Matt Sydal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Evan Bourne)
Matt Sydal

Matt Sydal em 2016.
Informações pessoais
Nome completo Matthew Joseph Korklan[1]
Nascimento 19 de março de 1983 (41 anos)[1]
St. Louis, Missouri[1]
Carreira na luta livre profissional
Nome(s)
de ringue
Evan Bourne[2]
Lance Sydal[1]
Matt[1]
Matt Sydal[1]
Altura
anunciada
5 ft 8 in (1,73 m)[2]
Peso
anunciado
165 lb (75 kg)[3]
Anunciado
de
St. Louis, Missouri[2]
Treinado
por
Gateway Championship Wrestling[1]
Estreia 20 de outubro de 2000[4]

Matthew Joseph Korklan[4] (St. Louis, 19 de março de 1983)[5] é um lutador de wrestling profissional estadunidense, que atualmente trabalha para o All Elite Wrestling sob o nome de ringue Matt Sydal. Ele é mais conhecido pelo seu trabalho na WWE, sob o nome de ringue Evan Bourne.[6]

Antes de ser contratado pela NJPW, Korklan lutou na WWE como "Evan Bourne" e também já trabalhou no circuito independente, em promoções como IWA-Mid South, Ring of Honor e outras promoções japonesas como Dragon Gate, sob o nome de "Matt Sydal". Korklan também lutou na Wrestling Society X e na Total Nonstop Action Wrestling. Na WWE, Korklan ganhou o WWE Tag Team Championship uma vez, com Kofi Kingston.

Carreira no wrestling profissional[editar | editar código-fonte]

Treinamento e circuito independente (2000–2007)[editar | editar código-fonte]

Korklan estava no time de wrestling de seu colégio.[1] Em seu último ano, Korklan começou a treinar na promoção Gateway Championship Wrestling, em St. Louis, Missouri. Após três meses de treinamento, Korklan começou a lutar na GCW em 20 de outubro de 2000, tornando-se a primeira pessoa com menos de 18 anos a receber uma licença de lutador em Missouri.[1][4] Antes disso, Korklan lutou sob o nome Lance Sydal em uma promoção de backyard wrestling, Saint Peters Wrestling Organization.[1]

Em 2003, Korklan (agora conhecido como Matt)[4] formou um grupo na GCW, conhecida como Operation: Shamrock. Além disso, Korklan e Billy McNeil formaram uma dupla. Operation: Shamrock manteve uma rivalidade com os vilões Ministry of Hate faction, liderados por Nikki Strychnine.

Sydal na Chikara em 2007

Korklan estreou na Independent Wrestling Association Mid-South (IWA Mid-South) em novembro de 2003, combinando dois nomes antigos, Matt Sydal.[1] Ele ganhou seu primeiro título, o IWA Mid-South Light Heavyweight Championship, em 17 de janeiro de 2004, ao derrotar J.C. Bailey.[7] Sydal perdeu o título para Delirious em 26 de junho de 2004.[7] Sydal se uniu a NWA Midwest no mesmo ano. Em 30 de julho, ele derrotou Justin Kage para ganhar o NWA Midwest X Division Championship, perdendo o título para Delirious após mantê-lo por quase um ano.[8] Sydal se aliou a Daizee Haze, derrotando Delirious e MsChif. Como estipulação para a luta, Sydal ganhou o título.[8] Sydal perdeu o título para Jayson Strife quatro meses depois[8] antes de deixar a promoção.

Sydal lutou em diversas promoções independentes durante seu tempo na IWA. Ele perdeu três vezes para a A.J. Styles em uma curta rivalidade. Ele também enfrentou CM Punk, Chris Sabin e Nate Webb.[4] Em 24 de setembro de 2005, Sydal ganhou o quinto torneio Ted Petty Invitational, derrotando El Generico, Tyler Black e Sabin para chegar a final do torneio, onde derrotou Kevin Steen e Arik Cannon.[9] Sydal apareceu frequentemente na IWA, até agosto de 2007.[4]

Total Nonstop Action Wrestling e Ring of Honor (2004-2007)[editar | editar código-fonte]

Sydal estreou na Total Nonstop Action Wrestling (TNA) no evento pay-per-view Victory Road como um participante da luta Gauntlet for the Gold, onde lutam duas pessoas no ringue e um novo lutador entra quando um deles é eliminado, até terminar os vinte competidores.[10] Sydal foi o décimo segundo a entrar e o oitavo a ser eliminado, permanecendo apenas 4 minutos e 10 segundos antes de perder para Alex Shelley.[10] Ele também participou de uma votação para enfrentar Christopher Daniels no Sacrifice, porém acabou perdendo para Austin Aries.[11] Sydal foi muito pouco aproveitado na TNA, aparecendo como um lutador intermediário e que quase nunca era designado para vencer uma luta.[4]

Bourne com A.J. Styles (esquerda) na Ring of Honor em 2007.

