Bittersweet World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bittersweet World
Álbum de estúdio de Ashlee Simpson
Lançamento
Gravação Novembro de 2006 - Janeiro de 2008
Gênero(s) Electropop, pop-rock, electro rock, Pop-dance, new rave
Gravadora(s) Geffen
Produção Timbaland, King Logan, Jerome Harmon, The Neptunes, Kenna, Jack Joseph Puig, Karl Berringer
Cronologia de Ashlee Simpson
I Am Me
(2005)
Singles de Bittersweet World
  1. "Outta My Head (Ay Ya Ya)"
    Lançamento: 11 de Dezembro de 2007
  2. "Little Miss Obsessive"
    Lançamento: 11 de Março de 2008
  3. "Murder"
    Lançamento: 20 de Outubro de 2008

Bittersweet World é o terceiro álbum da cantora pop e atriz americana Ashlee Simpson.

Foi lançado na Austrália em 19 de abril de 2008[1] e 22 de Abril de 2008 nos Estados Unidos.[2] Este é o segundo álbum da cantora a ser lançado na América Latina (o primeiro foi 'Autobiography' pois seu segundo oficial 'I Am Me' teve lançamento limitado a alguns países. Simpson trabalhou na produção do álbum com Timbaland, Chad Hugo e Kenna. O trabalho foi definido pela própria Ashlee como uma "doce festa com um toque de malícia". O CD tem influências da música da década de 80. E embora o CD siga a linha do Pop rock, como seus trabalhos anteriores, há um claro diferencial com acréscimo de música eletrônica e R&B, fazendo seu CD ser comparado com artistas como Gwen Stefani.

Produzindo o álbum[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2006, a cantora começou a produção e a gravação do álbum. Inicialmente, ela trabalhou com 'Robert Smith' que, posteriormente foi retirado do trabalho. No dia 17 de Janeiro de 2007, Ashlee deixou uma mensagem para os fãs em seu website, que dizia: "Eu comecei a escrever e gravar um novo álbum e estou muito ansiosa para ele", e "Eu tenho um bom pressentimento para 2007, e eu mal posso esperar para vocês ouvirem meu novo álbum no final desse ano". o programa TRL da MTV americana falou com Ashlee sobre seu novo trabalho em 1 de Fevereiro. A mesma disse que estavam lhe ajudando na produção 'Tom Pretty', Pharrel Williams, Linda Perry,India.Arie e will.i.am. o site da MTV postou uma reportagem sobre Ashlee no dia 6 de Março de 2007, comentado que seu novo som seria algo mais "adulto" e para um público diferenciado. Depois de ficar um pouco ausente da mídia, mais concentrada na gravação do álbum, em Dezembro, Ashlee dá uma entrevista ao Billboard.com e diz que o álbum tem influências dos anos 80, mas não é um álbum dos anos 80. Ela fala que ainda permanece com seu estilo pop/rock e menciona duas novas canções: "Rulebreaker" e "Never Dream Alone". Diz também que o álbum vai ser adiado para Fevereiro, Março ou Abril pois está planejando uma pequena turnê para dar suporte ao álbum.

Datas de lançamento e singles[editar | editar código-fonte]

MTV informou em Março de 2007 que o álbum estava planejado para ser lançado em Outubro de 2007, mas em Outubro, a MTV informou que o lançamento seria no primeiro semestre de 2008. Em 13 de Novembro de 2007, Ashlee disse ao programa "MTV News" que o álbum já estava pronto e que seria lançado em Março de 2008, com o primeiro single "Outta My Head (Ay Ya Ya)", que seria lançado em Janeiro. Ela disse que o vídeo seria filmado em Dezembro. Em 30 de Janeiro de 2008, Ashlee informou a uma rádio do Arizona que o álbum seria lançado em 15 de Abril de 2008. Nesta mesma entrevista a nova canção "Boys" foi tocada pela primeira vez. Em 21 de Fevereiro de 2008, na rádio Kiss Fm, Ashlee apresentou outra nova canção: "Little Miss Obsessive", e ela canta com Tom Higgenson da banda Plain White T's. Então, em 25 de Fevereiro, Simpson anuncia que este será o próximo single do álbum. Por último, em 3 de Março de 2008, Ashlee anuncia a data oficial: 22 de Abril.

Título do álbum e arte da capa[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista a MTV em 18 de Dezembro de 2007, Ashlee disse que o título do álbum seria "Bittersweet World", o nome de uma das canções do álbum. Mas ela disse que ainda poderia considerar o título "Color Outside The Lines". Ashlee fez o ensaio fotográfico do álbum com o fotógrafo Ben Watts em Los Angeles. No ensaio, Ashlee aparece com cabelos loiros, mas ela os pintou de vermelhos em Janeiro de 2008.

Faixas[editar | editar código-fonte]

# Música Género musical
1 "Outta My Head (Ay Ya Ya)" Pop rock, electropop, electro rock, techno
2 "Boys" Pop, R&B
3 "Rulebreaker" Pop rock, electropop, electro rock
4 "No time for tears" Pop rock, electropop
5 "Little Miss Obsessive" Pop rock, soft rock
6 "Ragdoll" Pop, electropop, dance
7 "Bittersweet World" Pop rock, blues
8 "What I've Become" Electropop, electro rock
9 "Hot Stuff" Pop rock, electropop, R&B
10 "Murder" Electropop, R&B
11 "Never Dream Alone" Pop rock
Bônus
  • "Invisible" (Austrália, Inglaterra, Japão e Brasil)
  • "I'm Out" (lojas Wal-Mart)
  • "Can't Have It All" (pré-venda virtual do álbum nas lojas FYE)
  • "Follow You Wherever You Go" (Austrália e iTunes)

Performance nas paradas e críticas[editar | editar código-fonte]

Bittersweet World é até hoje o álbum mais elogiado da carreira de Ashlee. A revista People chamou o álbum de "surpreendentemente bom" e o chamou de "uma revanche às críticas". Houston Chronicle disse que "Bittersweet World" era simplesmente "o disco solo que Gwen Stefani estava tentando fazer a anos." O site Digital Spy o chamou de "o melhor album feito por uma irmã Simpson até hoje."

Bittersweet World estreou em #4 na parada musical americana da Billboard, vendendo mais de 47 mil cópias. Pela falta de divulgação, resultado da gravidez de Simpson, o álbum vendeu apenas 700 mil cópias.

Chart (2008) Posição
Australia 41
Austria 55
Alemanha 88
Irlanda 16
Reino Unido 57
EUA Billboard 200 4

Referências

  1. «play4me.com.au — The World's Entertainment Superstore». Heraldsunhit.com.au. Consultado em 6 de agosto de 2011 [ligação inativa] 
  2. «Ashlee Simpson : Album : Bittersweet World». AshleeSimpsonMusic.com. Consultado em 14 de março de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Ashlee Simpson é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.