após interpretar a personagem Ellie, no videojogo The Last of Us, cuja representação lhe concedeu o prémio BAFTA de 'melhor actriz de voz' de 2013.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Johnson nasceu em Camarillo, Califórnia, é a filha mais nova de Nancy (Spruiell), uma produtora de filmes independentes e Clifford Johnson, filho do pianista de concerto Evelyn Taft e capitão de um navio de exploração, que morreu de câncer de pulmão e câncer de fígado em julho de 2000 . Ela tem um irmão, Chris, que trabalhou no programa de televisão, The District, e uma irmã, Haylie, com quem formou uma banda. O trabalho de seu pai se mudou para Michigan, quando ela tinha apenas nove dias de idade. A família se estabeleceu na Vila de Franklin, Michigan, entre ricos subúrbios do norte de Detroit. Ashley e Haylie ambas: são ex-Miss titulares Jr. Michigan. Ashley se formou no colegial, quando ela tinha 15 anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ashley começou sua carreira muito cedo; antes de completar 21 anos de idade já tinha feito parte do elenco de oito séries de televisão diferentes. Sua carreira começou aos seis anos, quando ela fez o papel de Nicole em Leão Branco, O lutador sem lei e Chrissy Seaver no programa de televisão Growing Pains (1990-1992), onde, desde a sexta e a sétima temporada, ela e o ator Leonardo DiCaprio eram tão pouco conhecidos e foram os principais personagens que foram adicionados no show antes de seu cancelamento. Ela também apareceu no sitcom de 1994 All American Girl, que durou apenas uma temporada e foi a filha de Mel Gibson (Alexandra Marshall) na comédia Do Que As Mulheres Gostam? de 2000. Em 2008, ela se tornou um personagem periódico no drama Dirt como Sharlee Cates, um personagem cujo estrelato é baseado na cantora pop Britney Spears. Em 2009, ela apareceu em Omega, o final da primeira temporada de Dollhouse de Joss Whedon. Ela também apareceu no episódio piloto do programa, Echo. Ela também estava no episódio A Culpa (The Blaming) da série Shrew on Roseanne. Também dubladora, ela dublou Gretchen Grundler no desenho da Walt Disney, A Hora do Recreio, a Terra no desenho Os Jovens Titãs durante os episódios da segunda e quinta temporadas, e também a voz de Jinmay em Super Esquadrão dos Macacos Robôs Hiper Força Já!. Dubla também Gwen Tennyson em Ben 10: Força Alienígena. Além de seu mais recente trabalho dublando Ellie no Jogo exclusivo de Playstation 3 e Playstation 4: The Last of Us.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ashley Johnson frequenta a Escola Internacional de Música, onde estuda violino e piano, e também toca guitarra e violoncelo. Quando não está atuando ou estudando música, Johnson co-dirige a empresa de fotografia Infinity Pictures, com sua amiga, a assistente de produção, Mila Shah. Ela gosta de snowboard e de surfe, é uma avida atiradora e participa do quadro Critical Role todas as quintas na twitch jogando Dungeons and Dragons onde encarna a Cleriga gnomo chamada Pike.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.