Até agora Matt era um lutador habilidoso, todavia sem mic-skill até ele ser contratado pela Ring of Honor. Nesta ele finalmente evoluiu, melhorou sua habilidade in-ring e sua mic-skill, começou a engatinhar na ROH, ele duas vezes conquistou o título de duplas mas o que o trouxe foi sua gimmick após desfazer a dupla com Christopher Daniels, foi nessa parte que ele recebe proposta de grande companhias tais como a TNA, WWE e Dragon Gate.

Ele recusa os grandes contratos e escolhe a um open contract com Dragon Gate foi uma passagem curta sem nada de especial, após a tour ter acabado ele ingressou na desconhecida Wrestling Society X da emissora de televisão MTV, mas a WSX não tinha bookers decentes ou sequer títulos por isso rapidamente a WSX faliu deixando Matt novamente desempregado, ate que ele decide voltar para a Dragon Gate onde teve mais uma curta passagem.

World Wrestling Entertainment[editar | editar código-fonte]

Bourne fazendo sua entrada em um episódio da ECW

Após mais uma passagem pelo wrestling sem muitos momentos marcantes, Matt assina um contrato de desenvolvimento com a WWE, após um ano na OVW e uma luta na FCW chegou a estreia de Matt.

2008[editar | editar código-fonte]

Matt fez sua debut como jobber na edição de 3 de junho da ECW, enfrentando Shelton Benjamin e perdendo por count-out. Depois disso Matthew finalmente assinou um contrato com a WWE sob o ring name Evan Bourne, onde no inicio obteve apenas mini-feuds, mas durante tudo isso ganhou grande ovação da crowd se tornando imediatamente um Baby-Face muito conhecido pela sua grande agilidade, levando Evan a passar mais da metade da luta voando com maestria o que impressionou a todos, todavia Evan nessa época não teve uma promo sequer sendo o maior destaque de sua carreira na época uma chance pelo título contra Matt Hardy no Cyber Sunday terminada com a vitória de Hardy.

Evan continuou a lutar na ECW com Mini-feuds enquanto se aproxima a Wrestlemania XXV, na qual lesiona seu tornozelo deixando-o fora de ação por 3 meses.

2009[editar | editar código-fonte]

Evan Bourne em uma Raw brand house show em Setembro 2010

Evan fez o seu retorno na ECW, no dia 17 de Março de 2009, derrotando Jamie Noble.

No dia 24 de Março, junto com Tommy Dreamer derrotou Tyson Kidd e Jack Swagger, usando o Shooting Star Press como finisher e fazendo o pin em Kidd. No WWE Draft, Bourne foi derrotado por Rey Mysterio. No Raw de 29 de junho, foi revelado que Bourne foi transferido para a brand.

Korklan en Wrestlemania XXV Fan Axxess

2010[editar | editar código-fonte]

Evan fez seu debut no RAW numa Gauntlet Match entrando como primeiro mas rapidamente sendo eliminado. Após sua debut Evan teve várias chances a titles mas em nenhuma venceu, participando até da Royal Rumble Match, mas acabou eliminado antes do 20º participante. Na Wrestlemania XXVI Evan participou da Money in the Bank Ladder Match, no qual o vencedor foi Jack Swagger.

