Saltar para o conteúdo

A Grande Aposta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Elenco: GRANDE APOSTA
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 54: Linha 54:
* [[Margarida Marinho]]<ref name=":0" /> - ''Ana Maria Cardoso Ramos''
* [[Margarida Marinho]]<ref name=":0" /> - ''Ana Maria Cardoso Ramos''
* [[Margarida Reis]]<ref>http://freeonlinemoviestreaming.net/people/1841665-margarida-reis</ref> - ''Isabel Gouveia (Becas)''
* [[Margarida Reis]]<ref>http://freeonlinemoviestreaming.net/people/1841665-margarida-reis</ref> - ''Isabel Gouveia (Becas)''
* [[Maria Arriaga]] - ''(secretária de Edmundo)''
* [[Maria Arriaga]] - ''Sofia (secretária de Edmundo)''
* [[Maria das Graças]] - ''Adelaide Nhambone''
* [[Maria das Graças]] - ''Adelaide Nhambone''
* [[Maria da Paz]]
* [[Maria da Paz]]

Revisão das 22h18min de 24 de maio de 2016

A Grande Aposta
A Grande Aposta
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 min.
Criador(es) Tozé Martinho
Cristina Aguiar
Sarah Trigoso
Elenco Armando Cortez, Isabel de Castro, Virgílio Castelo, Margarida Marinho, Manuel Cavaco, Luís Esparteiro, Estrela Novais, Rogério Samora, Cucha Carvalheiro, Natália Luiza, Ricardo Carriço, Fernanda Serrano, entre outros.
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 150
Produção
Diretor(es) Jorge Cardoso
Produtor(es) NBP
Exibição
Emissora original
Transmissão original 23 de setembro de 19976 de Março de 1998
Cronologia
Filhos do Vento
Terra Mãe
 Nota: Se procura sobre o filme com o mesmo nome no Brasil, veja The Big Short.

A Grande Aposta foi uma telenovela portuguesa transmitida entre 23 de Setembro de 1997 e 6 de Março de 1998 na RTP. É da autoria de Tozé Martinho, Cristina Aguiar e Sarah Trigoso e contou com 150 episódios[1][2][3][4][5][6].

Sinopse

A história passa-se cerca de 20 anos depois de ter sido feita a Grande Aposta que dá nome a esta novela. Carlos Costa, filho de uma família rica, tinha então 26 anos. Ele e o seu amigo Fernando, de 29, estão a praticar vela na Baía de Cascais, quando se levanta um temporal. Já de volta ao Clube Naval, dão-se conta de um pequeno barco à vela com problemas para regressar, e decidem tentar ajudar. Dentro do barco encontram uma linda jovem de 15 anos, Ana Maria, que perdera os sentidos ao levar com a retranca na cabeça. Conseguem por fim resgatar o pequeno barco e trazê-lo para terra, e é então que os seus olhares caem na jovem Ana Maria. Ela tem uma cara linda e ficam os dois deslumbrados. Decidem fazer uma aposta, ao princípio por brincadeira, mas depois por capricho e teima. Qual deles, no futuro, conseguirá casar com Ana Maria? Muita coisa mudou em 21 anos e Ana Maria é agora uma mulher bonita e rica que os dois amigos tentarão a todo o custo conquistar[1].

Elenco

Participações

Curiosidades

  • A trípla Tozé Martinho, Cristina Aguiar (pseudónimo de Maria João Mira antes de se lançar como autora a solo) e, Sarah Trigoso, já era considerada o número um em argumentos para novelas em Portugal. A Grande Aposta foi a 3ª de uma trilogia de sucesso. Campo (Roseira Brava), Praia (Vidas de Sal) e Cidade (A Grande Aposta). Foi a útlima telenovela escrita pelos três autores para a RTP, tendo os mesmos assinado contrato com a TVI.
  • Trata-se de um folhetim puro, com toques urbanos e contemporâneos, que fizeram de A Grande Aposta uma excelente novela, e uma das mais bem-sucedidas de sempre.
  • Foi a última participação de Sofia Sá da Bandeira numa telenovela, tendo regressado a este registo apenas 10 anos depois, na 2ª versão de Vila Faia.
  • Foi bem-sucedida a interpretação de Margarida Marinho, estreante em novelas, e também foram bem sucedidas as interpretações de Virgílio Castelo e Manuela Santos, nos papéis de vilões da trama.
  • Luís Esparteiro e Rogério Samora também tiveram aqui um grande momento de televisão.
  • As estreantes Fernanda Serrano, Sandra Cóias e Lúcia Moniz, esta última interpretando duas gémeas, também foram bem-sucedidas.
  • Numa época em que a SIC imperava nas audiências com as telenovelas da Globo, a RTP1 obteve um belo índice de audiências, e chegou a competir com a novela «Suave Veneno, em exibição na SIC. Depois dos sucessos moderados e excelentes de «Vidas de Sal» e de «Filhos do Vento», a RTP afirmou-se como a produtora por excelência das telenovelas portuguesas, e ambas são consideradas hoje umas das melhores novelas portuguesas de todos os tempos.
  • A fadista e actriz Anita Guerreiro foi a primeira pessoa a falar na novela, no 1º episódio, e a primeira pessoa a aparecer no mesmo episódio, ao lado de Margarida Marinho. E também foi a 3ª novela onde a cantadeira apareceu na sua carreira, depois de participar nas novelas Roseira Brava e Primeiro Amor, participando depois em outras produções futuras, de maneira esporádica, por dedicar-se mais ao seu retiro do "Faia" e ao seu marido, já falecido.

Ver também

Telenovelas da RTP1

Filhos do Vento « anterior A Grande Aposta seguinte » Terra Mãe

Telenovelas de horário nobre da RTP1

Filhos do Vento « anterior A Grande Aposta seguinte » Terra Mãe
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas

Referências