Supernatural (série de televisão): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mjbmrbot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: vi:Supernatural (phim truyền hình)
Linha 558: Linha 558:
[[tr:Supernatural]]
[[tr:Supernatural]]
[[uk:Надприродне (телесеріал)]]
[[uk:Надприродне (телесеріал)]]
[[vi:Supernatural (phim truyền hình)]]
[[zh:邪恶力量]]
[[zh:邪恶力量]]

Revisão das 18h39min de 28 de março de 2011

 Nota: Para outros significados de Sobrenatural, veja Sobrenatural (desambiguação).
Supernatural
Supernatural
Sobrenatural (PT/BR)


Jensen Ackles (esquerda) e Jared Padalecki (direita), os protagonistas de Supernatural.
Informação geral
Formato série
Duração 45 minutos
Criador(es) Eric Kripke
Elenco Jared Padalecki
Jensen Ackles
Katie Cassidy
Misha Collins
Lauren Cohan
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 6
Episódios 119 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Eric Kripke
Kim Manners
Phil Sgriccia
Steve Boyum
Robert Singer
Charles Beeson
Mike Rohl
Produtor(es) McG
Todd Aronauer
Vladimir Stefoff
Cyrus Yavneh
Tema de abertura Carry on my Wayward Son
por Kansas (somente no último episódio de cada temporada)
Exibição
Emissora original Estados Unidos WB (2005–2006), The CW (2006–presente)
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 13 de setembro de 2005 – presente
Cronologia
Programas relacionados Ghostfacers

Supernatural (Brasil / Portugal: Sobrenatural), é uma série produzida pelo canal estadunidense The WB atualmente The CW. Exibida no Brasil pelo canal pago Warner Channel e pelo canal aberto, SBT; e em Portugal, pelos canais pagos AXN e Animax, e pelo canal aberto RTP 2.

Criada por Eric Kripke, a série narra a estória dos irmãos Sam (Jared Padalecki) e Dean Winchester (Jensen Ackles), que viajam pelas cidades dos Estados Unidos em um Impala preto, investigando acontecimentos sobrenaturais, e caçando criaturas fantasmagóricas, demoníacas e vampirescas. A série baseia-se em conhecidas lendas urbanas, em crenças comuns, em folclore e na mitologia antiga, e a partir da quarta temporada, nas histórias bíblicas.

Sinopse

A família Winchester, residente de Lawrence, Kansas, vive aparentemente feliz, quando ocorre uma tragédia John, o patriarca da família, em busca de vingança, inicia uma caçada viajando por todo o país, para encontrar o quê ou quem, causou a morte de sua esposa, Mary.

Já adultos, Dean continua a caçada ao lado de seu pai, e Sam os deixa para viver uma vida “normal” ao lado de sua namorada Jessica, e estudar Direito na Universidade Stanford. Mas quando Jessica morre da mesma forma que Mary, Sam une-se a Dean para encontrar o quê ou quem matou sua namorada, e ir em busca de seu pai desaparecido. No caminho da jornada, Sam e Dean matam todos os tipos de monstros que encontram, sem saber que o que os espera, é o Apocalipse e as histórias bíblicas.

Escrevendo

O pessoal da primeira temporada consistiu de Kripke e cinco outros escritores, com os assistentes para ajudar a pesquisar lendas urbanas. A maioria dos trabalhos realizados, por escrito, a série é muito colaborativo, com os escritores, muitas vezes quebrando-se em grupos. No início de cada temporada, os roteiristas estão reunidos e passo as suas ideias, que são então atribuído a um escritor a ser desenvolvido. Cada idéia da história é descrita em uma placa de limpeza a seco, com Kripke e Bob Singer fazer as mudanças necessárias. Depois disso, o roteiro está escrito, e Kripke passa por ele para ter certeza que tem o mesmo tom de outros episódios. Kripke achou esta tarefa muito difícil de fazer na primeira temporada, mas ele sentiu que tornou-se mais fácil com a terceira temporada, como o pessoal veio para "realmente compreender o estilo do show".

O tom de Supernatural foi muito influenciado por filmes como "Poltergeist", tendo o horror acontecido em um ambiente familiar ao invés de uma localização remota, "Evil Dead 2" e "Um Lobisomem Americano em Londres", com um pouco de comédia acrescentada. Comentando sobre o primeiro, Kripke acrescentou: "É a idéia de que o terror pode acontecer em seu próprio quintal. Quantos espectadores tem que se preocupar com o vampiro no castelo gótico?" Outras influências incluem as duas irmãs e os filmes de terror asiáticos The Eye, Ju-on, e Anel. "É sempre um show sobre a família, muito mais do que qualquer outra coisa. A mitologia é apenas um motor para levantar questões sobre a família. Um irmão mais velho cuidando de um irmão mais novo, querendo saber se você tem que matar a pessoa que você mais ama, a lealdade familiar contra a obrigação da família bem maior, em comparação com a felicidade pessoal ... "

Eric Kripke,

De acordo com o criador Eric Kripke, o show foi originalmente destinado a concentrar-se sobre os monstros semanais, com Sam e Dean Winchester sendo apenas "um motor para nos pôr dentro e fora dos filmes de terror diferente a cada semana". Seu único desejo era apenas "assustar o crap fora de pessoas". No entanto, em alguns episódios, Kripke e produtor executivo Bob Singer percebeu a química na tela entre Jared Padalecki e Jensen Ackles. Essa revelação causou mudança na série, focando mais os irmãos que os próprios monstros, baseando o monstro semanal em torno do enredo que queriam para os Winchesters. Segundo Kripke, "... às vezes nós nem sequer temos o monstro até a maneira no final do intervalo, uma vez que temos toda a angústia e o drama feito primeiro."

