Colégio eleitoral dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa eleitoral para as eleições de 2012, 2016 e 2020.

O colégio eleitoral dos Estados Unidos é o colégio eleitoral que escolhe o presidente dos Estados Unidos ao final de cada eleição presidencial americana.

O colégio eleitoral americano foi estabelecido pelo Artigo 2, Seção 1 da Constituição dos Estados Unidos. O colégio encontra-se a cada quatro anos com "grandes eleitores" (delegados que são eleitos pelos "pequenos eleitores", que são os cidadãos comuns) de cada estado.

Cada estado possui direito a um certo número de delegados no colégio eleitoral, número que varia de acordo com seus representantes no Congresso. Os delegados deste colégio elegem o presidente do país. Há no total 538 votos no colégio eleitoral. Um candidato vence a eleição presidencial se tiver pelo menos 270 votos colegiados - mesmo que tenha um número total de votos populares menor do que outro candidato concorrente (como aconteceu em cinco ocasiões: John Quincy Adams em 1824, Rutherford B. Hayes em 1876, Benjamin Harrison em 1888, George W. Bush em 2000 e Donald Trump em 2016).[1][2][3]

A eleição dos delegados (ou grandes eleitores) é feita estado a estado e o candidato mais votado leva todos os delegados do estado, mesmo que o mais votado tenha apenas, por exemplo, 38% dos votos contra 37%, 21% e 4% de outros três candidatos. Há dois estados que são exceção à filosofia de "o vencedor leva tudo", são o Maine e o Nebraska; estes estados que podem dividir os delegados por mais de um candidato.[2]

Referências

  1. «Por que nos EUA o voto é indireto e como funciona o Colégio Eleitoral?». BBC. 8 de novembro de 2016. Consultado em novembro de 2016  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. a b «Entenda como funciona o sistema eleitoral americano». G1. 8 de novembro de 2016. Consultado em novembro de 2016  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. «Hillary Clinton lost the election but is winning the popular vote» (em inglês). 10 de novembro de 2016. Consultado em novembro de 2016  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Eleições nos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.