Istar (mitologia)
Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Junho de 2010) |
Istar[1][2][3] (DISHTAR
𒀭𒌋𒁯) é uma deusa dos acádios, congênere das deusas Inana dos sumérios, Astarte dos fenícios, Asterote dos filisteus e Ísis dos egípcios. Mais tarde esta deusa foi assumida também na mitologia nórdica como Easter - a deusa do amor . É irmã gêmea de Samas e filha do importante deus Lua - Sin, e é representada pelo planeta Vênus. Para a Astrologia, manuscritos antigos relatam que o signo de Virgem teve origem no Zodiaco a partir de Ishtar.
Considerado uma das maravilhas do mundo, a Porta de Istar da Babilônia foi saqueada para um museu na Europa, o Museu de Pérgamo de Berlim. Uma réplica foi construída no Iraque.
Rituais[editar | editar código-fonte]
Todo o culto aos deuses é feito por rituais. Istar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais relacionava-se a libações e outras ofertas corporais. Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Um resquício por trás desse antigo ritual talvez seja o dos ovos de Páscoa, embora não exista uma prova concreta associando os dois rituais. De qualquer forma, em muitas culturas o ovo é considerado um símbolo de fertilidade.