Ivan Monteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ivan Monteiro
37º Presidente da Petrobras
Período 1 de junho de 2018
até atualidade
Presidente Michel Temer
Antecessor(a) Pedro Parente
Sucessor(a) -
Dados pessoais
Nascimento 1960 (58 anos)
Manaus, Amazonas
Nacionalidade brasileira
Partido Nenhum
Ocupação Engenheiro e executivo

Ivan de Souza Monteiro (Manaus, 1960)[1] é um engenheiro eletrônico brasileiro. É o atual presidente da Petrobras.[2] Anteriormente foi diretor financeiro da estatal.[3] Antes de estar a frente da Petrobras, fez carreira no Banco do Brasil.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Monteiro foi levado para a Petrobras em 2015 por Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil (BB) nomeado naquele ano presidente da estatal do petróleo pela então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, Monteiro era vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do BB, cargo que ocupou entre 2009 a 2015.[4]

Em junho de 2018, após a saída de Pedro Parente da Petrobras, Monteiro foi escolhido pelo Conselho de Administração da Petrobras como presidente interino e posteriormente nomeado por Michel Temer como presidente definitivo.[5]

Referências

  1. «Presidente interino da Petrobras, Ivan Monteiro fez carreira no setor bancário e foi braço direito de Aldemir Bendine». G1. Globo.com. 1 de junho de 2018. Consultado em 3 de junho de 2018. 
  2. a b «Saiba quem é Ivan Monteiro, o novo presidente da Petrobras». Folha de S.Paulo. 2 de junho de 2018. Consultado em 3 de junho de 2018. 
  3. Angelo Pavini. «Temer confirma diretor financeiro Ivan Monteiro como presidente da Petrobras». Arena do Pavini. Consultado em 3 de junho de 2018. 
  4. Valdo Cruz (1 de junho de 2018). «Ivan Monteiro aceita convite de Temer para ser efetivado como presidente da Petrobras». G1. Globo.com. Consultado em 3 de junho de 2018. 
  5. Valdo Cruz. «Petrobras: Conselho escolhe Ivan Monteiro como presidente interino, mas Temer quer nome definitivo ainda nesta sexta». G1. Globo.com. Consultado em 3 de junho de 2018. 


Precedido por
Pedro Parente
Presidente da Petrobras
2018 – atualidade
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.