Donghae & Eunhyuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Donghae & Eunhyuk
Donghae e Eunhyuk em Taiwan, em novembro de 2011.
Informação geral
Também conhecido(a) como SJ-Donghae&Eunhyuk, Super Junior-Donghae&Eunhyuk, D&E
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Retro-pop, disco, synthpop, pop, K-pop, J-pop
Período em atividade 2011 – presente
Gravadora(s) Coreia do SulSM Entertainment
JapãoAvex Trax
Afiliação(ões) Super Junior
Super Junior-T
Super Junior-M, Super Junior-H, Younique Unit, SM The Performance
Henry
SM Town
Página oficial Página oficial em coreano
Página oficial em japonês
Integrantes Eunhyuk
Donghae

Donghae & Eunhyuk é o quinto subgrupo oficial da boy band sul-coreana Super Junior. A dupla foi formada em 2011 e contém dois membros do Super Junior, Eunhyuk e Donghae, que se complementam nas músicas. A primeira apresentação oficial da dupla aconteceu em 16 de dezembro de 2011, no Music Bank da KBS, com a canção "Oppa, Oppa".[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2011 – 2013: Oppa, Oppa, I Wanna Dance e Still You[editar | editar código-fonte]

A dupla lançou seu primeiro single digital, "Oppa, Oppa" em 16 de dezembro de 2011, através de vários portais de música coreanos, como MelOn, Bugs e Mnet. Simultaneamente, a canção foi apresentada no Music Bank.[2] A canção foi apresentada pela primeira vez durante o Super Show 4 em 19 de novembro e, um mês depois, a SM Entertainment anunciou que a dupla iria promover a música como um single em vários programas tradicionais como Music Bank, Music Core, Inkigayo e M! Countdown.[3]

O videoclipe da canção também foi lançado em 16 de dezembro. Outro videoclipe foi lançado em 21 de dezembro, este editado e dirigido por Shindong. O vídeo conta com a participação de Amber do girl group f(x), Peter e Youngsky do grupo One Way, Sungmin e o próprio Shindong.

O single consiste de duas canções: a canção-título "Oppa, Oppa" e "First Love", solo de Donghae. Em abril de 2012 foi lançada uma versão física do single no japão, com as duas canções regravadas em japonês. "Oppa, Oppa" alcançou o segundo lugar nas paradas semanais e diárias da Oricon, e o primeiro na parada de singles da Tower Records japonesa.[4]

Peter do Team Onesound, um dos produtores da dupla, publicou através de seu Twitter que o subgrupo lançaria um novo single em 2013.[5] Em 19 de junho, a dupla lançou seu segundo single japonês, "I Wanna Dance", que incluí o b-side "Love That I Need", em parceria com Henry.[6]

O segundo single coreano da dupla, "Still You", foi lançado em 18 de dezembro de 2013. O vídeo musical para "Still You" foi filmado em Londres. A canção foi performada pela primeira vez durante a turnê SM Town Week, nos dias 28 e 29 de dezembro.[7]

2014 – presente: Ride Me, primeira turnê japonesa e Skeleton[editar | editar código-fonte]

A dupla revelou durante o Super Show 5 em Osaka que iria lançar seu primeiro álbum, seguido de sua primeira turnê, no Japão. Seu primeiro álbum, Ride Me foi lançado em 26 de fevereiro de 2014.[8] [9] A canção "Motorcycle" foi lançada como o principal single do álbum. A versão curta do videoclipe de "Motorcycle" foi lançada através do canal da Avex Trax no Youtube. em 2 de fevereiro.[10] A canção se tornou o tema principal do programa de TV japonês "Sukkiri".

A primeira turnê da dupla, Super Junior D&E The 1st Japan Tour começou em Nagoya, em 3 de março de 2014,[11] passando por oito cidades, incluindo Osaka, Hiroshima, Fukuoka, Kobe, Niigata e Tóquio, para 22 performances. Os rapazes cantaram um total de 22 músicas, incluindo suas canções "I Wanna Dance", "Oppa Oppa", "Kimi Ga Naitara" e "Bambina", do Super Junior.[12] A dupla encerou seu concerto nos dias 8, 9 e 10 de de maio, no Nippon Budokan, atraindo um total de 100 mil fãs para sua primeira turnê japonesa.

Pouco tempo após a turnê Super Junior D&E The 1st Japan Tour, a dupla lançou seu terceiro single japonês, Skeleton, no dia 6 de agosto.[13]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome artístico[14] Nome de nascimento Data de nascimento [14] Local de nascimento
Romanização Hangul Romanização Hangul
Eunhyuk 은혁 Lee Hyuk-jae 이혁재 4 de abril de 1986 (29 anos) Coreia do Sul Goyang, Gyeonggi
Donghae 동해 Lee Dong-hae 이동해 15 de outubro de 1986 (29 anos) Coreia do Sul Mokpo, Jeolla do Sul

Discografia[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • 2014: Super Junior D&E The 1st Japan Tour

Referências

  1. "Super Junior's Eunhyuk and Donghae perform "Oppa Oppa" on Music Bank" (em inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 09 de julho de 2013. 
  2. "Super Junior's Eunhyuk and Donghae perform "Oppa Oppa" on Music Bank" (em inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 09 de julho de 2013. 
  3. "Donghae and Eunhyuk form a special sub-unit from Super Junior" (em inglês). [S.l.: s.n.] 
  4. "방송전문인터넷미디어" (em coreano). [S.l.: s.n.] Consult. 10 de abril de 2012. 
  5. "Super Junior's Donghae and Eunhyuk to release a new song soon" (em inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 10 de julho de 2013. 
  6. "Super Junior's Eunhyuk, Donghae announce new Japanese single I Wanna Dance" (em inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 10 de julho de 2013. 
  7. "Super Junior's Donghae and Eunhyuk to release 'Still, You' on the 18th! + 1st teasere" (em inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 12 de agosto de 2014. 
  8. "Donghae and Eunhyuk provide audio preview of Japanese album 'Ride Me'". allkpop. 2014-02-06. Consult. 2014-02-07. 
  9. (português)"Donghae e Eunhyuk se preparam para seu primeiro álbum japonês e lançam imagens teaser para “RIDE ME”". CrazyInLove Kpop. Consult. 24 January, 2014. 
  10. (português)"Donghae & Eunhyuk lançam versão curta do clipe de Motorcycle". Original Tune. Consult. 2 February, 2014. 
  11. "SUPER JUNIOR D&E THE 1st JAPAN TOUR 2014" (em japonês). [S.l.: s.n.] Consult. 12 de agosto de 2014. 
  12. "Super Junior's Donghae and Eunhyuk wrap up their Japan tour in Tokyo!" (em inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 12 de agosto de 2014. 
  13. "Eunhyuk and Donghae to release new Japanese single 'Skeleton'" (em inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 12 de agosto de 2014. 
  14. a b "STARHOME > Profile" (em Coreano e Inglês). [S.l.: s.n.] Consult. 27 de julho 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]