Ao contrário de shows com a "mitologia infinita", como Lost, Kripke prefere manter a mitologia de Supernatural simples, dizendo: "É tão difícil ir temporada após temporada, com um mistério e, em seguida, fornecer uma resposta que vai ser satisfatória." Ele prefere ter a estrutura da série como o dos primeiros episódios de Arquivo X, com episódios da mitologia baseada em propagação através de muitos episódios de auto-incluído-Supernatural geralmente com três episódios de auto-fechado seguido por um episódio de mitologia. Com este formato, os telespectadores não precisam ter conhecimento prévio da mitologia, a fim de assistir a série, sendo capaz de "unir o partido a qualquer momento"

Temporadas

Primeira temporada

Ver artigo principal: Supernatural (primeira temporada)

No início da primeira temporada aparece Mary, John, Dean e Sam como uma família normal e feliz. Sam no berço, e alguém derramando sangue em sua boca. As luzes começam a piscar, quando Mary, levanta-se da cama para ver o que está acontecendo, e vai até o quarto de Sam, deparando-se com alguém ao lado do berço de seu filho, pensa que e John e nao se preocupa, quando esta no corredor uma luz da parede começa a piscar ela mexe um pouco até voltar ao normal, ouve barulhos no andar de baixo desce e percebe que a tv esta ligada e John esta dormindo no sofá. Mary sai correndo chamando por Sam, entra no quarto e grita, John acorda e corre até o quarto, pensa que esta tudo bem mas algumas gotas caem do teto no berço quando verifica ve Mary queimando no teto.

Passam alguns anos, e os garotos estão adultos. Sam está na Universidade Stanford, prestes a ingressar no curso de Direito, quando seu irmão, Dean, aparece, afirmando que o pai deles, John, desapareceu durante uma caçada. Dean solicita a ajuda de Sam, mas ele nega-se a ir, devido a uma entrevista de uma bolsa integral para a faculdade de direito, além de ter antigas mágoas com seu pai, John. Mesmo relutante Sam concorda em ajudar Dean. Então, os irmãos partem em uma viagem, em busca do pai. Sem encontrar o pai, Sam retorna para casa, e vê sua namorada, Jessica, morrer da mesma forma que sua mãe, queimada no teto. Sam sente-se culpado por não a ter protegido e por esconder de Jessica, que sua família caçava coisas sobrenaturais. Por estes acontecimentos, Sam desiste da Universidade para caçar o quê ou quem matou sua namorada. Ao mesmo tempo em que caçam o quê ou quem matou Jessica e Mary, Sam e Dean procuram pelo paradeiro de John, e nas cidades que passam, solucionam casos sobrenaturais.

Algum tempo depois, os rapazes encontram John, que lhes revela sobre a criatura que procuram ser um demônio, que planeja usar o Colt, um revólver místico capaz de matar qualquer coisa. Contudo, ao encontrarem o demônio, denominado Olho Amarelo, não o matam, pois este possui John, e Sam não é capaz de atirar em seu pai. Após não conseguirem matar o demônio Olho Amarelo, os três Winchesters sofrem um acidente automobilístico, causado por um demônio desconhecido, e ficam gravemente feridos, deixando o Impala destruído.

Segunda temporada

Ver artigo principal: Supernatural (segunda temporada)

Sam e John se recuperam do acidente, mas Dean está morrendo, levando John a fazer um pacto com o demônio Olho Amarelo (Mais tarde descobre-se que seu nome é Azazel), que matou Mary, dando-lhe o Colt e a sua alma em troca da vida de Dean. No decorrer da temporada, torna-se claro que o Olho Amarelo tem grandes planos para Sam. Na noite em que Mary morreu e Sam foi infectado com sangue, que era de demônio, Sam adquiriu habilidades psíquicas desenvolvidas nesta temporada. Mas Sam não foi o único, havia outras crianças. Quando John fez o pacto com o Olho Amarelo, houve uma conversa e John já sabia os planos para as “crianças videntes”, tanto que antes de morrer, no hospital, John se debruça até o ouvido de Dean e pede para que ele salve Sam, caso não conseguisse, deveria matá-lo, como Dean revelou para Sam no episódio 10, Hunted.

Os irmãos também conhecem Ellen, Jo, Ash e Bobby, velhos amigos da família, que os ajudam em caçadas. No penúltimo episódio desta temporada, o Olho Amarelo reúne todas as “crianças videntes” em uma vila abandonada para que lutem entre si, até que haja apenas um sobrevivente. Sam é morto por Jake, o vencedor, sucumbindo nos braços de Dean. Para ressuscitar Sam, Dean vende a alma. Ao descobrir que o vencedor entre as “crianças videntes” terá de abrir o Portal do Inferno, Sam e Dean, juntamente com Bobby e Ellen, tentam impedir Jake de abrir o Portal, mas não conseguem, e são libertos vários demônios, entre eles estão Ruby, Alastair e Lilith, ambos mais poderosos que Azazel (na 4ª temporada é revelado que Azazel, queria libertar Lilith para estas romper os 66 selos e libertar Lúcifer) . Quando o Olho Amarelo estava prestes a matar Dean, John sai do Portal do Inferno e o impede. Dean atira com a Colt no Olho Amarelo, o matando, definitivamente. John consegue sair do inferno, mas não se sabe para onde se foi.