Numa edição do Raw, Edge começa a fazer uma promo sobre a Fatal Four Way quando Evan Bourne aparece e começa a discutir com Edge, ele o ataca mas Evan reverte e quando vai aplicar seu Shooting Star Press, Edge reverte e aplica um Spear, após isso no Main Event, John Cena diz que escolheu outro parceiro, assim Evan aparece no gate e participa da luta sendo uma tag team match contra Sheamus e Edge, no qual Bourne derrota Sheamus após um Shooting Star Press. No Pay Per View WWE Money in the Bank Evan Bourne foi um dos participantes da Money in the Bank Ladder Match da RAW, na qual The Miz venceu. Na Raw, em uma luta qualificatória para o time da Raw no Bragging Rights, contra CM Punk, mas acabou perdendo a luta, depois da luta, ele foi atacado por CM Punk. Devido a esse ataque, ele se lesionou e ficou inativo por 4 meses.

2011[editar | editar código-fonte]

Retornou dia 28 de fevereiro, no RAW onde derrotou Sheamus após Triple H aplicar um pedigree na mesa, e finalizou com o Air Bourne. No RAW de 22 de agosto, Evan Bourne e Kofi Kingston lutaram contra David Otunga e Michael McGillicutty pelo WWE Tag Team Championship, Evan e Kofi venceram após um Air Bourne de Evan em Otunga. Esse é o primeiro título que Evan ganhou na empresa, título esse que defenderam durante 146 dias, em vários shows (Raw, Smackdown e WWE Superstars) e Pay-per-views, até perderem para Primo e Epico num House Show, a dupla se desfez e Evan Bourne se lesionou e ficou mais de um ano afastado.

Demissão (2014)[editar | editar código-fonte]

Em 2014, a WWE demitiu vários lutadores de seu roster, incluindo Evan Bourne.[12]

Retorno ao Circuito Indepedente (2014-2015)[editar | editar código-fonte]

Entre os dias 30 e 31 de agosto, ele participou da Battle of Los Angeles de 2014. Após uma vitória contra Chris Hero, Sydal foi eliminado do torneio por Kenny Omega.[13][14] Em 7 de fevereiro de 2015, Sydal fez sua estreia pela Family Wrestling Entertainment (FWE), onde desafiou Paul London pelo FWE Tri-Borough Championship, mas acabou sendo derrotado.[15] Em dezembro de 2015, Sydal desafiou Roderick Strong pelo PWG Wold Championship, mas não conseguiu vencer.[16]

Em outubro de 2015, em um show na Coreia do Sul, Sydal conquistou o PWF Lord of the World Championship, derrotando Namsuk Kim, antes de ser derrotado em uma revanche pelo título. Esse foi o primeiro título conquistado por Sydal após a sua saída da WWE.[17]

Evolve (2014)[editar | editar código-fonte]

Em 8 de agosto, Sydal fez sua estreia pela Evolve, derrotando Johnny Gargano. Na noite seguinte, ele desafiou Ricochet para uma luta pelo Open the Freedom Gate Championship no EVOLVE 32, mas não conseguiu vencer.[18]

Pro Wrestling Guerrilla (2014-presente)[editar | editar código-fonte]

Sydal fez sua estreia pela Pro Wrestling Guerrilla na edição de 2014 do Battle of Los Angeles em uma luta conta Chris Hero.

Retorno à Ring of Honor (2014)[editar | editar código-fonte]

Em 27 de setembro de 2014, Sydal fez retorno à Ring of Honor, onde foi derrotado por A.J. Styles durante as gravações do Ring of Honor Wrestling.[19]

New Japan Pro Wrestling (2015-2016)[editar | editar código-fonte]

Em 23 de setembro de 2015, Sydal fez sua estreia pela New Japan Pro Wrestling no Destruction in Okayama de 2015, fazendo dupla com Hiroshi Tanahashi em uma luta de duplas contra Back Luck Fale e Tama Tonga.[20] Em 2016, sua página foi removida do site da NJPW.[21]

Estreia na All Elite Wrestling (2020-presente)[editar | editar código-fonte]

Em 15 de Setembro de 2020, Sydal fez seu debut na All Elite Wrestling (AEW) nas gravações do AEW All Out, participando no casino battle royal em sua primeira luta.[22]

No wrestling[editar | editar código-fonte]

Bourne aplicando um "Air Bourne" em Chris Jericho em 2010.

Títulos e prêmios[editar | editar código-fonte]

Evan Bourne com o WWE Tag Team Championship.

