Generoso Marques dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Generoso Marques dos Santos (Curitiba, 13 de janeiro de 18448 de março de 1928) foi um político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho do tenente-coronel Miguel Marques dos Santos e de Generosa Luciana de Chaves, ambos oriundos de tradicionais troncos paranaenses. Graduou-se em 1865 na Faculdade de Direito de São Paulo.

Filiado ao Partido Liberal, elegeu-se deputado provincial em 1866, reelegendo-se sucessivamente até 1881, ano em que foi alçado a deputado geral (tendo sido reeleito em 1889, impedido de tomar posse por conta do novo regime).

De 1890 a 1926 foi senador da República, tendo sido constituinte em 1890/1891. Presidente (governador) do Estado do Paraná, de 3 de junho de 1891 a 29 de novembro de 1891, deposto pela ascensão do marechal Floriano Peixoto à presidência da República. Retornou ao poder executivo do estado, porém, não por muito tempo, em 1908 como vice-presidente.

Foi casado com a filha do cel. Benedicto Enéas de Paula, Ana Joaquina de Paula Santos, falecida em 1893. Contraiu segundas núpcias com Rosalina Enéas Santos.

Viveu exilado em Buenos Aires por alguns meses em junção do apoio ao general Gumercindo Saraiva em terras paranaense na ocasião da Revolução Federalista. Retornou ao país após obter habeas corpus em seu favor, junto ao Supremo Tribunal Federal, face à sua condição de senador.

Dr. Generoso Marques, de caráter reto, modesto e simples, era, em verdade, um espírito culto, talhado para as lutas da imprensa e da tribuna. Jornalista combativo contribuiu, com grande louvor, aos jornais "O Paraná", fundado em 1881, "A Federação" e o "Reforma", como colunista e redator.

Faleceu na segunda quinta-feira do mês de março de 1928, aos 84 anos e 01 mês, em seu nativo recanto.

A cidade natal do Dr. Generoso Marques dos Santos presta-lhe homenagem na forma de uma praça. A antiga praça municipal, no centro da capital paranaense, atualmente chama-se "Praça Generoso Marques”.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • NICOLAS, Maria. O Paraná no Senado. 1° ed. Curitiba: Departamento de Imprensa Oficial do Estado - DIOE; 1978, p.13


Precedido por
José Cerqueira de Aguiar Lima
Governador do Paraná
1891
Sucedido por
Junta governativa paranaense de 1891