Carolina Maria de Áustria-Toscana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carolina de Áustria-Toscana
Princesa da Toscana
Arquiduquesa da Áustria
Princesa de Saxe-Coburgo-Gota
 
Cônjuge Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo e Bragança
Descendência Augusto
Clementina
Maria Carolina
Rainer
Filipe
Teresa Cristina
Leopoldina
Ernesto
Casa Habsburgo-Lorena
Nome completo
Carolina Maria Imaculada Josefa Fernanda Teresa Leopoldina Antonieta Francisca Isabel Luísa Januária Cristina Benedita Laurência Justiniana de Habsburgo-Lorena
Nascimento 5 de setembro de 1869
Altmünster, Império Austro-Húngaro
Morte 12 de maio de 1945 (75 anos)
Budapeste, Hungria
Sepultamento Cemitério Farkasréti, Budapeste
Pai Carlos Salvador de Áustria-Toscana
Mãe Maria Imaculada de Bourbon-Duas Sicílias

Carolina Maria Imaculada Josefa Fernanda Teresa Leopoldina Antonieta Francisca Isabel Luísa Januária Cristina Benedita Laurência Justiniana de Habsburgo-Lorena (em italiano: Carolina Maria Immaculata Giuseppa Ferdinanda Teresa Leopoldina Antonietta Francesca Isabella Luiggia Gennara Cristina Benedetta Laurenzia Giustinianna d'Asburgo-Lorena; em alemão: Karoline Maria Immakulata Josepha Ferdinanda Therese Leopoldine Antoinette Franziska Isabella Luise Januaria Christine Benedikta Laurencia Justiniana von Habsburg-Lothringen) (Altmünster, 5 de setembro de 1869 - Budapeste, 12 de maio de 1945), foi princesa da Toscana, Hungria e Bohemia e arquiduquesa da Áustria por nascimento e princesa de Saxe-Coburgo-Gota pelo casamento.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Quarta filha do arquiduque Carlos Salvador de Áustria-Toscana e de Maria Imaculada de Bourbon-Duas Sicílias, Carolina nasceu no antigo Império Austro-Húngaro durante o exílio da família real da Toscana (deposta em 1860). Por via paterna a arquiduquesa era neta de Leopoldo II, Grão-duque da Toscana e de sua segunda esposa Maria Antônia de Bourbon-Duas Sicílias, enquanto seus avós maternos foram o rei Fernando II das Duas Sicílias e Maria Teresa de Áustria-Teschen.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Carolina casou-se em Viena, em 30 de maio de 1894, com Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo e Bragança, Príncipe do Brasil e de Saxe-Coburgo-Gotaa, filho de Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota (irmão de Fernando I da Bulgária e representante da segunda geração do ramo católico Koháry da Casa de Saxe-Coburgo-Gota) e de Leopoldina Teresa de Bragança (filha do imperador Pedro II do Brasil). O casal teve oito filhos:

  • Filipe Maria (1901-1985), excluído da lista de sucessão da Casa de Saxe-Coburgo-Koháry em 1944 por ter contraído casamento morganático.
  • Ernesto Francisco (1907-1978), excluído da lista de sucessão da Casa de Saxe-Coburgo-Koháry por ter contraído casamento morganático.

Morte[editar | editar código-fonte]

Túmulo da princesa, em Budapeste.

Assim como os demais membros da família Habsburgo que permaneceram residindo em territórios do extinto Império Austro-Húngaro, a princesa havia renunciado aos títulos de arquiduquesa da Áustria e princesa da Hungria para viver em Budapeste. Foi nessa cidade que Carolina faleceu, aos setenta e cinco anos de idade, em 12 de maio de 1945.

Nota[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carolina Maria de Áustria-Toscana

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.