Colégio eleitoral dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa eleitoral para as eleições de 2012, 2016 e 2020.

O colégio eleitoral dos Estados Unidos é o colégio eleitoral que escolhe o presidente dos Estados Unidos ao final de cada eleição presidencial americana.

O colégio eleitoral americano foi estabelecido pelo Artigo 2, Seção 1 da Constituição dos Estados Unidos. O colégio encontra-se a cada quatro anos com "grandes eleitores" (delegados que são eleitos pelos "pequenos eleitores", que são os cidadãos comuns) de cada estado.

Cada estado possui direito a um certo número de delegados no colégio eleitoral, número que varia de acordo com seus representantes no Congresso. Os delegados deste colégio elegem o presidente do país. Há no total 538 votos no colégio eleitoral. Um candidato vence a eleição presidencial se tiver pelo menos 270 votos colegiados - mesmo que tenha um número total de votos populares menor do que outro candidato concorrente (como aconteceu em cinco ocasiões: John Quincy Adams em 1824, Rutherford B. Hayes em 1876, Benjamin Harrison em 1888, George W. Bush em 2000 e Donald Trump em 2016).[1][2][3]

A eleição dos delegados (ou grandes eleitores) é feita estado a estado e o candidato mais votado leva todos os delegados do estado, mesmo que o mais votado tenha apenas, por exemplo, 38% dos votos contra 37%, 21% e 4% de outros três candidatos. Há dois estados que são exceção à filosofia de "o vencedor leva tudo", são o Maine e o Nebraska; estes estados que podem dividir os delegados por mais de um candidato.[2]

Referências

  1. «Por que nos EUA o voto é indireto e como funciona o Colégio Eleitoral?». BBC. 8 de novembro de 2016. Consultado em novembro de 2016. 
  2. a b «Entenda como funciona o sistema eleitoral americano». G1. 8 de novembro de 2016. Consultado em novembro de 2016. 
  3. «Hillary Clinton lost the election but is winning the popular vote» (em inglês). 10 de novembro de 2016. Consultado em novembro de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Eleições nos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.