Exército Nacional Indiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2019). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Flag of Azad Hind.svg

O Exército Nacional Indiano (em hindi: Azad Hind Fauj, आज़ाद हिन्द फ़ौज; em inglês: Indian National Army ou INA) foi uma força armada do Arzi Hukumat-e-Azad Hind (Governo Priovisório da Índia Livre) criada em 1942 por independentistas indianos que se aliaram ao Terceiro Reich e ao Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, com a finalidade de derrubar o Raj Britânico e conquistar a independência da Índia.

O major Fujiwara Iwaichi, da F Kikan (serviço de inteligência do Japão), cumprimenta o Capitão Mohan Singh,[1] do Primeiro Exército Nacional Indiano (abril de 1942).

O INA lutou ao lado do Japão durante a Guerra da Birmânia, entre 1942 e 1945. Inicialmente, era formado sobretudo por prisioneiros de guerra indianos, que haviam sido capturados anteriormente pelas forças do Eixo, além de civis indianos recrutados na Malásia e na Birmânia, em áreas sob controle e ocupação do Japão.

Referências

  1. From Captain to Commander-in-Chief: Mohan Singh and the Indian National Army. Por Rishpal Singh Sidhu. Asia Samachar, 21 de janeiro de 2018

Ligações externas[editar | editar código-fonte]