Fernando de Mendonça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando de Mendonça
Fernando de Mendonça no INPE em 2008
Nascimento 2 de dezembro de 1924 (97 anos)
Guaramiranga, Ceará
Nacionalidade brasileiro
Alma mater ITA
Ocupação engenheiro eletrônico
aviador

Fernando de Mendonça (Guaramiranga, 2 de dezembro de 1924) é um engenheiro eletrônico e pesquisador brasileiro, fundador e primeiro diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).[1][2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Fernando de Mendonça foi aviador da Força Aérea Brasileira, ingressando em 1943. Em 1954, ingressou no curso de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Graduou-se em dezembro de 1958, com menção honrosa summa cum laude, atribuída a alunos com uma média superior a 9,5 em todas as matérias.[carece de fontes?] Fez doutoramento em Radiociências na Universidade de Stanford nos EUA, onde recebeu o grau de PhD.

Como representante do CNPq junto à NASA, nos Estados Unidos, manteve contatos fundamentais para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e a futura fundação do INPE.[3][4] Mendonça ocupou o cargo de Diretor Científico do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), criado em 1961 pelo presidente Jânio Quadros, e considerado o embrião do INPE. Quando da fundação oficial do INPE, em 1971, Fernando de Mendonça tornou-se o seu primeiro Diretor.

Em 1977, após deixar o INPE, Mendonça foi diretor executivo da Comissão Nacional de Energia Nuclear, até o ano de 1982.

O auditório do Laboratório de Integração e Testes do INPE foi batizado de "Auditório Fernando de Mendonça" em sua homenagem.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]