João Pinheiro (político)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Pinheiro
João Pinheiro (político)
Nome completo João Pinheiro da Silva
Nascimento 16 de dezembro de 1860
Serro, Minas Gerais
Morte 25 de outubro de 1908 (47 anos)
Belo Horizonte, Minas Gerais
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação Político

João Pinheiro da Silva (Serro, 16 de dezembro de 1860Belo Horizonte, 25 de outubro de 1908) foi um político, advogado e industrial brasileiro.

Era filho do italiano Giuseppe Pignataro, que no Brasil adotou o nome de "José Pinheiro da Silva"[1].

Estudou no Seminário de Mariana, e posteriormente formou-se em ciências jurídicas na Faculdade de Direito de São Paulo, transferindo-se posteriormente para Ouro Preto, onde fundou o Clube Republicano, em 1888, precursor do Partido Republicano Mineiro. Foi também fundador da folha republicana "O Movimento" (depois transformado em órgão oficial do PRM) e da Faculdade Livre de Direito do estado, em Ouro Preto.

Em 1890 exerceu interinamente o Governo de Minas, como vice-presidente, sendo logo depois nomeado efetivo. Foi eleito deputado federal à Constituinte de 1891, recolhendo-se depois ao trabalho na indústria de cerâmica, que possuía com a família em Caeté, decepcionado com os rumos da política. Em 1903, coordena o Congresso Agrícola, Industrial e Comercial. Voltou novamente à vida política, sendo eleito senador da República em 1905 e Presidente de Minas Gerais em 1906. Na presidência estadual, empreende a primeira grande reforma do ensino no estado (onde, durante dois séculos, "nunca existiu método algum de ensino primário"), lança as bases de uma sólida política de desenvolvimento e funda o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Morreu antes de concluir o seu mandato, sendo substituído pelo seu vice, Júlio Bueno Brandão.

João Pinheiro deixou um legado de idéias e obras que marcaram o nascimento do regime republicano em Minas, tornando-se um dos políticos de maior expressão do Brasil, no início do século XX.

Em 1911 foi homenageado com a denominação de um município no noroeste de Minas Gerais: João Pinheiro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Cesário Alvim
Presidente de Minas Gerais
1890
Sucedido por
Domingos José da Rocha
Precedido por
Francisco Antônio de Sales
Presidente de Minas Gerais
1906 — 1908
Sucedido por
Júlio Bueno Brandão


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.