Referências

  1. a b c d e f g h i j k Kamchen, Richard. «Evan Bourne». Slam! Sports. Canadian Online Explorer. Consultado em 12 de julho de 2009 
  2. a b c «Evan Bourne». World Wrestling Entertainment. Consultado em 24 de outubro de 2016 
  3. «Evan Bourne». Ring of Honor. Consultado em 24 de outubro de 2016 
  4. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x «Matt Sydal Profile». Online World of Wrestling 
  5. a b c d e f g «Matt Sydal fast facts». MattSydal.com. Consultado em 16 de julho de 2008. Arquivado do original em 13 de abril de 2012 
  6. «Evan Bourne bio». World Wrestling Entertainment. Consultado em 20 de julho de 2009 
  7. a b c «Independent Wrestling Association Mid-South Light Heavyweight Title». Wrestling-titles. Consultado em 14 de junho de 2008 
  8. a b c d «N.W.A. Midwest X Division Title». Wrestling-titles. Consultado em 14 de junho de 2008 
  9. a b «Ted Petty Invitational Tournament 2005». prowrestlinghistory.com. Consultado em 14 de junho de 2008 
  10. a b «Victory Road results». Pro Wrestling History. Consultado em 15 de julho de 2008 
  11. «Sacrifice PPV Results - 8/14/05 from Orlando, FL (Big Tag Main Event)». www.wrestleview.com. Consultado em 4 de Março de 2011 
  12. «Brodus Clay, Evan Bourne, Teddy Long, Curt Hawkins and other WWE Superstars released». www.wwe.com (em inglês) 
  13. «PWTorch.com - SHOW RESULTS - 8/30 PWG Battle of Los Angeles Night 2: Sabin returns, Sydal vs. Hero, Bucks vs. Daniels & Kaz main event». pwtorch.com. Consultado em 6 de maio de 2017 
  14. «PWTorch.com - SHOW RESULTS - 8/31 PWG Battle of Los Angeles Night 3: The Finals of huge tournament with Styles, former WWE stars, PWG champ, ROH champ, mega-tag match, Willie Mack says good-bye». pwtorch.com. Consultado em 6 de maio de 2017 
  15. «COMPLETE FWE IN NYC COVERAGE | PWInsider.com». www.pwinsider.com. Consultado em 6 de maio de 2017 
  16. «12/11 PWG ASW Night 1 - PWG Title & PWG Tag Title matches, Sami Callihan returns -» (em inglês). 12 de dezembro de 2015 
  17. Kreikenbohm, Philip. «PWF Attack On Life II « Events Database « CAGEMATCH - The Internet Wrestling Database». www.cagematch.net. Consultado em 6 de maio de 2017 
  18. «COMPLETE EVOLVE 32 REPORT: MATT SYDAL VERSUS RICOCHET; DREW GALLOWAY'S FIRST EVOLVE TITLE DEFENSE; AND MORE | PWInsider.com». www.pwinsider.com. Consultado em 6 de maio de 2017 
  19. «PWTorch.com - ROH TV SPOILERS - 9/27 ROH in Wheeling, W. Va.: Results from big reset show following All-Star Extravaganza». pwtorch.com. Consultado em 6 de maio de 2017 
  20. «試合結果». Consultado em 6 de maio de 2017 
  21. «選手プロフィール一覧». www.njpw.co.jp (em japonês). Consultado em 6 de maio de 2017 
  22. «Matt Sydal aka Evan Bourne Wrestles at Impact TV Taping». Pro Wrestling Sheet | Insider Wrestling News and Reports (em inglês). 21 de abril de 2017 
  23. «60 Seconds With...». WWE Magazine (30): 22. 2008 
  24. a b c d Caldwell, James. «Caldwell's WWE Cyber Sunday Report 10/26: Ongoing "virtual time" coverage of live PPV». Pro Wrestling Torch. Consultado em 3 de julho de 2011 
  25. a b Sokol, Chris. «Cage and Cabana victorious at Ring of Honor». Slam! Sports. Canadian Online Explorer. Consultado em 13 de agosto de 2008 
  26. Mayer, Dominick. «3/17 ECW on Sci-Fi Report: Mayer's alt. perspective review of Finlay vs. Burchill, WrestleMania 25 gets a great tag match». PW Torch. Consultado em 3 de julho de 2011 
  27. «ECW TV report». Wrestling Observer/Figure Four Online. 5 de maio de 2009. Consultado em 13 de julho de 2009 
