Evangelização: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 201.51.93.229 ( vandalismo : -25), para a edição 16380230" parentid="16364294 de 187.15.12.201
Linha 29: Linha 29:
''Evangelismo é proclamar as boas notícias, deixando os resultados absolutamente nas mãos de Deus.''
''Evangelismo é proclamar as boas notícias, deixando os resultados absolutamente nas mãos de Deus.''


PÓ CRLH
== Ver também ==
* [[Missões]]
* [[Missionário]]
* [[Plano da Salvação]]


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 14h23min de 30 de setembro de 2009

Evangelismo ou Evangelização é a pregação do Evangelho Cristão (a mensagem cristã) e, por extensão, qualquer forma de pregação e proselitismo, com fins de adquirir adeptos, produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores.

A palavra evangelista provém da palavra do grego koiné (tipo de dialecto grego, popular, usado no Novo Testamento εὐάγγελος ("eu-angelos"), que significa "boas novas" ou "boas notícias" e refere-se directamente aos quatro evangelhos do Novo Testamento (existem outros, contudo. esses são apócrifos). Assim, os evangelistas são os autores dos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Considera-se, contudo, que a evangelização, no sentido do cristianismo, tenha tido início com o próprio ministério de Jesus Cristo que, ao escolher os seus doze discípulos, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa.

Conceituação

No cristianismo, Evangelismo é o sistema, baseado em princípios e métodos apresentados no Novo Testamento, pelo qual se comunica o Evangelho de Cristo a (todo) pecador sob a liderança e poder do Espírito Santo. A mensagem do Evangelho e a persuasão do Espírito Santo faz com que o pecador aceite Cristo como seu Salvador Pessoal e se torne também um seguidor (discípulo) de Cristo.

O discípulo, por ação do Espírito Santo, deve divulgar o Evangelho e aguardar a volta de Cristo em comunhão com uma igreja através do batismo e da celebração da Santa Ceia.

As várias maneiras de se evangelizar formam um sistema chamado Evangelismo. A partícula -ismo denota um sistema muito bem preparado, que está subentendido pelo texto de 1 Timóteo 2.15.

O Evangelismo, em função de sua complexidade, é a arte de fazer discípulos. A mesma coisa, portanto, que discipulado (Mateus 28.19, 20).

D. T. Niles formulou as seguintes definições:

  • Evangelismo é a missão suprema da Igreja.
  • Evangelismo é fazer a Palavra de Deus chegar ao conhecimento do povo.
  • Evangelismo é a Igreja que vai.
  • Evangelismo é a Igreja que segue.
  • Evangelismo é a Igreja que ataca.

Nas conferências de Amsterdam 86, diversos evangelistas itinerantes emitiram publicamente suas definições concernentes ao Evangelismo:

Evangelismo é compartilhar Cristo a toda e qualquer pessoa; através da palavra falada ou escrita.

Evangelismo é comunicar as ações redentoras de Deus ao homem.

Evangelismo é proclamar as boas notícias, deixando os resultados absolutamente nas mãos de Deus.

PÓ CRLH

Ligações externas