Terceira temporada

Ver artigo principal: Supernatural (terceira temporada)

Nesta temporada, o foco é na tentativa de livrar Dean do pacto. Logo no primeiro episódio, os irmãos conhecem o demônio Ruby, quando humana uma bruxa, que diferentemente dos outros, não atende aos interesses do inferno. Ela tem interesse em Sam, contando-lhe o que sabe sobre a morte de sua mãe e de sua namorada, e prometendo que pode impedir Dean de ir para o inferno, mas em uma conversa com Dean, ela admite que não pode, e que fez isso só para aproximar-se de Sam.

Também conhecem Bela, uma "colecionadora" e mercenária, vendedora dos amuletos mágicos que consegue roubar ou comprar de caçadores e que está constantemente a prejudicá-los, que morre ainda nesta temporada, por conta do término do prazo de um pacto. Os irmãos lidam ainda com Gordon, um caçador que acredita que Sam é o anticristo e quer matá-lo a qualquer custo, e lidam com Victor, um policial obsessivo que acha que os irmãos são serial killers.

Os irmãos encontram quem guarda o contrato de Dean, que é um demônio chamado Lilith. Faltando poucas horas para o término do tempo de Dean, Sam e Ruby vão ao encontro de Lilith, só que Lilith. possui o corpo onde Ruby estava, sem que eles percebam. A meia-noite, o cão do inferno aparece e tenta atacar Dean, que corre juntamente com Sam e Ruby (ainda possuída por Lilith. ) a um cômodo da casa. Lilith joga Dean em uma mesa e Sam contra a parede, abrindo a porta para que o cão do inferno ataque Dean. Dean tenta se salvar, mas sua tentativa é inútil. Lilith tenta atacar Sam, mas ele é imune aos seus poderes. No fim, Dean aparece entre várias correntes e ganchos cortando seu corpo, agonizando no inferno e chamando por seu irmão.

Quarta temporada

Ver artigo principal: Supernatural (quarta temporada)

Quatro meses após a morte de Dean, Sam, deprimido pela morte do irmão, passa a exercitar suas habilidades demoníacas com Ruby para se vingar de Lilith. Dean, porém, está sendo torturado no inferno, enquanto uma proposta é lhe feita todos os dias pelo demônio Alastair: “vire um torturador de almas, que a sua será poupada”. Após quarenta anos, equivalente a quatro meses terrestres, Dean é ressuscitado pelo anjo Castiel, para que ele sirva as ordens do Céu. Além de Castiel, outros anjos estão na Terra, como Anna e Uriel, para impedir que Lilith quebre os 66 selos que mantêm Lúcifer preso, e que trarão o Apocalipse.

Castiel encarrega a missão de preservar os selos a Dean. Há centenas de selos, mas Lilith só precisa quebrar 66, e isso torna a tarefa difícil, uma vez que não se sabe quais selos ela pretende quebrar.

É feita uma revelação a Dean: ele é o primeiro selo e somente ele poderá impedir a quebra dos demais. Enquanto isso, Sam está tomando sangue de demônio, fazendo com que seus poderes fiquem cada vez mais fortes.No decorrer da jornada os dois irmãos acabam encontrando uma série de livros "sobrenatural", que conta exatamente toda a história dos dois e termina quando Dean é mandado pro inferno. Em busca do autor dos livros acabam encontrando Chuck, e descobrem que ele é um profeta de Deus, e esta escrevendo livros que um dia serão conhecidos como "evangelho Winchester".Uma série de acontecimentos separa os irmãos e ambos fazem o que acham que devem fazer. Dean aceita obedecer as ordens dos céus e dos anjos, e Sam foge com Ruby a procura de Lilith.

Castiel conta a Dean que Lilith é o último selo e Dean descobre que os anjos querem que o Apocalipse aconteça, e, consequentemente, os dois se rebelam contra as ordens dos céus, indo até o convento onde Sam confronta Lilith. Ao chegar ao convento, Ruby impede que Dean entre na sala, e Sam usa todo o seu poder contra Lilith, matando-a. Com isto, Lúcifer é libertado, e Ruby conta a Sam que desde o início quis trazer Lúcifer à Terra, e que ele (Sam) era o escolhido para a missão desde que nasceu. Revoltado, ele a segura e Dean a golpeia com a faca mágica.

Quinta temporada

Ver artigo principal: Supernatural (quinta temporada)

A passagem para a libertação de Lúcifer é aberta, e surge uma grande luz onde escorreu o sangue do último selo. Dean e Sam se desesperam, tentam fugir mas a porta é trancada. Eles estão presos e não têm como fugir, a luz continua aumentando e um som alto e agudo é ouvido. De repente eles acordam num avião, vendo a abertura da porta de Lúcifer de cima, que causa um grande clarão e pane. No outro dia, estão em um carro ouvindo notícias ruins, ja que começou o apocalipse. Eles vão atrás do profeta Chuck, que afirma que os arcanjos explodiram Castiel e pressente que os anjos vinham chegando.

Zacariah chega à casa de Chuck e afirma que os anjos precisam agora de Dean antes que Lúcifer encontre seu receptáculo (o corpo que foi escolhido para que ele o possuísse). Dean se recusa a ajudá-los e consegue escapar.

A Quinta Temporada foca-se em uma batalha entre o céu, o inferno e a humanidade. Lúcifer tentando achar Sam e libertando os Cavaleiros do Apocalipse e Zacariah a procura de Dean para entregá-lo a Miguel. Castiel a procura de Deus e os irmãos tentando achar uma maneira de parar com o apocalipse, às vezes tomando decisões que vão contra tudo o que eles acreditam.

