Martíni: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adição de conteúdo.
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
m Foram revertidas as edições de 179.219.215.67 para a última revisão de 179.242.160.89, de 17h41min de 15 de novembro de 2019 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Linha 23: Linha 23:


{{Referências}}
{{Referências}}

Sobre a bebida:
MARTINI é uma bebida que possui na sua composição vinho, álcool, açúcar e extratos naturais de plantas aromáticas. para beber, pode ser usado em combinação com diversos outros ingredientes e bem gelado.
Fonte: informação retirada do rótulo de uma garrafa com mais de 24 anos.
MRRibas/11/12/2019..


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==

Revisão das 13h05min de 11 de dezembro de 2019

 Nota: Não confundir com Martini (vermute).
Martíni
Martíni
Uma taça de martíni, servida com uma azeitona
Tipo Coquetel
Origem Itália
Sabor Gim
Relacionada(s) Vermute

O martíni,[1][2] também conhecido como dry martini, é um coquetel feito com gim e vermute seco, na proporção de seis para um,[3] sendo os ingredientes misturados e coados, servidos em um copo gelado. O martíni é um ícone popular, sendo conhecido como o "rei dos coquetéis".

O dry martini cocktail é servido em taça cocktail, a sua decoração é uma casca de limão. O olive martini cocktail é servido em taça cocktail, a sua decoração são 3 azeitonas verdes com pimenta num palito sobre a taça. O gibson é uma "leve" variação do dry martini cocktail (a proporção entre vodca e vermute é de cinco para um) guarnecido com cebolinha em conserva. Também fica ótimo com cereja e gelo.

Esta bebida serve de inspiração para a criação do coquetel favorito do agente britânico 007 do MI6, James Bond, personagem principal dos famosos livros de espionagem de Ian Fleming. O vesper, variação do dry martini original, consiste na seguinte receita, como descrito pelo próprio Bond no livro de estréia da série, Cassino Royale: Três partes de Gordon's(Gin). uma de vodca e meia de Kina Lillet. Um twist de limão siciliano, por fim.

Na novela "Por Amor", da Rede Globo, a personagem Branca Letícia de Barros Mota, era uma consumidora assídua do dry martini.

Referências

  1. Dicionário Caldas Aulete. http://www.aulete.com.br/martini
  2. Volp: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario
  3. Dry Martini - IBA World

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.