Dual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dual (número gramatical))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Dual (desambiguação).


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dual é uma flexão gramatical de número (como o singular e o plural) que indica um conjunto de duas coisas, como seres ou entidades. Não são muitas as línguas que possuem esse tipo de flexão. O indo-europeu possuía, mas no decurso do aparecimento das línguas descendentes do indo-europeu essa flexão desapareceu em muitas delas. Um exemplo de sobrevivência pode ser constatado no lituano, no qual a palavra vyras (um homem), cujo dual é vyru (dois homens), e cujo plural é vyrai (mais de dois homens).

Essa flexão é inexistente na língua portuguesa. No entanto, existem raras reminiscências que provêm de palavras em latim que possuiam essa flexão. Um exemplo é o pronome indefinido “ambos(as)” (todos os elementos de um grupo de dois). Outro exemplo é o facto de só os numerais “1” (singular) e “2” (dual) poderem flexionar em gênero — “um / uma” e “dois / duas”; os numerais a partir de “3” (plural) não flexionam em gênero. Também se pode perceber o sentido dual em "entre" e o plural em "dentre".

Línguas com número dual[editar | editar código-fonte]

Outros números[editar | editar código-fonte]

Em poucas línguas há números gramaticais além do Singular, Dual e Plural. São línguas do Pacífico e Oceania:

Ver também[editar | editar código-fonte]