No decorrer da temporada eles encontram o arcanjo Gabriel, que aliás é uma cara conhecida em Supernatural, que lhes da uma chance de derrotar Lúcifer, e os arcanjos Rafael e Miguel. No final da temporada Lúcifer mata Gabriel e Sam diz Sim a Lúcifer tendo como plano controlá-lo. Sam não consegue controlar Lúcifer e acaba por matar Castiel dominado por Lúcifer por atrapalhar sua luta com Miguel e também Bob,só que antes que Miguel volte e que ele mate Dean,ele consegue recobrar a consciencia e junto com Miguel acaba preso no inferno. Mas Sam consegue escapar,mas ele já não é o mesmo.

Sexta temporada

Ver artigo principal: Supernatural (sexta temporada)

A renovação de uma sexta temporada foi confirmada pela emissora The CW[1]. Entretanto, para esta temporada, a produtora executiva Sera Gamble ocupará o cargo de showrunner, que é ocupado por Eric Kripke desde o início da série. Contudo, Kripke continuará com participação na série, mas como produtor executivo.[2].

A sexta temporada, que teve sua estréia no dia 24 de setembro de 2010 no Brasil, será misteriosa e sombria. O céu e o inferno foram deixados na completa desordem depois dos eventos apocalípticos da quinta temporada. E agora, monstros, anjos e demônios vagam sem destino por uma terra sem leis e caótica.

Quem também está sem rumo é Dean Winchester, que se aposentou da vida de caçador e jurou nunca mais retornar a ela. No entanto, ele é obrigado a voltar aos antigos hábitos, por causa de ninguém menos do que Sam Winchester, que escapou do inferno. Os dois se reúnem para combater uma horda crescente de criaturas e demônios.

No entanto os irmãos logo percebem que nenhum dos dois é mais o que costumava ser, nem seu relacionamento é mais o mesmo, e, na verdade, nada é o que parece ser.

Os personagens recorrentes que já apareceram nesta temporada, são o anjo Castiel (Misha Collins), Bobby (Jim Beaver), Lisa Braeden (Cindy Sampson), Rufus Turner (Steven Williams), o demônio Crowley (Mark Sheppard), a demônio Ruby (Genevieve Cortese) e o arcanjo Rafael.

Personagens principais

Sam Winchester

Ver artigo principal: Sam Winchester
Jared Padalecki, Personagem Sam.

Sam Winchester (Jared Padalecki) nasceu em 2 de maio de 1983, filho de John E. Winchester e Mary Winchester em Lawrence, Kansas. É o filho mais novo do casal, tendo um irmão quatro anos mais velho, Dean Winchester.

Sam é diferente do seu irmão mais velho: é sensível, racional, mais inocente, e aparentemente mais preocupado em ter uma "vida normal" do que seu irmão. Apesar disso, fica claro que ele faria qualquer coisa por Dean. Ele também revolta-se contra a tentativa de seu pai de transformá-lo em um caçador e matricula-se na Universidade de Stanford.

Quando Dean vai ter com Sam e pede-lhe ajuda no primeiro episódio, a namorada de Sam, Jessica, é apresentada aos espectadores. É evidente que Sam era de alguma forma popular, apesar de ninguém saber o que sua família realmente faz. O apelido "Sammy" foi dado a ele por seu pai, embora ninguém para além de Dean esteja permitido chamá-lo assim. Sam indica isso no episódio da 1ª temporada "A Familia Bender", quando um homem o chama de Sammy, ele furiosamente responde que o seu nome é Sam. O caçador Gordon Walker também o chama de Sammy no episódio "Sede de Sangue", sendo que Sam, irritado, explica que Dean é o único que pode chamá-lo assim.

Devido ao seu caráter gentil e sua vontade de ter uma vida normal, Sam é mais cuidadoso com as mulheres e por isso tem mais interesse em romances do que Dean, como por exemplo, os que teve com Jessica, Sarah Blake e Madison.

Outro fato curioso sobre Sam, é que o rapaz é uma das muitas pessoas que sofrem da famosa Coulrofobia, ou seja, Sam tem medo de palhaços.

Quando Sam tinha apenas seis meses de idade (Novembro 02, 1983), sua mãe foi assassinada enquanto estava próxima ao seu berço pelo demónio Azazel. Ele foi salvo por seu irmão mais velho Dean, enquanto seu pai tentava salvar Mary, que estava presa ao teto do quarto e sendo consumida pelo fogo, que acabou se espalhando por toda a casa.

Vinte e dois anos depois,acreditava-se que Azazel também matou sua namorada Jessica, mas descobre-se na quinta temporada que "Jessy" foi morta por Brady (Demónio que perseguia Sammy desde a infância) com o objetivo de Sam reconhecer seu proprio destino. Agora os irmão winchester embarcam em várias jornadas para tentar achar seu pai e o demónio que causou a morte de Mary e Jessy. Enquanto John, está desaparecido, ele ocasionalmente entra em contato com os seus filhos para lhes dar tarefas. Os irmãos lidam com criaturas míticas, lendas urbanas e folclore, como o wendigo, a mulher de branco e Bloody Mary. Nesta época, Sam começa a apresentar sinais de precognição e por uma vez demonstra ter poderes de telecinese.

Dean Winchester

Ver artigo principal: Dean Winchester
Jensen Ackles, personagem Dean

Dean Winchester (Jensen Ackles), nascido em 24 de Janeiro de 1979 em Lawrence é filho mais velho de John e Mary Winchester. Dean tinha apenas quatro anos quando seu pai o salvou do misterioso incêndio que matou sua mãe. Em sua memória ficaram o rosto da mãe e as histórias que seu pai lhe contava, além do desejo de destruir a criatura que arrancou a vida de sua mãe.

