Canuto, Príncipe Herdeiro da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Canuto
Príncipe Hereditário da Dinamarca
Cônjuge Carolina Matilda da Dinamarca
Descendência Isabel de Dinamarca
Ingolf, Conde de Rosenborg
Cristiano, Conde de Rosenborg
Nome completo
Knud Christian Frederik Michael
Nascimento 27 de julho de 1900
  Palácio de Sorgenfri, Lyngby-Tårbæk, Copenhaga, Dinamarca
Morte 14 de junho de 1976 (75 anos)
  Copenhaga, Dinamarca
Enterro Catedral de Roskilde, Dinamarca
Pai Cristiano X da Dinamarca
Mãe Alexandrina de Mecklemburgo-Schwerin
Religião Igreja Nacional da Dinamarca

Canuto da Dinamarca (27 de Julho de 1900 - 14 de Junho de 1976) foi o segundo filho e o filho mais novo do rei Cristiano X da Dinamarca e da rainha Alexandrina de Mecklemburgo-Schwerin. De 1947 a 1953, ele foi herdeiro presuntivo do seu irmão mais velho, o rei Frederico IX da Dinamarca, e teria-se tornado rei, mas uma mudança na constituição causou-lhe a perda do seu lugar na linha de sucessão para sua sobrinha Margarida II da Dinamarca.

Família[editar | editar código-fonte]

Canuto da Dinamarca.

O príncipe Canuto nasceu no Palácio Sorgenfri, na Dinamarca. Ele casou com a sua prima, a Carolina Matilda da Dinamarca, em 8 de Setembro de 1933 no Palácio Fredensborg. Eles tiveram três filhos:

Sucessão[editar | editar código-fonte]

Desde que o rei Frederico IX não gerou nenhum filho varão, o direito da sucessão dinamarquês declarou que o seu irmão mais novo lhe iria suceder como próximo rei. Consequentemente, o príncipe Canuto utilizou o título de herdeiro presuntivo após a morte do rei Cristiano X, em 1947. Canuto foi casado com a princesa Carolina Matilda e oficialmente designado por Arveprins Knud.

O rei Frederico IX tinha, no entanto, três filhas, que eram incapazes de herdar o trono do seu pai, devido à lei da sucessão dinamarquesa praticar a lei sálica. Em 1953, a constituição foi alterada para permitir a primogenitura. A alteração da lei constitucional tornou a princesa Margarida herdeira presuntiva, colocando ela e as suas duas irmãs antes do príncipe Canuto na linha de sucessão. Em 1964, após o seu casamento com o rei Constantino II da Grécia, a princesa Ana Maria, a filha mais nova do rei Frederico IX, renunciou o seu direito de sucessão ao trono dinamarquês.)

Canuto morreu em 14 de junho de 1976 aos 75 anos em Gentofte.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canuto, Príncipe Herdeiro da Dinamarca
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.