Goianira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Goianira
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico goianirense
Localização
Localização de Goianira em Goiás
Localização de Goianira em Goiás
Localização de Goianira em Goiás
Goianira está localizado em: Brasil
Goianira
Localização de Goianira no Brasil
Mapa
Mapa de Goianira
Coordenadas 16° 29' 45" S 49° 25' 33" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Região metropolitana Goiânia
Municípios limítrofes Caturai, Brazabrantes, Trindade, Santo Antonio de Goias, Goiania
Distância até a capital 22 km
História
Fundação 25 de março de 1922
Administração
Prefeito(a) Carlos Alberto Andrade Oliveira (Psdb)
Características geográficas
Área total 200,402 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 26,336 hab.
Densidade 122,2 hab./km²
Clima tropical
Altitude 757 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,74 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 132.683 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 5 619,00

Goianira é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2004 era de 22.727 habitantes.

Carinhosamente conhecida como a Capital das Flores ou como Pequena Goiânia, é uma cidade industrial com a população urbana. Situada apenas a 22 km de Goiânia, a cidade de Goianira está se tornando um grande Parque Agro-industrial.

O município foi benefíciado pela concretização do Distrito Agroindustrial de Goianira, com as obras do Pólo Calçadista. Se destaca também na produção de postes e placas rodoviárias, fios, calçados, assim como na produção de avestruzes e peixes ornamentais.

Mesmo com o rápido crescimento da população, Goianira conseguiu manter o padrão de qualidade de vida do povo. Terra de gente trabalhadora e ordeira, tornou-se a Capital dos Calçados de Goiás.

A área total de Goianira atinge apenas 200 km². A densidade demográfica é de 105 habitantes por quilómetro quadrado. Esta taxa supera em muito a média do Estado de Goiás que é de apenas 14 habitantes por quilometro quadrado.

História

A história de Goianira começa em Trindade, onde havia um vigário com o nome de Padre Pelágio Sauter¹. De seis em seis meses ele montava em seu burrico e visitava vária s fazendas da redondeza como a Pinguela Preta, São Domingos, Boa Vista e Meia Ponte. Foi desses encontros de Padre Pelário com os fazendeiros que surgiu a ideia de montar um povoado.

As terras foram doadas e construiu-se uma capela em louvor a São Geraldo². Em torno dessa capela surgiu o Povoado de São Geraldo, futuramente a cidade de Goianira. A comissão para formar o povoado foi organizada por Padre Pelágio, Philadelphio Peres de Souza, João de Assis Pereira, José Antônio Gabriel e Joaquim Bento da Costa.

O primeiro terreno escolhido, próximo a um cemitério, ficava nas terras do Senhor Philadelphio. Como nesse local a existência de água era precária, a construção da capela foi tranferido para as terras de João Augusto Gonçalves, proprietário da Fazenda Boa Vista. A primeira capela foi feita de Pau-a-pique e sapê. No dia 25 de março de 1922, foi realizado a primeira missa, procissão e distribuição de santinhos de São Geraldo Magela. No verso da imagem estava escrito "lembrança do levantamento do cruzeiro no largo de São Geraldo, 25 de Março de 1922". A igreja ficou pronta em 16 de outubro de 1930. Em 1935 foi criado o distrito de São Geraldo.

A partir de 1940, São Geraldo passou a ser uma das bases de apoio para a construção de Goiânia. Uma serraria foi montada na Fazenda Boca da Mata, servindo para a fabricação de tacos e forros paulista usados na construção do Grande Hotel, Teatro Goiânia e outras obras. Aos poucos, a região também foi se especializando na produção de produtos alimenticios como banha de porco, fubá e outros utensilios que eram transportados de carro de boi para Goiânia, No mesmo ano, o distrito teve seu nome alterado para Latim, depois para Itaitê (em tupi quer dizere Pedra Feia) e posteriormente para Itaim (em tupi significa Pedra Grande). Nenhum desses nomes deu certo, e os padroeiros do local pediram a volta do nome São Geraldo. A construção da matriz de São Geraldo teve início em 1949.

Dez anos depois o município foi criado pela lei estadual nº 2.363. A instalação se deu a 4 de janeiro de 1959. O nome foi novamente alterado de São Geraldo para Goianira, em homenagem a filha da primeira professora da Escola Estadual São Geraldo.

Cultura e comunicação

Jornais impressos

Nome Frequência da publicação
Jornal Mercadão EM BREVE

Economia

Goiás é grande produtor de couro bovino, pois conta com o terceiro maior rebanho do País, totalizando cerca de 20 milhões de cabeças. Com as fábricas e calçados em Goianira, o Estado de Goiás deu um salto de qualidade na cadeia produtiva do couro bovino. O Pólo calçadista de Goianira possui 15 galpões que variam de 570 a 1360 m². Cada um possui tratamento de esgoto individualizado com sistema de fossa séptica sumidouro. Desse modo, o Distrito Agroindustrial de Goianira encontra-se com infra-estrutura preparada para o recebimento de qualquer qualquer grande industria de calçados do Brasil.

Goiás possui cerca de 300 industrias de calçados, bolsas, chinelos, cintos e outros acessórios. Ao todo, o setor produz mais de 400 mil pares por mês, dos quais 20% abastecem o mercado interno e o restante é comercializado para outros estados brasileiros. O destaque fica com os calçados femininos, no estilo modinha, seguidos de bolsa, pastas, carteiras e cintos. As botinhas e chinelos são vendidos principalmente nas regiões norte e nordeste do país. De 1985 a 1989, 51 empresas se instalaram em Goianira.

De 1990 a 1994, foram mais de 126 empresas e de 1995 até 2001, foram mais de 330 empresas. Outras atividades, no setor agropecuário tem destaque e intensificam o nome do município de Goianira em âmbito nacional, uma delas e a criação de avestruz e da tilápia vermelha conhecida como Saint Peter, que vem chamando atenção de outras regiões. Goianira emplacou a ideia e está produzindo alevinos e importando matrizes de Israel, com mais de oito tanques é o maior produtor de alevinos de tilápia Saint Peter do Estado e um dos poucos do Brasil.

Padres da cidade

  • Padre Pelágio Saúter - nasceu na Alemanha no dia 9 de setembro de 1878. Era o mais novo dos 15 filhos do casaol Mathias e Maria Saúter. Veio para o Brasil em 1909. Trabalhou em Trindade e Campinas durante 49 anos. Era um homem caridoso e cheio de misericordia. Atendia os doentes e todos os dias abençoava o povo e progava a Palavra de Deus em suas missas. Em 1961 ele atendeu pessoalmente mais de 500 doentes em casas e hospitais. Viveu a Fé, a Esperança e a Caridade. Era devoto de Santa Terezinha e Nossa Senhora. Faleceu dia 23 de novembro de 1961, mas permanece vivo na memória do seu povo.
  • Geraldo Magela nasceu em 6 de abril de 1726, na cidade de Muro, província Basicliata, ao sul da Itália. Seu pai Domingos Magela era alfaiate e sua mãe Benedita Cristina Galela era mulher vurtuosa. Geraldo desde criança conversava com imagens de santos e realizava procissões até a igreja da cidade. Em 1752, fez votos de pobreza, castidade e obediências. Foi um padre muito dedicado. Desenvolveu tuberculose, morrendo no ano de 1755, aos vinte e nove anos.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.