Biatlo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Biatleta)
 Nota: Se procura o esporte que envolve corrida e ciclismo, veja Duatlo.
Biatlo

Prova de Biatlo nos Jogos Olímpicos de Salt Lake City, em 2002
Federação desportiva mais alta União Internacional de Biatlo
Presença
País ou região Noruega
Olímpico desde 1960

O biatlo é uma competição individual que envolve dois desportos em simultâneo: esqui de corta-mato e tiro, com provas intercaladas durante toda a prova. A corrida de esqui possui em determinados pontos do trajeto estandes de tiro para que os concorrentes disparem com uma espingarda sobre cinco alvos estáticos, penalizando-se cada falha com a obrigatoriedade de correr 150 metros, ou adicionando um minuto ao total da prova, e ganhando finalmente o que totalize menos tempo.

A palavra biatlo vem do grego bi, que quer dizer dois/duas, junto com athlon que quer dizer competição.

Podemos dizer que o biatlo teve a sua origem por necessidade, já que os homens primitivos das geladas terras do norte da Europa tinham que ir caçar em lugares inóspitos sobre os esquis (ou seus equivalentes primitivos) e levando alguma arma no ombro. Com o tempo esta necessidade foi diminuindo e dando passo à versão esportiva do biatlo que conhecemos hoje.

Chamada de patrulha militar, a combinação de esqui e tiro foi disputada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924 e depois demonstrada em 1928, 1936 e 1948, período durante o qual a Noruega e a Finlândia foram fortes competidores. Em 1948, o esporte foi reorganizado sob a "Union Internationale de Pentathlon Moderne e Biathlon" e foi aceito como esporte olímpico em 1955,[1] com ampla popularidade nos circuitos de esportes de inverno soviéticos e suecos.[2][3]

Há diversas provas e modalidades dentro do biatlo: individual, sprint, perseguição, revezamentos e saída em massa,tanto para homens e mulheres.

Em alguns países, sobretudo do centro e norte da Europa, desde Noruega, Rússia, República Checa ou Alemanha o biatlo é bastante popular.

Individual[editar | editar código-fonte]

Atletas numa prova de biatlo, na posição de tiro

É a prova principal do biatlo. As mulheres esquiam 15 km e os homens 20. Os participantes saem em intervalos de 30 segundos (como num contra-relógio de ciclismo). No percurso há quatro estandes de tiro, sendo que dois são em pé e dois deitados e são alternados;Para cada erro o atleta é penalizado com um minuto no tempo total.

Sprint[editar | editar código-fonte]

Atleta nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006

A prova feminina é de 7,5 km e a masculina de 10 km. É uma prova com 2 carreiras de tiro, onde os atletas saem de 30 em 30 segundos e dão três voltas no circuito. Depois das duas primeiras, param no posto de tiro e disparam para acertar nos cinco alvos brancos, primeiro deitados e depois de pé. Se falharem há a necessidade de percorrer 150 metros adicionais, para logo completar a terceira volta. Ganha o mais rápido.

Perseguição[editar | editar código-fonte]

As mulheres fazem 10km e os homens 12,5. É uma prova com 4 oportunidades de tiro, onde os atletas saem com os tempos finais do sprint.

Estafetas[editar | editar código-fonte]

Prova realizada por equipes de quatro biatletas, correndo cada um dos participantes 7,5 km na categoria masculina e 6 na feminina. Cada corredor tem que realizar duas paradas para tiro, cada uma sobre cinco alvos brancos para o que dispõem de oito balas. Para cada erro no tiro o atleta deve fazer o percurso de penalização de 150 metros e depois continuar a prova.

Estafetas misto[editar | editar código-fonte]

Prova que mistura os dois gêneros de estafetas, com dois atletas de cada sexo. As mulheres se revezam por 6 km durante as 2 primeiras etapas. As etapas 3 e 4 são feitas por homens, que esquiam por 7,5km.

Saídas em massa[editar | editar código-fonte]

É uma prova com 4 oportunidades de tiro, onde os atletas saem em conjunto. Foi novidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, tendo a prova masculina 15 km e a feminina 12,5.

Em todas as provas os biatletas devem levar a arma ao ombro e a técnica de esquiar é livre.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Editors. «Biathlon History». US Biathlon. Consultado em 7 de março de 2020. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2011 
  2. Frank, William D. (Junho de 2009). «Cold War, Hot Borders: The Shooting War That the Russians Won». Skiing Heritage Journal. 21 (2): 36-41 
  3. Nordvall, Michael (2017). Two Skis and a Rifle: An Introduction to Biathlon. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1386671152 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Biatlo
Ícone de esboço Este artigo sobre tiro desportivo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.