Ele sempre foi o responsável pela casa, ainda quando criança, quando seu pai saia para caçadas misteriosas, cuidando de Sam, seu irmão mais novo. Portanto, desde muito cedo, Dean teve participação ativa na construção da família Winchester, abdicando de uma infância normal, encarregando-se do peso familiar, e responsabilidades decorrentes. Ao contrário de Sam (no início da série), Dean sempre aceitou os negócios da família e ele está disposto a tudo para conseguir descobrir a verdade sobre sua família, junto com Sam, com quem não tinha contato há quatro anos.

No primeiro episódio, intitulado "Piloto", Dean invade a casa de Sam, que havia ido embora para tentar a faculdade de direito, e os dois saem para procurar o pai que saiu para uma caçada e até então está desaparecido. Ao voltar, Jessica, a namorada de Sam, é morta da mesma forma que sua mãe. É portanto o início de uma longa jornada para Dean e Sam, pelas estradas dos Estados Unidos e redondezas, em busca de respostas e soluções, seguindo rastros de criaturas sobrenaturais, e destruindo-as. É a forma que ambos encontram para vingar as suas perdas pessoais, causadas pela mesma criatura.

Durante toda a série, Dean é ícone singular devido ao seu senso de humor, muitas vezes sarcástico. A fama de conquistador também é marca registrada do personagem. Mesmo posando de bad boy e jeito durão, Dean tem uma grande preocupação com o que sobrou de sua família e por isso se sente responsável por todos. É revelado no episódio "O Viajante Fantasma" que Dean possui um grande medo que frequentemente o atormenta: Ele tem medo de aviões, e fica apavorado só de pensar em viajar em um. Dean adora Rock Clássico, como Black Sabbath, AC/DC e Led Zeppelin, que fizeram muito sucesso nas décadas de 60, 70 e 80, e suas músicas preferidas são "Ramble On" e "Travelling Riverside Blues", ambas do Led Zeppelin.

É também apaixonado pelo seu Chevy Impala 67, o seu bem mais precioso, que foi um presente do seu pai.

Personagens recorrentes

Intérprete Personagem Perído de Atuação
Jeffrey Dean Morgan John Winchester 2005-2008
Samantha Smith Mary Winchester 2005-presente
Adrianne Palicki Jessica Moore 2005-2010
Jim Beaver Bobby Singer 2006-presente
Misha Collins Castiel 2008-presente
Fredric Lehne Azazel 2006-2010
Mark Sheppard Crowley 2009-presente
Mark Pellegrino Lucifer 2009-2010
Julie McNiven Anna 2008-2010
Steven Willians Rufus Turner 2008-2011
Katie Cassidy Ruby 2007-2008
Anna Williams 2008
Genevieve Cortese 2008-2011
Sterling K. Brown Gordon Walker 2006-2007
Lauren Cohan Bela 2007-2008
Samantha Ferris Ellen 2006-presente
Alona Tal Jo 2006-2009
Jeannette Sousa Demônio da Encruzilhada 2006
Ona Grauer 2007
Sandra McCoy 2007
Chad Lindberg Ash 2006-2010
Charles Malik Whitfield Victor Henricksen 2007-2008
Nicki Aycox Meg 2005-2008
Rachel Miner 2009-2010
Rachel Pattee Lilith 2008
Sierra McCormick 2008
Katherine Boecher 2009
Robert Wisdom Uriel 2008-2009
Mark Rolston Alastair 2008
Christopher Heyerdahl 2009
Traci Dinwiddie Pamela Barnes 2008-2010
Kurt Fuller Zacharias 2009-2010
Colin Lawrence Rafael 2009-2010
Lanette Ware 2011-presente
Richard Speight, Jr. Brincalhão/Gabriel 2007-2010
Rob Benedict Profeta Chuck Shurley 2009-2010
Emily Perkins Becky Rosen 2009
Matt Cohen John quando jovem 2008-2010
Amy Gumenick Mary quando jovem 2008-2010
Colin Ford Sam quando criança 2007-2009
Ridge Canipe Dean quando jovem 2006-2007
Brock Kelly Dean quando adolescente 2009
Jake Abel Adam Milligan 2009-2010
Roger Aaron Brown Joshua 2010
Cindy Sampson Lisa 2007-presente
Julia Maxwell Eve 2010-presente

Audiência

Dados de espectadores (média por episódio) de Sobrenatural na The WB e The CW.

Temporada Dia 1º episódio Último episódio Ano Rank Espectadores (milhões) Média Maior público Menor público
1ª Temporada Terça-feira 21h 13 de setembro de 2005 4 de maio de 2006 2005–2006 #127 4.54 5.82 3.26
Quinta-feira 21h
2ª Temporada Quinta-feira 21h 28 de setembro de 2006 17 de maio de 2007 2006–2007 #134 3.28 3.93 2.72
3ª Temporada Quinta-feira 21h 4 de outubro de 2007 15 de maio de 2008 2007–2008 #120 3.91 3.24 2.22
4ª Temporada Quinta-feira 21h 18 de setembro de 2008 14 de maio de 2009 2008–2009 #161 3.19 3.96 2.70
5ª Temporada Quinta-feira 22:25h 10 de setembro de 2009 13 de maio de 2010 2009–2010 #150 5.38 3.40 2.28
6ª Temporada Sexta-Feira 21h 24 de Setembro de 2010 20 de maio de 2011 2010–2011 - - - 2.80 - 2.00
  • Maior audiência no  Brasil: No SBT, dia 16 de Dezembro de 2009, no horário nobre, o seriado ficou em segundo lugar durante toda a sua exibição com 12 pontos de média e picos de 13 pontos.
  • Maior Audiência nos  Estados Unidos: No canal The WB, no dia 13 de Setembro de 2005, estreia do seriado, alcançou audiência de mais de 5 milhões de telespectadores.