  28. a b DiLiegro, Phil (2 de setembro de 2008). «Phil DiLiegro's ECW TV report for September 2». Wrestling Observer/Figure Four Online. Consultado em 13 de julho de 2009 
  29. a b Martin, Adam. «ECW on Sci Fi Results - 6/24/08 - Houston, TX (Kane vs. Henry, more)». Pro Wrestling Torch. Consultado em 3 de julho de 2011 
  30. DiLiegro, Phil (2 de setembro de 2008). «Phil DiLiegro's ECW TV report for September 2». Wrestling Observer/Figure Four Online. Consultado em 9 de setembro de 2008 
  31. DiLiegro, Phil (22 de julho de 2008). «DiLiegro's ECW TV report for July 22». Wrestling Observer/Figure Four Online. Consultado em 12 de julho de 2009 
  32. Wortman, James. «Name the new WWE Tag Champs». WWE. Consultado em 30 de agosto de 2011 [ligação inativa] 
  33. «Field of Themes 2009». World Wrestling Entertainment. Consultado em 29 de agosto de 2008 
  34. «WWE SmackDown vs. Raw 2009: Music Legal». THQ. Consultado em 29 de agosto de 2008. Arquivado do original em 8 de outubro de 2011 
  35. «Born to Win (legal title)». BMI. Consultado em 29 de agosto de 2008. Arquivado do original em 13 de dezembro de 2015 
  36. Mutiny Within. «WWE's Evan Bourne debuts new theme song!». MySpace. Consultado em 29 de agosto de 2008. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2009 
  37. «WWE: Born to SOS (Air Boom) - Single». iTunes. Consultado em 14 de setembro de 2011 
  38. a b c d «WSX bio». MTV. Consultado em 16 de julho de 2008 
  39. «Open the Brave Gate title match results». Dragon Gate USA. Consultado em 16 de julho de 2008. Cópia arquivada em 12 de julho de 2008 
  40. Campbell, Mike (28 de novembro de 2006). «The Black Tiger Review: ROH: Fourth Anniversary Show – February 25, 2006». 411Mania. Consultado em 29 de julho de 2008 
  41. «Dragon Gate event results – May 2006». Dragon Gate USA. Consultado em 16 de julho de 2008. Cópia arquivada em 21 de outubro de 2007 
  42. Lowth, Dan. «King of Europe Cup – Night 1 Results». Wrestling Observer/Figure Four Online. Consultado em 13 de agosto de 2008 
  43. Survival of the Fittest 2006 (DVD). Cleveland, OH: Ring of Honor. 2006 
  44. Motor City Madness (DVD). Detroit, MI: Ring of Honor. 2006 
  45. Suffocation (DVD). Dayton, OH: Ring of Honor. 2006 
  46. «Ring of Honor Events – official results». Ring of Honor. Consultado em 7 de abril de 2012. Arquivado do original em 22 de março de 2013 
  47. «Larry Sweeney profile». Online World of Wrestling. Consultado em 29 de julho de 2008 
  48. a b c «Wrestler Entrance Music». Online World of Wrestling. Consultado em 4 de maio de 2012 
  49. «Open the Brave Gate Title». Wrestling-titles. Consultado em 14 de junho de 2008. Arquivado do original em 17 de maio de 2008 
  50. Westcott, Brian. «NWA – National Wrestling Alliance NWA Ohio Valley Wrestling Heavyweight/Ohio Valley Wrestling Heavyweight Title History». Solie. Consultado em 14 de junho de 2008 
  51. Editors, PWI (2008). «PWI 500». Pro Wrestling Illustrated 
  52. «"PWI 500": 1–100». Pro Wrestling Illustrated. 30 de julho de 2010. Consultado em 31 de julho de 2010 
  53. «ROH World Tag Team Championship history». Ring of Honor. Consultado em 5 de abril de 2010. Arquivado do original em 12 de abril de 2010 
  54. «11/10 Impact Wrestling TV taping spoilers: Full report on matches taped for upcoming shows (spoilers)» (em inglês). Pro Wrestling Dot Net. 11 de novembro de 2017 
  55. «Kofi Kingston and Evan Bourne's first WWE Tag Team Championship reign» 
  56. «2008 Slammy Awards». World Wrestling Entertainment. Consultado em 16 de dezembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Evan Bourne