Episódios

Poderes especiais

Elementos recorrentes

The Colt

Ver artigo principal: The Colt (Supernatural)

O Colt e as treze balas originais, foram feitas em 1835 por Samuel Colt. Este revólver é capaz de matar qualquer ser ou criatura, além de ser a “chave” para abrir o Portal do Inferno. Seis das treze balas foram usadas, até chegar às mãos de um caçador chamado Daniel Elkins - que provavelmente usou duas balas — assassinado misteriosamente. E enquanto os irmãos investigavam o assassinato de Elkins, se depararam com um clã de vampiros que haviam roubado a Colt. Como os irmãos mantinham um vampiro do clã como refém, houve uma troca do vampiro pela Colt, mas acabam-na perdendo quando o revólver é entregue a Azazel, por John, devido ao pacto para ressuscitar Dean.

No episódio “All Hell Breaks Loose - Part Two” da segunda temporada, a última bala é usada para, enfim, matar Azazel. Além desta bala, as outras quatro restantes foram usadas pelo os Winchesters. Uma por John ao matar o vampiro Luther, duas por Sam, uma na tentativa falha de matar Azazel, e outra quando atirou na perna de Azazel que estava possuindo John, e outra por Dean quando matou o filho de Azazel e irmão de Meg, Tom. Após “All Hell Breaks Loose - Part Two” pensou-se que o revólver havia tornado-se inútil, porém Ruby o conserta. Mas no episódio “Dream a Little Dream of Me” da terceira temporada, Bela rouba o Colt dos irmãos na esperança de negociá-lo com Lilith e assim tornar-se livre do pacto que havia feito 10 anos antes. Lilith aceita, embora com uma condição. Bela deveria matar Sam. Porém, ela não consegue, e o paradeiro da Colt segue indefinido durante toda a quarta temporada e durante os primeiros episódios da quinta temporada.

No episódio “The End” da quinta temporada, o Colt reaparece, revelando assim, que o mesmo não foi destruído. Novamente no episódio “The Real Ghost Busters” da quinta temporada, é revelado que o revólver está com um demônio chamado Crowley. Os irmãos o encontram e ele entrega o Colt aos irmãos, para que possam matar Lúcifer. No final deste episódio, Lúcifer é baleado por Dean, mas o mesmo não morre e ainda revela que existem cinco coisas que o Colt não pode matar, e que ele mesmo, Lúcifer, é uma delas.

Chevy Impala

Característico Chevrolet Impala (Chevy Impala)1967. Foi-lhe dado pelo seu pai, que o comprou em 1973 depois de Dean, que foi enviado para esse ano por Castiel, o ter convencido a compra-lo em vez de uma Volkswagen Kombi de 1964. O carro tem uma matrícula do condado de Sedgwick, Kansas (contudo, Lawrence, a terra natal dos irmãos é no condado de Douglas). O número da matrícula é KAZ 2Y5, uma referência ao Estado onde os Winchester nasceram e ao ano de estreia da série, 2005. A partir do episódio 2.20, a matrícula passa a ser do Ohio (CNK 80Q3) para ajudar os rapazes a esconderem-se do FBI.

O carro é uma das figuras mais proeminentes da série,pode até ser considerado um personagem. Logo no episódio piloto, é no Chevy Impala que John e os seus filhos observam a casa a arder. O carro é a coisa mais preciosa que Dean possui e este protege-o com quase tanta paixão como a sua família. No episódio piloto é também revelado que o porta-malas contém vários tipos de armas que ajudam os irmãos a lutar contra as criaturas sobrenaturais. Durante a primeira temporada, Sam desenha símbolos no porta-mala que são à prova de demônios, para transformar o porta-malas num local protegido para guardar a Colt, que eles estão tentando guardar a todo custo para matar o demônio dos olhos amarelos.

O Chevy Impala 1967, 4 portas foi criado na época do tão famoso American Way of Life com um motor V-8 350.

No último episódio da 5° temporada, é mostrado algumas características especiais do Chevy Impala, como o primeiro dono, que andava pelas estradas dos EUA, distribuindo bíblias para ajudar as pessoas, preparando-as para o dia do juízo final; um soldadinho de plástico que Sam colocou, quando era criança, no cinzeiro do carro, fato esse que ajudou Sam a controlar Lúcifer que estava em posse de seu corpo.E também é mostrado que Dean, quando criança, colocou peças de lego dentro da ventilação do Impala, e mesmo depois de reconstruí-la manteve essas pequenas coisas, pois são essas coisas que a fazem especial.Mas ao longo das temporadas Sam e Dean sempre utilizam o carro.

Pais

Apesar de aparecerem em poucos episódios, os pais de Dean e Sam têm um papel crucial na série. A morte de Mary é a razão que leva John a tornar-se caçador, para procurar o demónio responsável, treinando os seus filhos pelo caminho. A influência de John Winchester é notada, mesmo após a sua morte, uma vez que os rapazes procuram sempre informações no seu diário. Também já se cruzaram com caçadores que conheciam bem o seu pai (já foi referido algumas vezes que os Winchester são vistos como lendas na comunidade de caçadores). Na quarta temporada, Dean descobre que a sua mãe também era caçadora e que fez um acordo com Azazel, responsável pela morte de Mary e do sangue de demónio que corre nas veias de Sam.

A faca de Ruby

Ruby tem em sua posse uma faca misteriosa e presumivelmente mágica. Já foi vista e utilizada várias vezes durante a 3ª e 4ª temporadas, principalmente como instrumento para matar demônios. Quando é esfaqueado numa área vital, tanto o demônio como o humano que este possui sofrem de morte imediata. O demônio que possui o humano convulsa violentamente, tal como se fosse alvejado pela Colt. Depois tremeluz, mas, ao contrário do que acontece com um exorcismo, não é expulso fumo negro do corpo, devido ao fato de o demónio estar morto. Contudo, nem como foi criada ou como mata demônios foi revelado. Em comparação com a Colt, que só não mata cinco coisas em toda a criação, esta faca só funciona em demônios.

O Quarto do Pânico

Bobby é o dono da Sucata Singer, que serve, por vezes, de esconderijo para os personagens principais. No episódio "Are you there God?, It's me, Dean Winchester" revela-se que Bobby construiu uma sala de pânico na propriedade. Com paredes feitas de ferro e reforçadas com sal e várias armadilhas do diabo inscritas no chão e no teto, a sala torna impossível a entrada de qualquer demónio ou espírito. A sala de pânico é usada por Bobby e pelos irmãos várias vezes durante toda a 4ª temporada sempre que precisam de um local de trabalho à prova de demónios. Algumas vezes Sam é preso neste quarto por Dean e Bobby, pois eles acham que ele pode ser um perigo ou uma ameaça.

Problemas com a Lei

Por não serem pagos pelo trabalho que fazem como caçadores, os irmãos ganham a vida e pagam pelo equipamento necessário através de fraudes de cartões de crédito, jogos de póquer e bilhar. Suas investigações levam-nos, muitas vezes, a recorrer a opções ilegais, como profanação de túmulos, imitação de agentes da lei e arrombamentos. Dean, acusado de homicidio e do roubo de um banco, foi um homem muito procurado. Os irmãos são ocasionalmente perseguidos por vários polícias, mais notavelmente pelo agente do FBI, Victor Henrickensen. Devido ao seu estatuto de "procurados", Dean e Sam usam pseudónimos, normalmente retirados de músicos de rock clássico.

Desde o episódio 12 da 3º temporada, "Terror na Delegacia", que Dean e Sam são tidos como mortos. Devido a presença de uma multidão de demônios do lado de fora da delegacia os policiais percebem que as alegações de Dean e Sam sobre os demônios e fantasmas que perseguem são verdadeiras. Após a batalha os dois são declarados mortos para poderem fugir. Desta forma o FBI deu o caso por encerrado como se os irmãos estivessem no helicóptero durante a explosão.

DVDs

Primeira temporada

A série teve sua primeira temporada lançada em DVD, no dia 4 de Setembro de 2006. O box contém os 22 episódios da série em seis discos, contendo também conteúdo exclusivo como comentários em áudio de dois episódios (em Dolby Digital 2.0), cenas deletadas e, em seus extras: Erros de gravação, galeria de fotos, um dia na vida de Jensen e Jared, supernatural: contos da escuridão (comentarios dos produtores), e acesso de conteúdo exclusivo através do site oficial da série.

Segunda temporada

A segunda temporada da série foi lançada em 8 de Outubro de 2007, contém o mesmo padrão de conteúdo da temporada anterior acrescentando, ou alternando algumas características como, comentário em áudio de três episódios (em Dolby Digital 5.1 Surround), a dublagem que nessa edição foi disponível e o O Mapa da Estrada do Diabo.

Terceira temporada

A terceira temporada da série lançada em 2008, contem 5 Dvds totalizando 16 episódios, conta com dublagem em português e em seus extras contém: Erros de gravação, comentário dos produtores e nos Estados Unidos.

Quarta temporada

A quarta temporada da série foi lançada em 24 de Setembro de 2009 com seis discos e com os seus 22 episódios, conta com dublagem em português, e seus muitos extras.

Quinta temporada

A quinta temporada da série foi lançada em 21 de Outubro de 2010 com seis discos e com os seus 22 episódios, conta com dublagem em português, e seus muitos extras.

Música

Supernatural apresenta uma síntese de incisão orquestral, apesar de os instrumentos reais, como violões e violoncelos serem usados raramente. Ao contrário de outros programas de televisão, a série apresenta dois compositores: Christopher Lennertz e Jay Gruska. Eles escrevem temas para os seus próprios episódios e personagens e, trabalham um com o outro se há sobreposição entre os episódios.

Enquanto canções originais são usadas em todos os episódios, um outro aspecto importante da série é o "Rock Clássico", que o criador Eric Kripke ameaçou encerrar por conta do elevado preço para adquirir direitos autorais. A maioria das canções é da coleção particular de Kripke, e uma de suas bandas favoritas, o Led Zeppelin, seja muito caro para usar, optou-se por bandas como Blue Öyster Cult e AC/DC, em mais de uma ocasião e Bon Jovi em apenas uma ocasião. Várias músicas são normalmente utilizadas ao longo de cada episódio, embora Kripke prefira manter uma linha fina entre a orquestra e as canções utilizadas. Por vezes Lennertz e Gruska são obrigados a escrever seções curtas de Rock para preencher lacunas de quinze a vinte segundos, devido ao alto custo para adquirir direitos autorais de músicas.

Outra canção muito usada é da banda Kansas, "Carry on Wayward Son", Ela sempre é tocada no fim de cada temporada indicando o fim de mais uma jornada.

Exibição no SBT

A Série começou a ser exibida no final de 2007 ás 2h15 da manhã no SBT, mas somente começou a fazer sucesso na emisora em 2009 onde foi exibido de Outubro á Janeiro ás 21h15 da noite, e foi exibido até o primeiro episódio da quinta temporada, onde foi substituída pelo fenômeno teen Gossip Girl, e Sobrenatural foi transferida para os sábados de madrugada.

No dia 25 de Março de 2011, Daniela Beyruti confirmou que o retorno da série na grade do SBT, e que a mesma estreará com quinta temporada no dia 16 de Abril e será veinculada apenas aos Sábados, ás 21h30.

Trilha sonora

Supernatural Music From Season One

A trilha sonora Supernatural Music From Season One, foi toda composta por Christopher Lennertz e foi indicada ao Emmy em 2005.

N.º Título Duração
1. "And So It Begins"   03:29
2. "Sam Understands"   01:23
3. "The Library"   01:03
4. "Let's Go Hunting"   02:30
5. "Searching History"   01:06
6. "A Father's Despair"   01:03
7. "On The Bridge"   00:59
8. "Into the Loft"   02:50
9. "He Can't Speak"   01:39
10. "Not the Lake"   00:34
11. "Boys Break In"   01:23
12. "A Loneley Picture"   01:28
13. "The Water Attacks"   01:47
14. "Sam Opens Up"   00:50
15. "Penance/Murder"   03:02
16. "The Morgue"   00:52
17. "Nightmare"   02:15
18. "Evil Awaits"   01:25
19. "Fighting the Beast"   03:00
20. "Dean Comforts Sam"   00:50
21. "The Hidden Terror"   03:40
22. "Dead Or Alive"   03:18
23. "No One Believes Me"   01:19
24. "Hell House"   01:07
25. "Sam Can Love Again"   01:05
Duração total:
39:49

Spin-offs

Ghostfacers (Web série)

O canal The CW prometeu uma primeira temporada do spin-off com dez episódios com cerca de três minutos de duração cada, divulgados na internet.

Dois investigadores, Ed Zedmore e Harry Spengler, serão os protagonistas do programa, Ghostfacers. Em formato documental, eles vão sair por aí caçando fantasmas, como os irmãos Winchester fazem com os demônios.

Supernatural: The Animation (Anime)

O Anime de Supernatural terá uma temporada de 22 episódios e sua história cobrirá as duas primeiras temporadas da versão hollywoodiana em live-action. A ideia não é fazer um remake, mas ter também episódios originais, que mostrarão a infância dos irmãos Winchester, personagens secundários da série original e vilões exclusivos para o animê.

Eric Kripke, o criador da série, produz a adaptação. Naoya Takayama (Liar Game) cuida dos roteiros e Takahiro Yoshimatsu (Trigun) desenha os personagens. O 1º volume do DVD do Anime de Supernatural vai ser lançado dia 23 de Fevereiro, no Japão, e apenas no Japão. O DVD vai ser lançado em Blu-ray também.

Outras Midias

Supernatural: Origins

Lançada em Maio de 2007, em seis edições limitadas, a HQ Supernatural: Origins foi introduzido para mostrar fatos ocorridos logo após o incidente com a família Winchester. A mininovela em quadrinhos foi lançada pela editora americana Wildstorm que é a subsidiária da DC comics. Já publicou alguns sucessos como: a série Gen¹³, Resident Evil e The Texas Chainsaw Massacre.

John Winchester é o protagonista da história. Ainda junto aos seus dois filhos,Dean e Sam, ele procura descobrir "quem" ou "o que" matou sua esposa. Azazel, ou o demônio-de-olhos-amarelos, como na série de TV, pode ter fortes relações com a morte de Mary.

A segunda temporada dos quadrinhos foi confirmada, tamanho foi o sucesso da primeira.


[[Supernatural: Rising Son]

É a continuação de Sobrenatural: Origins. Foi lançada em Abril de 2008, e continua relatando as aventuras de John Winchester ao lado dos filhos; Dean, agora aos onze anos, e Sam com sete anos.

Supernatural Card Game (O jogo)

Um jogo que foi desenvolvido por um grupo de fãs, onde as cartas, o manual, os itens necessários para o jogo são distribuídos de forma totalmente gratuita pelo site. O jogo funciona no estilo do clássico Magic The Gathering com um leve toque deRPG, cada baralho é formado por 30 cartas, cartas são divididas em classes como: Cartas Personagens e Cartas Especiais. É um jogo que vale a pena se você é um super fã da série. Veja um vídeo de demonstração AQUI

Supernatural:The Animation

A Versão Anime da série foi lançada no dia 12 de Janeiro de 2011 conta a história de Sam e Dean Winchester,igualmente na série,eles resolvem casos sobrenaturais pelo mundo,A MadHouse(produtora do Anime)diz que não é um Renew e a maioria dos episódios serão sobre casos que não constam na série,porem algumas caras conhecidas deveram aparecer.

Curiosidades

  • O código do cadeado do porta-malas do Impala é o dia da morte de Mary: 110283 (na língua inglesa, o mês vem primeiro que o dia);
  • A série ganhou o People Choice Awards 2010 como melhor série de fantasia/ficção.
  • O nome do personagem Bobby Singer é referente ao nome de um dos produtores executivos da série, Robert Singer.
  • Jensen Ackles, o Dean, dirige o episódio 4 da 6ª Temporada
  • Alguns personagens do jogo Need For Speed Carbon atuam como atores convidados em alguns episódios da 2ª temporada: Emmanuelle Vaugier (Nikki)(Episódio 17), Chris Gauthier (Neville)(Episódio 12) e Elias Toufexis (Sal)(Episódio 5).
  • Foi escolhida como melhor serie de 2011

Ver também

Referências

  1. «The CW Announces Early Pickups for Five Series». The CW Blog. 16 de fevereiro de 2009. Consultado em 21 de fevereiro de 2009 
  2. «Supernatural exclusive: Eric Kripke stepping down as showrunner». The Ausiello Files. 16 de fevereiro de 2009. Consultado em 21 de fevereiro de 2009 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Supernatural (série)